raciocinio logico

raciocinio logico

(Parte 1 de 4)

w.odiferencialconcursos.com.br

1 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013 w.odiferencialconcursos.com.br

2 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013

Apresentação3
Questões4
Respostas219
Bibliografia469

“Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes.” (Lucas 16,10)

“E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” (Lucas 16,12).

Regras para uso desta apostila

É proibida a distribuição de arquivos protegidos por direitos autorais.

Portanto, é proibida a distribuição desta apostila por qualquer meio. Ela serve apenas para uso pessoal.

Denuncie: odiferencialconcursos@gmail.com w.odiferencialconcursos.com.br

3 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013

É notória a preocupação das empresas, tanto públicas como privadas, em contratar funcionários que consigam pensar de maneira crítica acerca dos diferentes problemas que surgem no decorrer de suas vidas sociais e profissionais, tornando-se, assim, mais argumentativos com base em critérios e em princípios logicamente validados.

Para atender a essas exigências, as bancas organizadoras vêm incluindo nos conteúdos programáticos dos seus editais conhecimentos sobre Raciocínio Lógico.

A apostila digital de 500 questões comentadas de Raciocínio Lógico objetiva atingir concurseiros, auxiliando-os no aprendizado desse conteúdo tão importante e requisitado pelas organizadoras de certames.

Convém saber que é a prática de exercícios que fixa o conhecimento e prepara o candidato para reconhecer as armadilhas preparadas pelas bancas organizadoras dos certames, pois muitas vezes conhecer determinado assunto não é suficiente para assimilar a forma como este conhecimento é cobrado nas provas.

A quantidade de questões juntamente com a qualidade, rapidez no envio e ao compromisso de conduzir o candidato ao sucesso representam todo nosso diferencial.

Wilma G. Freitas w.odiferencialconcursos.com.br

4 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013

01. Três homens, Luís, Carlos e Paulo, são casados com Lúcia, Patrícia e

Maria, mas não sabemos quem é casado com quem. Eles trabalham com engenharia, Advocacia e Medicina, mas também não sabemos quem faz o quê. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome de cada esposa e a profissão de cada um.

a) O médico é casado com Maria. b) Paulo é advogado. c) Patrícia não é casada com Paulo d) Carlos não é médico.

02. O professor Jeremias Damasceno dá aulas de Filosofia para uma turma bastante desinteressada. Quatro alunos da turma sentam invariavelmente na última fileira da sala, sempre ocupados com alguma coisa fora da aula. Na semana passada, o professor Jeremias resolveu pegar cada um enquanto estivesse distraído com outra coisa e chamarlhe a atenção. Com base nas dicas a seguir, tente descobrir o nome de cada aluno, a atividade com que estava envolvido na hora da aula, a ordem em que foi pego e qual havia sido a nota dele na prova.

a) Lenildo foi pego fazendo palavras cruzadas. b) Breno tirou a nota mais baixa, mas não foi o primeiro a ser pego. c) Nilo foi o último a ser pego pelo professor. d) O segundo a ser pego pelo professor (que não foi Lenildo) tinha tirado 60 na prova. e) O terceiro a ser pego estava escrevendo um relatório de outra matéria na hora da aula. f) O que foi pego dormindo em sala tinha tirado 50. g) Um deles se chamava Marcelo. h) As notas foram 48, 50, 5 e 60. i) Um deles estava lendo revista.

03. Célia e outros três parceiros fazem parte de um quarteto musical. Cada componente do grupo tem uma função diferente. Com base nas dicas a w.odiferencialconcursos.com.br

5 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013 seguir, tente descobrir o nome de cada componente do quarteto, sua idade e função e o item que estava usando na última apresentação.

a) Décio usou óculos escuros na apresentação. b) Célia é a vocalista. c) O que usou gravata tem 25 anos. d) O guitarrista, que não é Benício, tem 26 anos. e) O tecladista usou gola de pele. f) Roberto tem 28 anos e não toca bateria. g) Benício é mais velho que Célia. h) Um deles tem 23 anos. i) Um deles usou botas altas.

04. Um agente de viagens atende três amigas. Uma delas é loura, outra é morena e outra é ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas fará uma viagem a um país diferente da Europa: uma delas irá à Alemanha, outra irá à França e a outra irá à Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma delas, elas deram as seguintes informações:

a loura: “Não vou à França nem à Espanha”; a morena: “Meu nome não é Elza nem Sara”;

a ruiva: “Nem eu nem Elza vamos à França”;

O agente de viagens concluiu, então, acertadamente, que:

a) a loura é Sara é vai à Espanha. b) A ruiva é Sara e vai à França. c) A ruiva é Bete e vai à Espanha. d) A morena é Bete e vai à Espanha. e) A loura é Elza e vai à Alemanha.

05. Cinco irmãos exercem, cada um, uma profissão diferente. Luís é paulista, como o agrônomo, e é mais moço do que o engenheiro e mais velho do que Oscar. O agrônomo, o economista e Mário residem no mesmo bairro. O economista, o matemático e Luís são todos torcedores do Flamengo. O matemático costume ir ao cinema com Mário e Nédio. O economista é w.odiferencialconcursos.com.br

6 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013 mais velho do que Nédio e mais moço do que Pedro; este, por sua vez, é mais moço do que o arquiteto. Logo:

a) Mário é engenheiro, e o matemático é mais velho do que o agrônomo, e o economista é mais novo do que Luís. b) Oscar é engenheiro, e o matemático é mais velho do que o agrônomo, e

Luís é mais velho do que o matemático. c) Pedro é matemático, e o arquiteto é mais velho do que o engenheiro, e

Oscar é mais velho do que o agrônomo. d) Luís é arquiteto, e o engenheiro é mais velho do que o agrônomo, e Pedro é mais velho do que o matemático. e) Nédio é engenheiro, e o arquiteto é mais velho do que o matemático, e Mário é mais velho do que o economista.

06. Caio, Décio, Éder, Felipe e Gil compraram, cada um, um barco.

Combinaram, então, dar aos barcos os nomes de suas filhas. Cada um tem uma única filha, e todas têm nomes diferentes. Ficou acertado que nenhum deles poderia dar a seu barco o nome da própria filha e que a cada nome das filhas corresponderia um e apenas um barco. Décio e Éder desejavam, ambos, dar a seus barcos o nome de Laís, mas acabaram entrando em um acordo: o nome de Laís ficou para o barco de Décio e Éder deu a seu barco o nome de Mara. Gil convenceu o pai de Olga a pôr o nome de Paula em seu barco (isto é, no barco dele, pai de Olga). Ao barco de Caio, coube o nome de Nair, e ao barco do pai de Nair coube o nome de Olga. As filhas de Caio, Décio, Éder, Felipe e Gil são, respectivamente: a) Mara, Nair, Paula, Olga; Laís; b) Laís, Mara, Olga, Nair; Paula; c) Nair, Laís, Mara, Paula, Olga; d) Paula, Olga, Laís, Nair, Mara; e) Laís, Mara, Paula, Olga, Nair.

07. Três mulheres hospedaram-se recentemente em hotéis diferentes, cada qual com a intenção de cumprir um programa de dietas que o hotel oferecia. Com base nas dicas ao lado, tente descobrir o nome de cada mulher, o hotel onde se hospedou e a base da sua dieta. a) Bárbara fez uma dieta à base de saladas. b) O hotel Malta oferecia um programa de dieta à base de iogurte. c) Célia não se hospedou no Hotel Malta nem no Capri. d) Os outros hotéis eram o Capri e o Várzea. e) A terceira dieta era à base de água de coco.

w.odiferencialconcursos.com.br

7 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013 f) Uma delas se chamava Tatiana.

08. Os carros de Artur, Bernardo e César são, não necessariamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. Um dos carros é cinza, um outro é verde, e o outro é azul. O carro de Artur é cinza; o carro de César é o Santana; o carro de Bernardo não é verde e não é a Brasília. As cores da Brasília, da Parati e do Santana são, respectivamente: a) cinza, verde e azul; b) azul, cinza e verde; c) azul, verde e cinza; d) cinza, azul e verde; e) verde, azul e cinza.

Inenhuma pessoa pode jogar duas partidas seguidas;
Imarido e esposa não jogam entre si.

09. Quatro casais reúnem-se para jogar xadrez. Como há apenas um tabuleiro, eles combinam que:

Na primeira partida, Celina joga contra Alberto. Na segunda, Ana joga contra o marido de Júlia. Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido de Ana. Na quarta, Celina joga contra Carlos. E na quinta, a esposa de Gustavo joga contra Alberto. A esposa de Tiago e o marido de Helena são, respectivamente: a) Celina e Alberto; b) Ana e Carlos; c) Júlia e Gustavo; d) Ana e Alberto; e) Celina e Gustavo.

10. Paulo, João, Beto, Marcio e Alfredo estão numa festa. Sabendo-se que cada um deles possui diferentes profissões: advogado, administrador, psicólogo, físico e médico. Temos:

O advogado gosta de conversar com Beto, Marcio e João, mas odeia conversar com o médico. Beto joga futebol com o físico. Paulo, Beto e Márcio jogam vôlei com o administrador. Alfredo move uma ação trabalhista contra o médico. Podemos afirmar que Paulo é....

w.odiferencialconcursos.com.br

8 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013 a) Advogado b) Administrador c) Psicólogo d) Físico e) Médico

1. Em torno de uma mesa quadrada, encontram-se sentados quatro sindicalistas. Oliveira, o mais antigo entre eles, é mineiro. Há também um paulista, um carioca e um baiano. Paulo está sentado à direita de Oliveira. Norton, à direita do paulista. Por sua vez, Vasconcelos, que não é carioca, encontra-se à frente de Paulo. Assim, a) Paulo é paulista e Vasconcelos é baiano. b) Paulo é carioca e Vasconcelos é baiano. c) Norton é baiano e Vasconcelos é paulista. d) Norton é carioca e Vasconcelos é paulista. e) Paulo é baiano e Vasconcelos é paulista.

12. Três amigos, Mário, Nilo e Oscar, juntamente com suas esposas, sentaram-se, lado a lado, à beira do cais, para apreciar o pôr-do-sol. Um deles é flamenguista, outro é palmeirense, e outro vascaíno. Sabe-se, também, que um é arquiteto, outro é biólogo, e outro é cozinheiro. Nenhum deles sentou-se ao lado da esposa, e nenhuma pessoa sentouse ao lado de outra do mesmo sexo. As esposas chamam-se, não necessariamente nesta ordem, Regina, Sandra e Tânia. O arquiteto sentou-se em um dos dois lugares do meio, ficando mais próximo de Regina do que de Oscar ou do que do flamenguista. O vascaíno está sentado em uma das pontas, e a esposa do cozinheiro está sentada à sua direita. Mário está sentado entre Tânia, que está à sua esquerda, e Sandra. As esposas de Nilo e de Oscar são, respectivamente:

a) Regina e Sandra b) Tânia e Sandra c) Sandra e Tânia d) Regina e Tânia e) Tânia e Regina w.odiferencialconcursos.com.br

9 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013

13. Fátima, Beatriz, Gina, Sílvia e Carla são atrizes de teatro infantil, e vão participar de uma peça em que representarão, não necessariamente nesta ordem, os papéis de Fada, Bruxa, Rainha, Princesa e Governanta.

Como todas são atrizes versáteis, o diretor da peça realizou um sorteio para determinar a qual delas caberia cada papel. Antes de anunciar o resultado, o diretor reuniu-as e pediu que cada uma desse seu palpite sobre qual havia sido o resultado do sorteio. Disse Fátima: “Acho que eu sou a Governanta, Beatriz é a Fada, Sílvia é a Bruxa e Carla é a Princesa”. Disse Beatriz: “Acho que Fátima é a Princesa ou a Bruxa”. Disse Gina: “Acho que Silvia é a Governanta ou a Rainha”. Disse Sílvia: “Acho que eu sou a Princesa”. Disse Carla: “Acho que a Bruxa sou eu ou Beatriz”.

Neste ponto, o diretor falou: “Todos os palpites estão completamente errados; nenhuma de vocês acertou sequer um dos resultados do sorteio” !

Um estudante de Lógica, que a tudo assistia, concluiu então, corretamente, que os papéis sorteados para Fátima, Beatriz, Gina e Sílvia foram, respectivamente, a) rainha, bruxa, princesa, fada. b) rainha, princesa, governanta, fada. c) fada, bruxa, governanta, princesa. d) rainha, princesa, bruxa, fada. e) fada, bruxa, rainha, princesa.

14. Há 5 casas de diferentes cores; em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade; esses 5 proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm um certo animal de estimação; nenhum deles têm o mesmo animal, fumam o mesmo cigarro ou bebem a mesma bebida. A Questão é a seguinte: Quem tem um peixe como animal de estimação?

Dicas O Inglês vive na casa Vermelha. O Sueco tem Cachorros como animais de estimação. O Dinamarquês bebe Chá. A casa Verde fica do lado esquerdo da casa Branca.

w.odiferencialconcursos.com.br

10 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013

O homem que vive na casa Verde bebe Café. O homem que fuma Pall Mall cria Pássaros. O homem que vive na casa Amarela fuma Dunhill. O homem que vive na casa do meio bebe Leite. O Norueguês vive na primeira casa. O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem Gatos. O homem que cria Cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill. O homem que fuma BlueMaster bebe Cerveja. O Alemão fuma Prince. O Norueguês vive ao lado da casa Azul. O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe Água.

a) O Alemão cria peixes b) O Dinamarquês bebe leite c) O Sueco fuma Prince d) O Alemão bebe cerveja e) O Inglês mora na 1ª casa

15. Cinco aldeões foram trazidos à presença de um velho rei, acusados de haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou tão baixo que o rei – que era um pouco surdo – não ouviu o que ele disse. Os outros quatro acusados disseram:

Bebelim: - Cebelim é inocente; Cebelim: - Dedelim é inocente; Dedelim: - Ebelim é culpado; Ebelim: - Abelim é culpado.

O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ouvira as declarações dos cinco acusados, disse então ao rei: “Majestade, apenas um dos cinco acusados é culpado, e ele disse a verdade; os outros quatro são inocentes e todos os quatro mentiram.” O velho rei, embora um pouco surdo, muito sábio, logo concluiu que o culpado era: a) Abelim b) Bebelim c) Cebelim d) Dedelim e) Ebelim w.odiferencialconcursos.com.br

1 Eu acredito muito em sorte e já percebi que, quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho.

Ano 2013

16. Três suspeitos de haver roubado o colar da rainha foram levados à presença de um velho e sábio professor de Lógica. Um dos suspeitos estava de camisa azul, outro, de camisa branca, e o outro, de camisa preta. Sabe-se que um e apenas um dos suspeitos é culpado e que o culpado às vezes fala a verdade e, às vezes, mente. Sabe-se, também, que dos outros dois (isto é, dos suspeitos que são inocentes), um sempre diz a verdade e outro sempre mente. O Velho e sábio professor perguntou, a cada um dos suspeitos, qual entre eles era o culpado. a) Disse o de camisa azul: - eu sou o culpado; b) Disse o de camisa branca, apontando para o de camisa azul: - sim, ele é o culpado; c) Disse, por fim, o de camisa preta: - eu roubei o colar da rainha; o culpado sou eu.

(Parte 1 de 4)

Comentários