Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Planejamento Estratégico na Gestão Ambiental, Manuais, Projetos, Pesquisas de Engenharia Ambiental

Artigo - Planejamento estratégico na gestão ambiental

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2017

Compartilhado em 26/02/2017

paulo-roberto-ribeiro-fratari-5
paulo-roberto-ribeiro-fratari-5 🇧🇷

4.2

(5)

13 documentos

1 / 5

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Planejamento Estratégico na Gestão Ambiental e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Engenharia Ambiental, somente na Docsity! PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO AMBIENTAL 1GONÇALVES, G. C.; 2FRATARI, P. R. R.*; 2SILVA, K. B.*; SÁ, I. M. F.; FIDELIS, P. E. B.; SILVA, V. O.; 3SOLON, A. S. 1Aluno Apresentador , 2 Aluno Autor*, 3 Professor Orientador Instituto de Tecnologia - UNIUBE - Universidade de Uberada Uberlândia – MG e-mail: alexsandro.solon@uniube.br RESUMO – Nas últimas décadas, diversas alterações nos cenários mundiais provocaram, e continuam provocando profundas mudanças nos processos de reestruturação produtiva e gerencial em praticamente todos os setores da atividade humana. O presente trabalho tem como objetivo, realizar um estudo e discutir a respeito da importância das empresas em fazerem um planejamento estratégico, para que as mesmas mantenham-se no mercado e consequentemente adquiram estabilidade. O diagnóstico estratégico, a definição das diretrizes (missão, visão, objetivos), a concepção e a implementação da estratégia foram abordados, mostrando que o planejamento, se bem aplicado, pode tornar a gestão empresarial mais competitiva. Palavras Chaves: planejamento estratégico, gestão ambiental, vantagens competitivas. INTRODUÇÃO Até certo tempo atrás, as organizações empresariais concentravam- se basicamente em três funções importantes em uma estrutura organizacional: a função técnica, a função financeira, e a função administrativa. Devido à exploração desordenada dos recursos naturais do planeta, crescimento industrial e aumento da população, o homem vem sofrendo com mudanças e variações no meio ambiente como nunca se viu antes. Somente depois é que surgiu a preocupação com o ambiente onde essas empresas estão inseridas. Atualmente, as organizações sofrem muitas pressões para gerenciar e melhorar seu desempenho ambiental: atuar em conformidade com uma legislação mais rigorosa e satisfazer as demandas dos clientes. A partir desta realidade, as questões ambientais parecem tocar agora profundamente no pensar e no agir tecnológicos, reestruturando de uma forma objetiva, a concepção tradicional de processos em engenharia. (CYTRYNOWICZ, 1992, p.15). Surge então a importância da gestão ambiental para as empresas. Segundo JUNIOR (2004, p. 700), gestão ambiental é o ato de administrar, de dirigir ou reger os ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades que exerce, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno, de acordo com padrões de qualidade. O objetivo último é estabelecer, recuperar ou manter o equilíbrio entre natureza e homem. Toda a empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar o seu produto. A partir desta concepção, a atividade de planejamento torna-se de caráter primordial. O planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo gerencial, visando a empresa como um todo e, que portanto diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a consecução, de modo a atingir um nível de consonância entre a empresa e o ambiente onde a mesma está inserida. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir sobre os aspectos e a importância do processo de planejamento estratégico na gestão ambiental de uma organização empresarial. Metodologia Segundo CASTRO (1997), no planejamento estratégico, não existe uma metodologia universal, porque as empresas diferem de tamanho, em tipos de operações, em forma de organização, em filosofia e estilo gerencial. A partir do conhecimento das dimensões operacionais citadas acima, pode-se propor algumas etapas a serem seguidas e suas funções no desenvolvimento do processo de planejamento estratégico nas empresas. - Diagnóstico Básico: nesta etapa, se trabalha com a cultura, valores e filosofia da organização. São desenvolvidas as análises externas e internas da empresa, identificando-se as oportunidades e ameaças que podem estar presentes no ambiente da empresa, a partir da análise externa. Da análise interna, verificam-se os pontos fortes e fracos da empresa, para que a área de atuação da mesma seja determinada. - Missão Empresarial: nesta etapa, tem-se a definição de qual é o negócio da empresa, definindo os setores onde a mesma já atua ou analisar a possibilidade de atuar no futuro. - Políticas: são parâmetros, orientações ou regras que facilitam a tomada de decisões no âmbito do comportamento e dos procedimentos internos e externos da empresa. - Objetivos e metas: nesta etapa, determina-se o alvo ou estado futuro que se almeja atingir. A quantificação e o estabelecimento de prazo para sua realização concretizam-se através das metas da empresa. - Estratégias: expressa como a empresa deverá utilizar seus pontos fortes e potenciais existentes para superar, levando em conta seus objetivos, mudanças que possam afetar a interação da empresa e seu ambiente. - Controle e ativação: nesta etapa, tem-se o acompanhamento do desempenho do sistema através da comparação dos padrões previamente estabelecidos, da avaliação do desempenho e do resultado das ações como forma de realimentar o sistema, com o intuito de corrigir possíveis desvios ou melhorar o desempenho para assegurar o cumprimento de metas e objetivos estabelecidos anteriormente. ANÁLISE e Discussão A estratégia é o primeiro elemento do modelo integrado de gestão proposto neste trabalho, norteando os demais elementos. A medição de desempenho deve retratar as definições realizadas, apoiando o controle estratégico, e os processos são priorizados pelo seu impacto estratégico, podendo ser melhorados em função dos fatores importantes que contribuem na consecução dos objetivos da empresa. A necessidade das empresas construírem seu plano estratégico é colocada, para então se discutir como fazer o planejamento estratégico, escopo principal deste trabalho. A estratégia atua da seguinte forma (TIFFAN; PETERSON, 1998, citado por MULLER): a) Escreve como concretizar as metas e objetivos definidos para a empresa; b) Levam em consideração os valores pessoais e sociais que cercam a empresa; c) Orienta a alocação e o emprego dos recursos humanos e financeiros; d) Cria uma vantagem de mercado sustentável, apesar da concorrência intensa e obstinada. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro, mas traçar
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved