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Guias e Dicas
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Relatorio Estagio III 2017, Provas de Cultura

Estágio Supervisionado etapa III Regência

Tipologia: Provas

2017
Em oferta
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Compartilhado em 28/06/2017

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Baixe Relatorio Estagio III 2017 e outras Provas em PDF para Cultura, somente na Docsity! Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano Campus Iporá, como requisito parcial para aprovação no Estágio Supervisionado III, do 7º período. Supervisão Acadêmica: Nara Alinne Nobre da Silva Supervisão de Campo: Prof. Ana Maria da Cunha Santos, Nara Alinne Nobre da Silva, Ariadne Carvalho e Juliano da Silva Martins de Almeida. Período de realização do estágio: 27/03/2017 a 11/05/2017. Iporá-GO Junho, 2017 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – REGÊNCIA BARROS, Daniely Santos daniely.barros08@hotmail.com SILVA, Nara Alinne Nobre da nara.silva@ifgoiano.edu.br No presente relatório serão relatados os dados de como se realizou a regência do Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Campus Iporá-Go. O Estágio Supervisionado III tem a finalidade de ampliar os cursos de licenciaturas, buscando a compreensão das teorias estudadas durante a graduação e demonstrar a possibilidade dessas teorias funcionarem na prática. O despertar da reflexão sobre a prática docente nos alunos de licenciatura é o maior desafio do estágio supervisionado, pois a transformação da sociedade no decorrer dos anos modifica a forma de educar. A teoria seria nos cursos de licenciatura as disciplinas pedagógicas, e a prática é vista como o estágio supervisionado no terceiro ano de faculdade. Quando o aluno de licenciatura inicia o estágio, este está começando a unir o saber teórico a prática docente. Nessa terceira etapa do estágio, o estagiário pode auxiliar o professor orientador da instituição. Em suma o estágio irá mostrar ao futuro professor o que ele vai encontrar no cotidiano da sua profissão, preparando-o para atingir o seu objetivo de ensino-aprendizagem. Neste relatório serão realizadas às atividades de ensino, realizadas em sala de aula (acompanhadas pelo professor supervisor e/ou pelo professor orientador); atividades de ensino realizadas em laboratórios (acompanhadas pelo professor supervisor e/ou professor orientador); desenvolvimento de projetos de ensino (acompanhados pelo professor supervisor e/ou professor orientador). O foco principal é a promoção de aprendizagem, e para isso o professor deve estar preparado para a diversidade social encontrada no âmbito escolar. O estágio traz ao futuro professor a reflexão sobre as diversas formas de aprendizagem, onde o professor deve estar sempre buscando novas metodologias de ensino e as diferentes condições da região irão demarcar qual será a teoria pedagógica com melhor aproveitamento de aprendizagem. Sendo aperfeiçoada no decorrer do estágio. Palavras-chaves: Estágio. Regência. Ensino-aprendizagem. 1 Introdução O mercado de trabalho sempre vem evoluindo e se aperfeiçoando de várias formas, assim é o trabalho docente e sua formação, onde a construção de sua identidade e autonomia profissional estão associadas com suas práticas pedagógicas gerando uma maior busca por conhecimento e aperfeiçoamento. (ZEICHNER, 1993) Não é somente saber o conteúdo ou saber ministra-lo, envolve a interação, relação aluno/professor e como cada um reage diante as situações existentes em sala de aula, Borges menciona sobre as dimensões afetivas e relacional como saberes docentes: Ensinar envolve uma disponibilidade para lidar com o outro, para tentar compreender o outro, para voltar-se para o outro... Ter empatia pelos alunos é uma coisa importante, pois é a base dessa disposição para interagir com o outro ser humano, no caso o aluno. (BORGES, 2004, p. 211) A sala de aula encontra-se uma diversidade social, e que este âmbito é instável. O ato de educar e respeitar esta diversidade torna-se uma tarefa difícil quando não há conhecimento sobre a convivência social dentro e fora da sala de aula”. Para Freire (2002, p.14) “Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. E o Estágio Supervisionado proporciona ao educando a oportunidade de criar suas próprias experiências sobre sua futura profissão. Tornando assim o estágio uma parte fundamental na formação dos professores em sua vida