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Guias e Dicas
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Faca o que tem de ser feito - Bob Nelson, Notas de estudo de Engenharia Elétrica

Faca o que tem de ser feito - Bob Nelson

Tipologia: Notas de estudo

2016

Compartilhado em 16/11/2016

heitor-galvao-12
heitor-galvao-12 🇧🇷

4.6

(315)

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Baixe Faca o que tem de ser feito - Bob Nelson e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Elétrica, somente na Docsity! Bos NELSON 2 FAÇA É O QUE TEM DE SER FEITO E NÃO APENAS O QUE LHE PEDEM Copyright © 2003 por Bob Nelson tradução Vera Whately preparo de originais Virginie Leite revisão Antonio dos Prazeres Sérgio Bellinello Soares Projeto gráfico e diagramação Marcia Raed capa Miriam Lerner geração de ePub Abreu´s System CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ N349m Nelson, Bob, 1956- Faça o que tem de ser feito e não apenas o que lhe pedem [recurso eletrônico] / Bob Nelson Por quê? O antigo conceito de trabalho não existe mais. Acabou. Antes, a lealdade costumava garantir a estabilidade no emprego. Quando me formei, lembro que um amigo arranjou um emprego numa grande companhia telefônica e ligou para casa para dar a boa notícia. A mãe dele chorou de alegria e disse: “Você está feito para a vida toda.” Hoje, onde quer que se trabalhe, nunca se está feito na vida. Com todas as mudanças ocorridas nas empresas, não existe mais garantia para o futuro. Se o conceito antigo acabou, qual é o novo? Em conversas com pessoas dos quatro cantos do mundo, eu procurei saber o que elas procuram num emprego, já que não têm mais segurança. As respostas apontam para duas coisas: honestidade e oportunidade. Em primeiro lugar, os colaboradores de hoje querem saber a verdade, não aceitam mentiras. Eles não se sentem confortáveis numa empresa que garante que não fará demissões e, seis meses depois, começa a demitir gente. Segundo, eles querem oportunidades – de aprender, de acumular conhecimentos e de desenvolver suas habilidades. Eles sabem que o valor de seu trabalho e seu potencial de se recolocar no mercado são a sua maior segurança no emprego. Hoje fala-se muito em “Tornar-se uma marca”. Em breve, todos terão seus portfólios com a descrição das oportunidades que tiveram e das habilidades que oferecem ao empregador. Atualmente, a melhor forma de aprender é ter oportunidade de tomar iniciativa. As pessoas precisam ter chance de cometer erros e de aprender com esses erros. E precisam conhecer as estratégias e técnicas necessárias para se destacarem no trabalho. É disso que este livro trata. Bob mostra que todos nós podemos criar nossas próprias oportunidades, independentemente de onde trabalhamos ou da função que exercemos. A mensagem de Bob também é oportuna ao mostrar que as grandes empresas que estão vencendo a concorrência hoje em dia são as que focalizam o cliente. Não há nada que deixe um cliente mais irritado do que frases prontas, como “Desculpe, mas essa é a nossa política”, “Eu sou um mero empregado aqui” ou “O senhor deseja falar com o meu supervisor?”. Os clientes – mais exigentes a cada dia – gostam de lidar com quem tem poder para tomar decisões. É isso que derruba a concorrência e mantém a equipe motivada. As melhores empresas estão descobrindo que o melhor serviço vem dos colaboradores que têm chance de causar impacto no seu trabalho. Mais uma vez, o livro de Bob mostra que em todos os cargos, em qualquer nível, os colaboradores estão mais próximos que qualquer um dos problemas e oportunidades de seu próprio trabalho. Portanto, eles têm condições de fazer a diferença para seus clientes, colegas e até mesmo seus gerentes. Leia Faça o que Tem de Ser Feito e fale dele para todos os seus amigos. Este livro pode realmente ajudar a criar oportunidades para que você e aqueles com quem trabalha se sobressaiam no emprego. E tenho a impressão de que seu gerente também vai gostar muito do livro. Melhor para todos! Ken Blanchard, Ph.D. Co-autor de O Gerente-Minuto APRESENTAÇÃO Este livro tem um princípio simples: nunca é preciso permissão para se fazer um bom trabalho. Onde quer que você trabalhe, ou para quem quer que trabalhe, seu supervisor espera que você sempre use seu discernimento e se esforce para fazer o que tem de ser feito a fim de que a empresa seja bem-sucedida. Isso é o que eu chamo de “A Expectativa Suprema”. É uma mensagem que todo colaborador precisa ouvir, mas que poucas empresas declaram explicitamente. maiores e mais significativas e receberá recompensas por agir assim. Este livro pretende ser um ponto de partida para outras discussões. Representa uma atitude e uma filosofia que vieram para ficar, uma atitude que pode beneficiar todos os membros da empresa – assim como a empresa como um todo. Bob Nelson San Diego, Califórnia, primavera de 2001 PARTE 1: INTRODUÇÃO Como muita gente, eu tive alguns empregos interessantes na adolescência e na época da faculdade. Trabalhei em montagem de bicicletas (fui despedido). Vendi dicionários de porta em porta. Passei um verão tentando receber o pagamento de ingressos para um concurso de beleza – os bilhetes tinham sido reservados por homens de meia-idade que caíram na conversa sedutora das vendedoras, mas não pretendiam comparecer ao evento. Trabalhei como professor de matemática, vendedor de livraria, caixa de loja de conveniência e até supervisor de um acampamento de verão para escoteiros. Esses trabalhos eram tão banais que chegavam a ser monótonos. Na época, eu achava que eles só tinham em comum o fato de serem trabalhos modestos, de baixo salário. Mais tarde aprendi que estava errado. Esses empregos me ofereceram valiosas lições e oportunidades que ignorava – lições que descobri depois que podiam ser aprendidas em qualquer emprego, em qualquer