livro sobre Trabalhos Científicos (1)

livro sobre Trabalhos Científicos (1)

(Parte 1 de 3)

Copyright

Governo do Estado do Pará Simão Jatene

Secretaria Especial de Estado de Promoção Social Gerson Peres

Universidade do Estado do Pará Fernando Palácios - Reitor

José Antônio Cordero da Silva - Vice - Reitor

Editora da UEPA Lázaro Magalhães - Coordenador

Normalização Francisca Maria dos Prazeres Bezerra

Revisão Marco Antônio da Costa Camelo

Supervisão Marise Teles Condurú Maria da Conceição Ruffeil Moreira

Capa/Projeto Gráfico Paulo Afonso Campos de Melo

Ilustração Valdinei Mendes da Silva

Apoio Administrativo/Intercâmbios Hudson Maik Campos da Silva

Capa Obra Exame na Faculdade de Medicina de Paris/1901

Toulouse-Lautrec

C2005 by Editora da Universidade do Estado do Pará

Editora da Universidade do Estado do Pará Rua do Una, 156 - Telégrafo - CEP: 6.050-540 Belém.PA - Brasil e-mail: eduepa@uepa.br

Produção científica na universidade: normas para apresentação /
Marise Teles Condurú; Maria da Conceição Ruffeil Moreira. _ Belém:
EDUEPA, 2004.
126p.
ISBN

C746 Condurú, Marise Teles

1. Redação técnica – Normas. 2. Publicações científicas – Normas. 3. Trabalhos acadêmicos – Normas. 4. Universidade do Estado do Pará – Normas. I. Moreira, Maria da Conceição Ruffeil. I. Título.

CDD 21. ed. 808.066378

Livro elaborado a partir da solicitação do Grupo de Trabalho constituído pelas servidoras da UEPA Elizabeth Pessôa Gomes da Silva, Maria da Conceição Ruffeil Moreira e Maria do Rocio Rodi Gonçalves, designado pelo Magnífico

Reitor Prof. Fernando Antonio Colares Palácios, por meio da Portaria nº 01297/03 de 12 de setembro de 2003, para organização de um manual de apresentação de trabalhos acadêmicos.

A Universidade detém, entre suas fundamentais missões, a responsabilidade da produção de conhecimentos através da pesquisa. Para que esses conhecimentos gerados, em qualquer área, possam ser satisfatoriamente usufruídos, é necessário que a informação seja adequadamente registrada, uma vez que a organização, publicação e disseminação promovem a comunicação científica, disponibilizando socialmente os estudos acadêmicos.

É mister considerar que a importância da qualidade das publicações e, naturalmente, a credibilidade de seus autores facilitam o repasse das informações à clientela interessada. Todavia, somente a cuidadosa elaboração do texto científico e da apresentação gráfica poderão favorecer melhor assimilação por parte dos leitores, da matéria apresentada a eles.

Assim, a normalização de trabalhos científicos, no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior (IES), vem facilitar o entendimento dos textos e propiciar o intercâmbio de informação, uma vez que as normas são ferramentas que valorizam o conteúdo desses trabalhos, tornando-os tecnicamente mais proveitosos à comunidade acadêmica.

Este livro Produção Científica na Universidade: normas para apresentação foi concebido como um guia para o estilo adequado à apresentação de trabalhos formais como trabalhos de conclusão de curso (TCC’s), monografias, dissertações e teses, nas áreas da educação, ciências naturais e tecnológicas, biológicas e da saúde.

Trata-se de um trabalho de autoria de Marise Teles Condurú e Maria da Conceição Ruffeil Moreira que surge para suprir uma lacuna, servindo como instrumento prático para elaboração padronizada de forma simples de documentos científicos no âmbito da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação espera que a presente publicação atenda as expectativas de seus usuários, e agradece a colaboração das professoras Elizabeth Pessôa Gomes da Silva e Maria do Rocio Rodi Gonçalves.

Prof. Dr. Sílvio Romero Buarque de Gusmão Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação- UEPA

A todos que contribuíram para a elaboração deste livro, em especial:

Às amigas Elizabeth Pessôa Gomes da Silva, Francisca Maria dos Prazeres Bezerra, Lia Marques Bellesi e Tereza Ione Souza Filho Moura pela revisão dos originais e sugestões enriquecedoras.

Ao Valdinei Mendes da Silva pela criação dos desenhos e ao Prof. José Almir Rodrigues Pereira pela leitura e idéias que tornaram o texto mais compreensivo.

