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Programa de qualidade total-5 s, Trabalhos de Administração Empresarial

O programa 5S tem por finalidade aprimorar o ambiente de qualidade de trabalho, gerar estímulos para relacionamentos mais humanos e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Tipologia: Trabalhos

2010

Compartilhado em 03/04/2010

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Baixe Programa de qualidade total-5 s e outras Trabalhos em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! PROGRAMA DOS 5 S PROGRAMA DOS 5S 1-INTRODUÇÃO: O 5S nasceu no Japão no final da década de 60 após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Nesta época havia muita sujeira nas fábricas japonesas, fazia-se necessária uma reestruturação e uma “limpeza”. O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundiale veio ao Brasil em 1991, para mobilizar e transformar as pessoas e as empresas. Foi introduzido no Japão, mais com o intuito das empresas japonesas com o propósito de acabar com o “trabalho forçado”. Representa um conjunto de cinco palavras japonesas que fundamentam os princípios do Programa , e que também são a gênese do Programa 5S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke, em português, adaptaram para : senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. 2- FINALIDADE: O programa 5S tem por finalidade aprimorar o ambiente de qualidade de trabalho, gerar estímulos para relacionamentos mais humanos e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. A essência dos 5S está na autodisciplina, que engloba a capacidade de ter iniciativas, a busca do conhecimento de si e do outro, enfatiza o espírito de equipe, o autodidatismo e vai até a capacidade de melhoria contínua tanto no nível pessoal quanto no empresarial. O programa deve ser aplicado como hábito e filosofia, descartando o ‘house keeping” ( cuidar da casa). Deste modo, o 5S auxiliará na reorganização da empresa, facilitará a identificação de materiais, descarte de itens obsoletos e melhoria na qualidade de vida e ambiente de trabalho para os membros da equipe. 3-VANTAGENS E BENEFÍCIOS: São algumas das vantagens que o programa proporciona à organização e aos colaboradores : • Trabalhar com mais segurança; • Manter bons hábitos para melhorar a qualidade da saúde; • Buscar limpeza e organização; • Combater desperdícios; possível. • Após usar um aparelho, deixá-lo limpo e organizado para o próximo utilitário • Cuidar para que se mantenha limpo o local de trabalho, dando atenção para os cantos e para cima, pois ali acumula-se muita sujeira • Não jogar lixo ou papel no chão • Dar destino adequado ao lixo. 4-O quarto senso é também chamado de senso da saúde, higiene ou padronização . Este senso refere-se ao estágio que o colaborador alcança com a prática dos três sensos anteriores, porém fundamentado de hábitos rotineiros de higiene, segurança no trabalho e saúde mental. Por isso, excesso de materiais, má ordenação e sujeira são causas de acidentes de trabalho e estresse. Combater essas causas significa iniciativa significativa para a conservação da vida da empresa e dos empregados. O pessoal deve ter consciência da importância desta fase, tomando um conjunto de medidas: • Ter os três S's previamente implantados. Vantagens: • Melhor segurança e desempenho do pessoal. • Prevenção de danos à saúde dos que convivem no ambiente. • Melhor imagem da empresa internamente e externamente. • Elevação do nível de satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho 5-O senso de disciplina, este senso é o cumprimento rigoroso das normas e tudo aquilo que for decidido pela Equipe. Considera-se a disciplina um sinal de respeito aos outros. À medida que as pessoas se mantêm com o fiel cumprimento dos padrões técnicos e éticos, fundamenta-se na luta permanente para a manutenção e melhorar dos quatro sensos anteriores e a capacidade de fazer as coisas corretas, isso só ocorre quando os sensos estão todos interligados. VANTAGENS: • Reduz a necessidade constante de controle. • Facilita a execução de toda e qualquer tarefa/operação. • Evita perdas oriundas de trabalho, tempo, utensílios, etc. • Traz previsibilidade do resultado final de qualquer operação. • Os produtos ficam dentro dos requisitos de qualidade, reduzindo a necessidade de controles, pressões, etc. 5- FINALIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO : Visa a melhoria do desempenho e a produtividade do trabalhador e deve ser ajustada a cada realidade. 6-RELAÇÃO COM OUTRAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE: Relação com outros conceitos: O 5S é usado com outros conceitos tais como SMED (Single Minute Exchange of Die ou SMED "troca rápida de ferramentas" É utilizado na indústria para diminuir o tempo de preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção.), TPM (Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema usado na eliminação de perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e reduzir custos nas empresas com processos contínuos) , e Just in Time(Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata). O 5 S deve ser aplicado em qualquer empresa , para diminuir estoques e os custos decorrentes. O Programa dos 5S requer o descarte daquilo que não é mais utilizado com o propósito de obter as ferramentas e partes necessárias. Então como vemos a disciplina é um dos princípios fundamentais do Programa que por sua vez também tem relação com outros que tem esse preceito, tais como o SMED, Just in time, TPM. 7-ROTEIRO PARA A IMPLANTAÇÃO DOS 5S 1ª etapa: equipe de implantação Formada por 3 pessoas, no mínimo, de setores diferentes da instituição e 1 pessoa da alta administração. A equipe deve ter disponibilidade para conduzir o processo, orientar, esclarecer dúvidas e fazer visitas rotineiras de acompanhamento. 2ª etapa: Planejamento Equipe de implantação deve elaborar um cronograma, um plano de orientação, que identifique as ferramentas que serão usadas e deve proceder a divisão das atividades. As tarefas e as responsabilidades devem ser dadas e os colaboradores devem se comprometer com os prazos de cumprimento. 3ª etapa: Fotos e registros É importante registrar a situação atual da empresa, em todas as áreas, especialmente onde forem percebidas necessidades de melhoria. Após este procedimento , a equipe deve fazer uma reunião e discutir as falhas, as ações corretivas, dar sugestões de melhoria fundamentadas nas fotos. O trabalho é em Equipe sendo a opinião de cada um importante, principalmente por que pertencem a setores diferentes na empresa. 4ª etapa: Reunião A equipe pode convidar o pessoal da instituição para uma reunião, compartilhar os dados e mostrar o compromisso e a disposição para implantar o método. Nesta reunião, a equipe pode realizar o trabalho de conscientização do pessoal, da importância do programa 5S para a melhoria do trabalho. A equipe também pode explicar os objetivos do trabalho, mostrar as vantagens do programa e os benefícios. 5ª Etapa: Implantação Após esta reunião de sensibilização do pessoal com a equipe responsável, o programa começa a ser efetivamente implantado. As responsabilidades são divididas de acordo com as áreas de trabalho, bem como os mapas de acompanhamento do trabalho. Em casa fase, o pessoal envolvido deve se reunir para definir as atividades, esclarecer as dúvidas, citar exemplos, etc. A interação da equipe com o pessoal envolvido é importante, para dizimar dúvidas. 6ª Etapa: Acompanhamento A equipe organizadora planeja e se organiza para fazer visitas nas áreas de implantação com pelo menos um membro da equipe organizadora supervisionando a visita. Nas visitas, os quesitos necessários para a implantação do programa devem ser acordados, conforme a orientação do colaborador. Os pontos positivos, como os negativos devem ser apontados, pois o pessoal deve ser motivado a seguir as orientações. O ideal é que a equipe faça um mapa de acompanhamento mensal para verificar os benefícios, os resultados , as mudanças. Todos os diretores e gerentes devem estar empenhados para este acompanhamento. Com o tempo de acompanhamento do Programa , cada integrante vai diagnosticar a importância dos conceitos e de sua aplicação, tornando a metodologia um hábito no trabalho. Dessa forma, o sistema vai se consolidando, junto com o Sistema da Qualidade. Os técnicos e colaboradores novos, que forem se incorporando à organização, devem ser informados e se habituarão a aplicar os conceitos, uma vez que entrarem num sistema já implantado. A gerência, setor ou empresa deve também se responsabilizar por planejar reuniões periódicas com os membros da equipe para verificar como está sendo seguida cada fase do programa e as melhorias que podem ser feitas. Isso garante a motivação
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