daniel - de - oliveira - segredos - de - salomao

daniel - de - oliveira - segredos - de - salomao

(Parte 1 de 6)

Daniel de Oliveira (1983) é professor, orador e escritor de desenvolvimento pessoal. Formado como Professor do Ensino Básico e Educação Física, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2007). Desde 2009, tem realizado semanalmente palestras centradas em temas bíblicos. As suas mensagens têm influenciado positivamente centenas de pessoas ao longo dos anos. Em 2014 publicou o primeiro livro «Segredos de Salomão», baseado nos princípios de sucesso do homem mais sábio e rico de sempre. O livro encontra-se disponível no formato digital, em cerca de 80 línguas (w.DanieldeOliveira.net). Atualmente, Daniel vive com a sua família em Braga, Portugal.

Título Segredos de Salomão - Sabedoria & Sucesso

Autor Daniel de Oliveira

Formato PDF

1ª Edição Dezembro de 2014

Todos os direitos reservados © 2014 Daniel de Oliveira w.danieldeoliveira.net oliveira.danield@gmail.com

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução desta obra por qualquer meio, sem o consentimento expresso do autor. A violação destas regras será passível de procedimento judicial, de acordo com o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

A Sabedoria

um futuro e vida longa

A sabedoria é a chave para riquezas e glória. Ela tem prosperidade e abundância duradoura! Ela ama aquele que a ama, quem a procura a encontra. Com ela há muita esperança, Dar êxito é sua função, e no saber está a força.

Quem despreza a correção só tem pobreza e desonra. Quer melhorar a sua vida, investindo no amanhã?

Persiga a sabedoria, e o sucesso o seguirá.

Daniel de Oliveira (em «Poética IV»)

A Sabedoria …………………………………………………………………………4
Riquezas de Salomão …………………………………………………………………8
Segredo 1 – O Empecilho da Riqueza ………………………………………………15
Segredo 4 – Chave Para a Glória ……………………………………………………40
Segredo 8 – Semente do Crescimento ………………………………………………80
Segredo 9 – Inimigos da Fortuna ……………………………………………………90
O Perfil do Vencedor ………………………………………………………………128

Conteúdos Introdução ……………………………………………………………………………… 6 Segredo 2 – Base Firme do Sucesso ………………………………………………….. 24 Segredo 3 – Causa do Fracasso ………………………………………………………. 34 Segredo 5 – A Origem da Ruína ……………………………………………………… 54 Segredo 6 – Caminho Para a Abundância ……………………………………………. 59 Segredo 7 – A Armadilha da Miséria …………………………………………………. 72 Segredo 10 – Guia Para a Grandeza ………………………………………………….. 98 Segredo 1 – O Porquê da Queda …………………………………………………… 105 Segredo 12 – A Fonte de Tudo ………………………………………………………. 112 Sábio Como Salomão ……………………………………………………………….. 123 Conclusão …………………………………………………………………………… 129 Mil Palavras …………………………………………………………………………. 132 Apêndice …………………………………………………………………………….. 133 Bibliografia ………………………………………………………………………….. 137 Contacto …….………….……………………………………………………………. 139

Todas as citações bíblicas foram extraídas da Tradução «a Bíblia para todos» Copyright © 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal

Introdução

“Se viveres conforme a natureza, nunca serás pobre; se viveres conforme a opinião do vulgo, nunca serás rico.” Epicuro

Qual é o segredo daquele que é considerado como um dos homens mais poderosos que já existiu?

Salomão, filho do rei David, foi o terceiro rei de Israel e viveu durante o século

X antes de Cristo. Tornou-se famoso por causa da sua grande riqueza e sabedoria, maiores do que qualquer outro rei da Terra, antes e depois dele. O seu reinado foi longo (cerca de 40 anos), cheio de paz e prosperidade, sem guerras, e com o tributo voluntário de todos os povos vizinhos (segundo algumas cronologias, de 971 a 931 a.C.).

Hoje em dia, estudamos o percurso e a história de todos aqueles que alcançam sucesso, independentemente da sua área de atuação. E podemos aprender sobre os seus métodos e estratégias que os levaram a alcançar o sucesso. No entanto, considero fundamental estudar a vida e obra daquele que foi um dos homens mais bem-sucedidos de sempre.

Harv Eker no seu livro «Segredos da Mente Milionária» conta como numa fase particularmente difícil, recebeu um conselho que mudou a sua vida: “Se pensasses da forma como os ricos pensam e fizesses o que os ricos fazem, acreditas que também te tornarias rico? Tudo o que tens de fazer é imitar o modo como os ricos pensam.”

Pois bem, eu acredito que se pensarmos e agirmos como Salomão, experimentaremos grandes resultados. Porque ele não foi apenas rico, mas o mais rico de todos! Então, ele constitui-se como um grande exemplo para nós. No entanto, alertoo desde já que, a riqueza que Salomão oferece vai muito além da riqueza material. Tem a ver com a prosperidade em todos os sentidos da vida.

Tudo o que você irá encontrar neste livro não é original. Na verdade, se você tem alguma expectativa de encontrar alguma “novidade”, lamento informá-lo mas ficará desiludido. Como afirmou Jim Rohn: “Tudo que você precisa para um futuro melhor e para alcançar o sucesso já foi escrito”.

Pessoalmente, não tenho mérito algum por qualquer afirmação que faça neste livro. Tudo o que aprendi foi através de outros. E até mesmo as afirmações do homem mais sábio que já existiu não são únicas. Elas foram ensinadas por muitos sábios ao longo da História.

Este facto vem provar, precisamente, a universalidade e veracidade destes princípios. Muita coisa muda de geração para geração mas, na essência, o ser humano continua o mesmo. Por isso faz todo o sentido, aprendermos com aqueles que viveram antes de nós. “Na verdade, não há segredo, mas verdades que todos deverão primeiro aprender e seguir.” (George S. Clason).

Mais do que um livro para ser lido, «Segredos de Salomão» é um manual de reflexão para ser digerido lentamente. Cada subcapítulo funciona como uma pequena meditação diária. Onde você aprenderá verdades que, colocadas em prática, poderão mudar a sua vida. Seja bem-vindo a esta jornada.

Daniel de Oliveira

Riquezas de Salomão

O Homem Mais Rico e Sábio

“O rei Salomão tinha mais riqueza e sabedoria do que qualquer outro rei da terra.”

“Salomão ultrapassou em sabedoria todos os sábios do Oriente e todos os sábios do Egipto. Era o mais sábio de todos os homens.” I Reis 10:23, 5:10-1

“Nem mesmo o cético mais empedernido pode negar aquilo que sábios, reis e rainhas de todo o mundo já reconheceram: Salomão foi o homem mais sábio que já existiu.” (Steven K. Scott). Na História da humanidade, a palavra “Sabedoria” será sempre associada ao nome “Salomão”. É impossível desassociar ambos. Provavelmente, Salomão é o pai de toda a literatura de desenvolvimento pessoal. Por isso, é essencial voltarmos à fonte.

O facto de Salomão ter sido grande em riqueza e sabedoria, poderá levar-nos a pensar se existe alguma relação entre ambos? Será que a sabedoria e a riqueza andam juntos? Será que a sabedoria é o caminho natural para a riqueza? Será que quanto mais sábios formos, mais ricos seremos?

Salomão acreditava que sim. Segundo ele, havia uma íntima relação entre a verdadeira sabedoria e a verdadeira riqueza. No entanto, ele avisa que é possível ser-se “rico” sem ser sábio. Mas para quem torna-se sábio, a riqueza será uma consequência natural.

A prosperidade que Salomão promete para todos aqueles que seguem o caminho da sabedoria, envolve todos os aspetos da vida: espiritual, emocional, intelectual, física, conjugal, familiar, profissional, material e social. Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa Conforme Acordo Ortográfico, prosperidade significa: “qualidade ou estado do que é próspero, felicidade, progresso, riqueza”. Este é o destino de quem segue a sabedoria, ou nas palavras de Steven K. Scott: “O verdadeiro sucesso é um resultado natural da sabedoria de Salomão.”

