Muros de divisa - como devem ser construídos

Muros de divisa - como devem ser construídos

Engº Carlos sac@engcarlos.com.br engcarlos.com.br

Foto: Reprodução

Engº Carlos sac@engcarlos.com.br engcarlos.com.br

Livro Digital – Como Construir ou

Reformar sua Casa Passo a Passo: desde a escolha do terreno até o acabamento

O Livro Digital tem como objetivo ajudar você que quer construir ou reformar sua casa sem ter muitas dores de cabeça.

A linguagem do Livro Digital é simples, didática, fácil e intuitiva para você que deseja saber de todos os detalhes para construir ou reformar a sua casa, mas não entende muito ou quer aprender sobre Construção Civil, e também vai aprender os processos de construção no que diz respeito a “aprender como se faz uma obra”.

Acesse: http://engcarlos.com.br/livro/

Engº Carlos sac@engcarlos.com.br engcarlos.com.br

Muros de divisa não apenas oferecem privacidade, mas também segurança para todos os moradores, objetos e os imóveis em si.

Mas por se tratar de uma construção que muitas vezes envolvem dois imóveis é possível que algumas complicações sejam encontradas. Aumentando a necessidade de estar com um planejamento completo em mãos, autorizações e acordos assinados.

Foto: Reprodução

Engº Carlos sac@engcarlos.com.br engcarlos.com.br

Mas afinal, como devem ser construídos muros de divisa?

Sempre deve-se construir os muros de divisa da maneira correta, caso contrário o que aumentaria a segurança da casa apenas pode levar multas, descontentamento e brigas entre vizinhos.

Cuidados na hora da construção dos muros

Apesar de em alguns momentos os muros não precisarem sustentar cargas consideráveis, é de suma importância que os mesmos sejam feitos de forma bem estruturada.

Sendo recomendado que o muro de divisa seja projetado pelo responsável da construção do imóvel, visto que ele poderá estar montando o padrão da obra além de conhecer as necessidades da mesma.

Outro ponto importante é a recomendação dos muros possuírem uma fundação, essa que precisa ser feita com qualidade para que não ocorram desníveis ou recalques à medida que os anos passem.

Assim como a necessidade da armação que deve estar presente nos muros de divisa. Pois fatores externos como chuva, ventos e outros estarão constantemente testando a resistência da construção.

Tendo em mente que quanto mais alto for um muro melhores devem ser suas armações. Podendo ser feitos com pilares de concreto, pilaretes ou similar.

Engº Carlos sac@engcarlos.com.br engcarlos.com.br

Para aumentar ainda mais a resistência do muro pode-se utilizar barras de aço que mantêm a parede firma horizontalmente ou dependendo do caso podese fazer vigas para um melhor travamento.

Materiais

No Brasil, é comum que os muros sejam levantados utilizando blocos de concreto ou cerâmicos, apesar de existirem outros materiais que entregam um bom custo-benefício, tal como o tijolo de barro maciço.

Outro material muito procurado é a pedra, ela que ajuda o muro a possuir uma melhor estabilidade, além de dispensar em alguns casos uma estrutura especifica.

No entanto, é preciso ter em mente que haverá uma grande carga sobre o solo aumentando a necessidade do cálculo das bases.

Muros como esses podem ser levantados utilizando grandes pedras, especificas para esse tipo de construção. Ou ainda ser construído com tijolos ganhando um revestimento de pedras.

O que aumenta ainda mais as opções, visto que o revestimento poderá ser feito com mármore, ardósia e pedras comuns. Sempre considerando que cada tipo deverá ser utilizado de uma forma especifica.

Engº Carlos sac@engcarlos.com.br engcarlos.com.br

Outra forma de construir murros de divisa é utilizando processos como a taipa, onde é criado uma mistura de solo e cimento ou apenas terra socada.

Mas apesar desse tipo de construção possuir uma resistência superior a outros, nem todos os construtores poderão o utilizar.

Formato e dimensões

O formato e as dimensões do murro de divisa irão variar de acordo com as necessidades do lote. Caso seja uma área perigosa é recomendado que murros mais robustos e maiores sejam escolhidos.

Mas em situações onde o lote já possui segurança é preciso analisar se o murro não irá atrapalhar a imagem do imóvel.

Sendo recomendado que evite construir um grande murro de divisa em áreas seguras, uma vez que o valor do imóvel pode sofrer uma variação para baixo.

Saiba mais...

Caso seja necessário, sinta-se à vontade para entrar em nosso site (w.engcarlos.com.br) para ficar sabendo mais sobre muros e muitos outros assuntos sobre Construção Civil.

E não esqueça de curtir nossa Fan Page e nos seguir no Instagram

Engº Carlos sac@engcarlos.com.br engcarlos.com.br

Como Construir ou Reformar sua Casa

Passo a Passo: desde a escolha do terreno até o acabamento Acesse: http://engcarlos.com.br/livro/

FALE COMIGO Engº Carlos

Envie um e-mail para sac@engcarlos.com.br ou visite nosso site engcarlos.com.br

Comentários