acadêmica, aperfeiçoando seu trabalho. Para Freire Se na experiência de minha formação, que deve ser permanente, começo por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem me considero o objeto, que ele é o sujeito que me forma e eu, o objeto por ele formado, me considero como um paciente que recebe os conhecimentos conteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe e que são a mim transferidos. Nesta forma de compreender e de viver o processo formador, eu, objeto agora, terei a possibilidade, amanhã, de me tornar o falso sujeito da “formação” do futuro objeto de meu ato formador. É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma- se e forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem forrar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. (p.12). A verdadeira provocação para o docente é o domínio da formação, é o aspecto ensino-aprendizagem e a diversidade encontrada em um âmbito escolar. Muitos discentes da licenciatura buscam o domínio dessa formação, mas como lidar com o desconhecido? Para isso o estágio permite que o desconhecido seja esclarecido e vivenciado. Sendo assim o professor deve ter consciência que a educação é a busca pelo conhecimento, a apreciação do novo, sendo esta responsável pela transformação e desenvolvimento social. Através da educação podemos modificar culturas, preconceitos, Quando observamos o plano de aula, percebemos que não há o plano de aula mais correto para seguirmos como base, utilizamos aquele que mais se adequa aos objetivos que esperamos e os modificamos de acordo com nossa praticas desenvolvidas, pra atingirmos a melhor aprendizagens de nossos alunos. Moretto tenta explicar um pouco dessa realidade que tantos professores vivenciam em seu dia a dia. Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais, tais como: conhecer a sua personalidade enquanto professor, conhecer seus alunos (características psicossociais e cognitivas), conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às características das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos. Conhecer todos os componentes acima possibilita ao professor escolher as estratégias que melhor se encaixam nas características citadas aumentando as chances de se obter sucesso nas aulas. A partir que algumas experiências tentamos melhorar a cada dia nosso modo de ensinar e agir para contribuir com o ensino e aprendizagem dos alunos. Na aula do dia 27/03/17 das 8:40 – 9:30 com a presença de 33 alunos, foram utilizados canetão, quadro, apagador e resumo feito do conteúdo, sendo uma aula expositiva dialogada. Foi ministrado o conteúdo de lixo e resíduos, explicando a importância do saber sobre o meio ambiente, para que esses alunos pudessem ter uma visão diferente de como agir em sociedade; aula tendo início com a passagem do resumo em quadro para que todos os alunos tivessem este conteúdo em seus cadernos, todos assinaram uma lista de presença. Nesta aula a estagiaria A agiu como auxiliadora enquanto a estagiária B realizou a regência, onde a estagiaria A auxilia observando, passando lista de presença e auxilia respondendo quando possível algumas perguntas dos alunos, a estagiaria B explica calmamente todo conteúdo, escrevendo o conteúdo no quadro dando exemplos do cotidiano desses alunos, havendo um diálogo entre alunos e estagiaria tendo a liberdade de falarem algumas de suas experiências vividas e observadas no decorrerem de suas vidas; professora supervisora esteve presente na aula. A relação entre as estagiarias e a professora supervisora foi bem satisfatória havendo a compreensão de todas, a professora supervisora cedeu todo conteúdo e colocando algumas observações para as aulas não tirando a liberdade escolha da metodologia de ensino das estagiarias. -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? No plano de aula estava previsto aula expositiva e em seguida a realização de um trabalho em sala, mas não foi possível a realização do trabalho devido alguns imprevistos, por exemplo, a professora supervisora demorou nas apresentações das estagiárias, sala conturbada sendo chamada atenção inicialmente da professora supervisora, o plano de aula é planejado de acordo com o tempo de cada aula, se ocorre algum atraso isso modifica o plano, o professor tendo cautela saberá lidar com a situação mesmo que continue na próxima aula, não afetando o plano da próxima aula. Aula 2 Na aula 2 dia 28/03/17 das 10:40 – 11:30 havendo a presença de 25 alunos, sendo utilizados canetão, quadro, apagador e o resumo do conteúdo; o plano de aula segue em anexo (Anexo1). A aula foi auxiliada pela estagiaria B, onde ela fez a chamada dos alunos aula se iniciou com os objetivos da aula, o conteúdo ministrado na aula foi o reaproveitamento de materiais e a qualidade ambiental, Em seguida foi transcrito no quadro um resumo para os alunos desse conteúdo, para que pudessem ter esse registro no caderno para estudos posteriormente; devido este conteúdo ser um conteúdo mais fácil na compreensão, foi bem aceito pelos alunos que haviam um conhecimento prévio por eles. Um dos alunos fez um breve comentário, dizendo: essas aulas foram bem esclarecedoras sobre o que vem acontecido no mundo, as catástrofes que o lixo e os seres humanos provocam. Discutiu-se muito sobre as formas de prevenir os danos causados pelo lixo, formas de reciclagem dando exemplos do cotidiano desses alunos. A estagiária trouxe fotos do lixão de Iporá-GO, onde os alunos ficaram horrorizados com uma realidade tão próximas deles, foi dado uma liberdade para a participação desses alunos para fazerem comentários quando desejarem no decorrer da explicação, esses alunos foram bem receptivos havendo a participação da maioria da sala. A relação entre as estagiarias e a professora supervisora foi bem satisfatória havendo a compreensão de todas, a professora supervisora cedeu todo conteúdo e colocando algumas observações para as aulas não tirando a liberdade escolha da metodologia de ensino das estagiarias. A professora orientadora esteve presente nesta aula, avaliando as estagiarias, em suas ações e metodologias de ensino para que estejam sempre em crescimento e aprimoramento de suas aulas. -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? O planejamento do plano de aula, seria a realização da aula expositiva e uma socialização de um cartaz com fotos do lixão de Iporá-GO, a socialização do cartaz foi somente uma demonstração dessas fotos com os alunos. A produção do cartaz que seria feita pela estagiária não foi executada, mas ouve uma ótima participação dos alunos. Aula 3 Na aula 3 dia 29/03/17 das 9:50 – 10:40 tendo a presença de 32 alunos, tendo seguimento do plano de aula (Anexo 1), nesta aula houve participação de todos os alunos, sendo realizado trabalhos em grupo, referente ao conteúdo ministrado nos dias anteriores, onde se dividiu a sala em dois grupos. Um grupo (GRUPO A) ficou designado a produção de um cartaz onde eles iriam fazer recortes em revistas, jornais ou livros de imagens de lixos, classifica-los e cola-los na cartolina. A seguir cartaz produzido pelo grupo A. Imagem 1: Cartaz do grupo A 9º ano “A” O outro grupo (GRUPO B), ficou destinado a fazer um cartaz com frases informativas com respostas de perguntas realizadas pelas estagiarias, as questões serviram como base para as frases informativas. A seguir o quadro com as questões e a imagem do cartaz produzido pelo grupo B. Quadro 1: Questões para realização do cartaz ✓ Como podemos selecionar e reaproveitar o lixo gerado nas nossas residências e na escola? ✓ Sendo pessoas conscientes, como podemos evitar a poluição? ✓ Quais os prejuízos causados ao meio ambiente com o descarte inadequado de lixo? Imagem 2: Cartaz do grupo B 9º ano “A” Após a construção dos cartazes houve a socialização dos grupos com os demais alunos, onde cada grupo explicou de forma simples o que cada cartaz representava. Imagem 3: Apresentação dos alunos do Grupo A A interação entre eles foi bem dinâmica onde cada alunos explicou cada imagem do cartaz, a maioria dos alunos estavam bem nervosos mas demonstraram domínio do assunto. pressão sobre o aluno os deixando mais flexíveis pra conseguirem se desenvolverem nas atividades propostas pelo professor. Masetto traz um pouco dessa visão de avaliação. “Na verdade, a avaliação acompanha todo o processo de aprendizagem e não só um momento privilegiado (o de prova ou teste) pois é um instrumento de feedback contínuo para o educando e para todos os participantes. Nesse sentido, fala da consecução ou não dos objetivos da aprendizagem. (...) O processo de avaliação se coloca como uma situação frequentemente carregada de ameaça, pressão ou terror.” (MASETTO, 1997, p. 98 in Macetto, Costa, Barros, 2008, p. 4) -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? Foi realizado o plano de aula de acordo com o proposto, nas análises dos questionários os acertos foram bem significativos. O que poderia ser mudado em relação a essa aula seria uma análise mais voltada ao aprendizado dos alunos e não uma análise dos exercícios que eles resolveram, esses alunos devem levar durante suas vidas esse aprendizado não somente da disciplina de química mas de todas as disciplinas. Aula 2 – 1º ano B (Técnico em Agropecuária) O plano de aula que segue em anexo (Anexo 2) foi construído a partir do conteúdo retirado do livro didático do 1º ano, tendo como conteúdo propriedades coligativas, neste plano de aula teve como objetivo abordar com os alunos uma aula teórica sobre distribuição eletrônica simples (camadas de eletrônicas) e Linus Pauling, esclarecer a utilização da distribuição eletrônica na disposição de cada elemento na tabela periódica e constatar a importância das contribuições de Linus Pauling para a Química. Nesta aula dia 20/04/17 das 13:00 – 14:40h, tendo a presença de 23 alunos teve- se a utilização do canetão, quadro, apagador e livro didático para a ministração da aula. Inicialmente as estagiárias se apresentaram e esclareceram como seria o decorrer da aula nesta aula, a estagiaria C realizou a regência iniciando com um resumo transcrito no quadro e em seguida a explicação com a participação dos alunos, após a explicação foi entregue aos alunos uma lista de exercícios que deveria ser entregue na mesma, havendo uma pontuação para o bimestre de acordo com as orientações do professor supervisor. Houve a presença da estagiaria A auxiliando com os alunos ajudando na resolução de exercícios e anotando a presença de cada aluno. Houve uma boa interação entre o estagiário-aluno, havendo a liberdade dos alunos de se manifestarem realizando perguntas sobre o conteúdo, o professor supervisor foi bem receptível disponibilizando o conteúdo para as estagiarias e mantendo contato para quaisquer dúvidas, a seguir temos a imagem dos alunos em sala de aula no momento da aula. Imagem 7: Alunos em sala de aula e estagiaria C -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? Foi realizado o plano de aula de acordo com o proposto, temos que ficar atentos principalmente na forma como escrevemos no quadro alguns desenhos ou demonstrações podem confundir o entendimento dos alunos. Aula 3 – 1º ano A (Técnico em Informática) O plano de aula que segue em anexo (Anexo 3) foi construído a partir do conteúdo retirado do livro didático do 1º ano, tendo como conteúdo propriedades Isótonos, isóbaros e isótonos, neste plano de aula teve como objetivo compreender as semelhanças existentes entre átomos com base em seus números atómicos e de massa, reconhecer, a partir de informações pertinentes, as semelhanças entre átomos, compreender que átomos de mesmo número atômico apresentam propriedades químicas semelhantes, utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano e diferenciar as espécies químicas a partir da análise de suas estruturas. Nesta aula dia 08/05/17 das 13:00 – 14:50h tendo a presença de 31 alunos, nesta aula a estagiária A agiu como auxiliadora atendendo a o que necessário para auxiliar na aula, enquanto a estagiaria E realizou a regência. Primeiramente nos apresentamos falando de como seria o decorrer da aula, em seguida, a estagiaria E passou um resumo no quadro para que esses alunos tivessem esse registro no caderno, logo após foi explicado o conteúdo e entregue a esses alunos uma lista em que foi resolvida em dupla, tendo aprovação do professor supervisor, para serem entregues essas listas em sala até o termino da aula. Na resolução dos exercícios as maiores dúvidas dos alunos foram para determinarem o que era número atômico a letra utilizada na formula (Z), o número de nêutrons(N) e o número de elétrons(é), que deveria ser conhecimento prévio dos alunos que já foi ensinado este conteúdo pelo professor supervisor. Nesta aula pode-se observar que são alunos esforçados, antes da explicação conversaram bastante mas ao começar a explicação ficaram quietos e atentos. Os alunos mostraram bastante interesse na explicação do conteúdo e na resolução dos exercícios, respondendo todos os exercícios que foi proposto. O professor foi muito receptivo, ficou bem empolgado com nossas ideias de aulas e de como seria nossas metodologias de ensino, disponibilizou todo conteúdo e deu algumas sugestões de exercícios para passarmos para os alunos. Imagem 8: Alunos em sala de aula -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? Nesta aula foi executado toda aula de acordo com o plano de aula, atingindo os