9757968f420e8c39526b95c45e8d3316

9757968f420e8c39526b95c45e8d3316

Abstract — This project consists of the

UAV model (Unmanned Aerial Vehicle) of multirotores class (rotary wing aircraft with more than two engines) to display images through remote sensing to assist in the care of people. Enabling so many situations that may assist wrapped an accident people, doctors, firemen etc. In pulse detection, body temperature monitoring, streamlining the process of ransom victims. The choice of equipment for the work was due to this being a lightweight device, versatile, being easy to use and low cost.

I. Introdução

O presente projeto consiste no modelo

VANT (Veiculo aéreo não tripulado) da classe multirotores (aeronaves de asas rotativas com mais do que dois motores) para mostrar imagens, através do sensoriamento remoto que auxiliam no atendimento de pessoas. Possibilitando assim inúmeras situações que poderão auxiliar as pessoas envolta de um acidente, médicos, bombeiros etc. Na detecção de pulsação, monitoramento de temperatura corporal, agilizando o processo de resgaste das vítimas.

A escolha do equipamento para o trabalho foi devido a este ser um dispositivo leve, versátil, por ser de fácil manuseio e baixo custo.

O presente equipamento foi inspirado no modelo do drone ambulancia criado na Europa no ano de 2014. Onde ele carrega o desfibrilador. Como vemos na imagem abaixo.

No caso do presente grupo, substitui o desfibrilador para um Sistema de medição de pulsação e temperatura corporal, pois é de facil manuseio e não ocasiona acidentes.

O VANT e composto por sistemas de micro controlador, sistema GPS, câmera em hd, e sensores. Seu funcionamento e simples, uma pessoa irar ligar para equipe de emergência, através do sinal do celular ou telefone conseguimos localizar à pessoa que acionou emergência. Através do sinal de celular a equipe de emergência já tem localização certa para o atendimento, deslocando o VANT para o local. Chegando no local irar ser iniciado o procedimento de analise, onde o sensor faz medição passando para o sistema de processamento e enviando para o computador do operador que esta manuseando o VANT. Acontecendo um processamento instantâneo e imagens ao vivo, será coletado temperatura e pulsação sendo mostrado na tela do computador, um processo simples e rápido.

A tabela abaixo mostra autonomia de voo do projeto proposto.

Autores: Alysson Andrade, Daniel Rufino, Fabiano Muniz, Hallan Kayo, Jair Pinto, Jefferson Lorençoni, Nilton César, Lysvania Prado.

Autonomia de voo 30minutos Velocidade de voo 50km\h Altura Maxima 250 m Distância Maxima 2km

Quantia de motores 6

IV. Equipamentos utilizados no VANT

O Drone ambulancia sera composto por sistemas de controle como: Kit de telemetria, radio frequencia de ate 2.4 Ghz, Placa de controle, Placa de GPS, helices, 6 motores c, Camera de alta resolução com microfine e auto falante, 6 Esc, Frame, Placa divisora de carga, Placa controladora de voo, Bateria e por ultimo um kt de FPV. Sistemas de monitoração do drone ambulancia sera composto por medidor de pressão sanguinea, pulsação e batimentos cardiaco por ultimo um termometro a laser digital.Com esses componentes citados acima, será montado o drone ambulancia com o seguinte objetivo logo abaixo.

V. Funcionamento de cada peça

Motor brushless, um motor de corrente conitnua que não possui nenhum ponto de contato mecânico para passagem de eletricidade entre o rotor e o estator. Na figura abaixo mostra como é o motor brushless.

Imagem 002 Esc – tem é o equipamento eletrônico que tem como função controlar a velocidade e a potência cinética de um motor elétrico, seja variando a corrente. Na imagem abaixo mostra como é um esc.

Imagem 003 Placa divisora de carga – função para distribuir energia para todos os componentes elétricos de forma mais compacta e eficiente. Como mostrado na imagem abaixo.

Imagem 004 Placa controladora de voo APM 2.6

Ela permite que operador possa transformar qualquer asa giratória fixa ou veículo multirotor em um veículo totalmente autônomo, capaz de realizer missões de GPS programados com waypoints também conhecido na aviação como ponto fixo de notificação. Como mostrado na imagem abaixo.

Imagem 005 GPS – conhecido como Sistema de posição global é um elaborado Sistema de satélites e outros dispositivos que tem como função básica prestar informações precisas sobre o posicionamento individual no globo terrestre. Como mostrado na imagem abaixo.

Imagem 006 Kit de telemetria – função focada em

satelites) a uma central de controle

monitoramento, medição e rastreamento de alguma coisa através de dados, enviados via comunicação sem fio (radio ou Como na imagem abaixo.

Imagem 007 Hélices – tem por função tem propulsão, de tração ou de sustentação, formato de pás implantadas sobre o eixo central e apresentando uma superficie helicoidal que matematicamente possui uma curva que corta em ângulo constante as geratrizes de um cilindro e na arquitetura são consideradas pequenas volutas que se dispõem de cada um dos lados de um capitel coríntio. Como mostrado na imagem abaixo

Imagem 008 Bateria – função ela é a fonte de fornecimento energética que irar manter todo o Sistema funcionando. No projeto citado, foi selecionado a bateria de saís de lítio. O modelo li- PO 3000mah, duração de até 1 h de carga. Como mostrado na imagem abaixo.

