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Formação Social, Histórica e Política do Brasil - Avaliação I - Objetiva (Unidade 1), Notas de estudo de História do Brasil

Formação Social, Histórica e Política do Brasil - Avaliação I - Objetiva (Unidade 1)

Tipologia: Notas de estudo

2017
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Compartilhado em 23/05/2017

welderson.steffens
welderson.steffens 🇧🇷

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe Formação Social, Histórica e Política do Brasil - Avaliação I - Objetiva (Unidade 1) e outras Notas de estudo em PDF para História do Brasil, somente na Docsity! Disciplina: Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45) Avaliação: Avaliação I ­ Objetiva (Unidade 1) ( Cod.:355190) ( peso.:1,50) Prova Objetiva: 5306338 1. Marechal Deodoro da Fonseca comandou o grupo que defendeu a decretação da República e o fim do regime e modelo político de Monarquia. Para que os ideais deste grupo fossem levados a cabo, foi necessário que um conjunto de fatores e fatos somassem forças nesse sentido. Sobre os fatores que colaboraram para este cenário favorável, analise as opções a seguir: I­ A abolição dos escravos. II­ O descaso dos grupos militares. III­ O desejo da elites. IV­ Os movimentos sociais liderados por escravos. Agora, assinale a alternativa CORRETA:   a) As opções I, II e III estão corretas.   b) As opções II, III e IV estão corretas.   c) As opções I, II e IV estão corretas.   d) As opções I e IV estão corretas. 2. A Política dos Governadores que ocorreu no Brasil ao longo da primeira metade do século XX consistia na articulação dos interesses das elites políticas paulistas e mineiras. Foi responsável por favorecer o surgimento da chamada Política do Café com Leite, ou seja, aos interesses de um grupo de grandes fazendeiros do ramo agrícola e pecuarista somente. Sobre o que mais caracteriza a política das oligarquias do café­com­leite, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) No interior desta política, encontrava­se o anseio por uma maior autonomia dos estados, que seria alcançada através da política de federalização dos estados brasileiros em relação ao Governo Federal/União. (    ) O contexto político foi marcado por crises econômicas oriundas ainda da segunda metade do século XIX, que haviam enfraquecido estados, principalmente os da região Nordeste. (    ) Do ponto de vista econômico, a Primeira República sofreu abalos políticos que advinham da crise econômica que existia no interior do Brasil, e que recaía em especial nas atividades econômicas do café em nível internacional. (    ) Ao longo da década de 1920, principalmente em seus últimos anos, as elites econômicas desestabilizam­se e a política dos governadores enfraqueceu a ponto de não mais se sustentar. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:   a) V ­ F ­ F ­ V.   b) F ­ V ­ V ­ F.   c) V ­ V ­ F ­ V.   d) V ­ F ­ V ­ F. 3. A abolição da escravidão foi um processo lento e gradual que teve fatos importantes em 1850, abolição do tráfico de escravos, 1871, Lei dos Sexagenários e, finalmente, 1888, Lei Áurea. Como podemos avaliar o papel da abolição da escravidão na proclamação da República?   a) A abolição era essencial para o regime republicano, especialmente no que diz respeito à liberação dos trabalhadores para construção de obras públicas e implantação de estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional e a Petrobras.   b) A abolição da escravidão provocou descontentamento entre proprietários de escravos. Esse ressentimento fez com que essa elite rural engrossasse as fileiras dos partidos republicanos contrários à Monarquia.   c) A abolição da escravidão provocou uma série de manifestações de rua, em que os negros emancipados buscavam implantar um regime republicano, a exemplo do que houve no Haiti.   d) A abolição da escravidão foi fundamental para a implantação da República, pois a escravidão era incompatível com o modelo republicano. Nos EUA, por exemplo, logo que foi implantado o regime republicano, a escravidão foi abolida. 4. Sobre a queda do regime de monarquia e implantação da República, é necessário relacionar três questões como primordiais, que são: a abolição da escravidão, os problemas com a Igreja Católica e a participação do Brasil na Guerra do Paraguai. Levando em consideração a abolição da escravatura e todo o movimento intelectual que este fomentava em pleno contexto da queda do regime de monarquia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) Existiam clubes abolicionistas que eram formados por intelectuais e profissionais liberais que pressionavam os membros do governo. (    ) No interior de clubes abolicionistas, existiam integrantes que defendiam a extinção lenta e gradual da escravidão e denominavam­se como emancipacionistas. (    ) Em meio às ideologias favoráveis à abolição da escravatura estava a de que a superação deste regime consistia numa das principais necessidades internas ao desenvolvimento do sistema do capitalismo. (    ) O grupo formado pelos escravistas sustentava que a abolição deveria ser efetivada somente a partir do ano de 1901, na virada do século XIX para o século XX. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:   a) V ­ V ­ V ­ F.   b) V ­ F ­ V ­ F.   c) F ­ V ­ V ­ F.   d) F ­ V ­ F ­ V. 5. Diante da mudança de regime político da Monarquia para a República, a historiografia para o tema defende que a população, o povo brasileiro, de maneira geral, posicionou­se como que se estivesse “bestializado e atônito” diante do fato. O que esta expressão pretende revelar do real caráter que a proclamação da República apresentou? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) O povo acompanhou o processo de Proclamação da República de forma engajada, porém os rumos que os fatos obtiveram acabou por frustar e decepcionar a todos que haviam lutado pela causa. (    ) Tratou­se de uma mudança política que ocorreu e tramitou somente nas esferas internas da política nacional, bem como envolveu integrantes de quadros específicos do corpo do exército brasileiro. (    ) A transição do regime de Monarquia para o de República esteve mais relacionado a um conjunto de fatos e crises políticas e econômicas que tornavam o antigo sistema inviável, e não como o resultado da participação e mobilização popular propriamente dita. (    ) A queda da Monarquia foi o ato que passou sem o devido conhecimento da população brasileira, antes foi fomentada pela insatisfação das elites escravistas que haviam perdido suas propriedades e a dos grupos do exército que não conseguiam colocar­se nos espaços de poder junto ao governo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:   a) V ­ F ­ V ­ V.   b) F ­ V ­ V ­ V.   c) V ­ V ­ F ­ V.   d) V ­ V ­ V ­ F. 6. O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva­nos a naturalizá­lo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA:   a) A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo.   b) A questão militar foi uma revolta no Rio Grande do Sul em torno do ideário federalista e contrário à centralização monárquica.   c) A questão militar foi uma série de artigos publicados na imprensa contrários à abolição da escravidão que vinha ocorrendo paulatinamente.   d) A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família real e combatidas pela classe militar. 7. A instauração do regime republicano em 1889 no Brasil consistiu na substituição do regime monárquico pelo regime republicano. Este consistiu em toda uma nova articulação e acomodação das lideranças políticas no cenário nacional e governativo, fazendo com que o rearranjo político nos primeiros anos da República transcorressem de forma turbulenta. Sobre esse período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) A República foi produto de um golpe militar contra a monarquia, teve o apoio das elites, mas não foi produto de uma iniciativa popular. (    ) A República começou a sofrer um desgaste político a partir do momento em que Deodoro da Fonseca, primeiro
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