IV Jornadas Cientificas - ISPT

IV Jornadas Cientificas - ISPT

Engenharia de processamento mineral

IV Jornadas ciéntificas-2015

Anibal Eusébio Froi

Décio Alberto Douve

O papel da Magnetite no processamento de carvão mineral

O papel da Magnetite no processamento de carvão mineral

Introdução

A magnetite é um dos principais minério de ferro com fórmula química Fe3O4. A magnetite apresenta na sua composição72,3% de ferro e 26,7% de oxigénio.

Classificação Mineralógica da magnetite

  • Sistema cristalino: cúbico

  • Dureza: 5.5 - 6,5

  • Densidade: 5,18

  • Cor: Preta

  • Ocorrência: ocorre frequentemente em rochas ricas de minerais ferro-magnesiano, tais como dioritos, gabros e peridotitos.

  • Propriedade: alta susceptibilidade magnética

  • Brilho: metálico

Magnetite no processamento do carvão mineral

Suspensão da polpa

Suspensão da polpa

A polpa formada entre o carvão e a água possui menos viscosidade para ser transportada em tubulações.

O magnetite é adicionado no processo aumentando a viscosidade do material deixando o carvão suspenso em tubulações.

Razões da escolha do magnetite como suspensor da polpa

Dureza elevada

A dureza tem que ser elevada para evitar a degradação das partículas, que geram finos durante a operação e consequentemente aumentam a viscosidade da polpa.

Estabilidade química

Apresenta resistência à corrosão e não reage com os minerais a processar. Assim evita reacções químicas indesejadas e a mudança de características do carvão mineral.

Densidade elevada

Tem naturalmente e evidentemente que ter uma densidade mais elevada que a do minério a classificar para atingir a densidade de separação dos minerais, tendo o meio denso viscosidade aceitável do ponto de vista operacional.

Recuperação fácil

O material utilizado na suspensão água/sólido deve apresentar propriedades que permitam a recuperação do sólido e sua reutilização, no nosso caso a magnetite apresenta uma propriedade que facilmente pode ser aproveitada para sua recuperarão, essa propriedade é a susceptibilidade magnética, sendo este o material mais magnético da crusta terrestre.

Estabilidade de suspensão

O material sólido deve formar uma polpa estável;

Circuito da magnetite no processo

Separação do carvão mineral do magnetite

A polpa formada entre magnetite e carvão mineral é separada atráves do separador magnético ou rolo magnetico. Pela susceptibilidade magnética que o magnetite tem, adere ao rolo magnética.

A polpa formada entre magnetite e carvão mineral é separada atráves do separador magnético ou rolo magnetico. Pela susceptibilidade magnética que o magnetite tem, adere ao rolo magnética.

O rolo magnético possui um mecanismo giratório em que está instalada uma lâmina na sua extremidade que raspa o magnetite caindo pelas calhas da tubulação que transporta o magnetite recuperado para a reutilização no processo.

“Julgar-se ou afirmar-se sábio é sinal de pouca sabedoria, o termo sábio cabe apenas a Deus”. (Sócrates, filósofo grego).

Obrigado

Comentários