Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Antropologia Social e Cultural - Avaliação I - Objetiva (Unidade 1), Notas de estudo de Teologia

Antropologia Social e Cultural - Avaliação I - Objetiva (Unidade 1)

Tipologia: Notas de estudo

2017
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 23/05/2017

welderson.steffens
welderson.steffens 🇧🇷

4.1

(7)

4 documentos

1 / 4

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Antropologia Social e Cultural - Avaliação I - Objetiva (Unidade 1) e outras Notas de estudo em PDF para Teologia, somente na Docsity! Disciplina: Antropologia Social e Cultural (PSI24) Avaliação: Avaliação I ­ Objetiva (Unidade 1) ( Cod.:354634) ( peso.:1,50) Prova Objetiva: 5255674 1. A partir da visão de alguns autores, a exclusão social se caracteriza como um processo progressivo de rupturas do indivíduo do contexto social, caracterizando exclusão social, sendo um dos grandes problemas do mundo contemporâneo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de exclusão social:   a) Resultado de não favorecer o estatuto de cidadania plena ao cidadão.   b) É um problema de baixa complexidade que atinge algumas pessoas, no mundo.   c) Pode ser caracterizado pelo comodismo de alguns indivíduos.   d) Resultado do problema ambiental, que atinge pessoas em situação de risco social. 2. Analisando a história da humanidade, vamos constatar na trajetória do mundo ocidental três características antropológicas que fundamentaram a concepção de homem e de mundo, tanto na Antiguidade quanto no período medieval e moderno. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir: I­ No período antigo, ou seja, no medieval, a visão de homem e de mundo era considerada como cosmocêntrica, nesse sentido o homem dependia do destino provedor do cosmos, divino e metafísico. II­ A visão antropocêntrica caracteriza o homem como centro do universo, essa concepção diz respeito à sociedade contemporânea, visão que compreende o homem a partir da racionalidade humana.  III­ A concepção antropológica cosmocêntrica diz respeito ao mundo antigo, e percebia o homem a partir de um mundo não natural, em que forças determinam a existência. IV­ A concepção antropológica judaico­cristã medieval caracteriza o homem sob o ponto de vista teocêntrico, focando Deus como centro do universo e o homem dependente deste. Agora, assinale a alternativa CORRETA:   a) Somente a afirmativa IV está correta.   b) As afirmativas I e III estão corretas.   c) As afirmativas I e IV estão corretas.   d) As afirmativas II, III e IV estão corretas. 3. Muitos pensadores se dedicaram ao estudo do homem. Desde a Antiguidade até hoje muitos teóricos e cientistas se dedicaram e se propuseram a melhorar a vida do ser humano de uma forma ou outra. Muitos filósofos gregos, dentre eles Sócrates, também deram sua contribuição para a humanidade, tanto é que muitos escritos são fundamentos de nosso pensar e agir atualmente e servem de sustento para novas teorias e concepções. Desse modo, na perspectiva socrática sobre o conceito de sabedoria, analise as afirmativas a seguir: I­ O homem portador de sabedoria é aquele que julga nada saber. II­ Sábio é aquele que tem como virtude a dedicação constante pelo conhecimento. III­ Para Sócrates, a sabedoria é a admissão da própria ignorância, é ter humildade no sentido de admitir que nada sabe. IV­ Para Sócrates, conhecimento significava emoção e sentimentos de bondade canalizados para o bem.  Agora, assinale a alternativa CORRETA:   a) As afirmativas I e IV estão corretas.   b) Somente a afirmativa III está correta.   c) As afirmativas I, II e III estão corretas.   d) As afirmativas II e IV estão corretas. 4. As civilizações evoluem à medida que surgem novas necessidades, as quais precisam de respostas. O desenvolvimento de novas tecnologias e os avanços tecnológicos colaboram com o bem­estar da sociedade. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:  I­ Concepção Cosmocêntrica. II­ Concepção Antropológica Judaico­Cristã Medieval. III­ Concepção Antropocêntrica. (    ) É compreendida como matriz teocêntrica. (    ) É compreendida como a mais antiga.  (    ) É compreendida como a mais recente.  Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:   a) II ­ III ­ I.   b) II ­ I ­ III.   c) I ­ II ­ III.   d) III ­ II ­ I. 5. A concepção de homem como um ser histórico significa que ele não pode se definir fora de um contexto social e histórico. Para que o ser humano se constituísse homem sob o ponto de vista social, foi dando ao longo dos tempos respostas às suas necessidades individuais e coletivas, apresentadas em cada momento histórico. Nesse sentido, como percepção do homem como um ser histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) A concepção de homem como um ser histórico pressupõe o aspecto cultural do desenvolvimento humano. (    ) O homem foi criando leis e regras também morais que definiram o curso da história humana e que o definiram como ser social e histórico. (    ) Assim como o desenvolvimento histórico da sociedade é um processo, o desenvolvimento histórico do homem também é de interações que atendem às necessidades da existência humana. (    ) A concepção de homem como um ser histórico significa que a humanidade se limitou a parar no tempo, regrediu em termos simbólicos e culturais, pautando­se em argumentos teológicos e figurados. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:   a) F ­ V ­ F ­ F.   b) V ­ F ­ F ­ V.   c) V ­ V ­ V ­ F.   d) F ­ V ­ F ­ V. 6. A Antropologia é uma ciência que vem ganhando cada vez mais destaque, porque traz para discussão questões referentes à história e ao comportamento humano. O homem pode ser identificado a partir de seus comportamentos que foram se aprimorando conforme a evolução da própria humanidade. Com relação ao comportamento humano e à evolução da espécie, analise as sentenças a seguir: I­ O homem pode ser compreendido como consequência das relações e comportamentos, vivenciados dentro de seu contexto social. Esse comportamento faz com que ele seja qualificado como sujeito capaz de conviver em sociedade.  II­ O homem passa a ser compreendido na sociedade como ser pensante, à medida que se relaciona com outros sujeitos sociais.  III­ O homem pode ser compreendido como consequência das relações de poder no contexto social.  IV­ Desde o nascimento, o homem é conhecido por seus instintos, sendo estes resultado de sua genética.  Agora, assinale a alternativa CORRETA:   a) As sentenças I e II estão corretas.   b) As sentenças II e IV estão corretas.   c) As sentenças I, II e III estão corretas.   d) As sentenças III e IV estão corretas. 7. Na Grécia Antiga, o homem pode ser compreendido como sendo parte de um processo irreversível, no qual sua ascensão é compreendida à medida que ele idealiza e concretiza o alcance da virtude, através do conhecimento, da compreensão e aplicação da justiça. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:  I­ Sócrates. II­ Platão. III­ Aristóteles. (    ) Este acredita que o homem segue o instinto animal e que por isso procura a felicidade.  (    ) Considerado o mestre, porque acredita que existam dois mundos: sendo o mundo sensível e o mundo do engano, estes pertencentes ao mesmo espaço, considerado o mundo das ideias.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved