Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Relatorio geral, Notas de estudo de Psicopedagogia

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Tipologia: Notas de estudo

2017
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 12/07/2017

victorino-muenho-11
victorino-muenho-11 🇧🇷

4

(1)

1 documento

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Relatorio geral e outras Notas de estudo em PDF para Psicopedagogia, somente na Docsity! ESCOLA SUPERIOR PEDAGOGICA DO BENGO ESP – BENGO Antecedentes da Psicologia Diferencial Autor: Manuela Lopes Alves Fernandes Sala nº 13 Curso: Psicologia Turma: B Ano: 2º Turno: Manhã Professora: Msc. Maricela Rois Reyes Caxito, 2015 ESCOLA SUPERIOR PEDAGOGICA DO BENGO DEPARTAMENTO DE PRATICAS PEDAGÓGICAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELATÓRIO GERAL DAS ACTIVIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO IIº SIMESTRE/2016 Nome: Mevilde Esmeralda Evaristo de Andrade IIIº Ano Turma: B Período: Manhã Curso: Ciências da Educação Opção: Ensino de Psicologia Professor MSc José Machado Caxito/2016 1º Temos que ter os pré-requisitos de uma aula. Começando pelo nome da escola ou da instituição , em que ensino encontra-se? Primário ou secundário e o numero da escola. - Depois vimos o: • Nome do professor • Disciplina que será lecionada • Classe que dará aula • Turma • Tipos de aulas • Número de alunos na turma • Duração da aula • Assunto que será tratado • Data que foi planificada a aula Sem esquecermos do perfil entrada e sadia . Perfil de entrada - para o tema da aula é onde nos referimos dos pré-requisitos que os alunos trazem. Perfil de saída – apresenta as copetencias que os alunos adquiriram durante a aula, isto no final. E só assim passamos para o plano propriamente dito que vimos no modelo de Maria Helena Damião o mais adequado para se utilizar. Que esta extruturado da seguinte maneira. Objectivos: - Gerais - Específicos Conteúdos Estratégias ou métodos Activiadades Tempo Recurso de ensino Avaliação Observação Fazer lembrar que neste plano ou modelo de Maria Helena Damião divide-se os conteúdos pelas linhas verticais e não pelas horizontais, para diferenciar um ponto do outro podemos usar letras ou números. Ainda neste dia fizemos algumas intervenções, o porquê chamamos de método de chuva de idéias. Chuva de idéias – quando os alunos já vêm com noção da matéria propriamente dita. A maior inquietação foi na avaliação no que tange os tipos como: • Diagmostica • Formativa • Somativa É diagnostica porque tem a finalidade de diagnostificar, para saber até que ponto os alunos sabem ou os requisitos que sabem. Formativa para ver se ao longo da aula os alunos estão aprender. Somativa faz-se no final da aula tanto se forma quantitativa como qualitativa para ver o desempenho dos alunos. A avaliação quantitativa é feita da seguinte maneira: • Medíocre • Médio • Suficiente • Bom • Muito-bom Neste dia traçamos um plano feito pelo o professor em que o tema era o tráfico de escravos. E como tarefa mandou-nos traçar um plano de aula de nossa autoria e o mesmo com o tema. No dia 28 de Abril de 2016 a primeira que foi feita pelo professor foi perguntar se todos tinham todos os programas mandados. A segunda foi cobrar a tarefa da aula anterior que era a elaboração de um plano a nossa autoria. Neste dia o professor escolheu um tema dos planos entregues e pediu que um aluno fosse ao quadro, o tema foi recursos naturais e o subtema, os combustíveis. O grande objectivo desta aula era para retirarmos as duvidas e ver até que ponto estamos a aprender quanto a planificação de uma aula. Ainda no mesmo dia o professor pediu que não nos apegássemos somente aos métodos dos dois programas que foi planificado na sala, porque existiam vários métodos, até porque é alérgico á alunos preguiçosos, gosta de alunos dinâmicos. Sem fugir da aula falou do didata Celestino Freiné este didata era contra o ensino livresco. Mais outros como Motessori, Maria Célia disseram que a criança tem que aprender para ser um elemento para agir no meio que vive e no mundo de forma global. E por ultimo nos foi dado como tarefa para cada um de nós construir um plano de aula cujo o tema foi de autoria do professor, eu calhei com a 1ª classe, disciplina – estudo do meio, tema- Eu e a minha família. No dia 12 de Maio de 2016 deu-se o inicio das nossas aulas simuladas, mais ao assistirmos essas devíamos nos fazer acompanhar das nossas grelhas de avaliação que contem todos os itens necessários, os que administraram as aulas neste dia foram; Josefa Leite com o tema comparação de grandeza, que é de louvar a sua coragem sendo a primeira pessoa, esteve bem até certo ponto, não conseguia ter controlo da turma até porque os alunos não ajudavam, comportavam-se piores que as crianças da 2ª classe que era sua classe. O professor chamou a atenção de alguns aspectos notados na sala de aula dizendo que: A motivação é um elemento essêncial na aula e que não deve ser feita apenas no princípio da aula mais ao longo de toda a aula, chamou atenção quando disse que todos os alunos eram seus filhos e que isso não se deve repetir, pois todo aluno numa sala de aula deve ser visto como aluno e não como filho, quando aplicamos uma tarefa deve ser explicada. Como não tivemos contacto com o programa não há muito a relatar. No Caso do Luís Chicola o tema foi; A fundação da capitania de Luanda, 5ª classe. Conseguiu gerir o seu tempo teve controlo da turma, mais falhou em alguns aspectos no que tange o conteúdo sendo a primeira aula entende-se, posso dizer que esteve bem. Quanto a critica feita pelo professor foi para os dois e já foquei quando falava da Josefa. O professor recomendou que deveríamos ter em conta dois aspectos: 1. Devemos saber o que é uma sala de aula. Introdução O presente relatório descreve de forma organizada todas as actividades realizadas durante o primeiro semestre. Concernente a planificação de um plano de aulas, as aulas simuladas, o desempenho de cada aluno consoante as aulas simuladas, e a observação feita por nós aos professores locais da escola missionária. Conclusão Depois dos relatos apresentados notei que é muito bom fazer apontamentos de tudo o que o professor apresenta em sala de aula, só foi possível a realização deste relatório devido os apontamentos durante as aulas, e não só, é uma forma de termos bem organizado tudo aquilo que aprendemos sobre experiência do professor, colegas e a minha própria experiência. Consegui com este relatório fazer uma descrição de tudo que foi aprendido durante o primeiro semestre, e procurar melhorar consoante as criticas recebidas ao longo do mesmo.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved