Questões de nav e comunicação

Questões de nav e comunicação

(Parte 1 de 2)

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

ALUNOS DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES

QUESTÕES SOBRE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E NAVEGAÇÃO EM AERONAVES

CURITIBA

2016

QUESTÕES SOBRE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E NAVEGAÇÃO EM AERONAVES

ALEXANDRE RAMOS

ALEXANDRE SOARES JUNIOR

ANDRÉ RIBEIRO DOS SANTOS

ALLAN PREVEDELLO COELHO

CARLOS BIN

DANILO GIRARDI

ÉRICA DAGOSTIN VERONÊZ

EWERTON BUENO MUNIZ

FELIPE SMIONATO

GABRIEL ANTONIO GOLO DE OLIVEIRA

JOÃO FELIPE RIBEIRO DA SILVEIRA

JOÃO LEONARDO BENVENUTTI RODRIGUES

JOÃO VITOR GIPEILA

JONATHAN ALVES KERN

JUSSAN SOMBRIO

KAUAN LUCAS VIEIRA

LETICIA STEFANI MARTINEZ

LUCAS HENRIQUE KNIGGEDORF

MATEUS ANDREI ARANTES

MONIKY PAMELLA NUNES DE OLIVEIRA

MURILO MARCHETTI

PEDRO HENRIQUE BARBOSA

ROMULO FERNANDES E SILVA

SILVINO LUCOMBO PIOKA

VINICIUS NASCIFI

CURITIBA

2016

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Hertz, um jovem físico alemão, foi quem no ano de 1888 realizou uma série de experiências, que revelaram ao mundo científico a existência e características que ele, na época, chamou de forças elétricas que se dispersam, e que correspondem às ondas eletromagnéticas, cuja existência havia sido prova da matematicamente pelo grande físico inglês Maxwell. Hertz demonstrou que certa classe de eletricidade podia ser conduzida através do espaço (uma vez que não existia nenhum condutor metálico entre o transmissor e o receptor), de modo que assim foi descoberto o princípio da telegrafia sem fio. Posteriormente, por Hertz, ele descobriu que essa classe de ondas se propaga em círculos concêntricos, em todas as direções, e que são refletidas por metais, do mesmo modo que os raios de luz são refletidos por um espelho. Além disso, descobriu que esta classe de ondas é capaz de atravessar substâncias como a madeira, o vidro, tecidos etc.

A primeira comunicação por rádio – Assim é que, no ano de 1895, Guilherme Marconi, um jovem cientista italiano, utilizando as ideias originais de Hertz e Branly, intercalou uma chave telegráfica no circuito do transmissor, para obter uma aplicação prática dos citados aparelhos. Além disso, Marconi acrescentou uma antena ao transmissor, e outra ao receptor, e, utilizando uma bobina de indução, que é um dispositivo capaz de proporcionar uma corrente eletrônica de maior intensidade que a garrafa de Leyden ou capacitor, conseguiu aumentar a potência das ondas irradiadas pelo transmissor.

Mediante o emprego de tais dispositivos, Marconi, em 1898, conseguiu fazer uma comunicação sem fios (radiotelegráfica) a uma distância de dois quilômetros, sendo que, nesta data, lhe foi concedida na Inglaterra a primeira patente sobre aparelhos de telegrafia sem fio. A partir dessa data Marconi fez rápidos progressos, conseguindo, em 1898, estabelecer uma comunicação sem fios entre dois navios de guerra separados por uma distância de 40 quilômetros. Nessa altura, Marconi já havia instalado e era proprietário da primeira estação telegráfica comercial, situada na Ilha de Wight, na Inglaterra. Nos primeiros meses de 1901, Marconi alcançou seu maior êxito ao receber a letra “S” através do Atlântico; a transmissão foi feita de Gales, na Inglaterra, e recebida em St. John Newfoundland, no Canadá.

A válvula Audion – Durante o processo de aperfeiçoamento da lâmpada incandescente, o seu inventor, Thomas Alva Edison, observou que, ao colocar uma placa metálica no interior do bulbo de vidro de sua lâmpada incandescente, conforme mostrado na figura 18-4, os elétrons fluíam do filamento para a placa, embora não houvesse uma ligação física entre aqueles dois eletrodos (em lições futuras mostraremos com mais detalhes tal fenômeno). Edison registrou também em seus apontamentos, que a corrente eletrônica somente circulava do filamento para a placa; porém, como ele estava apenas interessado em aperfeiçoar sua lâmpada incandescente, ele não deu muita importância a esse fenômeno. Não obstante, o físico inglês Sir Ambrose Fleming interessou-se vivamente por essa descoberta e lhe deu uma aplicação prática, utilizando esse princípio como um meio para fazer com que a corrente eletrônica fluísse em uma só direção.

Somente mais tarde é que a grande importância de tal descoberta foi posta em prática, graças aos trabalhos do Dr. Lee De Forest, outro grande cientista, cujas descobertas abriram as portas para o desenvolvimento da radiotécnica. De Forest conseguiu fazer com que os sinais escutados no audífono fossem mais fortes. Intensidade no audífono; daí o nome AUDION sugerido por De Forest para sua válvula eletrônica. Apesar da enorme importância desta descoberta, usada então somente para receber sinais provenientes de transmissores de faíscas, muito tempo se passou até que o mundo compreendesse seu verdadeiro valor.

QUESTÕES RESPONDIDAS SOBRE SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  1. Como as ondas se dispersam?

R: As ondas se dispersam de maneira circular tendo como centro os eletrodos.

  1. O que e decibel?

R: Mudança mínima de intensidade do som.

  1. Em que forma de materiais o som se propaga com maior velocidade e eficiência?

R: O som se propaga com maior velocidade e eficiência nos líquidos e sólidos.

  1. As ondas infravermelhas ou caloríficas são de freqüência superior?

R: São de freqüência superior a 1.000.000 de mega-hertz.

  1. Qual e a onda que o homem pode ver sem a utilização de um dispositivo especial?

R: São as ondas luminosas.

  1. O que faz um sistema gravador de voz?

R: O sistema gravador de voz registra toda a conversação dos tripulantes durante os últimos 30 minutos de vôo, para que em caso de acidente auxilie nas investigações.

  1. Qual e a onda eletromagnética de maior freqüência e menor comprimento?

R: As ondas eletromagnéticas de maior frequência e de menor comprimento são os raios gama.

  1. Qual e a unidade de medida da intensidade do som?

R: A unidade de medida da intensidade do som e bel.

  1. Em que freqüência atuam u.h.f. e v.h.f. respectivamente?

R: u.h.f. atua de 300mhz á 3ghz e o v.h.f. atua de 30mhz á 300mhz.

  1. Qual é a função de uma antena transmissora?

R: converter energia elétrica em ondas eletromagnéticas.

  1. O que são ondas luminosas?

R: Uma classe de ondas eletromagnéticas que a vista humana pode perceber, sem necessidade de um dispositivo especial.

  1. O que raios ultravioletas?

R: A luz ou raios ultravioletas estão compreendidos entre 4.000 a 120 unidades Angstrom. Parte desses raios são produzidos pelo Sol. Artificialmente, eles podem ser produzidos por meio de lâmpadas elétricas especiais, as quais são usadas frequentemente no tratamento de certas enfermidades.

  1. Qual a principal característica do Raio-X? Para que ele é utilizado?

R: A característica principal dessas ondas eletromagnéticas é que são capazes de atravessar toda parte de tecidos, couros, telas, madeiras e uma grande parte dos metais. Os raios X são usados, principalmente, para tirar fotografias do interior do corpo humano, sendo, também, usados na indústria para fotografar a estrutura de peças metálicas de alumínio, aço, etc.

  1. Como acontece o efeito de propagação das ondas eletromagnéticas?

R: Após sua irradiação pela antena, a energia se propaga através do espaço até ser captada por uma antena receptora ou ser refletida por um objeto, como acontece com o radar.

  1. Quais os 3 tipos de ondas? Explique cada uma delas.

R: Onda terrestre, ondas espaciais, ondas celestes ou ionosféricas. Quando uma onda irradiada deixa a antena, parte da energia se propaga pelo solo, acompanhando a curvatura da terra e é chamada “onda terrestre”. O resto da energia é irradiado pelo espaço em todas as direções. As ondas que atingem o solo entre o transmissor e o horizonte recebem o nome de “ondas espaciais”. As ondas que deixam a antena em um ângulo maior do que o formado pela antena e o horizonte são as “ondas celestes” ou “ionosféricas”.

  1. Qual o tipo de onda é usado em radar para detecção de aviões e na comunicação entre navio e avião?

R: Ondas diretas e desvanecimento

  1. Qual a finalidade de uma antena transmissora?

R: Converter a energia entregue à linha de transmissão em uma onda chamada “onda eletromagnética”. Esta onda tem a propriedade peculiar de se propagar através do espaço sem o auxílio de fios.

  1. Qual a finalidade do sistema integrado de rádio?

R: O sistema integrado de áudio tem as seguintes finalidades: selecionar, amplificar e distribuir os sinais de áudio, dos receptores, aos fones e alto-falantes; comunicação entre a cabine de comando e equipes de manutenção, através do interfone de rampa; comunicação entre os tripulantes, através do interfone de cabine, comunicação entre tripulantes e passageiros, controle do nível dos sinais de áudio, interconexão do microfone com os transmissores, apresentação simultânea de alarmes sonoros com o sistema geral de alarmes e fornecimento de sinais de áudio para o gravador de voz da cabine.

  1. Quais são os sistemas de comunicação em VHF presente em aeronaves?

R: O sistema VHF opera na faixa de frequência de 118.00 MHz a 135.975 MHz, fazendo um total de 720 canais, com espaçamento de 25 KHz entre eles.

  1. O que é um transmissor de emergência?

R: O transmissor localizador de emergência foi projetado a fim de transmitir sinais de frequências de 121.5 e 243.0 MHz, automaticamente, em condições de emergência ou manualmente como pedido de socorro em caso de acidente do avião.

  1. Todas as vezes que houver menor pressão, o variometro (climb) marcara:

R: Ele marcara subida

  1. Quando uma bussola magnética é instalada em uma aeronave deve se feita :

R: Deve ser feita a compensação

  1. No indicador de razão de subida ou descida a finalidade do orifício capilar é:

R: Permitir o ajuste do zero do ponteiro

  1. Um altímetro compensado difere-se de um sensitivo, por possuir, a mais, uma cápsula aneróide:

R: Serve como equalizadora

  1. Em um altímetro o ponteiro grande efetua uma rotação completa a cada:

R: A cada 1000 pés

  1. O altímetro funciona através de pressão:

R: Através de pressão estática

  1. O altímetro e um instrumento de:

R: E um instrumento de vôo

  1. O funcionamento da bussola e baseado em:

R: magnetismo terrestre

  1. No altímetro o elemento sensível a pressão e a:

R: E a cápsula aneróide

  1. O sistema mais comum de comunicação hoje em dia e o:

R: O mais comem e o sistema VHF

  1. O funcionamento da bússola é baseado em

R: Magnetismo terrestre

  1. Todas as vezes que houver menor pressão, o variómetro (Climb) marcará

R: subida

  1. O parafuso localizado no canto inferior esquerdo do Climb tem como função

R: zerar o ponteiro

  1. Para se representar uma força, usa-se um(a):

R: vetor

  1. Nome dado ao instrumento que indica a altitude que se encontra a aeronave

R:Altímetro

  1. Dentre todas as formas de navegação existentes, cite quais delas necessitam de sistemas criados somente depois da invenção da eletricidade.