nível! Vejamos, por exemplo, meu trabalho na loja de conveniência. Eu achava que era um bom funcionário. Fazia o que mandavam e o que eu achava que era minha obrigação fazer – o que consistia basicamente em ficar atrás da caixa registradora, esperando para registrar as compras dos clientes. Mas um dia eu estava no caixa conversando com um colega de trabalho quando o gerente regional entrou. Ele olhou em volta da loja por um instante e fez um sinal para que eu o acompanhasse até um dos corredores. Sem dar uma palavra, começou a examinar as mercadorias e a mexer nas prateleiras vazias, substituindo produtos que tinham sido comprados. Depois ele foi até a área de preparação de alimentos, limpou o balcão e esvaziou a lata de lixo. Eu fiquei observando tudo com curiosidade e, aos poucos, percebi que ele esperava que eu fizesse o que ele estava fazendo! Isso me pegou totalmente de surpresa, não porque aquelas tarefas fossem novas para mim (eu fazia tudo isso, limpava o chão e esvaziava a lata de lixo todo dia antes de terminar meu turno de trabalho), mas porque constatei que precisava fazer essas coisas todo o tempo! PARTE 2: A EXPECTATIVA SUPREMA Caro colaborador, Você foi contratado para cuidar de necessidades que consideramos urgentes. Se pudéssemos deixar de contratá-lo, teríamos tomado a decisão. Mas chegamos à conclusão de que precisávamos de alguém com sua competência e experiência e que você era a pessoa mais indicada para nos ajudar. Nós lhe oferecemos um cargo e você aceitou. Obrigado! No seu trabalho você terá muitas ocupações: responsabilidades gerais, tarefas específicas, projetos individuais e em grupo. Também terá muitas chances de se sobressair e de confirmar que nós fizemos uma boa escolha ao contratá-lo. Contudo, há uma responsabilidade da maior importância que talvez nunca lhe seja solicitada diretamente, mas que você precisará ter sempre em mente durante todo o tempo em que estiver conosco. É a Expectativa Suprema, que se resume no seguinte: FAÇA SEMPRE O QUE TEM DE SER FEITO, NÃO ESPERE QUE LHE PEÇAM. Se não mencionarmos mais esse princípio, não considere que isso deixou de ser importante ou que nossas prioridades mudaram. É provável que nos deixemos levar pela pressão diária do negócio, pelas mudanças incessantes da operação e pelas atividades ininterruptas. Nossas práticas do dia-a-dia talvez deixem a impressão de que essa idéia não mais se aplica. Mas não se deixe enganar. Por favor, não se esqueça da Expectativa Suprema. Tente fazer disso um princípio orientador no seu trabalho, uma filosofia que esteja sempre com você, guiando constantemente seus pensamentos e ações. VOCÊ TEM NOSSA PERMISSÃO DE AGIR NA DEFESA DE NOSSOS INTERESSES MÚTUOS. SE EM QUALQUER MOMENTO SENTIR QUE NÓS NÃO ESTAMOS FAZENDO A COISA CERTA – A COISA QUE VOCÊ Isto não quer dizer que nós sempre concordaremos com você, nem que mudaremos necessariamente o que estamos fazendo, mas vamos querer saber o que você acredita que nos ajudaria a atingir nossas metas e propósitos e criar uma experiência de sucesso mútuo nesse processo. Você deverá tentar compreender como (e por que) as coisas são feitas como são, antes de tentar mudar o processo de trabalho existente. Tente trabalhar com os sistemas existentes, em primeiro lugar, mas fale quando achar que eles devem ser mudados. Converse comigo e com outras pessoas da empresa sobre o que foi discutido aqui, para que todos nós possamos aplicar melhor a Expectativa Suprema. Atenciosamente, Seu Gerente P.S.: Como muitos conselhos válidos, a Expectativa Suprema parece senso comum. No entanto, não confunda o que parece simples com o que é fácil de ser feito. Leve esta mensagem a sério e torne-se apto a aplicá-la no seu próprio trabalho. DEPOIS DE APRENDER A EXPECTATIVA SUPREMA, VOCÊ DEVE APLICÁ-LA DIARIAMENTE NO SEU TRABALHO. ACEITAR ESSE DESAFIO É DA DESAFIO É DA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA O SEU SUCESSO NA EMPRESA, NA SUA CARREIRA E NA SUA VIDA. operações da empresa.” Moshe Menora, proprietário da imobiliária, adora isso. “Todo gestor busca alguém com dinamismo suficiente para comandar e ajudar sem ser preciso que lhe peçam ajuda.” Da mesma forma, Emily Rodríguez, colaboradora da Esprit De Corp, aumentou aos poucos suas responsabilidades empresariais ao sugerir novas formas de usar a logística como um serviço e ferramenta de marketing, desde a consolidação de carga marítima até programas de frete pré- pago. Hoje ela é diretora de transporte da empresa baseada em São Francisco. Ao ampliar sua atuação no trabalho, você pode não só produzir mais como aprender mais ao longo do tempo, tornando mais fácil alavancar oportunidades futuras com base em seus sucessos. Empenhe-se em compreender seu trabalho, atender às necessidades do seu gerente e expandir ativamente suas responsabilidades. PENSE COMO AS COISAS PODEM SER MELHORADAS A maioria das ações começa com uma idéia, e você pode facilmente controlar essas idéias. No trabalho, tente pensar como poderá melhorar as coisas. Comece por baixo. Pense como poderia organizar melhor seu trabalho, por exemplo. Chegue um pouco mais cedo para planejar o dia, antes que todos cheguem ao escritório. Quando lhe perguntarem alguma coisa, tente determinar a pergunta por trás dessa pergunta. Ofereça-se periodicamente para ajudar seu supervisor em alguma outra coisa. Tente descobrir as necessidades não declaradas daqueles que estão à sua volta para poder atendê-los e tornar o trabalho deles mais fácil. Quando eu vendia livros, descobri que o trabalho ficava mais estimulante quando oferecia sugestões aos leitores. Volta e meia eu pensava em novas formas de fazer o que estava fazendo e o tempo passava mais depressa. De vez em quando uma das minhas idéias interessava aos outros – e o entusiasmo deles alimentava meu próprio entusiasmo. Não pense