Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Pesquisa de Mercado - Aula-08, Notas de aula de Marketing

Marketing de Serviços

Tipologia: Notas de aula

2017
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 15/01/2017

Wanderlei
Wanderlei 🇧🇷

4.5

(131)

383 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Pesquisa de Mercado - Aula-08 e outras Notas de aula em PDF para Marketing, somente na Docsity! PESQUISA DE MERCADO MARKETING - EAD PROF. HELIO DE BRITO Objetivos da aula 8 1. Assinalar as diretrizes indispensáveis a uma boa prática de pesquisa; 2. Analisar a exatidão das respostas dos entrevistados em relação às perguntas e temas propostos; 3. Apresentar as formas de tabulação dos dados levantados. AULA 8 As operações de coleta de dados precisam ser detalhadamente planejadas e controladas para que os dados tenham alta qualidade e para que as previsões de tempo e de custo de coleta sejam atingidas. Coleta de dados AULA 8 AULA 8 Planejamento da Coleta de dados Existem variações no planejamento de das operações de coleta de dados de acordo com o método utilizado, independente do método utilizado, há quatro aspectos que devem fazer parte do planejamento. 1.Cronograma das atividades. 2.Orçamento de despesas e de saídas de caixa. 3.Recursos humanos. 4.Controle. AULA 8 Planejamento da Coleta de dados 1. Cronograma das atividades: Todo e qualquer projeto deve ter um cronograma de coleta de dados que especifique quando as operações devem iniciar e qual o prazo para o seu encerramento. Também deve descrever todas as atividades que serão realizadas. AULA 8 3. Recursos humanos: Projetos que utilizam as entrevistas pessoais o recrutamento exigem cuidados especial com relação ao recrutamento, seleção, treinamento e supervisão de entrevistadores. Escolher entrevistadores inadequados pode introduzir uma infinidade de fontes de vieses que podem comprometer a qualidade dos resultados. Planejamento da Coleta de dados AULA 8 Características a serem procuradas nos entrevistadores Características demográficas: Idade, sexo, estado civil, raça, religião, ocupação, nível educacional, formação profissional, estrato socioeconômico, estilo de vida etc. Características psicológicas: Motivação, atitudes, percepção, expectativas, valores etc. Características comportamentais: Disciplina, honestidade, comunicação, , precisão apresentação pessoal etc. AULA 8 4. Controle: Controlar e acompanhar todas as atividades planejadas e a medição constante das metas em comparação com as programadas é fundamental para garantir o cumprimento de prazos e orçamentos. Planejamento da Coleta de dados AULA 8 Os objetivos da pesquisa; O uso dos instrumentos de coleta; O plano amostral; A abordagem aos respondentes; Como conseguir empatia; Apresentação pessoal adequada; Como efetuar as perguntas; Como registrar as respostas; Tipo de público com que terão contato. Treinamento e Qualificação da equipe Principais tipos de erros cometidos por entrevistadores durante as entrevistas:  Ausência de empatia entre entrevistador e entrevistado.  Forma de perguntar.  Forma de registrar as respostas.  Desonestidade. AULA 8 Principais tipos de erros – como evitar: Ausência de empatia entre entrevistador e entrevistado:  Apresentação pessoal.  Corte de cabelo, barbeado ou barba aparada, maquiagem discreta.  Vestimenta adequada. AULA 8 Principais tipos de erros – como evitar: Forma de registrar as respostas: Os entrevistadores precisam ser treinados a registrar as respostas de forma rápida e correta, principalmente quando se trata de perguntas abertas. O entrevistador deve ser orientado a condizir a entrevista observando os seguintes quesitos:  Realizar as entrevistas em lugar que facilite o registro das respostas.  Utilizar caneta na cor definida pela coordenação.  Escrever com letra legível.  Anotar as respostas durante a entrevista.  Utilizar as próprias palavras dos entrevistados.  Não sumarizar as respostas. AULA 8 Principais tipos de erros – como evitar: Desonestidade: A desonestidade na coleta de dados se caracteriza pelo preenchimento, parcial ou total, dos instrumentos com dados falsos ou a realização de entrevistas com pessoas fora do perfil desejado. Atos desonestos não são fáceis de serem detectados pela crítica dos intrumentos. Um sistema de verificação por amostragem, denominado de checagem, que tem como objetivo confirmar se os respondentes foram efetivamente entrevistados devem ser utilizados com frequência. Na fase de treinamento os entrevistadores devem ser devidamente informados sobre a fraudes e as consequências para quem as comete. AULA 8 Técnicas de Entrevista AULA 8 AULA 8 • Entonação • Os livros chegaram de navio antes da inauguração da Bienal • Os livros chegaram de navio antes da inauguração da Bienal • Os livros chegaram de navio antes da inauguração da Bienal • Anotações das respostas • Letra legível • Não rasurar • Anote tudo que for dito (não abreviar ou resumir) Realização da entrevista AULA 8 Realização da entrevista • Imparcialidade – Não ajude o respondente – Não complete as respostas – Cuidado com o não verbal – Não concorde com as respostas (manipulação) – Não converse com o entrevistado sobre o tema • Segurança do entrevistador – Evite discussões – não saia correndo – Não entrevistar pessoas em estado de embriaguez – Trajes adequados AULA 8 Diga somente o que pode ser dito  Esclareça o que deve ser esclarecido  Não engane o entrevistado  Não invente respostas  Treine para dizer quando preciso: não fui informado  Não deixe nada no ar (o respondente não pode ficar confuso)  Mostre interessado com a dúvida do respondente  Seja atencioso Esclarecimentos AULA 8 Forma ordenada de dispor as respostas, de modo a facilitar a leitura e a análise. Consiste na contagem do número de casos que ocorreram em cada categoria. Tabulação AULA 8 1) Simples: envolve a simples contagem do número de casos que ocorreram em cada uma das variáveis em estudo. 2) Cruzada: quando as ocorrências em duas ou mais variáveis do estudo são contadas simultaneamente. Tabulação AULA 8 Formas de apresentação: 1)Gráficos 2)Tabelas descritivas Tabulação AULA 8 Amostra: 200 entrevistados • P1. A compra de seu carro novo foi financiada? 1. ( ) Sim 2. ( ) Não Tabulação de perguntas encadeadas AULA 8 Tabulação de perguntas encadeadas Alternativas f (Σ)freqüência) % Sim 170 85 Não 30 15 Total (Σ)Σ)) 200 100 AULA 8 Tabulação de perguntas encadeadas P2. Em caso afirmativo, qual a entidade financeira. 1. (Σ) ) Banco do Brasil 2. (Σ) ) Banco privado 3. (Σ) ) Fabricante 4. (Σ) ) Caixa Econômica 5. (Σ) ) Outros
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved