Modelo Plano de Negócio

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Marcelo Alves de Barros, Dr. mbarros@computacao.ufcg.edu.br

Este documento em forma de roteiro apresenta o conteúdo de referência para a elaboração do seu Plano de Negócio nas 6 partes seguintes: Resumo Executivo, Empreendimento, a Proposta de Valor, Mercado, Estratégia de Marketing & Vendas e Finanças. Um conjunto de instruções complementares é fornecido no final deste roteiro.

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1. Resumo Executivo

Documento de uma a duas páginas Resumo dos principais pontos do plano de negócio Seu objetivo é convencer o leitor de que o negócio é interessante e induzí-lo a buscar os detalhes do Plano de Negócio Deve ser a última parte escrita do PN

Essência do Conteúdo:

1. Necessidade Atendida no Mercado, Tamanho e Tendência desse Mercado 2. Proposta de Valor (Solução para atender a necessidade acima) 3. Potencial dos Empreendedores e seu papel no Empreendimento 4. Planilha de Projeção de Resultados 5. Apoio demandado pelo Empreendimento

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2. O Empreendimento

2.1 DADOS DA EMPRESA

Informações sobre o responsável pela proposta. Nome : Identidade: Órgão Emissor: CPF: Endereço: Bairro: Cidade: Estado: CEP: Telefone: FAX: E-mail Formação Profissional:

Atribuições no Empreendimento:

Individual Limitada

Natureza/Descrição do empreendimento:

Razão Social: Nome Fantasia: CGC - Insc. Estadual Insc. Municipal

Nome dos sócios e respectivas participações na empresa Nome Participação

Áreas de competência tecnológica (áreas de conhecimento técnico que são dominadas) Nome Área

Responsáveis pela gestão do empreendimento (por área). Área Responsável Administração Financeira Produção Tecnológica Comercial

Outras (especificar)

2.2 DADOS DOS DIRIGENTES

Descreva quais são as pessoas de valor do negócio que tiveram a coragem de ser sócios. Descreva os papéis e responsabilidades de cada um Para cada dimensão da vida de cada pessoa de valor (Material, Acadêmica, Profissional, Emocional, Espiritual, etc), escreva quais os argumentos que provam que esta é a sua oportunidade.

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2.3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO Quais os segmentos de clientes (público alvo)? Qual é a necessidade não atendida nestes públicos alvos? Como o seu público alvo está se virando agora em relação a esta necessidade? Como a sua solução vai mudar o comportamento mental desse público alvo para fazê-lo comprála? De quê sua solução é constituída?

2.4 FONTES DE RECEITA 2.5 CENÁRIO FUTURO PARA O MERCADO 2.6 VISÃO (Objetivos de longo prazo) 2.7 MISSÃO (o que a empresa vai fazer para atingir os objetivos acima) 2.8 ESTRATÉGIA (análise S.W.O.T. = Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)

2.8.1 Ambiente Externo: OPORTUNIDADES e AMEAÇAS

Oportunidades: variáveis (forças) externas que favorecem o negócio

Ameaças: variáveis (forças) externas que desfavorecem o negócio

Ambiente Externo OPORTUNIDADES (+) AMEAÇAS (-)

2.8.2 Ambiente Interno: PONTOS FORTES e PONTOS FRACOS Pontos fortes. variáveis (forças) internas que favorecem o negócio

Pontos fracos variáveis (forças) internas que desfavorecem o negócio

Ambiente Interno PONTOS FORTES (+) PONTOS FRACOS (-)

2.8.3 Fatores Críticos do Êxito do Negócio

Ações que combinam as oportunidades e forças internas (pontos fortes) para superar as ameaças e eliminar os pontos fracos na busca dos objetivos definidos na missão e visão.

2.9 INFRA-ESTRUTURA

Quais recursos (físicos, humanos e tecnológicos) estratégicos são exigidos pela Proposta de Valor? Pelos Canais de Distribuição?

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Pelo Relacionamento com Clientes? Pelo Marketing&Vendas?

2.10 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: EMPREENDIMENTO

Mês

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3. A Proposta de Valor (detalhamento dos produtos e/ou serviços)

3.1 Quadro resumo dos produtos – serviços

Linha Cod. Nome do Produto ou

Serviço

Fase atual de desenvolvimento ou de maturidade Observação

3.2 Caracterização Obrigatória de cada Produto-Serviço

mão de obra utilizada, embalagem

Descrição: O que é o produto. Aplicação A que tipo de finalidade os produtos atendem, a quem é destinado. Recursos utilizados Como o produto é elaborado, matéria prima utilizada, maquinário, software,

Tempo para obsolescência

Lembre-se que a vida útil de produtos de base tecnológica é muito curta devido a constante evolução na área.

Fornecedores Quem são os fornecedores, no caso de produtos de terceiros, ou os fornecedores da matéria prima utilizada na produção.

Propriedade Intelectual Quem detém a propriedade intelectual desses produtos.

Modelos ou variantes

Às vezes o mesmo produto é oferecido em modelos diferentes ou com características distintas. Citar esses atributos se for o caso.

3.3 Quadro Resumo dos diferenciais dos produtos/serviços (em relação aos disponíveis no mercado)

3.4 Detalhamento do Estágio atual do desenvolvimento do produto/serviço*

FASE ESTÁGIO Estágio atual Cronograma por semestre (ou por mês)

1º Sem 2º Sem 3º Sem 4º Sem 5º Sem 6º Sem

01 Maturação da idéia
02 Em especificação
03 Em desenvolvimento
04 Em teste

05 Protótipo

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06 Demonstração em cliente
07 Em comercialização

* Quando o plano se referir a mais de um produto/serviço, fazer um cronograma para cada produto, separadamente.

3.5 Modelos de Maturidade Descrição de sistemas de qualidade dos produtos e serviços, normas utilizadas, regulamentos técnicos, padrões de certificação buscados, registros e autorizações necessários para a produção e comercialização dos produtos e serviços, etc.

3.6 Alianças Estratégicas Descrição dos parceiros necessários para terceirizações, representação, fornecedores, etc.

3.7 Cronograma de Desenvolvimento do Produto-Serviço

Produtos Etapas
Teste de Mercado
Comercialização

Pesquisa & Desenvolvimento ...

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4. O Mercado

4.1 Sumário do Mercado Quadro resumo com dados confiáveis do segmento de mercado potencial visado

Quant estimada Ano 1

Quant estimada Ano 3

Quant estimada Ano 5

População Total

SEGMENTOS VISADOS: Total do segmento e porcentagem visados

Total do segmento e porcentagem visados

Total do segmento e porcentagem visados

SEGMENTO X (descrever o perfil dos clientes potenciais que compõem este segmento)

Total % visado

SEGMENTO Y
SEGMENTO Z
TOTAL ESTIMADO DE CLIENTES

4.2 IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO 4.2.1 Descrição Detalhada dos segmentos de mercado e justificativa do seu interesse em adquirir a solução 4.2.2 Dados demográficos de cada segmento de mercado

4.3 TENDÊNCIAS DE CRESCIMENTO DOS SEGMENTOS DE MERCADO Cite dados confiáveis (públicos ou privados) que demonstram que os públicos alvos irão evoluir com o tempo conforme indicado no quadro sumário do mercado alvo. Citar as fontes destes dados.

4.4 PARTICIPAÇÃO PRETENDIDA NESTES SEGMENTOS DE MERCADO Usar uma planilha detalhada mostrando para cada segmento do público alvo a percentagem que seu empreendimento pretende transformar em clientes em função do tempo definido no quadro sumário do mercado.

4.5 CONCORRÊNCIA 4.5.1 Quantidade e forma de atuação dos empreendimentos concorrentes (atribua notas de 0 a 10 ou indicadores para evidenciar o seu posicionamento em relação aos concorrentes identificados)

Fator Crítico de Êxito do Negócio Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3 Meu Negócio

Localização

Tamanho (porte) da empresa

Capacidade de Propaganda

Capacidade de fazer Promoções

Capacidade de Produção

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Capacidade de fazer investimentos

Capacidade de RH

Capacidade de controlar os fornecedores

Capacidade de Controlar Canais de vendas

Capacidade de fazer P&D

Alianças Estratégicas

Detenção de Patentes ou Propriedade Intelectual Protegida

Capacidade em CRM

Capacidade em Logística na Cadeia de Suprimentos e CRM

Capacidade em TI

4.5.2 Análise dos principais produtos-serviços dos concorrentes (atribua notas de 0 a 10 ou indicadores para evidenciar o seu posicionamento em relação aos produtos concorrentes identificados)

Fator Crítico de Êxito do Negócio

Prod/Serv Concorrente 1

Prod/Serv Concorrente 2

Prod/Serv Concorrente 3

Meu Prod/Serv

Utilidade (importância da necessidade atendida)

Imagem do Produto

Qualidade Certificada (Inmetro, etc)

Preço
Facilidades de pagamento
Prazos de Entrega
Suporte Técnico específico
Garantias

Nível de tecnologia embutida e perceptível

etc

4.6 DIFERENCIAL COMPETITIVO Resumo do posicionamento do seu empreendimento e do seu produto/serviço face aos concorrentes.

4.7 METAS ESPECÍFICAS DE VENDAS 4.8 Meta de Vendas e Justificativa da sua viabilidade Data para a Meta

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5. A Estratégia de Marketing & Vendas

5.1 Política de Preços

Que valores nossos clientes estão dispostos a pagar? Que valores nossos clientes estão pagando hoje? O que eles recebem pelo que eles pagam hoje? De que forma eles estão pagando? De que forma eles preferem pagar? Quanto cada modelo de pagamento deles contribui para o alvo do empreendimento? Lembre-se que preço e pagamento depende do serviço personalizado, do tipo de cliente e do volume do uso. Exemplos de modelos de pagamento são: por uso, por licença, por viagem, por homem-hora.

Quadro resumo: nossos preços face aos praticados pelo mercado (usar composição do produtoserviço para justificar o preço proposto)

Produto 1
Produto 2
Produto 3
Produto 4

5.2 Ações de Marketing e Vendas

Por meio de quais canais os clientes potenciais desejam ser encontrados? Como os estamos encontrando agora? Como os diferentes canais atuais estão integrados? Quais deles funcionam melhor? Quais deles tem relação custo-benefício melhor? Como integramos estes canais com as rotinas e ambientes dos clientes potenciais? Como criamos imagem do produto/serviço? Como ajudamos os clientes a avaliar o produto/serviço? Como facilitamos a vida dos clientes na hora de comprar o X? Como facilitamos o uso do produto/serviço? Como valorizamos o cliente após a compra?

Canais de Distribuição Domínios, Marcas e Patentes Estratégias e Metas de Promoção e Vendas Equipe e metas de vendas Equipe e de Relacionamento com o cliente Projeção de Resultados de Vendas

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CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO MARKETING E VENDAS Ações e Resultados x Meses 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 1 12

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6. As Finanças

Quais os custos mais importantes do modelo de negócio ? Quais os recursos mais caros? Quais as atividades mais caras? Quais os Custos Fixos? (salários, aluguéis, etc) Quais os Custos Variáveis? (insumos, impostos, etc) Quais as economias de escala? (fornecedor, espaço, tempo, etc) Qual é a política de preços? (preço/segmento, etc) Qual é a margem bruta de lucro? (X%)

6.1 – Investimentos iniciais

Descrição Valor 1. Estudo de mercado

2. Registro de marcas e patentes 3. Honorários 4. Registro da Empresa 5. Máquinas e Equipamentos 6. Móveis / Utensílios 7. Capital de giro 8. Outros (especificar) 9. Total

6.2 – Origem dos recursos (investimentos iniciais)

R$

Valor Total Recursos próprios (%) Recursos de terceiros (%) Reinvestimento (%) 6.3 - Receita e custos

6.3.1 – Receitas operacionais

1º Ano

Ano 1º Trimestre 2º Trimestre 3º Trimestre 4º Trimestre Total 2º Ano 3º Ano

6.3.2 – Custo fixo anual (1º ano)

Descrição Valor Anual 1. Salários e encargos 2. Pró-labore 3. Taxa de Incubação 4. Taxas Diversas (Telefone, aluguel de Equipamentos, etc.) 5. Materiais Diversos 6. Manutenção e Conservação 7. Seguros 8. Depreciação

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9. Outros 10. Total

6.3.3 – Custo variável (1º ano)

Descrição Valor Anual 1. Matéria Prima 2. Embalagem 3. Outros insumos 4. Frete 5. Outros (comissões, impostos, etc) 6. Total

6.7 - Demonstrativos simplificados de resultados (1º ano)

Item Descrição Valores 1 Receita bruta (Quadro 7.1) 2 (-) Custos Fixos ( Quadro 7.2) 3 (-) Custos variáveis (Quadro 7.3) 4 Resultado Operacional (1 – 2 – 3) 5 (+) Receitas não operacional

6 (-) Despesas não operacionais 7 Lucro Bruto (4 + 5 – 6)

6.8 - Projeção do fluxo de caixa

Mês

Descrição

1. Receita Operacional

2. Receita não operacional

(A) Total de Entrada

3. Despesa Operacional

4. Despesa não operacional

5. Investimento
(B) Total de Saída
(C) Saldo no mês

A = (1 + 2); B = (3 + 4 + 5); C = (A – B); Total = Soma (Mês 1 à 12)

6.9 - Indicadores

6.9.1 – Ponto de equilíbrio anual Primeiro ano (se não houver previsão de receita para o primeiro ano, não considere este item)

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Custo Fixo Anual x 100 Receita Prevista Anual – Custo Variável

10.2 – Tempo de retorno do investimento (TR) : Número de meses necessários para recuperar o dinheiro aplicado no investimento inicial.

Investimento Inicial x 12 Resultado operacional

6.10 – Valor Presente Líquido

É o valor atual dos resultados de uma série de períodos de fluxo de caixa menos o investimento inicial. Pra se chegar ao valor atual utiliza-se uma taxa de desconto que diminui o valor efetivo do resultado proporcionalmente ao tempo em que ele ocorre. Essa taxa é baseada nos juros praticados pela economia e no grau de risco do mercado onde a empresa atua. No Brasil, hoje, esta taxa de desconto do valor é de aproximadamente 36% ao ano. Ex.: R$ 10,0 de lucro daqui a 12 meses, só vale hoje (no presente) R$ 64,0.

EBITDA (“Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization” ou lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.) O EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

(=) Receita Líquida (-) Custo dos Produtos Vendidos (CPV) (=) Lucro Bruto (-) Despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A) (=) Resultado Operacional (+) Depreciação e amortização (=) Ebitda

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