que há uma única forma correta de realizar uma determinada tarefa. Não pense que as coisas devem necessariamente continuar a ser feitas como sempre foram. Não pense que as pessoas não vão se importar se as coisas forem feitas de uma forma melhor. Dê pelo menos duas sugestões por semana no seu trabalho. Sugira como as coisas podem ser melhoradas, como o dinheiro pode ser economizado, ou como os processos podem ser simplificados. Mantenha o foco primeiro no seu próprio trabalho e, ao adquirir habilidade, confiança e respeito, passe a dar sugestões no seu departamento e, depois, na empresa como um todo. SEJA O PÃO-DURO DO ESCRITÓRIO Procure sempre pensar em novas formas de economizar o dinheiro da empresa e cuide da verba da companhia como se fosse sua. Toda empresa tem interesse em realizar mais e gastar menos ao longo do processo. Procure expor idéias para baixar os custos, o que o tornará mais valioso para seu empregador. Um encarregado da expedição da editora Boardroom Inc., sediada em Connecticut, sugeriu que a editora avaliasse se era vantajoso diminuir o tamanho da página de um de seus livros na edição seguinte, a fim de pagar uma taxa mais baixa quando o livro fosse postado. A folha foi diminuída e, desde o primeiro ano, houve uma economia de 500 mil dólares no custo postal! Marty Edelston, o presidente da editora, disse: “Eu trabalho com pedidos por correio há vinte e três anos e jamais soube que havia uma taxa postal mais barata, mas o funcionário que expedia os livros diariamente sabia!” O profissional que se encarrega de uma tarefa tem mais condição de prever como realizá-la melhor e como economizar no processo. Ele sabe como a empresa pode economizar de outras formas também, ou como as coisas podem ser feitas com mais eficiência em toda a empresa. Peça um segundo orçamento antes de fechar um contrato ou comprar material para o escritório. Verifique o custo-benefício de alugar versus comprar equipamentos. Sugira que o departamento tenha um serviço de bandejão para os funcionários em vez de pagar almoço para todos. Veja se algum funcionário está interessado em prestar serviços para a empresa fora do escritório. Convoque voluntários em vez de pagar hora extra para os colaboradores. Pense se alguém da própria equipe não está com tempo livre para assumir um Georgia-Pacific Corporation, transformaram um subproduto das suas serrarias em uma nova fonte de renda. Eles começaram a vender serragem como palha de cobertura nos canteiros para proteger a raiz das plantas. Ao pesquisarem quem poderia precisar ou usar seu subproduto, acabaram criando um novo mercado para a empresa. Eu trabalhei em uma empresa que tinha um estacionamento privativo pequeno. Os funcionários queriam que ela construísse uma nova área de estacionamento, embora o custo fosse de milhões de dólares. A gerência respondeu que não dispunha de orçamento para isso. Ninguém da empresa pensou em formas alternativas de resolver o problema de estacionamento, como, por exemplo, incentivar o trabalho em casa via terminal de computador, criar turnos variados, fazer uma divisão de tarefas, um rodízio de carros ou contratar ônibus para levar os funcionários em casa ou até o estacionamento mais próximo. A questão poderia ter sido facilmente contornada se tivesse sido considerada sob diferentes perspectivas e se as possibilidades fossem exploradas de forma criativa. Para cada necessidade, tente identificar três formas de atendê-la ou contorná-la e veja quem pode se beneficiar com a situação. Pergunte “e se” para examinar o que pode ser feito para resolver os problemas dos clientes. PRECAUÇÃO: NÃO VIVA SE QUEIXANDO Muitos profissionais reclamam dos seus empregos, dos gerentes e até mesmo dos clientes, e parecem não perceber que eles são em parte responsáveis por suas próprias circunstâncias. Só vêem o lado negativo e consideram-se sempre a parte mais fraca da corda. Se alguma coisa sai errada, culpam a gerência ou outras pessoas da empresa por não lhes fornecerem recursos suficientes, avisos sobre mudanças e assim por diante. É como se eles fossem observadores passivos das suas próprias vidas. A maioria das empresas está cheia de funcionários que nunca se sentem satisfeitos com suas circunstâncias. Esse tipo de profissional espera que seus gestores sejam esclarecidos e que a empresa e seus colegas de trabalho lhe dêem mais do que eles se dispõem a dar a si próprios. Não seja um deles. Evite os que vivem se queixando para não ser contagiado pelos seus maus hábitos. PREPARE-SE FAÇA SEU DEVER DE CASA Sem preparação prévia, muito poucas idéias são convertidas em ações concretas. Sua preparação pode ser ampla ou específica. Você pode se dedicar a aprender mais detalhes sobre sua atividade ou sobre o funcionamento de outra área da empresa. Também pode fazer um plano mais direcionado, criar uma análise de custo-benefício ou uma apresentação no computador de uma idéia que deseja perseguir. Quando você acredita que algo pode ser feito de forma diferente, deve se preparar para colocar sua idéia em prática. Essa preparação pode começar com a discussão do assunto com os colegas de trabalho e incluir uma pesquisa detalhada, mostrando como situações semelhantes foram tratadas dentro e fora da sua empresa. Quanto mais você pensa nos prós e contras, nos custos e benefícios e nos passos necessários para realizar sua idéia, maior a probabilidade de sucesso. APRENDA PRIMEIRO O QUE VOCÊ NÃO SABE No trabalho, concentre-se em aprender o que você não compreende, antes de tentar persuadir os outros a fazer o que você considera que tem de ser feito. Descubra o que eles sabem e minimize o que você não sabe. depois dezessete, depois vinte e um, e assim por diante. As piadas pararam, e o pessoal de vendas, que tinha jurado que nunca trabalharia com o grupo, passou a contatá-lo a respeito de projetos em potencial. Como resultado, o departamento deixou de ser uma área problemática e tornou-se o ponto forte da empresa – além de uma significativa fonte de renda. Quinze meses depois, no último dia de trabalho desse executivo no departamento, o grupo tinha completado mil e setecentos projetos consecutivos! E dentro do prazo! Uma equipe autogerenciada de operadores de furadeiras da Copeland Corporation, uma fábrica de refrigeração e ar condicionado localizada em Ohio, estudou a possibilidade de usar uma broca de melhor qualidade para substituir a que estava causando problemas na produção. A pesquisa mostrou que uma broca que custava o dobro duraria três vezes mais, reduzindo portanto o número de peças danificadas e o tempo ocioso da máquina. Dados concretos são uma boa base para um aprimoramento sistemático. Monitorando as necessidades e aspectos práticos do seu próprio trabalho, você pode determinar quando faz sentido iniciar uma mudança, tendo a comprovação à mão para convencer os outros da sua idéia. Busque, sistematicamente, dados relevantes sobre situações recorrentes: tempo gasto, desvios, pedidos especiais, andamento da produção versus meta, etc. DESENVOLVA OPÇÕES E UM PLANO DE AÇÃO Os melhores planos consideram uma variedade de opções e recomendam o curso de ação que melhor se adapte às circunstâncias. Uma colaboradora de uma pequena empresa foi encarregada de desenvolver um plano para exposições comerciais, tarefa que ela nunca tinha feito. A moça entrevistou o presidente e a equipe de vendas para ver com que tipo de evento eles achavam que a empresa deveria se envolver. Tomando como base o orçamento disponível e o tempo que seria despendido fora do escritório, ela selecionou um número de feiras comerciais. Armada dessas informações, desenvolveu critérios para o tamanho, tipo e localização geográfica, depois entrou na Internet para explorar as possibilidades. Criou uma lista de possíveis exposições comerciais, buscou informações adicionais que poderiam ser necessárias, classificou a lista de acordo com os critérios preestabelecidos e apresentou suas conclusões e recomendações. Depois da identificação das feiras e exposições que mais se adequavam ao perfil da empresa, ela começou a criar uma lista com tudo que deveria ser feito para tornar a participação da empresa um sucesso. Ela se comunicou o tempo todo com aqueles que tinham um papel ou um interesse direto nos planos. Já os funcionários da U. S. Airways entraram em ação ao serem avisados de que a empresa planejava encerrar suas operações de manutenção na Carolina do Norte, demitindo mil e trezentas pessoas. Para contornar a situação, eles desenvolveram e apresentaram uma proposta alternativa para a gerência: transferir as operações de manutenção de outras partes do país para suas instalações, o que ajudaria a empresa a aumentar sua eficiência e ao mesmo tempo conservar os colaboradores. Procure novas possibilidades e combinações. Considere formas diferentes para atingir a mesma meta. Envolva outras pessoas nas suas idéias para poder contar com o seu apoio e potencial de ação. Pesquise as possibilidades, desenvolva critérios para avaliar as soluções aceitáveis, escolha a melhor alternativa e examine os detalhes de um plano para chegar à melhor solução. JOGUE AREIA NO SEU PRÓPRIO PLANO Você provavelmente já ouviu o ditado: “O diabo está nos detalhes.” Durante anos ouvi essa expressão, mas só fui entender o seu significado quando me tornei orador profissional. Como apresentador, eu aprendi que qualquer coisa que pudesse dar errado acabava dando mesmo: sala errada, data errada, equipamento que não funcionava, falta de controle da temperatura ou iluminação, folhetos incorretos ou em quantidade insuficiente. Aprendi com a experiência que são exatamente os detalhes que você não verifica que dão errado! Hoje eu faço questão de chegar bem antes do tempo em qualquer apresentação para poder verificar tudo. Na Intel, a gerência permite que qualquer colaborador faça objeção ou apresente alternativas a uma idéia ou decisão, departamento de marketing na lanchonete. Sentou-se ao seu lado e perguntou se ela poderia criar algum tipo de cartão- resposta para ser inserido em cada expedição. A funcionária de marketing disse que, se ele lhe mandasse o texto, ela se encarregaria do resto. Na semana seguinte ele levou o cartão para o supervisor da expedição e perguntou se poderia usá-lo em todos os pedidos durante uma semana. A resposta dos clientes e a reação do departamento foram tão positivas que foi criado um cartão-resposta comercial que é hoje incluído em todas as expedições. Olhe em volta e defina o que precisa ser feito. Depois peça ajuda dos outros e agradeça a assistência. Faça com que suas idéias sejam consideradas idéias deles. PRECAUÇÃO: NÃO FAÇA BRINCADEIRAS NO TRABALHO Não faça brincadeiras no trabalho, nem fofocas, politicagem ou intrigas. Ponha todo o seu empenho no trabalho. Enquanto os outros fazem brincadeiras, concentre-se no seu próprio trabalho e nas suas metas. Quando você ouve falar alguma coisa sobre seus colegas, lembre-se dessas perguntas básicas: “Isso é verdade?”, “Isso é gentil?”, “Isso é necessário?”. Seja conhecido como uma pessoa positiva. Fazer o que precisa ser feito inclui advogar a causa daqueles com quem e para quem você trabalha. Não se apegue ao negativo, seja sempre positivo e de mente aberta. ENTRE EM AÇÃO FAÇA ALGUMA COISA DIFERENTE AGORA É claro que você gostaria de ter feito sua preparação com cuidado, mas, em última instância, a essência da iniciativa é entrar em ação, isto é, fazer alguma coisa diferente agora. Ninguém terá a mesma energia que você tem com relação às suas próprias idéias, portanto você terá de defendê-las para que elas se tornem realidade através das suas ações. Trabalhe dentro do sistema da melhor forma possível e, se precisar quebrar a hierarquia para apresentar uma idéia, examine seus motivos para fazer isso. Se você estiver agindo em defesa dos interesses da empresa e não em busca de crédito ou ganho pessoal, essa abordagem talvez faça sentido. Mesmo que você cometa um erro, pode aprender com ele e tentar de novo, aumentando suas chances de sucesso no final do processo. EXPRESSE SUA OPINIÃO PARA TER INFLUÊNCIA! Nós todos já participamos de reuniões sem graça e monótonas, que não levam a nada. Nessas situações, tendemos a pensar: “Não é a minha reunião. Eu gostaria que o gerente fizesse alguma coisa!” Nós nos sentimos como um estudante em uma sala de aula, com vergonha de nos possibilidades, vai se surpreendendo com o que consegue. Alguns profissionais (e empresas) se superam e alcançam um enorme sucesso quando enfrentam um desafio aparentemente sem solução. Na Johnsville Food, a direção ia deixar de atender um cliente porque seu pedido exigia que a fábrica aumentasse a capacidade de produção em um curto período de tempo. Os gerentes resolveram então dividir o problema com todos os colaboradores. Várias equipes foram formadas para pesquisar soluções possíveis e chegar a um plano de produção dentro do prazo. Resultado: a empresa atingiu um novo recorde de produção em menos tempo do que o previsto porque todos trabalharam juntos para enfrentar o desafio. Quando o escritório da Amy’s Ice Cream esgotou seus formulários de proposta de emprego durante o processo de seleção, um funcionário do Departamento de Recursos Humanos entregou a cada candidato restante uma sacola vazia com instruções para que a usasse de alguma forma criativa. Na busca por uma solução, os candidatos tiveram a oportunidade de demonstrar sua criatividade e de divertir os outros – importantes atributos para a empresa. As sacolas se tornaram uma parte integrante do processo de entrevista. Nada pode ser conquistado quando você focaliza apenas o motivo por que alguma coisa não pode ser feita. É preciso focalizar o que pode ser feito e como você poderá fazer isso. Tente combinações e estratégias diferentes. Use uma nova técnica para solucionar velhas pendências, criando um plano no qual vários problemas e soluções poderão ser trabalhados. Prenda na parede do refeitório um bloco com folhas destacáveis e, na folha de cima, apresente um problema e peça idéias e soluções para todos os que estiverem interessados em responder. PROCURE O LADO POSITIVO DOS PROBLEMAS Todo problema tem um lado positivo e nos dá oportunidade de brilhar. Ao se deparar com um problema no seu trabalho, não o veja imediatamente como um ponto negativo nem peça que seu gerente ou outros colegas o resolvam. Determine o seu impacto, considere por que ele surgiu e se é um problema recorrente. Examine as circunstâncias que levaram ao problema e como elas podem mudar ao longo do tempo. Pense na possibilidade de o problema piorar ou melhorar no futuro. Depois pense em como você pode transformar essa situação em uma oportunidade positiva. A Machinery Services Corporation, em Nova Jersey, esgotou seu estoque de parafusos em U de aço inoxidável antes do prazo esperado. O problema da empresa foi uma boa notícia para o vendedor da fornecedora de parafusos, a Fastenal. Ele viu que tinha uma boa oportunidade de aproveitar a situação a seu favor. Keith Greaves, que trabalha na filial de Nova Jersey, saiu de casa às duas hora da madrugada e dirigiu até a sede da fornecedora, na Pensilvânia. Às seis e meia, ele entregou pessoalmente os parafusos em U de que a Machinery Services precisava. O cliente ficou encantado, o que resultou em mais negócios para a empresa. A partir daí o cliente manteve-se muito mais leal ao fornecedor. Por engano, uma agência governamental da Nova Zelândia imprimiu vários folhetos com um número para ligação grátis errado e distribuiu o material informativo por todo o país. O resultado foi um mar de telefonemas confusos para a CLEAR Communications, dona do número incorreto. Um vendedor inteligente encontrou uma forma de transformar o problema em oportunidade: ligou para a agência governamental e lhes vendeu a linha do telefone, o que não só solucionou o problema para as duas partes como transformou um erro num bom negócio. Procure o lado positivo em soluções negativas. Afaste- se um pouco para olhar melhor a situação ou faça uma avaliação a longo prazo para ganhar perspectiva. Pense em soluções alternativas, avalie cada uma delas, estabeleça o melhor curso de ação e decida que parte dessa solução você poderia implantar. FAÇA AS COISAS ACONTECEREM Seja uma pessoa de ação! Não analise demais as situações, faça uma avaliação rápida das coisas e aja. Dessa forma, você conseguirá realizar mais e desenvolver sua habilidade e critério para ações futuras. Quando Gail Seto começou a trabalhar como gerente- assistente da Gap, em Toronto, Ontário, ela notou que a política-padrão e o manual de procedimentos da empresa não abordavam metade dos problemas que surgiam no dia-a-dia da loja. Por iniciativa própria, Gail preparou um manual conciso de sempre seus compromissos. Se mudar o compromisso ou plano assumido, verifique se a outra parte está de acordo. SEJA PERSEVERANTE NÃO DESISTA FACILMENTE Depois que você identificar idéias e oportunidades que fazem a diferença, pesquisar as melhores estratégias e entrar em ação, talvez ainda encontre alguns obstáculos. A forma como você lida com esses obstáculos pode determinar seu sucesso final e mostrar a diferença entre uma pessoa que apenas aponta problemas e apresenta idéias e outra que é capaz de fazer as coisas acontecerem, de resolver problemas e trabalhar em cima de idéias e oportunidades. Aqueles que tomam iniciativa têm uma crença no seu trabalho e uma paixão por suas idéias que os leva adiante. Independente de contratempos ou obstáculos, eles fazem com que suas idéias aconteçam. E nunca desistem de uma coisa na qual acreditam de verdade. REORGANIZE-SE QUANDO SUAS IDÉIAS ENCONTRAREM RESISTÊNCIA Não desanime se sua idéia esbarrar em um obstáculo ou encontrar resistência. Pare, reavalie suas opções e encontre outra forma de levar adiante a idéia na qual acredita. Dina Campion, funcionária da Starbucks, em Santa Monica, Califórnia, incluiu no cardápio um café gelado que achou que agradaria aos clientes. Mas a bebida, batizada como “frappuccino”, não foi autorizada pela empresa e lhe disseram para não vendê-la na Starbucks onde ela trabalhava. Sem se deixar intimidar, ela continuou a vender a bebida aos clientes e entregou um relatório com as vendas do mês, mostrando que o frappuccino era muito popular entre seus clientes. Mais tarde ela recebeu um telefonema de Howard Schultz, o CEO da Starbucks, agradecendo por ela ter ignorado sua ordem. O frappuccino tornou-se um sucesso nacional e rendeu à empresa 100 milhões de dólares só no seu primeiro ano. É claro que desobedecer abertamente às ordens da diretoria não deve se tornar um hábito, mas em alguns casos, se você realmente acredita que um certo curso de ação pode tornar a empresa melhor ou mais bem-sucedida, talvez faça sentido perseverar na sua idéia, sabendo que está correndo o risco de ser repreendido ou até mesmo de perder seu emprego. Se uma idéia não der certo, reavalie a situação. Pense em novas possibilidades. Seja positivo. Passe a idéia para seus colegas e peça-lhes que o ajudem a reconsiderá-la. Verifique suas anotações para determinar que outros recursos seriam necessários para colocar sua idéia em prática e qual seria a economia potencial para a empresa se ela fosse implantada. Reapresente sua idéia com um novo plano para implantá-la. NÃO ABUSE DA PORTA ABERTA DO SEU SUPERVISOR Respeite o tempo do seu supervisor e não abuse do seu acesso a ele. tornar uma ação proibitiva, procure formas de atingir sua meta sem uma verba orçamentária ou com fontes alternativas de recursos. Se um colega de trabalho tiver a reputação de ser difícil, proponha-se a conquistá-lo e a ter ótimas relações profissionais com ele. Se a equipe da qual você faz parte achar que não há jeito de cumprir um prazo importante, concentre-se no que precisaria acontecer para que o prazo fosse cumprido e não na razão da impossibilidade do seu cumprimento. FAÇA A MESMA COISA DE FORMA DIFERENTE Se uma abordagem não funcionar, continue com sua meta, mas tente algo diferente. Meu trabalho consiste em ajudar gerentes e empresas a aprimorar suas formas de reconhecer o trabalho dos colaboradores e motivá-los. Um desafio que surge constantemente é persuadir um alto gerente a apoiar uma iniciativa de reconhecimento. A resposta a esse desafio varia, dependendo de vários fatores, e o principal é como encontrar a melhor maneira de convencer esses altos gerentes. Se eles precisarem de pesquisas, ofereça-lhes isso. Se quiserem uma análise de custo-benefício, faça a análise. Se um projeto-piloto interno for útil para demonstrar que uma idéia é viável, considere fazê-lo (e escolha um que provavelmente será positivo, com resultados desejados!). Examine outras iniciativas de sucesso que tenham ocorrido na empresa no passado e avalie como esses processos foram aprovados e completados. Foi criada uma força de trabalho para recomendar soluções para um problema urgente? Foi necessário transferir verba de outros orçamentos? O projeto era ligado a uma iniciativa já existente que foi ampliada? A iniciativa teve o patrocínio da direção da empresa? Outras iniciativas podem servir de exemplo para o sucesso de sua idéia. Cada pessoa é persuadida de forma diferente, portanto sua abordagem também pode variar. Uma técnica ou abordagem pode não funcionar em todas as circunstâncias, por isso, quanto mais variações você usar para atingir sua meta, maior a probabilidade de atingi-la. Eu vi projetos, de início sem apoio, serem acelerados quando foram ligados a um assunto de interesse ou a um valor corporativo, por exemplo, ou quando houve uma apresentação (e apelo) pessoal ao diretor de uma divisão ou ao presidente da empresa. Se a princípio uma idéia que você acha que tem mérito não é aceita, espere uma ocasião melhor e circunstâncias diferentes para apresentá-la. Nesse meio tempo, desenvolva os detalhes e consiga o apoio para implantar a mudança, veja o que outras empresas estão fazendo e prepare-se para uma época de maior sucesso. APRENDA A GOSTAR DE COISAS QUE OS OUTROS DETESTAM FAZER Ser bom no que você faz e gostar de fazer coisas que os outros detestam lhe dará muitas oportunidades de ser um herói no trabalho. Essa atitude inclui desde preparar atas de reuniões da equipe até fazer apresentações ou lidar com um cliente difícil. Tudo isso irá valorizar sua contribuição ao grupo e o ajudará a ganhar a admiração dos colegas e o respeito de seus superiores. Tomar notas para o grupo em uma reunião é um bom exemplo. Poucas pessoas gostam de preparar atas de uma reunião, porém esse encargo é importante para ajudar a equipe a organizar seu trabalho. É, portanto, uma tarefa útil a ser assumida e oferece uma oportunidade de ampliar os itens de interesse especial para você e ajudar a elaborar as ações de acompanhamento que são necessárias. Examinar currículos e propostas de emprego é outra tarefa que parece monótona, mas pode lhe dar uma idéia das contratações em potencial. Se você trabalha em vendas, precisa gostar de conversar com os clientes e de fazer trabalho burocrático. Para qualquer um, uma mesa ou qualquer outro lugar de trabalho bem organizado será sempre um trunfo. Preste atenção na pessoa a quem você se reporta e ofereça-se para assumir as tarefas que ela detesta fazer. Você deve se interessar também por orçamento, compras e outras oportunidades para aprender, crescer e