Desenho 01-Indicação de paginação do texto23 Desenho 02-Margens para apresentação de trabalhos acadêmicos24 Desenho 03-Apresentação de equações e fórmulas26 Desenho 04-Ilustração 28 Desenho 05-Tabela em mais de uma página (primeira página)30 Desenho 06-Tabela em mais de uma página (segunda página)31 Desenho 07-Numeração das seções34 Desenho 08-Cabeçalho 35 Desenho 09-Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais38 Desenho 10-Elementos pré-textuais40 Desenho 1 - Capa para tese42 Desenho 12 - Capa para dissertação43 Desenho 13 - Capa para trabalho de conclusão de curso de especialização44 Desenho 14 - Capa para trabalho de conclusão de curso de graduação45 Desenho 15 - Capa para trabalho de iniciação científica46 Desenho 16 - Quarta capa do trabalho de conclusão de curso de especialização50 Desenho 17 - Lombada51 Desenho 18 - Folha de rosto para tese54 Desenho 19 - Folha de rosto para dissertação55 Desenho 20 - Folha de rosto para trabalho de conclusão de curso de especialização56 Desenho 21 - Folha de rosto para trabalho de conclusão de curso de graduação57 Desenho 2 - Folha de rosto para trabalho de iniciação científica58 Desenho 23 - Ficha catalográfica60 Desenho 24 - Errata62 Desenho 25 - Folha de aprovação de tese64 Desenho 26 - Folha de aprovação de dissertação65 Desenho 27 - Folha de aprovação para trabalho de conclusão de curso de especialização66 Desenho 28 - Folha de aprovação para trabalho de conclusão de curso de graduação67 Desenho 29 - Dedicatória69 Desenho 30 - Agradecimentos71 Desenho 31 - Epígrafe como elemento pré-textual72 Desenho 32 - Epígrafe abaixo do título de uma seção73 Desenho 3 - Resumo75 Desenho 34 - Abstract77 Desenho 35 - Lista de ilustrações78 Desenho 36 - Lista de quadros79

8 ELEMENTOS TEXTUAIS85 8.1 INTRODUÇÃO85 8.2 DESENVOLVIMENTO 85 8.3 CONCLUSÃO85 9 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS87 9.1 REFERÊNCIAS87 9.2 GLOSSÁRIO90 9.3 APÊNDICE(S)90 9.4 ANEXO(S)93 9.5 ÍNDICE(S)95 10 REFERÊNCIA: ELABORAÇÃO97

10.1 AUTORIA98 10.2 TÍTULO E SUBTÍTULO100 10.3 EDIÇÃO100 10.4 LOCAL100 10.5 EDITORA101 10.6 DATA101 10.7 DESCRIÇÃO FÍSICA102 10.8 SÉRIES E COLEÇÕES103 10.9 NOTAS103

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Marise Teles Condurú/Maria da Conceição Ruffeil Moreira

Detalhe da obra Exame na Faculdade de Medicina de Paris/1901 Toulouse-Lautrec

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Marise Teles Condurú/Maria da Conceição Ruffeil Moreira

A normalização de trabalhos acadêmicos e técnico-científicos permite simplificar, racionalizar os métodos e as técnicas e unificar os produtos, facilitando o intercâmbio de informações.

Algumas instituições nacionais e internacionais são responsáveis pela definição de normas, de modo a se obter um padrão na apresentação dos escritos, identificando-se mais facilmente a informação, independente da língua em que estiver o documento.

O principal organismo de normalização mundial é a Organização

Internacional de Normalização (ISO) e, no Brasil, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O estilo da redação de documentos técnico-científicos e acadêmicos apresenta características próprias, diferindo do utilizado em outros tipos de composição, como a literária, a jornalística e a publicitária.

Os trabalhos técnico-científicos, como os livros, revistas etc. são estruturados para facilitar o acesso à informação, enquanto os trabalhos acadêmicos são direcionados para a obtenção de titulação ou para atender as exigências da vida universitária.

Assim, a elaboração de um trabalho acadêmico tem importância fundamental na formação profissional do aluno, pois desenvolve a capacidade de síntese e visão crítica de um fato ocorrido, de um texto lido ou de uma pesquisa realizada.

Neste sentido, com o objetivo de auxiliar a comunidade da UEPA na elaboração e estruturação de seus trabalhos, são apresentadas no livro as regras e recomendações das Normas da ABNT para normalização de documentos acadêmicos.

A divisão deste livro em doze partes, com os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, é voltada a apresentação do trabalho acadêmico, objeto da Norma Brasileira (NBR) 14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação e das normas complementares vigentes.

Portanto, os temas aqui abordados têm aplicação em trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, de iniciação científi-

1 INTRODUÇÃO

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Marise Teles Condurú/Maria da Conceição Ruffeil Moreira ca, de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, tendo como objetivo principal simplificar e agilizar o uso da informação de forma padronizada e organizada nos trabalhos acadêmicos produzidos na UEPA.

