Caderno de exercícios teórico musical infantil (m.t.s)

Caderno de exercícios teórico musical infantil (m.t.s)

1º Módulo

1. As letrinhas estão todas invertidas, coloque-as na sequência correta e após isso descubra o que está escrito.

2 2. Circule de preto os Sons Produzidos e de laranja os Sons Naturais.

3. Classifique os sons abaixo em Sons Musicais e Não musicais. 4. Dos desenhinhos abaixo qual representa a melodia? E a Harmonia? E o Ritmo?

5. Escreva em seu caderno 10 exemplos de sons produzidos e 10 exemplos de Sons Naturais.

6. Escreva em seu caderno 10 exemplos de Sons Musicais e 10 exemplos de Sons Não Musicais.

7. Copie e responda em seu caderno as perguntinhas que o professor está fazendo:

8. Para treinar a caligrafia, o aluno deverá passar o lápis em cima das letras pontilhadas e apresentar na próxima aula ao seu instrutor.

Musica é a arte dos sons. –

Musica é a arte dos sons.

Musica é a arte dos sons.

Som é tudo que ouvimos.

Som é tudo que ouvimos.

Som é tudo que ouvimos.

Sons naturais é aqueles emitidos pela natureza.

Sons Naturais é aqueles emitidos pela natureza.

Sons Naturais é aqueles emitidos pela natureza.

Som produzido é voz ou instrumento que são objetos de nosso estudo.

Som produzido é voz ou instrumento que são objetos de nosso estudo.

Som produzido é voz ou instrumento que são objetos de nosso estudo.

Som Musical é o resultado de vibrações sonoras ou regulares.

Som musical é o resultado de vibrações sonoras ou regulares.

Som musical é o resultado de vibrações sonoras ou regulares.

Som não musical é qualquer ruído.

Som não musical é qualquer ruído.

Som não musical é qualquer ruído. RITMO

É oque baseia na divisão ordenada dos tempos

considerado o elemento mais antigo da musica, por que foi uma das primeiras _ musicais do homem. 10. Circule os desenhinhos que tem o ritmo constante:

1. Agora Classifique os instrumentos abaixo em instrumentos melódicos, harmônicos e rítmicos.

12. Copie e responda em seu caderno as perguntinhas que o professor está fazendo:

13. Para treinar a caligrafia, o aluno deverá passar o lápis em cima das letras pontilhadas e apresentar na próxima aula ao seu instrutor.

Ritmo é o elemento que se baseia na divisão ordenada dos tempos.

Ritmo é o elemento que se baseia na divisão ordenada dos tempos.

Ritmo é o elemento que se baseia na divisão ordenada dos tempos.

O Ritmo foi uma das primeiras manifestações musicais do homem.

O Ritmo foi uma das primeiras manifestações musicais do homem.

O Ritmo foi uma das primeiras manifestações musicais do homem.

14. Circule de laranja os desenhinhos que estão cantando, circule de azul os que estão tocando e circule de verde os que fazendo outras coisas.

15. Pinte os desenhinhos que produzem som fraco e circule de amarelo os que fazem um som forte.

16. Pinte os instrumento que produzem um som agudo e circule de azul os que possuem um som grave.

17. Pinte os desenhinhos que produzem um som longo e circule de preto os que possuem um som curto.

18. Copie e responda em seu caderno as perguntinhas que o professor está fazendo:

19. Para treinar a caligrafia, o aluno deverá passar o lápis em cima das letras pontilhadas e apresentar na próxima aula ao seu instrutor.

Altura é a propriedade do som de ser grave, médio ou agudo.

Altura é a propriedade do som de ser grave, médio ou agudo.

Altura é a propriedade do som de ser grave, médio ou agudo.

Intensidade é a propriedade do som de ser forte ou fraco.

Intensidade é a propriedade do som de ser forte ou fraco.

Intensidade é a propriedade do som de ser forte ou fraco.

Duração é a propriedade do som de ser longo ou curto.

Duração é a propriedade do som de ser longo ou curto.

Duração é a propriedade do som de ser longo ou curto.

Timbre é a propriedade que permite reconhecer a origem do som.

Timbre é a propriedade que permite reconhecer a origem do som.

Timbre é a propriedade que permite reconhecer a origem do som.

2º Módulo

1. As letrinhas estão todas invertidas, Coloque-as na sequência correta e após isso descubra o que está escrito.

2. As figuras estão tristes, pois elas perderam seus nomes, ajude-as a achar ligando os nomes nas figuras.

3. Vamos treinar o nome das figuras musicais e seus números. Escreva o nome de cada figura Musical

Ex:
Nº4 – Nome: Semínima
Ex:

4. Agora vamos fazer o mesmo com as pausas. Escreva o nome das pausas:

Nome:Pausa da Semicolcheia

5. Copie e responda em seu caderno as perguntinhas que o professor está fazendo:

6. Desenhe 10 vezes cada Figura Musical:

7. Agora desenhe 10 vezes cada pausaa musical

8. Para treinar a caligrafia, o aluno deverá passar o lápis em cima das letras pontilhadas e apresentar na próxima aula ao seu instrutor.

A figura representa a duração de um som.

A figura representa a duração de um som.

A figura representa a duração de um som. Pausa representa silêncio.

Pausa representa silêncio.

Pausa representa silêncio.

Semibreve Semibreve Semibreve.

MínimaMínima Mínima.

Semínima Semínima Semínima

ColcheiaColcheiaColcheia

SemicolcheiaSemicolcheiaSemicolcheia

FusaFusa Fusa

SemifusaSemifusaSemifusa

9. DECORAR: Decore o nome das sete figuras musicais e seus Números.

10. Como aprendemos cada parte das figuras possui um nome. Coloque o nome de cada parte das figuras abaixo:

1. Cruzadinha:

a. Figura de maior duração. b. Ela vale metade da semibreve. c. Ela vale metade da mínima. d. Ela vale metade da semínima. e. Ela vale metade da colcheia. f. Ela vale metade da semicolcheia g. Ela vale metade da fusa.

f. F c. I

G b.

g. U d. A

e

12. Copie e responda em seu caderno as perguntinhas que o professor está fazendo:

A semibreve é a figura de maior duração.

A semibreve é a figura de maior duração.

A semibreve é a figura de maior duração.

A mínima vale metade da semibreve.

A mínima vale metade da semibreve.

A mínima vale metade da semibreve.

A semínima vale metade da mínima.

A semínima vale metade da mínima.

A semínima vale metade da mínima. A colcheia vale metade da semínima.

A colcheia vale metade da semínima.

A colcheia vale metade da semínima.

A semicolcheia vale metade da colcheia.

A semicolcheia vale metade da colcheia.

A semicolcheia vale metade da colcheia.

A fusa vale metade da semicolcheia.

A fusa vale metade da semicolcheia.

A fusa vale metade da semicolcheia.

A semifusa vale metade da fusa.

A semifusa vale metade da fusa.

A semifusa vale metade da fusa.

13. Vamos quebrar a cabeça agora. Vamos somar as figurinhas musicais abaixo:

a. Que figura que dá se eu somar duas mínimas. Pinte de vermelho o balãozinho que contem a resposta.

b. Que figura que dá se eu somar duas fusas. Pinte amarelo o balãozinho que contem a resposta.

c. Que figura que dá se eu somar duas semínimas. Pinte de laranja o balãozinho que contem a resposta.

d. Que figura que dá se eu somar duas colcheias. Pinte de verde o balãozinho que contem a resposta.

e. Que figura que dá se eu somar duas semifusas. Pinte de azul o balãozinho que contem a resposta.

f. Que figura que dá se eu somar duas semicolcheias. Pinte o balãozinho que contem a resposta.

14. Ache as seguintes palavrinhas no quadro abaixo:

15. Pesquise em seu hinário de Musica, quais a figuras musicais que aparecem no hino número 1 e escreva no seu caderno.

16. Pesquise em seu hinário de Musica, quais a figuras musicais que aparecem no hino número 2 e escreva no seu caderno. 17. Copie e responda em seu caderno as perguntinhas que o professor está fazendo:

18. DECORE:

Metade de 8 é 4. Metade de 4 é 2. Metade de 2 é 1.

Metade de 1 é 1 /2(Meio)

Metade de 1 /2 é 1 /4(Um quarto) Metade de 1/ 4 é 1/8(Um oitavo)

Metade de 1/8 é 1/16 Metade de 1/16 é 1/32 Metade de 1/32 é 1/64.

3º Módulo COMPASSO

1. Em qual dos vagões está a definição de compasso.

2. Tire as duvidas do menininho abaixo:

3. As letrinhas estão todas invertidas, Coloque-as na sequência correta e após isso descubra o que está escrito.

4. Coloque o nome de cada barra de Compasso?

5. Pesquise nos Hinos 3 e 4 do Hinário, quais são as barras de compasso que aparecem. 6. O menininho abaixo está com muitas duvidas a respeito de compasso, prove que você sabe ensinandoo. Escreva as perguntas em seu caderno e responda:

7. Para treinar a caligrafia, o aluno deverá passar o lápis em cima das letras pontilhadas e apresentar na próxima aula ao seu instrutor.

Compasso é o agrupamento de

Compasso é o agrupamento de tempos .

Compasso é o agrupamento de

Binário, de 2 em 2 tempos.

Binário, de 2 em 2 tempos. Binário, de 2 em 2 tempos.

Ternário, de 3 em 3 tempos.

Ternário, de 3 em 3 tempos.

Ternário, de 3 em 3 tempos.

Quaternário, de 4 em 4 tempos. Quaternário, de 4 em 4 tempos.

Quaternário, de 4 em 4 tempos.

Barra de Compasso representa os compassos.

Barra de Compasso representa os compassos.

Barra de Compasso representa os compassos.