ganhar visibilidade na empresa. MEDO “EU PODERIA COMETER UM ERRO” E eu espero que cometa! Aliás, muitos! Você pode aprender muito com seus erros e, se nunca cometer nenhum, é porque talvez ainda tenha muita coisa a aprender. Os erros podem ajudá-lo a se tornar mais forte e capaz de produzir mais. É claro que ninguém gosta de parecer que está errado ou de passar por idiota, mas as pessoas que têm intenções sinceras raramente são acusadas se agirem visando aos interesses da organização. Qual é o risco de tentar uma coisa nova? Algum tempo, algum esforço, alguns obstáculos e possivelmente alguma rejeição. Qual é o risco de não tentar? Uma perda de potencial, para a situação, para si próprio e para sua empresa. Enfrente seus medos. Pergunte-se qual seria a pior coisa que poderia acontecer, depois tente minimizar essa possibilidade. Todo mundo tem medo de fracassar, mas as pessoas de sucesso aprendem a transferir seus medos para as ações que irão aumentar suas chances de sucesso. Nós todos temos de expandir nossos limites para crescer. Se o seu medo de cometer erros não o deixar tentar, aprender e crescer, em última instância você perderá de qualquer forma. Em vez de se lamentar, você pode se concentrar no que aprendeu com seus erros. E até mesmo nas piores situações há sempre alguma coisa positiva. “O QUE TEM DE SER FEITO NÃO É FÁCIL” Se alguma coisa fosse fácil de fazer, provavelmente teria sido feita há muito tempo por outra pessoa. Prepare-se para enfrentar resistência, pois assim não ficará desapontado. Poucas idéias novas são aceitas com grande entusiasmo. Afinal de contas, se a idéia é tão boa assim, por que não foi executada há dois anos? Esforce-se para tornar sua idéia realizável. Faça alguma coisa diferente para seguir a direção desejada. Avalie o que parece funcionar melhor, o que parece funcionar pior e o que parece não fazer diferença. Faça mais daquilo que parece funcionar. Alavanque seus sucessos para fazer mais progresso no seu percurso. Lembre-se também de que as coisas não têm de ser feitas de imediato. Você pode ter uma idéia, conversar sobre ela com outras pessoas, fazer uma lista, examinar alguns itens exploratórios e apresentar uma proposta simples para a gerência. Em outras palavras, torne a coisa difícil mais fácil, dividindo-a em tarefas menores e realizáveis. “TENHO MEDO DE SER DESPEDIDO” Ninguém quer ser despedido, é claro, mas há coisas piores que uma demissão (embora você possa não pensar assim na hora!). Mais amedrontador que ser despedido é a possibilidade de você perder o controle da sua vida e ficar preso em um emprego que detesta. Tenha mais medo de não estar vivo, de ser condescendente e de viver a vida segundo os moldes de outra pessoa. Eu tenho um amigo que, no seu primeiro emprego, fez economia para poder se sustentar durante três meses sem trabalhar só para se sentir com direito de sair de um emprego que, eventualmente, não estivesse lhe acrescentando nada. Nós sentimos uma falsa segurança quando nos acostumamos a receber nosso contracheque. Mas, se você não estiver sempre aprendendo, crescendo e tentando fazer o melhor, provavelmente acabará perdendo seu emprego. Se você desenvolveu suas qualificações e capacidade de marketing no emprego atual, encontrar outro trabalho quando e se precisar será muito menos penoso que o medo que o paralisa quando pensa em correr riscos. A melhor defesa contra a possibilidade de alguém ficar descontente com o seu trabalho é ter certeza de que sua atuação é relevante e importante para as necessidades do seu gestor, do departamento e da empresa. trabalho. Essas habilidades vão da eficácia pessoal à competência técnica e capacidade de trabalhar bem em equipe. Faça planos de desenvolver de forma sistemática as qualificações de que você precisa para ter sucesso. Verifique que cursos e programas de treinamento – se houver algum – estão disponíveis na sua empresa: línguas, conhecimentos de computador, entre outros. Se não houver nenhum, veja se a empresa lhe dá permissão para sair alguns dias mais cedo a fim de fazer uma pós-graduação ou participar de um seminário que possa ajudá-lo a melhorar no trabalho. Você nunca terá essas habilidades se não procurar desenvolvê-las. Como na maioria dos casos, quanto mais você faz, mais fácil fica. Inclua um pouco de experimentação no seu trabalho. Ao explorar novas formas de atuação, seu trabalho se tornará mais interessante. FRACASSO “EU TOMEI INICIATIVA UMA VEZ E COMETI UM ERRO” Muitas vezes é difícil perceber a força que advém do fracasso – especialmente na hora –, mas o fracasso pode tornar você mais forte, se souber aprender com ele. Aprender não significa ficar repetindo para si mesmo: “Eu nunca mais vou entrar em uma situação assim!” O que você deve se perguntar é o seguinte: “O que eu devo fazer de diferente da próxima vez?”, “Quem eu chamaria para me ajudar?”, “Que outra abordagem teria me ajudado a superar os obstáculos que eu enfrentei?”. Não há problema em cometer erros, mas é preciso aprender com eles. Pense com cuidado no que deu errado e pergunte (a si mesmo e aos outros) o que você poderia ter feito de diferente para evitar o erro. Tenha um plano pronto caso a mesma situação ou circunstância ocorra outra vez. Quando discutir o problema com os outros, esteja aberto para as suas sugestões e feedback. Agradeça por eles terem lhe dado de presente esse retorno. Não é preciso fazer tudo o que os outros sugerem, mas ter alguém que o ajude a avaliar e a repensar suas ações é sempre uma vantagem. Como diz o ditado, “quem não arrisca, não petisca”. Qualquer iniciativa envolve riscos e possibilidade de erro. Se você nunca comete erros, talvez não esteja aprendendo nem crescendo e provavelmente não realizará muita coisa. “ALGUÉM VIVE ATRAPALHANDO MEU TRABALHO” Quanto mais idéias tiver, maior a probabilidade de os outros irem contra o que você quer fazer, como e quando quer fazer. Talvez você signifique uma ameaça ou eles se sintam desvalorizados com o seu sucesso. Mas lembre-se de que a crítica alheia é muitas vezes bem-intencionada. As pessoas podem estar tentando ajudar você a pensar nos seus planos para que não cometa erros. De tempos em tempos, você tem de lidar com uma pessoa difícil no trabalho, alguém que atrapalha suas atividades a toda hora. Nem sempre é fácil saber por que as pessoas agem assim — talvez acreditem que estão agindo de forma correta quando se opõem a você. Fale com seus possíveis inimigos. Conheça-os melhor. Diga-lhes que aprecia o que eles fazem por você. Pergunte como você pode ajudá-los. Veja o que pode fazer para incorporar as sugestões deles e minimizar as preocupações que têm em relação aos seus planos. Se você der o primeiro passo para melhorar esses relacionamentos, na maioria dos casos eles vão querer cooperar e darão os passos restantes. Quando sentirem que você os compreende e está do lado deles, eles lhe darão confiança e apoio. É claro que algumas pessoas detestam o trabalho que fazem e tentam fazer com que o trabalho dos outros seja detestável também. Mesmo assim, é melhor ficar por cima e tratar essas pessoas com a confiança e respeito de que você gostaria que elas o tratassem. “EU FRACASSO SEMPRE QUE TENTO TOMAR PARTE 5: CONCLUSÃO: A RECOMPENSA SUPREMA PERCEBA O SEU POTENCIAL Eu sempre acreditei que, se trabalhasse duro e fizesse o que me mandavam fazer, teria sucesso na vida. Mas, como caixa de loja de conveniência na minha juventude, aprendi que essa atitude não bastava. Para ter sucesso e tirar o máximo da vida, temos de nos afirmar e fazer a diferença. Hoje eu acredito que o maior erro na vida é pensar que a gente trabalha para alguém. Em seguida, descrevo o que eu tento lembrar a mim mesmo todos os dias. Em última instância, nós todos trabalhamos para nós mesmos, embora o cheque do seu salário seja assinado por outra pessoa. Eles lhe dão incumbências e avaliam seu desempenho, porém o mais importante é que você é quem comanda seu próprio barco. Você é quem determina suas próprias idéias e ações. Fale das suas idéias com os outros. Apresente-se para atividades que lhe darão o máximo de prazer. Determine aquilo em que você é bom e também do que gosta de fazer. Entre para um ambiente de trabalho que apóie quem você é e o que você deseja ser. Trabalhe mais com suas forças do que com suas fraquezas para poder maximizar seus talentos. Nós todos temos um depósito de energia intocado. Quase todos nós esperamos que alguém reconheça isso e reconheça também nosso potencial. Esperamos que os outros nos digam, de uma forma ou de outra, o que fazer e quando fazer. Passamos a vida pulando de um emprego para outro. Raramente nos sentimos felizes com o que fazemos e não sabemos ao certo o que devemos fazer para melhorar as coisas. Dia após dia repetimos uma rotina que parece segura só porque já fizemos tudo isso muitas vezes antes. Em casa lemos o jornal e vemos televisão. No trabalho seguimos os processos rotineiros, em geral da forma mais segura possível. Estamos esperando um alarme, mas nunca ligamos o despertador. O profissional médio considera fracos três em cada quatro gerentes com quem já trabalhou. Quase todo mundo espera ter o “bom” gestor, que torne seus empregos, suas carreiras e suas vidas agradáveis. Se você quiser mudar sua vida, terá de começar consigo próprio. Assuma o controle. Seja responsável pelas suas ações. Evite desculpas e procure formas de fazer com que as coisas que são importantes para você e para seu empregador aconteçam. Conviva com pessoas que pensem como você, tenham energia e procurem tirar o máximo proveito da vida. Evite pessoas que não entendem o que é importante para você ou que não têm interesse em participar dos seus sonhos. Gravite em torno de quem o apóia e encoraja. Procure se aproximar de pessoas que você possa admirar e cujos passos deseja seguir. Seja alguém que faz as coisas acontecerem – a começar consigo próprio. Adote o slogan: “Se tiver de ser, terá de começar comigo.” Suas idéias moldam suas crenças sobre você e sobre sua realidade e afetam suas ações, de forma muito real e direta. Não espere que os outros lhe digam o que fazer. Veja por si próprio o que tem de ser feito! Ouça. Aprenda. Tome uma posição. Dê uma sugestão. Dê o primeiro passo para entrar em ação. Mais importante ainda, faça o que diz que irá fazer. Não na quinta vez, não na segunda vez – mas na primeira vez. Seja uma pessoa de palavra, em quem se pode confiar sem precisar ser constantemente lembrado e cobrado. Mantenha-se alerta para identificar as necessidades das pessoas à sua volta – seu gerente, seus colegas de trabalho, NÃO FAÇA APENAS O QUE LHE MANDAM, FAÇA O QUE TEM DE SER FEITO. O QUE ME PEDEM PARA FAZER Inclua um bilhete com os materiais a serem enviados Envie um pacote para um cliente Faça o acompanhamento de um cliente potencial Apague a luz quando sair Pergunte aos outros o que eles pensam Envie um contrato Crie uma lista de contas passadas vencidas Nossos custos fixos estão subindo As vendas estão baixas CONHEÇA OUTROS TÍTULOS DA EDITORA SEXTANTE 1.000 lugares para conhecer antes de morrer, de Patricia Schultz A História – A Bíblia contada como uma só história do começo ao fim, de The Zondervan Corporation A última grande lição, de Mitch Albom Conversando com os espíritos e Espíritos entre nós, de James van Praagh Desvendando os segredos da linguagem corporal e Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?, de Allan e Barbara Pease Enquanto o amor não vem, de Iyanla Vanzant Faça o que tem de ser feito, de Bob Nelson Fora de série – Outliers, de Malcolm Gladwell Jesus, o maior psicólogo que já existiu, de Mark W. 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