Monitoramento da água por Satélite

Monitoramento da água por Satélite

Jefferson Lorençoni de Morais Cursando Engenharia Mecânica Universidade Paulista – UNIP

Monitoramento da água por Satélite

Os satélites são muito bem utilizado em várias aplicações, como transmissão de dados, captura de imagens no espaço, sistema de localização e posição (GPS), espionagem e outros.

Uma das áreas bem utilizadas no satélite está no monitoramento do clima pelo espaço e também da água. Os satélites veem sendo usados ao longo do tempo, para monitorar a qualidade da água no espaço, com objetivo de acompanhar o seu ciclo, seu desenvolvimento e também a poluição em sua volta. Os satélites conseguem captar imagens em determinada área, e manda um sinal por telemetria que chega em uma base de controle, onde realiza um processamento de dados. Com o resultado dos dados os biólogos fazem interpretação dos dados para saber a qualidade da água presente no local.

Imagem de satélite, monitorando água ao longo do espaço

O dado coletado pelos os satélites através da imagem são a turbidez, a qual está diretamente relacionada à sua qualidade como água doce e potável. A Turbidez representa a propriedade óptica de absorção e reflexão da luz, e serve como um importante parâmetro das condições adequadas para consumo da água. A turbidez e causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz pela água. Entretanto, não se pode relacionar unicamente a turbidez à sujeira da água, pois são numerosos os fatores que interferem na absorção e na reflexão da luz, como o tamanho das partículas, sua forma geométrica dispersiva da luz e sua coloração. Pode-se apenas mencionar a turbidez total da água, em uma testagem quantitativa.

Jefferson Lorençoni de Morais Cursando Engenharia Mecânica Universidade Paulista – UNIP

A turbidez da água pode também está relacionada a vida micro-organismo patogênicos a saúde. Onde que alguns especialistas falam que quanto mais turvo estiver a água, mais vida microbiológica estará presente no fluido.

Lado direito da imagem, água está menos turva, já no lado esquerdo está mais turvo.

Uma das principais dificuldades dos satélites é em encontrar água subterrâneo, pelo fato dos sensores não conseguirem penetrar abaixo do solo, então para eles encontrarem água subterrâneo eles analisam as florestas que tem uma grande concentração de chuvas e de baixo declínio formando espécie de vulcões. Assim eles fazem simulações que possa existir nascentes presentes no local ou rio subterrâneo. Com os avanços dos satélites se pode no futuro em desenvolver um novo sistema de sensoriamento remoto que possa encontrar água subterrâneo. Para isso deve ter um grande estudo na área da água, que podemos saber suas características subatômicas que possa nos ajudar em desenvolver um novo sensor. E também podemos acoplar um sistema integrado onde possa até mesmo encontrar vidas micro-organismos presentes no fluido ou próximo ao fluido.

Como todos sabemos, onde existir água possa existir vida ao seu redor. Pois a água ela é abundante onde qualquer ser vivo depende e precisa do ciclo da água para se prosperarem como nos na terra vivemos.

Características da água

Á água (H2O) é uma substância mais comum do planeta, e encontrada no estado sólido, liquido e vapor.

Jefferson Lorençoni de Morais Cursando Engenharia Mecânica Universidade Paulista – UNIP

Ela é uma substância encontrada em grande quantidade no meio ambiente e no corpo dos seres vivos, sendo considerada, portanto, a substância mais comum do planeta terra. Ela desempenha um principal papel para a sobrevivência dos organismos.

A química da água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). Esses elementos são unidos graças às ligações chamadas de covalentes ou moleculares, que se caracterizem pelo compartilhamento de elétrons presentes na última camada de elétrons presentes na última camada eletrônica para adquirir estabilidade.

Água nos seres vivos: não é encontrada exclusivamente no meio ambiente, estando presente também na composição dos seres vivos. De acordo com os organismos analisado, a quantidade de água pode atingir porcentagens extremamente altas, como é o caso das águas vivas, que possuem um teor de 98% de água e nos seres humanos um teor de 65%.

Sensoriamento Remoto Para Encontrar Vida Por Satélite

Os sensores como sabemos, são pequenos dispositivos sensíveis que pode ser colocado para vigilância, medição de temperaturas, correntes percorrendo um condutor e outros. Uma da proposta para um desenvolvimento de sensoriamento pode ser para encontrar vida de micro-organismos em um fluido sendo observado pela á turbidez da água. Esse sensor emitira uma luz do espaço, e irar penetrar o fluido e observando as vibrações presente e encontrando a vida microbiológica no fluido, encontrando podemos determinar o estado do fluido, grau de poluição, se o fluido é potável ou não. E o índice de bactérias presente no local, e as emissões de monóxido de carbono na área coletada.

Assim podemos também propor para o monitoramento para encontrar vida em cometas ou em outros planetas, pelo o fato de encontrar fluido no local pode-se encontrar também vida microbiológica, encontrando a vida no local podemos dizer que existe vidas bacterianas no local ou até mesmo vida inteligente.

Jefferson Lorençoni de Morais Cursando Engenharia Mecânica Universidade Paulista – UNIP

Referências Bibliográfica http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/agua-1.htm http://www.infoescola.com/quimica/turbidez-da-agua/ w.comunitexto.com.br/monitoramento-da-agua-subterranea/

Comentários