Imagem 009 Camera e filmadora – tem função de capturar as imagens, filmar e enviar para a central de controle do Drone. Comunicação do paciente e com operador sera atraves deste equipamento como mostrado na imagem abaixo.

Imagem 010 Radio turningy 9x – tem função de controlar o drone a longa distancia de ate 2 km. o modelo proposto e de 2.4Ghz.No modelo proposto ele avisa quando tem queda de carga na bateria. Como mostrado na imagem abaixo.

Imagem 011 FPV – Ele é responsavel por enviar os dados ao vivo para operador. Como por exemplos filmagem, voz e outros. Como mostrado na figura abaixo.

Imagem 012

Referências http://doctordrone.com.br/c/compon entes/ http://www.devmimimi.com.br/const ruindo-um-drone-autonomocomponenteshardware/ http://www.droneconfigurator.com/pt/

Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados

Imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. A pessoa que, fara o procedimento devera, mantendo a calma e o próprio controle.

O drone vai aumenta a chances de sobrevivência e recuperação, pois é uma verdadeira corrida contra o tempo, e ele vai ganhar tempo iniciando tudo ate quando a equipe chegar ao local. Há uma sequência lógica a ser seguida constituída por etapas.

Avaliação do Local do Acidente

E preciso verificar se é possível saber do agente causador, se caiu algo sobre o paciente, se há fumaça, se está próximo de um veículo tombado ou amassado.

Estado do acidentado e posição do paciente

Verificar estado de consciência, dor, se está tentando dizer algo ou apontando para alguma parte do seu (dele) corpo, se está sozinho, se consta fraturas visíveis, verificar a coloração de pele, se os olhos estão embaçados ou pupilas dilatadas se o rosto esta pálida ou rubra.

Sinais Vitais

E o que indica a existência de vida, são eles: pressão arterial, temperatura corporal, respiração e pulso.

Pressão arterial

Pressão artérial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. Normotensão – 120 x 80, Hipertensão limite – 140 x 90, Hipertensão moderada – 160 x 100, Hipertensão grave – superior a 180 x 110.

Temperatura corporal

Geralmente é menor de manhã e maior mais tarde no fim do dia. Temperatura corporal média de cada local do corpo, Valores normais: Boca: 37°C, Reto: 37.5°C, Orelha: 37.5°C, Axila: 36°C.

Respiração

Tem como principal função suprir as células do organismo de oxigênio e retirar o excesso de dióxido de carbono. Movimento por minuto,

Homem: - 16 a 18 mpm, Mulher: - 18 a 20 mpm, Criança: - 20 a 25 mpm, Lactentes: - 30 a 40 mpm.

A pulsação arterial

Cujos ritmos são chamados "pulsos”. Valores normais: recém-nascido aos 2 anos de 120 a 140 batimentos, 8 anos até à adolescência de 80 a 100 batimentos, adulto sedentário de 70 a 80 batimentos, atletas ou idosos de 50 a 60 batimentos.

Os sinais vitais serão feitos através do drone, isto vai revolucionar o atendimento de emergência, chegando bem antes da ambulância convencional. Podendo assim aumentar as chances de sobrevivência, por que não será afetado pelo fluxo do transito, reduzindo o tempo de resposta do atendimento, desta formar podemos salvar muitas vidas e facilitar a recuperação de muitos, dispensando o desfibrilador, por ser verdade que grande maioria das pessoas não treinadas, não consegue usa ló, mesmo com instrução. O que será instruído caso necessário será a massagem cardíaca até que a equipe chegue ao local, isso manterá a vítima viva. Podemos perceber assim a imensa importância do drone ambulância.

Referências

LIVRO DE PRIMEIROS SOCORROS - 2ª

Edição - Stephen N. Rosemberg, M.D. - Johnson e Johnson Editora Record

Apostila - ESTÁGIO DE SOCORROS DE URGÊNCIA - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Companhia de Emergência Médica

Apostila - TREINAMENTO DE PRIMEIROS

Conclusão

Concluimos este projeto, com o objetivo em ajudar as equipes de emergencia, melhorando no atendimento e aumentando as probabilidades de vida das pessoas. Usando agilidade dos drones e seu facil manuseio. Um Sistema simples, barato e eficaz, com o passar do tempo sera melhorado e implantado em diversos lugares do brasil e mundo. Com um equipamento rapido, inteligente que possa atender as necessidades das vitimas em acidente. Vamos usar os drones para salvar vidas.

Referencias http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noti cia/2014/1/drone-ambulancia-podediminuir-drasticamente-riscos-daspessoas-com-ataques-cardiacos.html http://www.hypeness.com.br/2014/1/dron e-ambulancia-poderia-aumentar-as-taxasde-sobrevivencia-de-acidentes-em-ate-80/ http://www.tecmundo.com.br/drones

Comentários