Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Sistemas de Informação em Marketing: Básico de Data Base Marketing, Notas de aula de Marketing

Aula 2 do módulo de data base marketing aborda o que é um sistema de informação (si), sua importância em marketing, tipos de sistemas de informação, como são gerados e utilizados dados primários e secundários, além de exercícios para avaliar o conhecimento adquirido.

Tipologia: Notas de aula

2017

Compartilhado em 14/01/2017

Ipanema27
Ipanema27 🇧🇷

4.5

(130)

484 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Sistemas de Informação em Marketing: Básico de Data Base Marketing e outras Notas de aula em PDF para Marketing, somente na Docsity! DATABASE MARKETING Aula 2- Por que aprender sobre Sistemas de Informação? DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Conteúdo Programático desta aula  Principais conceitos associados a Sistemas de Informação;  Sistema de Informação de Marketing;  Distinção entre os ambientes de informação existentes nas empresas. DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING SISTEMA DE INFORMAÇÃO Podem ser: - Manuais Nesse caso são usados recursos simples como lápis e papel. - Automatizados Nos sistemas automatizados, a informação é gerada de forma automática, usando-se recursos de processamento eletrônico tais como calculadoras ou computadores (tecnologias de hardware e software). DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING SISTEMA DE INFORMAÇÃO BASEADO EM COMPUTADOR Um sistema de informação computadorizado utiliza pessoas, hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação para transformar recursos de dados em produtos de informação. DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING MODELO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO (Fonte: James A. O’Brien, J.A., Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet) DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING RECURSOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Recursos de Software Refere-se a todos os conjuntos de instruções de processamento da informação. Inclui-se aí não somente as instruções operacionais chamadas de programas (que dirigem e controlam o hardware) como também os procedimentos (instruções de processamento que abrangem as estratégias, as políticas, os métodos e as regras para se usar um SIBC). DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING RECURSOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Recursos de Software - Exemplos - Software Básico (Sistema Operacional) Windows e Linux - Software Aplicativo Planilha eletrônica, editores de texto e apresentação, Folha de Pagamento DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING RECURSOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Recursos de Dados Meios Físicos (mídias) para armazenamento de Dados Normalmente organizados em: - Banco de Dados: guardam dados processados e organizados. - Bases de Conhecimento: guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e exemplos ilustrativos sobre práticas de negócio bem sucedidas DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING POR QUE APRENDER SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? Um papel importante da TI é o de facilitar as atividades organizacionais, processos e mudanças que viabilizem o aumento do desempenho e a competitividade. Por isto é necessário que cada gerente e membro de equipe profissional aprendam sobre TI não só em seu campo específico, mas também da organização como um todo e em cenários interorganizacionais. DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Os sistemas e a tecnologia da informação devem apoiar as estratégias e processos empresariais e as estruturas e cultura organizacionais de uma empresa para aumentar o valor dos negócios em um ambiente dinâmico. O maior objetivo de um Sistema de Informação é permitir que o melhor uso dos dados, utilizando cenários e filtros apropriados, possa definir as informações que representem maior relevância no processo organizacional. POR QUE UTILIZAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Os Sistemas de Informação podem: • Melhorar o fluxo de informações na organização • Integrar todos os departamentos da mesma • Permitir uma melhor aquisição dos dados internos e externos. • Permitir também o melhor uso desses dados. POR QUE UTILIZAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SPT: Sistema de Processamento de Transações • processam e tratam as transações (dados) do dia a dia de operação da empresa, ex: contração de funcionário, venda, compra de material • são utilizados em transações rotineiras, repetitivas e comuns a maioria dos negócios • são vendidos em forma de pacotes aplicativos por empresa de software (software-house) ex. R/3 SAP • foco na eficiência, ou seja, fazer mais gastando menos DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SIG : Sistemas de Informações Gerenciais ( Management Information System ) • utilizar os dados dos sistemas de processamento de transações para melhorar a tomada de decisão nas diversas áreas de negócio • foco na eficácia, ou seja, fazer melhor DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SE: Sistemas Estratégicos • SAD : Sistemas de Apoio à Decisão (Decision Support System - DDS)  evolução dos MIS para atividades mais complexas  tem por objetivo fornecer apoio interativo na busca de informação aos gerentes e demais profissionais envolvidos no processo decisório DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Conjunto de procedimentos e métodos que visam, numa base contínua e organizada, gerar, analisar, disseminar e armazenar informações para as decisões de marketing. Possui processos metódicos de coleta de dados para que as informações sejam confiáveis e precisas. DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Classificação dos dados: a) Dados Primários • São os que não estão disponíveis e necessitam ser coletados Exemplo: opinião do consumidor sobre um produto ou serviço • Principais métodos de pesquisa de dados primários: observação, levantamento com entrevistas, pesquisa qualitativa DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING b) Dados Secundários - São os já existentes. Já se encontram disponíveis.  