Atividade II - 2016-2 - Gabarito

Atividade II - 2016-2 - Gabarito

1. Qual o papel dos padrões GRASP no desenvolvimento de aplicação que se submetem à metodologia orientada a objetos? Garantir a descoberta das responsabilidades dos objetos envolvidos na modelagem, assim como determinar como eles devem se relacionar.

2. Uma função bastante importante do padrão Expert (Especialista) é definir a que objeto pertence um determinado comportamento. Sendo assim, baseado em que característica de um dado objeto podemos descobrir que um comportamento qualquer está relacionado à ele.

Baseado na informação do objeto (estados do objeto) 3. Relate quais as principais aplicabilidades dos Padrões GRASP.

Garantir que uma classe seja especialista na informação, que a mesma seja coesa e que não haja dependência de uma classe com outra

4. O Padrão Creator (Criador) é uma especialização do padrão Expert. Justifique o porquê desta premissa.

É justamente porque como o padrão Expert determina o comportamento e o padrão creator deve determinar como uma classe deve se relacionar com outra e para isto esta deve ter comportamento necessário para determinar a criação de outra classe

5. Com relação ao Padrão Creator, como podemos identificar “quem deve ser responsável pela instanciação de uma classe qualquer?”

• A contém objetos B; • A utiliza objetos B;

• A contém os dados de inicialização que devem ser passados classe B.

6. Que padrão consegue garantir que as responsabilidades de cada objeto seja restrita. High Cohesion (Alta Coesão)

7. Porque cada classe deve representar uma única “coisa” (ou abstração) do mundo real, ensejando a Coesão.

Para que a mesma realize apenas um comportamento e não ficar realizando diversos comportamentos que não cabem a ela.

8. De acordo com os estudos sobre Análise de Sistemas Orientada a Objetos, explique o que vem a ser dependência entre classes.

É quando uma classe necessita de outra para realizar um comportamento que ela mesma poderia acionar.

9. O que é acoplamento e como podemos identificá-lo em uma modelagem de classes.

Acoplamento é uma forma de dependência entre objetos, é possível identificá-los quando uma classe precisa que uma outra realize um procedimento que ela mesma poderia ter executado.

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