E para nosso benefício, a pensar em você e em mim, Salomão escreveu um verdadeiro tratado de sabedoria para todos aqueles que querem viver uma vida próspera em todas as áreas: o Livro de Provérbios. Um livro que, juntamente com os outros livros que compõem a Bíblia, faz parte do maior best-seller de todos os tempos! “Encontramos muita sabedoria nos trinta e um capítulos do Livro de Provérbios. Os seus excelentes princípios têm por objetivo orientar a nossa vida” (John C. Maxwell). E quem melhor do que o homem mais sábio do mundo para ser o nosso mentor?

Aprender com Salomão

“Anda com os sábios e serás sábio.” Provérbios 13:20

Se você absorver as verdades contidas neste livro, e colocá-las em prática no seu dia-a-dia, caminhará em direção ao sucesso. Oiça o que diz o maior especialista em liderança da atualidade, John C. Maxwell: “Adote as disciplinas e o caráter sugeridos por Salomão e você estará no caminho de transformar a sua liderança.”

O seu verdadeiro foco nunca deve ser alcançar a “meta”, mas ter prazer no caminho. Se você concentrar-se em praticar a sabedoria, o sucesso será apenas uma consequência. Mas se você ficar “obcecado” pelo sucesso, buscará “atalhos” para chegar “mais rápido”, e sofrerá com isso. Na verdade, nunca existem “atalhos” para o verdadeiro, pleno e duradouro sucesso. O único caminho viável e seguro, é o que Salomão chama de “caminho da sabedoria”. Concentre-se em andar nesse caminho, e colherá os bons frutos disso. Desvie-se desse caminho, e os frutos serão amargos.

A realidade é que todos os problemas do ser humano são problemas de sabedoria. Se você buscar a sabedoria em todas as coisas, com toda a certeza encontrará a solução para todos os problemas. E não apenas hoje, as pessoas buscam a solução dos seus problemas, desde sempre que isso acontece. No tempo de Salomão, todas as pessoas procuravam estar junto dele para aprenderem a ser bem-sucedidas. E elas também tornaram-se prósperas. Faça o mesmo, e você também prosperará.

Ouro ou Sabedoria?

“Por isso, toda a gente procurava visitá-lo para escutar a sabedoria que Deus lhe tinha concedido. Cada ano lhe levavam presentes: objetos de prata e de ouro, capas, armas, substâncias aromáticas, cavalos e mulas.” I Reis 10:24-25

Nesta passagem, você pode observar o seguinte princípio: Quanto mais sabedoria tiver, mais sabedoria partilhará. E quanto mais sabedoria partilhar, mais sábio se tornará. Na verdade é um ciclo: Quanto mais sabedoria semear – em você ou nos outros – mais sabedoria você terá.

Pode-se também observar a relação entre a sabedoria e a riqueza de Salomão. As pessoas não tinham apenas prazer em ouvir a sabedoria de Salomão, como também eram gratas por isso. Expressando a sua imensa gratidão através de ofertas valiosas, inclusivamente de ouro. Podemos observar o valor da sabedoria na vida das pessoas, ao ponto delas trocarem ouro por sabedoria!

Responda a esta questão colocada por George S. Clason, no livro «O Homem

Mais Rico da Babilónia»: “Se tivessem de optar por uma destas coisas, qual escolheriam: um saco cheio de ouro ou uma tábua de argila gravada com palavras sábias?” Sabe qual é a resposta da maioria das pessoas? “Digam-lhes que escolham entre o ouro e a sabedoria… e o que fazem eles? Ignoram a sabedoria e esbanjam o ouro. No dia seguinte, choram por não terem mais ouro.” (George S. Clason).

Que bom seria se hoje em dia, como no tempo de Salomão, reconhecêssemos a verdadeira importância da sabedoria! Ela pode transformar completamente a nossa vida. Na verdade, a sabedoria é incomparavelmente mais valiosa do que o ouro.

Um Tesouro Escondido

“Se a procurares como quem procura a prata, se a buscares como um tesouro escondido” Provérbios 2:3-4

A maioria de nós já teve este sonho infantil: Encontrar um tesouro escondido!

Encontrar algo de valioso que transformasse a nossa vida! Algo que realmente desse sentido à nossa existência! Algo que preenchesse o nosso vazio… A sabedoria é esse tesouro de que fala Salomão. Precisamos de empreender uma verdadeira viagem em busca desse tesouro!

Salomão já o encontrou, e quer dar-nos pistas para chegarmos lá. Podemos considerar o livro «Provérbios de Salomão», como um verdadeiro mapa do tesouro! Querido leitor, deixe Salomão ser o seu guia enquanto você lê este livro. Deixe que ele ajude você a encontrar o verdadeiro tesouro da sua vida! Mas não se esqueça: “Nunca existiu um mapa, por muito exatos que tenham sido os pormenores e a escala, que transportasse o seu dono a um centímetro de distância.” (Og Mandino). Salomão aponta-nos o caminho, mas somos nós que temos de percorrê-lo! “Seja qual for a ajuda que te dê, será como um grão de areia em comparação com as montanhas que terás de mover por ti mesmo.” (Og Mandino).

O Homem Por de Trás da Riqueza

“Todos os anos Salomão recebia quase vinte e três toneladas de ouro, sem contar com o tributo que recebia dos grandes e pequenos negociantes, dos reis da Arábia e de todos os governadores do país.” I Reis 10:14-15

A riqueza de Salomão era algo realmente grande. Como era possível um rei ser tão rico e próspero sem guerras ou violência? Quando muitos hoje em dia ficam “ricos” por causa da corrupção, Salomão construiu toda a sua grande prosperidade com base na justiça! Segundo ele, essa é a única base sólida.

Ao analisarmos o seu manual de sucesso (Livro de Provérbios), vamos constatar que os seus segredos pouco têm a ver com “métodos ou técnicas” de alcançar a riqueza, mas estão sobretudo baseados no caráter. “Trata-se de um livro que fala sobre melhorarmos o modo como pensamos e, consequentemente, agimos.” (John C. Maxwell). Isso vai muito contra a lógica atual.

Não é de admirar hoje em dia, na era da informação, que o ser humano apesar de todo o conhecimento disponível experimente tão grandes crises a todos os níveis, incluindo a nível financeiro. Somos mais cultos, mais instruídos e temos mais recursos do que as pessoas tinham no tempo de Salomão. No entanto, elas eram mais prósperas. Certamente têm algo para ensinar-nos. Hoje procuramos melhorar “os métodos”, Salomão procurava melhorar as pessoas! Os métodos de Salomão foram testados e comprovados pela experiência.

A Verdadeira Riqueza

“Durante o seu reinado, houve em Jerusalém tanta prata e ouro como pedras, e os cedros eram tão numerosos como as figueiras bravas na região de Chefela.” I Crónicas 1:15

Quantas pedras, tem guardado na sua casa? Não as valoriza? Pois bem, no tempo de Salomão, a prata e o ouro eram como pedras! Você consegue sequer, imaginar esse cenário? Gostava de viver nesses tempos áureos? Salomão diz que é possível viver esses tempos, em qualquer tempo ou lugar!

Segundo ele, o problema não está nas pessoas, nem nas circunstâncias ou no lugar onde vivemos, o problema está no nosso interior. E esse problema é um problema de sabedoria. “Deves é mudar de alma, não de clima… Andares de um lado para o outro não te ajuda em nada, porque andas sempre na tua própria companhia” (Séneca). Antes eu procurava mudar o mundo, agora procuro mudar a mim mesmo. Tudo muda quando nós mudamos!

Você quer mudar o mundo ao seu redor? Comece por você mesmo. É no seu interior, onde tudo começa. Sabe quando a nossa vida vai melhorar? Quando nós melhorarmos! “Eu costumava dizer: «Realmente espero que as coisas mudem». Depois aprendi que a única maneira das coisas mudarem para mim será quando eu mudar.” (Jim Rohn). Na verdade, todo o nosso mundo exterior é simplesmente um reflexo do nosso interior. “Devemos viajar pelo interior antes de podermos viajar pelo exterior porque a jornada do crescimento e sucesso é, primeiramente, de natureza interior.” (John C. Maxwell). Veja que todo o reinado próspero de Salomão, foi apenas um espelho de si mesmo.

Prosperidade Para Todos

“A população de Judá e de Israel era tão numerosa como a areia das praias do mar; tinham comida e bebida em abundância e viviam felizes.” I Reis 4:20

(Parte 1 de 6)

Comentários