Barra simples serve para separar os compassos.

Barra simples serve para separar os compassos.

Barra simples serve para separar os compassos.

Barra dupla serve para separar períodos.

Barra dupla serve para separar períodos.

Barra dupla serve para separar períodos.

Barra final serve para finalizar a musica.

Barra final serve para finalizar a musica.

Barra final serve para finalizar a musica.

Ritornello indica a repetição de um trecho musical.

Ritornello indica a repetição de um trecho musical.

Ritornello indica a repetição de um trecho musical. FÓMULA DE COMPASSO

8. Pinte a resposta correta: a. No começo de uma musica, os compassos binário, ternários e quaternários são indicados primeiro dois números sobrepostos chamado? b. Como se chama o número de cima da barra de compasso? c. Como se chama o número de baixo da barra de compasso?

Fórmula de compasso Barra de Compasso

Compasso

Número Inferior

Número de

Cima Número Superior.

9. Agora vai complicar, vamos aprender a descobrir quantidade de tempos e o valor da figuras musicais:

Exemplo:Numero Superior é o número de cima Numero Inferior é o número de baixo

VALOR 4 4 TEMPOS

Valor

Valor Valor

Valor

Número de baixo Número Inferior

Numerador.

10. O menininho abaixo está com muitas duvidas a respeito de compasso, prove que você sabe ensinando-o. Escreva as perguntas em seu caderno e responda:

1. Para treinar a caligrafia, o aluno deverá passar o lápis em cima das letras pontilhadas e apresentar na próxima aula ao seu instrutor.

1- O que o número superior da Fórmula de Compasso? indica 2- E o número inferior, o que ele indica? 3- O que significa

UT? 4- E o que significa

5 – A fórmula de

Compasso É colocada no começo ou no fim de uma musica?

Fórmula de compasso são dois números sobrepostos.

Fórmula de compasso são dois números sobrepostos.

Fórmula de compasso são dois números sobrepostos.

Número Superior indica a quantidade de tempos.

Número Superior indica a quantidade de tempos.

Número Superior indica a quantidade de tempos.

Número Inferior indica a nota que terá um tempo no compasso.

UT – Unidade de Tempo. UT – Unidade de Tempo.

UT – Unidade de Tempo.

UC Unidade de Compasso.

UC Unidade de Compasso.

UC Unidade de Compasso. 12. Ache as seguintes palavrinhas no quadro abaixo:

13. Vamos quebrar a cabeça agora, vamos descobrir quantos tempos que tem cada figura musical.

14. Através da fórmula de compasso vamos aprender a separar a musica em compassos utilizando as barras de compasso. Vamos Lá:

VAMOS FAZER AGORA 15. De acordo com a acentuação métrica dos compassos ligue as colunas:

16. Separe com barras de compasso e logo em seguida faça a acentuação métrica das figuras musicais abaixo:

17. Copie e responda em seu caderno as dúvidas que o menininho tem.

18. Para treinar a caligrafia, o aluno deverá passar o lápis em cima das letras pontilhadas e apresentar na próxima aula ao seu instrutor.

Binário, primeiro tempo é forte e o secundo é fraco.

Binário, primeiro tempo é forte e o secundo é fraco.

Binário, primeiro tempo é Forte e o secundo é fraco.

Ternário, primeiro tempo é Forte, secundo é fraco e o terceiro é fraco.

Ternário, primeiro tempo é Forte, secundo é fraco e o terceiro é fraco.

Ternário, primeiro tempo é Forte, secundo é fraco e o terceiro é fraco.

Quaternário, o primeiro tempo é Forte, o secundo tempo é fraco, o terceiro tempo é Meio forte e o quarto tempo é fraco.

Quaternário, o primeiro tempo é Forte, o secundo tempo é fraco, o terceiro tempo é Meio forte e o quarto tempo é fraco.

Quaternário, o primeiro tempo é Forte, o secundo tempo é fraco, o terceiro tempo é Meio forte e o quarto tempo é fraco.

4º Módulo PENTAGRAMA

1. Pinte de azul o 4º Espaço da pauta.

2. Pinte de verde a 2º Linha da pauta. 3. Pinte de vermelho o 1º Espaço da pauta.

4. Pinte de amarelo a 5º Linha da pauta.

5. Pinte de preto a 4º Linha da pauta.

6. Pinte de laranja o 3º espaço da pauta. 7. Pinte de rosa a 1º Linha da pauta.

8. O que é pentagrama? Pinte de azul o balão que tem a resposta correta.

9. Copie e responda em seu caderno as perguntinhas que o professor está

É o conjunto de 5 linhas e 4 espaços

É o conjunto de 4 linhas e 5 espaços

É o conjunto de 4 linhas e 4 espaços

10. As letrinhas estão todas invertidas, Coloque-as na sequência correta e após isso descubra o que está escrito.

1. Qual das claves abaixo é a clave de Dó?

12. Qual das claves abaixo é a clave de Fá?

Comentários