Dados Secundários Internos - São os existentes nos sistemas de informações. Exemplo: número de ligações ao telemarketing depois de uma propaganda na TV ou o desempenho das vendas nas férias escolares  Dados Secundários Externos - São os disponíveis fora da empresa Exemplo: pesquisas deitas pelo Ibope ou de informações do último Censo DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING OLTP OLAP Dão suporte às funções de sistemas Administrativos. Exemplo: controle de estoque, folha de pagamento Dão suporte às funções associadas à concepção do negócio da empresa Baseado em transações Necessidade de ver o dado sob diferentes perspectivas: as aplicações são dinâmicas Voltado para velocidade e automação de funções “repetitivas” Operações de agregação e cruzamentos Mantêm a situação corrente (atual) Dados históricos são relevantes Atualizações e consultas em grande número Atualização quase inexistente, apenas novas inserções transferência OLAP x OLTP DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING REQUISITOS DE AMBIENTES OPERACIONAIS E ANALÍTICOS • Sistemas do Ambiente Operacional – Tempo de Resposta – Segurança – Recuperação de Falhas – Muitos usuários concorrentes DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING REQUISITOS DE AMBIENTES OPERACIONAIS E ANALÍTICOS • Sistemas do Ambiente Analítico – Flexibilidade, facilidade de navegação – Consultas complexas, não antecipadas – Gerenciamento de enormes volumes de dados – Necessidade de examinar o dado em diferentes níveis de detalhe – Necessidade de acesso a dados de fontes de dados diversas DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência O tipo de sistema de informação normalmente utilizado para gerar produtos de informação, tais como demonstrativos de clientes, salários de funcionários e recibos de vendas, seria classificado como um: ( F ) Sistema de relatório de informações. ( F ) Sistema de informação de usuário final. ( ) Sistema de automação do escritório. ( ) Sistema de processamento de transações. ( ) Sistema de informação de marketing. DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência O tipo de sistema de informação normalmente utilizado para gerar produtos de informação, tais como demonstrativos de clientes, salários de funcionários e recibos de vendas, seria classificado como um: ( F ) Sistema de relatório de informações. ( F ) Sistema de informação de usuário final. ( F ) Sistema de automação do escritório. ( ) Sistema de processamento de transações. ( ) Sistema de informação de marketing. DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência O tipo de sistema de informação normalmente utilizado para gerar produtos de informação, tais como demonstrativos de clientes, salários de funcionários e recibos de vendas, seria classificado como um: ( F ) Sistema de relatório de informações. ( F ) Sistema de informação de usuário final. ( F ) Sistema de automação do escritório. ( V ) Sistema de processamento de transações. ( ) Sistema de informação de marketing. DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Qual das afirmações abaixo corresponde a uma característica do tipo de processamento OLAP? ( V ) dados históricos são relevantes ( ) voltado para velocidade e automação de funções “repetitivas” ( ) mantém usualmente situação corrente ( ) atualizações e consultas em grande número ( ) trabalha com alto nível de detalhe DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Qual das afirmações abaixo corresponde a uma característica do tipo de processamento OLAP? ( V ) dados históricos são relevantes ( F ) voltado para velocidade e automação de funções “repetitivas” ( F ) mantém usualmente situação corrente ( F ) atualizações e consultas em grande número ( F ) trabalha com alto nível de detalhe DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Com relacão aos conceitos de Sistema de Informação de Marketing, as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas? ( ) são utilizados quando as empresas não estão inseridas em um ambiente dinâmico e, por isto, não necessitam de informações em tempo real ( ) são voltados para velocidade e automação de funções “repetitivas” para que marketing possa se dedicar a atividades mais estratégicas ( ) as atividades de Marketing passam a ser realizadas com o uso de informações precisas, de fácil acesso e manuseio, para a análise e tomadas de decisões estratégicas. ( ) provêm informações de cunho operacional, auxiliando no melhor controle das operações, estando intimamente ligado ao dia a dia das empresas ( ) são sistemas transacionais que possibilitam a captura dos dados referentes aos clientes mais rentáveis DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Com relacão aos conceitos de Sistema de Informação de Marketing, as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas? ( F ) são utilizados quando as empresas não estão inseridas em um ambiente dinâmico e, por isto, não necessitam de informações em tempo real ( F ) são voltados para velocidade e automação de funções “repetitivas” para que marketing possa se dedicar a atividades mais estratégicas ( V ) as atividades de Marketing passam a ser realizadas com o uso de informações precisas, de fácil acesso e manuseio, para a análise e tomadas de decisões estratégicas. ( ) provêm informações de cunho operacional, auxiliando no melhor controle das operações, estando intimamente ligado ao dia a dia das empresas ( ) são sistemas transacionais que possibilitam a captura dos dados referentes aos clientes mais rentáveis DATABASE MARKETING – AULA 2 DATABASE MARKETING Registro de Frequência Com relacão aos conceitos de Sistema de Informação de Marketing, as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas? ( F ) são utilizados quando as empresas não estão inseridas em um ambiente dinâmico e, por isto, não necessitam de informações em tempo real ( F ) são voltados para velocidade e automação de funções “repetitivas” para que marketing possa se dedicar a atividades mais estratégicas ( V ) as atividades de Marketing passam a ser realizadas com o uso de informações precisas, de fácil acesso e manuseio, para a análise e tomadas de decisões estratégicas. ( F ) provêm informações de cunho operacional, auxiliando no melhor controle das operações, estando intimamente ligado ao dia a dia das empresas ( F ) são sistemas transacionais que possibilitam a captura dos dados referentes aos clientes mais rentáveis
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved