Baixe Formação Social, Histórica e Política do Brasil - Avaliação I - Objetiva (Unidade 1) e outras Notas de estudo em PDF para História do Brasil, somente na Docsity! Disciplina: Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45) Avaliação: Avaliação I Objetiva (Unidade 1) ( Cod.:355190) ( peso.:1,50) Prova Objetiva: 5306338 1. Marechal Deodoro da Fonseca comandou o grupo que defendeu a decretação da República e o fim do regime e modelo político de Monarquia. Para que os ideais deste grupo fossem levados a cabo, foi necessário que um conjunto de fatores e fatos somassem forças nesse sentido. Sobre os fatores que colaboraram para este cenário favorável, analise as opções a seguir: I A abolição dos escravos. II O descaso dos grupos militares. III O desejo da elites. IV Os movimentos sociais liderados por escravos. Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) As opções I, II e III estão corretas. b) As opções II, III e IV estão corretas. c) As opções I, II e IV estão corretas. d) As opções I e IV estão corretas. 2. A Política dos Governadores que ocorreu no Brasil ao longo da primeira metade do século XX consistia na articulação dos interesses das elites políticas paulistas e mineiras. Foi responsável por favorecer o surgimento da chamada Política do Café com Leite, ou seja, aos interesses de um grupo de grandes fazendeiros do ramo agrícola e pecuarista somente. Sobre o que mais caracteriza a política das oligarquias do cafécomleite, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No interior desta política, encontravase o anseio por uma maior autonomia dos estados, que seria alcançada através da política de federalização dos estados brasileiros em relação ao Governo Federal/União. ( ) O contexto político foi marcado por crises econômicas oriundas ainda da segunda metade do século XIX, que haviam enfraquecido estados, principalmente os da região Nordeste. ( ) Do ponto de vista econômico, a Primeira República sofreu abalos políticos que advinham da crise econômica que existia no interior do Brasil, e que recaía em especial nas atividades econômicas do café em nível internacional. ( ) Ao longo da década de 1920, principalmente em seus últimos anos, as elites econômicas desestabilizamse e a política dos governadores enfraqueceu a ponto de não mais se sustentar. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V F F V. b) F V V F. c) V V F V. d) V F V F. 3. A abolição da escravidão foi um processo lento e gradual que teve fatos importantes em 1850, abolição do tráfico de escravos, 1871, Lei dos Sexagenários e, finalmente, 1888, Lei Áurea. Como podemos avaliar o papel da abolição da escravidão na proclamação da República? a) A abolição era essencial para o regime republicano, especialmente no que diz respeito à liberação dos trabalhadores para construção de obras públicas e implantação de estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional e a Petrobras. b) A abolição da escravidão provocou descontentamento entre proprietários de escravos. Esse ressentimento fez com que essa elite rural engrossasse as fileiras dos partidos republicanos contrários à Monarquia. c) A abolição da escravidão provocou uma série de manifestações de rua, em que os negros emancipados buscavam implantar um regime republicano, a exemplo do que houve no Haiti. d) A abolição da escravidão foi fundamental para a implantação da República, pois a escravidão era incompatível com o modelo republicano. Nos EUA, por exemplo, logo que foi implantado o regime republicano, a escravidão foi abolida. 4. Sobre a queda do regime de monarquia e implantação da República, é necessário relacionar três questões como primordiais, que são: a abolição da escravidão, os problemas com a Igreja Católica e a participação do Brasil na Guerra do Paraguai. Levando em consideração a abolição da escravatura e todo o movimento intelectual que este fomentava em pleno contexto da queda do regime de monarquia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Existiam clubes abolicionistas que eram formados por intelectuais e profissionais liberais que pressionavam os membros do governo. ( ) No interior de clubes abolicionistas, existiam integrantes que defendiam a extinção lenta e gradual da escravidão e denominavamse como emancipacionistas. ( ) Em meio às ideologias favoráveis à abolição da escravatura estava a de que a superação deste regime consistia numa das principais necessidades internas ao desenvolvimento do sistema do capitalismo. ( ) O grupo formado pelos escravistas sustentava que a abolição deveria ser efetivada somente a partir do ano de 1901, na virada do século XIX para o século XX. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V V V F. b) V F V F. c) F V V F. d) F V F V. 5. Diante da mudança de regime político da Monarquia para a República, a historiografia para o tema defende que a população, o povo brasileiro, de maneira geral, posicionouse como que se estivesse “bestializado e atônito” diante do fato. O que esta expressão pretende revelar do real caráter que a proclamação da República apresentou? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O povo acompanhou o processo de Proclamação da República de forma engajada, porém os rumos que os fatos obtiveram acabou por frustar e decepcionar a todos que haviam lutado pela causa. ( ) Tratouse de uma mudança política que ocorreu e tramitou somente nas esferas internas da política nacional, bem como envolveu integrantes de quadros específicos do corpo do exército brasileiro. ( ) A transição do regime de Monarquia para o de República esteve mais relacionado a um conjunto de fatos e crises políticas e econômicas que tornavam o antigo sistema inviável, e não como o resultado da participação e mobilização popular propriamente dita. ( ) A queda da Monarquia foi o ato que passou sem o devido conhecimento da população brasileira, antes foi fomentada pela insatisfação das elites escravistas que haviam perdido suas propriedades e a dos grupos do exército que não conseguiam colocarse nos espaços de poder junto ao governo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V F V V. b) F V V V. c) V V F V. d) V V V F. 6. O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo levanos a naturalizálo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA: a) A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo. b) A questão militar foi uma revolta no Rio Grande do Sul em torno do ideário federalista e contrário à centralização monárquica. c) A questão militar foi uma série de artigos publicados na imprensa contrários à abolição da escravidão que vinha ocorrendo paulatinamente. d) A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família real e combatidas pela classe militar. 7. A instauração do regime republicano em 1889 no Brasil consistiu na substituição do regime monárquico pelo regime republicano. Este consistiu em toda uma nova articulação e acomodação das lideranças políticas no cenário nacional e governativo, fazendo com que o rearranjo político nos primeiros anos da República transcorressem de forma turbulenta. Sobre esse período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A República foi produto de um golpe militar contra a monarquia, teve o apoio das elites, mas não foi produto de uma iniciativa popular. ( ) A República começou a sofrer um desgaste político a partir do momento em que Deodoro da Fonseca, primeiro