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Marise Teles Condurú/Maria da Conceição Ruffeil Moreira

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002c), os trabalhos acadêmicos podem, de acordo com o grau pretendido, ter as seguintes denominações e definições:

Tese Documento com resultado de trabalho experimental ou estudo científico de tema único e bem delimitado, elaborado com base em investigação original. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor e livre-docente 1.

Dissertação Documento com resultado de trabalho experimental ou estudo retrospectivo, com tema único e bem delimitado, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato, tendo a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Documento com resultado de estudo, expressando conhecimento do assunto escolhido, que deve ser do curso de graduação ou especialização, disciplina, programa e outros ministrados, sob a coordenação de um orientador. O TCC para o curso de especialização visa a obtenção do título de especialista.

2 TIPOS DE TRABALHOS: DEFINIÇÕES

1 De acordo com Ferreira (1986, p. 605), o “docente-livre [é o] título, obtido mediante concurso, que habilita a reger certos tipos de curso e/ou a examinar em concursos para magistério superior”.

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Marise Teles Condurú/Maria da Conceição Ruffeil Moreira

Trabalho de Iniciação Científica Documento com resultado de pesquisa científica, desenvolvido no âmbito da graduação, com a supervisão de um professor/ orientador (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, 2003).

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Marise Teles Condurú/Maria da Conceição Ruffeil Moreira

A primeira norma brasileira para orientação de trabalhos acadêmicos somente foi publicada em 2001, sendo que até essa data não existia padronização oficial neste tipo de documento.

A Norma Brasileira (NBR) 14724, intitulada Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação, de 2001, foi reeditada com o mesmo título e número, em agosto de 2002, válida a partir de 29 de setembro de 2002, com a finalidade de estabelecer os princípios gerais da elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros das IES. Essa Norma é complementada pelos seguintes documentos:

NBR 6023 – Informação e documentação Referências – Elaboração (08/2002) Especifica os elementos a serem incluídos em referências. Fixa os elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento, e/ou outras fontes de informação. Orienta a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. 24p.

NBR 6024 – Informação e documentação Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação (05/2003) Estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. 3p.

NBR 6027 – Informação e documentação Sumário – Apresentação (05/2003) Estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos, que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes. 2p.

3 TRABALHOS ACADÊMICOS: NORMAS DA ABNT

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NBR 6028 – Informação e documentação Resumo – Apresentação (1/2003) Estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos. 2p.

NBR 6034 – Informação e documentação Índice- Apresentação (12/2004) Estabelece os requisitos de apresentação e critérios básicos para a elaboração de índice de publicações. 4p.

NBR 10520 – Informação e documentação Apresentação de citações em documentos (08/2002) Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos. 7p.

NBR 12225 – Informação e Documentação Lombada - Apresentação (06/2004) Fixa as regras para apresentação de lombadas de livros, periódicos e, no que couber, de outros suportes (gravação de vídeo, gravação de som etc.), aplicando-se exclusivamente a textos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos2. 3p.

CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1985 Estabelece método para descrição normalizada das matérias de biblioteca. Auxilia na elaboração ou revisão das regras de catalogação locais e nacionais, contribuindo para conscientizar especialistas da necessidade de normalização desse processo técnico no Brasil. 2v.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993 – Estabelece as regras de apresentação de tabelas.

2 “Relativo ao alfabeto eslavo, cuja invenção se atribui a São Cirilo” (DICMAXI ..., 1998).

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Com o objetivo de facilitar, bem como tornar uniforme a apresentação dos trabalhos acadêmicos, serão descritas, a seguir, as especificações que devem ser adotadas em relação a:

Papel; tipo e corpo de letra; paginação; espaços; margens; siglas; símbolos; equações e fórmulas; ilustrações; tabelas.

4.1 PAPEL

Apresentação: Cor: branco; formato: A4 (21cm x 29,7cm).

4 APRESENTAÇÃO GRÁFICA

Utilizar apenas o anverso da folha, exceto na folha de rosto, que o verso é destinado à ficha catalográfica do trabalho (ver Desenho 23).

4.2 TIPO E CORPO DE LETRA

Apresentação: Fonte: Arial; cor: preta, exceto para as ilustrações que poderão ser coloridas; tamanho: 12 para o texto; 10 para paginação, citações diretas em mais de três linhas, epígrafe antecedendo texto, notas de rodapé,legendas de ilustrações e tabelas; palavras estrangeiras, nomes científicos são escritos em itálico.

2 Produção científica na universidade: normas para apresentação

Marise Teles Condurú/Maria da Conceição Ruffeil Moreira

De acordo com o elemento (resumo, ficha catalográfica, citações etc.), o tamanho da letra está especificado na seção correspondente deste livro.

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