Caderno Exercício Sistemas de Produção

Caderno Exercício Sistemas de Produção

UFRPE – UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA Disciplina: Gestão da Produção Professora: Ana Paula da Silva Farias Período: 6° C.H.: 60 h Semestre: 2016.1 Aluno(a):

EXERCÍCIOS – AULA 2

1) A respeito dos modelos de sistema de produção, existem três modelos básicos: o modelo de produção sob encomenda, modelo de produção em lotes e o modelo de produção contínua. Sobre o tema é correto:

a) no modelo de produção contínua, cada produto é específico e de acordo com a solicitação do cliente. b) no modelo de produção em lotes a fábrica pode produzir produtos com diferentes características.

c) no modelo de produção contínua permite uma regular e plena utilização da mão de obra sem grandes picos de produção, ou seja, a produção em todas as situações é sempre constante.

d) no modelo de produção sob encomenda, em qualquer cenário, será sempre o mais econômico, visto que, a venda já foi realizada.

e) no modelo de produção em lotes, o produto é mantido em produção durante longos períodos sem modificação.

2) Geralmente os outputs são um composto de bens e serviços, embora algumas operações sejam produtoras de bens puros ou de serviços puros. Qual característica não está relacionada a serviço puro:

a) intangível b) alto nível de contato com o consumidor c) estocável d) não pode ser transportado
(L) Fluxo em Linha(I) Fluxo Intermitente (P) Projeto

e) produção e consumo são simultâneos 3) Conforme classificação, assinale a alternativa correta:

Refinaria de petróleo ( ) Restaurante comum tipo cantina ( ) Edificios ( ) Móveis ( ) Peças especiais ( ) Restaurante “ fast food ” ( ) Companhia Elétrica ( ) Veículos especiais ( ) Metalúrgicas ( )

Fotografia artística ( ) Indústria Química ( ) Arte para exposição ( ) Aviões ( ) Companhia telefônica ( ) Fábrica de papel ( ) Casas pré-fabricadas ( ) Móveis sob medida ( ) Navios ( ) 4) Apresente o conceito de sistemas de produção e faça um diagrama mostrando seus elementos básicos. 5) Julgue como verdadeiras (v) ou falsas (f) as sentenças a seguir:

( ) São características próprias dos serviços: possibilidade de estocagem, padronização dos insumos e produtos e pouca influência da mão-de-obra.

( ) Os produtos podem ser produzidos em lotes, por unidade, em altos volumes e sob encomenda.

( ) Um sistema de produção é um conjunto de partes inter-relacionadas envolvidas na produção apenas de bens.

( ) Os recursos de transformação e os recursos transformados, num sistema de produção, realizam a mesma função.

( ) Num sistema de produção, a etapa de processamento acontece apenas com consumidores, materiais e informação.

( ) O sistema de produção de uma empresa não sofre influências ou restrições do ambiente externo. ( ) As empresas que trabalham com linha de montagem possuem um sistema de produção contínuo. ( ) São características da produção contínua: flexibilidade, alta variedade e menor volume de produção.

( ) Na produção em lotes, ou intermitente, a mão-de-obra e os equipamentos são organizados em centros de trabalho por tipo de habilidade, operação ou equipamento.

( ) São exemplos característicos da produção de grandes projetos, os automóveis populares, a cerveja e o chocolate.

( ) O sistema de produção em serviços é mais baseado em conhecimento (know-how) do que em equipamentos.

( ) Os serviços profissionais são aqueles produzidos com pouco contato com o cliente e pouca customização. 6)

Na figura acima, a letra D representa tempo de atendimento da demanda dos clientes e a P, o tempo de obter insumos, produzir e entregar o produto ao cliente. A razão P:D da figura ilustra uma operação do tipo:

(A) fabricar contra pedido. (B) montar contra pedido. (C) obter recursos e fabricar contra pedido. (D) produzir para estoque. (E) suprir recursos contra pedidos.

A figura acima apresenta tipos de operações em serviços em função do binômio variedade-volume. Quais exemplos de empresas estão adequados ao binômio representado na figura?

8) Uma das funções da administração da produção é projetar o sistema produtivo mais adequado aos objetivos estratégicos da empresa, selecionando os tipos de processo e de sistemas a serem utilizados na organização. Esse projeto é influenciado pela relação entre o volume e a variedade dos produtos a serem comercializados. Que processo e que sistema de produção devem ser utilizados quando há alto volume e baixa variedade de produto?

9) Uma empresa adota um sistema de produção em lotes. O diretor dessa empresa decidiu adotar as seguintes diretrizes:

I - plano de produção específico para cada produto; I - arranjos sequenciais de máquinas, equipamentos e pessoas; I - previsibilidade total da produção. É(São) diretriz(es) adequada(s) à produção em lotes APENAS a) I b) I c) I d) I e I e) I e I 10) Julgue os itens como verdadeiro (v) ou falso (f).

( ) Os sistemas de produção de natureza contínua são caracterizados pela fabricação de um grande volume e pequena variedade de produtos, usando um sistema por fluxo.

( ) Na produção do tipo intermitente, a fabricação é caracterizada pela elaboração de pequenos volumes e grande variedade de produtos, usando um sistema por ordem.

( ) Os sistemas de produção de natureza contínua comportam operações muito variadas e que requerem instruções frequentes.

( ) Na produção do tipo intermitente, a fabricação é caracterizada por uma grande frequência de operações repetitivas.

1) Volumes muito grandes, variedade muito reduzida, fluxo altamente previsível e tecnologias inflexíveis de capital intensivo são características de que tipo de processo?

(A) Produção em massa. (B) Processo contínuo. (C) Processo de projeto. (D) Processo em lote ou batelada. (E) Processo de jobbing. 12) Advogados, bancos, aeroportos e restaurantes à la carte são exemplos, respectivamente, de:

(A) serviço profissional, loja de serviço, serviço de massa e serviço de massa. (B) serviço de massa, serviço de massa, loja de serviço e serviço profissional. (C) serviço profissional, loja de serviço, serviço de massa e serviço profissional. (D) serviço profissional, loja de serviço, serviço de massa e loja de serviço. (E) loja de serviço, serviço de massa, serviço profissional e loja de serviço.

13) O quadro seguinte apresenta uma série de tópicos relacionados às operações de três empresas distintas: Indústria de Congelados Sabor Ltda., Cia Aérea Sobe e Desce S.A., Consultório Odontológico Botica de Ouro.

a) Aeronave b) Exame e tratamento dentário c) Passageiros em trânsito d) Equipamentos fabris e) Equipamentos dentários f) Passageiros transportados g) Alimentos congelados h) Preparação de alimentos congelados i) Cirurgião dentista j) Pilotos k) Operadores fabris l) Cargas transportadas m) Movimentação de passageiros n) Pacientes com dentes e gengivas sadias o) Combustível de aviação p) Equipe de apoio em terra q) Assistente de odontologia r) Alimentos frescos s) Cargas a transportar t) Frigorífico u) Pacientes v) Pista de pouso

Pede-se: encaixar os tópicos apresentados anteriormente no quadro seguinte. EMPRESA OPERAÇÃO TRANSFORMAÇÃO SAÍDA

Indústria de

Congelados Sabor Ltda.

Cia Aérea Sobe e Desce S.A.

Consultório

Odontológico Botica de Ouro.

Comentários