R: a navegação por instrumentos em geral utiliza os meios eletrônicos para se orientar, os possíveis métodos utilizados nessa plataforma são o inercial, o satélite (cns/atm) e a navegação por radio, o radio é o instrumento que é encontrado em dois deles o satélite e a radio navegação

  1. A bussola é um instrumento vital para orientação do piloto, esse instrumento pode apresentar falhas?

R: Sim, a bussola é fundamental para o vôo, mas com o advento da tecnologia vários outros instrumentos sobrepõem a funcionalidade, portanto, no caso de queda de energia como a bussola não depende da energia elétrica ela opera mesmo com uma pane nos outros sistemas. a bussola sofre interferências eletromagnéticas, portanto muitas vezes deve-se calibrar o norte magnético desse instrumento.

  1. O que é um ADF

R: ADF, Automactic Direction Finder, é um sistema capaz de orientar o avião por meios próprios, ele utiliza-se das frequencias de radio para se orientar, sendo que esse instrumento persegue tal frequencia orientando o rumo da aeronave

  1. Existe algum outro sistema que oriente a aeronave que pode funcionar em conjunto com o ADF?

R: Sim, é o sistema de altitude, esse sistema é capaz de coordenar a subida de decolagem, quando o piloto seta uma determinada altitude o sistema utiliza da pressão lida pelo altímetro para atingir a altitude selecionada.

  1. Quais são os sistemas de orientação que existem ou já existiram na aviação?

R: Os métodos de navegação já criados pela humanidade são navegação celestial, visual ou estimada, radio navegação e navegação por satélite (CNs/ATM).

  1. O radar meteorológico emite ondas que são refletidas em determinadas superfícies que superfícies são essas e porque são capazes de refletir essas frequencias?

R: Ondas de banda k que se localizam no espectro dentro de mais ou menos 9345 e 25 Mhz, são refletidas por modificações na propagação das ondas, o que pode acontecer com nuvens que modificam a densidade do ar a sua volta como também por outros objetos e até pelo solo.

  1. Pode se expandir as informações do radar meteorológico?

R: Sim, pode-se utilizar as informações recebidas pela antena junto com outros sistemas como o de navegação do avião

  1. Os servos do sistema automático de vôo atuam nas superfícies de controle, quais são as superfícies que são atuadas por esses mecanismos?

R: Atuam basicamente no sistema de controle da aeronave, entre eles controle de arfagem, guinada, rolagem e nos compensadores

  1. O HSI é parte fundamental no controle da aeronave quando em modo de vôo automático, quais os sistemas que utilizam o HSI na aeronave

R: Sistemas de navegação, entre os instrumentos utilizados estão a bussola direcional, e o radio indicador

  1. O servo codificador do altímetro é fundamental para o funcionamento de qual componente de navegação? se ocorrer queda na energia elétrica o que este instrumento indica?

R: É importante para o funcionamento do transponder, ele codifica a atitude para ser transmitida, também ele opera o alarme de de altitude. Caso ocorra perda de energia ele apresenta uma coloração alaranjada impossibilitando a leitura da altitude e também alertando sobre pane no instrumento.

  1. Quais as possíveis radiais que encontra-se na navegação?

R: in-bound e out-bound

  1. O modo de operação dme indica qual informação ao piloto?

R: O DME indica a distancia em milhas náuticas que o aeroplano esta da antena, geralmente localizada em um campo de pouso.

  1. Entre quais os modos que se pode alterar em um indicador radar digital, comumente chamado de glass cockpit ou flight display?

R: Mapeamento meteorológico, mapeamento de solo, navegação.

  1. O piloto automático opera a aeronave de forma autônoma até um determinado momento dependendo do equipamento, o pouso só e possível utilizando um sistema composto de quais instrumentos?

R: Para que o avião fique o mais próximo do solo necessita de um piloto automático que contenha o ILS, instrument landing system, que atuam até 50 pés do solo.

  1. O que podemos dizer sobre ondas eletromagnéticas?

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