objetivos propostos principalmente a participação da maioria dos alunos, sendo bem satisfatório os resultados das respostas dos exercícios. Aula 4 – 1º ano C (Técnico em Agropecuária) O plano de aula que segue em anexo (Anexo 3) foi construído a partir do conteúdo retirado do livro didático do 1º ano, tendo como conteúdo propriedades Isótonos, isóbaros e isótonos, neste plano de aula teve como objetivo compreender as semelhanças existentes entre átomos com base em seus números atómicos e de massa, reconhecer, a partir de informações pertinentes, as semelhanças entre átomos, compreender que átomos de mesmo número atômico apresentam propriedades químicas semelhantes, utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano e diferenciar as espécies químicas a partir da análise de suas estruturas. Nesta aula dia 08/05/17 das 15:10 – 16:05 – 17h, havendo a presença de 30 alunos, onde utilizou-se apagador, canetão, quadro, material impresso e livro didático, nesta aula a estagiaria A realizou a regência onde ministrou o conteúdo de Isótonos, isóbaros e isótonos. Inicialmente as estagiarias se apresentaram e apresentaram os objetivos e como seria o decorrer da aula, em seguida a estagiaria transcreveu um resumo do conteúdo no quadro dando exemplos e chamando atenção dos alunos para a resolução desses exemplos, após esse momento foi entregue uma lista de exercícios para todos responderem. A maioria dos alunos tiveram dificuldade em identificar as incógnitas representativas dos cálculos, mas ao relembra-los conseguiram finalizar as resoluções, pra finalizar a aula a estagiaria A corrigiu os exercícios com ajuda dos alunos. Houve a presença da estagiária E auxiliando nas atividades no decorrer das aulas, auxiliando na resolução dos exercícios e anotando a presença e participação de cada aluno. Houve uma boa interação entre o estagiário-aluno, havendo a liberdade dos alunos de se manifestarem realizando perguntas sobre o conteúdo, o professor supervisor foi bem receptível disponibilizando o conteúdo para as estagiarias e mantendo contato para quaisquer dúvidas. -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? de glicose em 4,0 mol de agua? cálculos. A professora supervisora estava presente na aula, pediu algumas vezes para dar algum recados para a sala sobre as avaliações de recuperação dos alunos, a professora supervisora foi bem receptiva disponibilizando as estagiarias o conteúdo a ser ministrado na aula e auxiliando no que foi necessário antes e durante a aula, na imagem abaixo mostram os alunos em sala durante a aula. Imagem 9: Alunos na sala de aula -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? Foi possível realizar o plano de aula, mas não com o objetivos desejados, analisamos que não foi uma aula de um aprendizado significativo para esses alunos, houve vários fatores que influenciaram sendo eles aula nos últimos horários de sexta- feira, onde esses alunos já estudaram toda semana e estão ansiosos para irem embora, temos também a presença de uma estagiaria que está ministrando a aula pela primeira vez nessa turma, querendo ou não esses alunos nem sempre recebem as estagiárias tendo o mesmo peso que receberiam um professor. O que poderia ser mudado seria os horários dessas aulas, principalmente de química, colocar nos primeiros horários do dia. 3.2.3- Relatório das aulas do 3ºAno Aula1 – 3º ano (Técnico em Informática) O plano de aula (Anexo 6) foi construído a partir do conteúdo retirado do livro didático do 3º ano, capitulo 7 do livro Ser Protagonista, conteúdo de Compostos com mais de um grupo funcional. Neste plano de aula teve como objetivo apresentar os compostos com mais de um grupo funcional demonstrando exemplos, relacionando com as funções já estudadas e nomear as estruturas de acordo com os grupos funcionais presentes. Nesta aula dia 05/05/17 das 15:10 – 17:00h, havendo a presença de 23 alunos, utilizando canetão, quadro, pagador e resumo do conteúdo. A estagiaria D realizou a regência iniciando a aula relembrando os alunos da aula passada sobre grupos funcionais orgânicos (ácido carboxílico, amina, éster, éter, álcool, aldeído), em seguida deu sequência no conteúdo de “Compostos com mais de um grupo funcional”. Após a explicação do conteúdo demonstrando alguns exemplos a estagiária D passou os exercícios no quadro e de acordo os alunos iriam respondendo os exercícios a estagiária já os corrigiam; a estagiaria D convidou alguns alunos para responderem no quadro e de pouco a pouco todos os alunos responderam pelo menos uma questão no quadro. Alguns alunos ao responderem no quadro demonstraram alguma dificuldade principalmente ao desenharem a molécula ou o composto que estava proposto, a professora supervisora não indicou se as resoluções dos exercícios valeriam nota para esses alunos. A estagiaria A esteve somente como auxiliar observando o comportamento dos alunos, anotando a participação e presença de todos. A professora supervisora foi bem tranquila ao disponibilizar as aulas de estágio, disponibilizando o conteúdo a ser ministrado e os livros necessários. A partir das 15:10 a professora orientadora esteve presente na aula deste dia. -Análise crítica: Comparação entre o plano de aula e a aula executada, algo poderia ser mudado ou melhorado? Foi possível realizar o plano de aula, mas não houve muita dinâmica na aula, foi uma aula bem tradicional mas que pode se observar uma boa participação dos alunos tiveram 3.2 Relatório do Projeto de Ensino A proposta da criação desse projeto, já de início foi a eficiência dos métodos de aprendizagem, metodologias de ensino, dos alunos e se realmente estariam tendo a compreensão do conteúdo de forma objetivada. Logo utilizamos o experimento, que auxiliaria no aprendizado desses alunos, mostrando como reutilizar alguns materiais para a execução do experimento, sendo como complemento do conteúdo de Lixo na disciplina de Ciências. Inicialmente foi consultado a professora supervisora qual conteúdo estava programado a ser trabalhado na data prevista para a execução do projeto. Após uma revisão bibliográfica sobre trabalhos disponíveis na literatura relacionados com o tema, “Lixo”, as estagiárias decidiram associar o conteúdo teórico com uma aula experimental. Posteriormente selecionamos o experimento, elaboramos o texto explicativo, exercícios e o roteiro da aula experimental, os quais foram entregues aos alunos durante o desenvolver do projeto. A participação dos alunos na aula teórica e na parte experimental foi satisfatória, com diferente envolvimento dos alunos de cada turma nas atividades desenvolvidas. As atividades da parte experimental aconteceram nos laboratórios do IF GOIANO - Campus Iporá-GO. Inicialmente a professora orientadora da disciplina de Estagio Supervisionado III, encaminhou um oficio para que houvesse a autorização da Escola Evangélica Betel, para o transporte dos alunos até o Instituto Federal Goiano e ao termino da aula experimental o mesmo retornava esses alunos a escola. A Escola Evangélica Betel tomou suas providencias enviando um termo de autorização para os pais desses alunos para essa aula em outro local. Critérios para participar da aula em laboratório: meninas de cabelos presos, todos os alunos deveriam estar com sapatos fechados e calça (preferencia jeans). As atividades dos projetos foram realizadas nas três turmas do 9º ano, sendo seis aulas em cada turma, inicialmente trabalhamos a parte teórica e em seguida foi entregue uma lista de exercício referente somente ao conteúdo ministrado, e pôr fim a parte experimental, de acordo com o horário da escola, conforme mostra a tabela 2. Tabela 2 – Cronograma das atividades DATA TURMA Aula ATIVIDADE 03/04/17 9º A 1 Introdução do projeto 9º B 2 Introdução do projeto 04/04/17 9º A 1 Lista de exercícios 9º B 2 Lista de exercícios 11/04/17 9º A 1 Experimentação 9º B 2 Experimentação Inicialmente em cada aula os alunos assinaram uma lista de presença para que a professora supervisora tivesse um controle daqueles alunos que estavam presentes. Aula 1: 9º ano “A” das 8h 40min – 9h 30min 03/04/17 Nesta aula inicialmente foram apresentadas as estagiárias, em seguida, se iniciou o conteúdo de lixo, aula expositiva com slide, demonstrando algumas imagens para esclarecer o conteúdo para os alunos, abaixo teremos a imagem de um dos slides mostrados a esses alunos. Imagem 10: Representação de alguns materiais feitos de materiais recicláveis As estagiarias trouxeram alguns matérias alternativos criados por alunos do Instituto Federal Goiano a partir de materiais recicláveis, aproximando os alunos da realidade não distante e podendo demonstrar exemplos fáceis de serem feitos, abaixo imagem dos materiais alternativos. Imagem 11: materiais recicláveis e alternativos Aula 2: 9º ano “B” das 14h 40min - 15h 30min 03/04/17 Nesta aula inicialmente foram apresentadas as estagiárias, em seguida, se iniciou o conteúdo de lixo, aula expositiva com slide, demonstrando algumas imagens para esclarecer o conteúdo para os alunos. Aula 3: 9º ano “A” das 10h 40min - 11h 25min 04/04/17 Imagem 17: Aluno com os EPIs auxiliando a estagiaria no experimento Após o experimento mediu-se o pH desse sabão liquido e o guardou nos recipientes que os alunos levaram. Houve a presença de um aluno de um projeto de extensão do IF Goiano Campus Iporá, que auxiliou a estagiaria no experimento. Ao final da aula retornou-se os alunos à escola com o transporte do IF GOIANO Campus Iporá-GO; havendo a presença de um secretário representante da Escola Evangélica Betel e a presença da professora orientadora. 3.2.1 Resultados alcançados Analise dos exercícios Durante a realização do projeto de ensino, houve a participação de todos os alunos; tendo a compreensão de todos inclusive nos comportamentos. Tornando as aulas algo bem produtivo. A seguir temos algumas tabelas com as respostas dos questionários respondidos por esses alunos que participaram da realização do Projeto de Ensino. Tabela 3: Analises dos exercícios Observamos que a turma do 9º ano A teve-se um nível de acertos maior que a turma do 9º ano B. Na turma do 9º ano A, teve-se uma procura maior em solucionar suas dúvidas; devido as estagiarias já terem realizado a regência nesta turma poderia ter influenciado na liberdade desses alunos por terem tido uma maior contato com as estagiarias gerando um relacionamento profissional e acadêmico com esses alunos, já a turma do 9º ano B as estagiarias só tiveram este contato na realização do projeto de ensino, onde esses alunos se sentiram mais reprimidos em fazer perguntas sobre o conteúdo. Quando analisamos a aprendizagem de alguns alunos percebemos que as condições de ensino e aprendizagem também podem influenciar, assim, como condições físicas influenciam na aprendizagem, condições de se relacionarem também pode influenciar na tomada de atitudes. 9º ano B 9º ano A Questões Acertos Erros Acertos Erros 04 25 2 26 5 05 26 1 30 1 06 26 1 31 0 07 24 3 25 6 08 18 8 20 11 Logo a baixo termos as respostas de alguns alunos que estão sendo representados pela letra “R”. Tabela 4: Respostas dos alunos dos 9º anos, questão nº02 9º ano A 9º ano B R1: Os maiores maleficios gerados pelo lixourbano são: entupimento de bueiros, transmissao de doenças, odor, muita poluição, jogar o lixo fora pode causar reprodução de insetos e muito mais. R2: contaminação do solo, entupimento dos boeiros, doenças. R3: plastico, garrafa o vidro o lixo hospitalar R4: Eles se forem descartados incorretamente podem poluir o solo, entupir boeiros e ter uma serie de consequencias, prejudicando ate a saude dos animais e do proprio ser humano como é o caso da pilha. R5: prejudica o nosso meio ambiente, como nosso ar atmosferico, os rios. R1: " Prejudica nossa saúde, o solo, o ar e a água" R2: Poluição no ar, ruas sujas, bueiros entupidos que causam alagamento, doenças e até morte de seres vivos R4: Pode ocorrer o entupimento de bueiros, prejudicação ao solo, e etc. Com isso ocorre alagamentos em dias de chuva e a poluição do ar. R5: Poluição da água, poluição do ar e do solo. Afetando o lençol freiático entre outros. Percebemos que nas duas turmas quando analisamos as resposta, há bastante erros na escrita ortográfica, vários alunos respondiam as respostas oralmente e suas respostas eram bem mais complementadas do que quando corrigimos esses questionários. Então pode se observar que esses alunos tem esse conhecimento mas na maioria das vezes não conseguem transmiti-los pra o papel. 4 Considerações Finais Nesta etapa do Estágio Supervisionado III Regência, sendo realizado nas Escola Evangélica Betel e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano. O estágio nos permite uma maior proximidade tanto física quanto pedagógica da vida profissional dentro de cada instituição, nos proporcionando uma visão da real formação profissional do ser Professor e da realidade vivida no dia a dia. No decorrer do estágio, neste período foram vivenciados vários desafios que contribuíram para minha formação acadêmica, por exemplo, a execução de um projeto de ensino, onde tivemos a oportunidade de aproximar esses alunos a realidade de uma experimentação e de lecionar várias aulas, sendo algo muito interessante pois nesta etapa a observação de aprendizagem dos alunos não é igual na primeira etapa do estágio (observação) somente a observação como aluno, na etapa III do estágio o contato com os alunos e a percepção de aprendizagem devido as escolhas das metodologias de ensino é inexplicável a satisfação vivida. No Projeto de Ensino, executado na Escola Evangélica Betel, tivemos o desfrute de associar a teoria com a prática, trazendo a esses alunos uma maior proximidade da realidade e nos auxiliando não aprendizagem de cada um. Durante as experiências vivenciadas em sala de aula, lidamos com diversas personalidades é nosso papel como futuros professores é compreender cada personalidade e desenvolver metodologias de ensino que possa portar toda essa demanda de alunos com variadas capacidades de aprendizagens que não foram descobertas, diante dessas situações o professor. 5 Referências Bibliográficas BORGES, C. M. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. 1. ed. Araraquara: JM Editora, 2004. Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.p.12 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p.14. MACETTO, COSTA, BARROS. Planejamento de ensino como elemento articulador da relação da prática pedagógica: prática social. Disponível em: http:// www.aparecida.pro.br/alunos/textos/planejamento.htm. Acesso em: 23/05/2017. MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. 6 Anexos anexo I ANEXO IV ANEXO V Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá PLANO DE AULA - Estágio Supervisionado III Estagiário: Daniely Santos Barros e Lorena Lemes de Freitas Disciplina: Química Data: 28/04/2017 Duração: das 15h 10min às 17h 00min Público alvo: Turma de 2ª ano do Ensino Médio. Conhecimentos prévios: Soluções. 1. ASSUNTO Propriedades Coligativas. 2. OBJETIVOS Objetivo Geral ✓ Compreender o que são propriedades coligativas e quais os fenômenos em jogo. Objetivos Específicos ✓ Definir propriedades coligativas; ✓ Promover a autonomia em relação ao aprendizado, tendo como ponto de partida a reflexão, o raciocínio, a organização e a consolidação de hábitos de estudo; recorrendo a conhecimentos desenvolvidos para a elaboração de propostas de intervenção solidária na sua realidade social e sendo capaz de relacionar o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade. 3. CONTEÚDOS - Introdução a propriedades coligativas. 4. RECURSOS Quadro, canetão, computador, livro didático, atividade impressa. 5. METODOLOGIA Aula expositiva dialogada; será ministrado um resumo sobre propriedades coligativas, em seguida será ministrado alguns exercícios retirados do livro didático e de pesquisas na internet. 6. AVALIAÇÃO Através do registro no caderno dos alunos, participação e interesse no decorrer da explicação e na resolução dos exercícios. 7. REFERÊNCIAS ANTUNES, M. T. Ser protagonista: Química 2°ano ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Edições SM, 2013. ______________________________ ______________________________ Daniely Santos Barros Lorena Lemes de Freitas Iporá, 25 de abril de 2017. ANEXO VI Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá PLANO DE AULA - Estágio Supervisionado III Estagiário: Daniely Santos Barros e Lorena Lemes de Freitas Disciplina: Química Data: 02/05/2017 Duração: 2h45min Público alvo: Turma de 3ª série do Ensino Médio. 1. ASSUNTO Compostos com mais de um grupo funcional. 2. OBJETIVOS Objetivo Geral • Apresentar os compostos com mais de um grupo funcional demonstrando exemplos, relacionando com as funções já estudadas e nomear as estruturas de acordo com os grupos funcionais presentes. Objetivos Específicos • Compreender e diferenciar quais são os compostos que apresentam mais de um grupo funcional, identificar as diferentes funções representadas e nomeá-los. 3. CONTEÚDOS Funções Orgânicas 4. RECURSOS Será utilizado como recurso o quadro, canetão e o livro didático. 5. METODOLOGIA Aula dialogada, expositiva e demonstrativa sobre os compostos com mais de um grupo funcional. Inicialmente será feita uma revisão apresentando algumas funções já estudadas. Em seguida será feita a explicação do conteúdo proposto, passando alguns exercícios para que os alunos identifiquem e nomeiem as funções. 6. AVALIAÇÃO Participação durante a aula e na resolução dos exercícios. 7. REFERÊNCIAS LISBOA, Julio Cezar Foschini. Ser protagonista: Química 3º ano Ensino Médio. 2º Ed. SM – São Paulo, 2013. ______________________________ ______________________________ Daniely Santos Barros Lorena Lemes de Freitas Iporá, 20 de Março de 2017 ANE XO VII Escola Evangélica Betel Disciplina: Ciências Série:_________ Data: /04/2017
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