Cofen Manual Selo - de - Qualidade

Cofen Manual Selo - de - Qualidade

(Parte 4 de 6)

29 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método eventos adversos, bem como, documenta, notifica e rastreia os processos em busca de analisara causa-raiz. Deverá contar com a documentação de procedimentos para detecção, identificação, comunicação e correção de erros e incidentes.

O RT deve analisar os fatos, impactos e relevâncias da ocorrência dentro de um contexto em que a necessidade de penalidade cerá avaliada levando-se em consideração os aspectos éticos e legais.

A metodologia de controle de custos deve ser estruturada de maneira a fornecer resposta aos questionamentos dos gestores quanto à origem e ao destino de cada gasto.

a) Há evidência de utilização de metodologia para apuração e acompanhamento dos custos relativos à assistência de enfermagem?

O Serviço de Enfermagem para adquirir e manter sustentabilidade deve acompanhar e registrar a apuração e/ou controle do custo assistencial/setorial, bem como incentivar sua equipe de trabalho a controlar e reduzir desperdícios.

b) Há evidência de acompanhamento do controle de glosas e metas nos setores com implementação de ações, quando necessário, relativas a essa análise?

As lideranças de Enfermagem devem contar com ações padronizadas pelo Serviço de Enfermagem quanto à análise em relação a possíveis glosas do atendimento assistencial.

c) Há evidência de acompanhamento dos resultados financeiros de sua instituição/área?

A Gestão de Enfermagem que acompanha o resultado institucional antecipa ações no Serviço de Enfermagem em consonância com os resultados financeiros da Instituição.

d) Há evidência quanto ao comprometimento e envolvimento dos funcionários como forma de assegurar o controle de custos e redução de desperdícios?

A Gestão de Enfermagem deve acompanhar a performance do Serviço de Enfermagem por meio de programas de orientação destinado aos profissionais quanto ao controle de custos e/ou redução de desperdícios. Metas devem ser estabelecidas e divulgadas para a equipe em relação aos centros de custos.

30 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método

4.2.4 Perspectiva 4 | Infraestrutura

A qualidade do Serviço de Enfermagem depende diretamente dos recursos físicos e materiais que a ele são destinados, como mobiliário, materiais permanentes, equipamentos e instalações prediais. A infraestrutura deve ser gerenciada para que as atividades do Serviço se desenvolvam a contento.

As instalações prediais compreendem todas as áreas físicas em que se desenvolvem as atividades do Serviço de Enfermagem, como terreno, edificações, os espaços úteis e seus serviços.

a) As instalações da Instituição possuem condições ambientais favoráveis ao atendimento de clientes e ao desenvolvimento das atividades profissionais (temperatura, umidade, ventilação, nível de ruído, higiene entre outros)?

Os parâmetros ideais das condições ambientais devem ser determinados e documentados com base na legislação e normas regulamentadoras aplicáveis. As condições ambientais devem ser monitoradas e, quando necessário, controladas, com base nesses parâmetros. Registros devem comprovar que as condições ambientais são favoráveis.

b) As instalações da Instituição favorecem a segurança pessoal dos profissionais, clientes e visitantes?

Devem ser realizadas análises relativas à segurança dos usuários e tomadas medidas consistentes e compatíveis com a legislação e normas aplicáveis. Eventuais falhas de segurança detectadas precisam ser seguidas de ações corretivas para eliminar suas causas.

c) As instalações da Instituição oferecem acessibilidade a todas as classes de usuários?

Devem ser realizadas as adaptações necessárias ao atendimento à legislação e às normas relativas à acessibilidade. Eventuais falhas devem ser prontamente corrigidas mediante planos de melhoria consistentes.

d) As instalações destinadas a assistência possuem condições favoráveis ao atendimento de clientes e ao desenvolvimento das atividades profissionais (posto de enfermagem, preparo de medicação, capacitação de pessoal, fluxos/logística, entre outros)?

31 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método

Todas as instalações da Instituição destinadas ao Serviço de Enfermagem e seus processos de apoio, particularmente as acima citadas, devem ser dimensionadas de acordo com a demanda, isso significa que os serviços não poderão ser comprometidos em razão de falta ou falha de instalações prediais. Devem ser gerenciados os tempos médios de espera e situações de pico serem levadas ao conhecimento da gestão do Serviço de Enfermagem, para análise e providências.

e) O Serviço de Enfermagem participa na elaboração da comunicação visual e orientação de públicos?

A equipe de Enfermagem é quem mais tem contato com os clientes e frequentemente é solicitada quanto a orientações sobre os fluxos internos, sua participação é de fundamental importância no estabelecimento da sinalização (placas, faixas, dentre outras) de identificação institucional em áreas comuns da Instituição.

f) Há evidência da participação da Enfermagem para melhoria da infraestrutura e/ou novas construções prediais (obras e reformas)?

A equipe de enfermagem está envolvida diretamente nos fluxos assistenciais e sua participação favorece a adaptação de projetos arquitetônicos à necessidade do Serviço.

g) Existem espaços de convivência para profissionais?

A qualidade do Serviço de Enfermagem depende do bom ambiente Institucional que, por sua vez, depende de muitos fatores de acolhimento, dentre eles os espaços destinados à integração dos envolvidos. A Instituição deve prover espaços coletivos acolhedores, munidos de infraestrutura que favoreçam a convivência informal dos profissionais nos momentos de lazer e descanso entre as atividades assistenciais.

Os mobiliários, materiais permanentes e equipamentos compreendem os acessórios das instalações prediais que dão funcionalidade para as atividades do Serviço de Enfermagem.

a) Os mobiliários, materiais permanentes e os equipamentos estão dimensionados para atender a demanda de forma eficaz?

32 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método

O projeto e a instalação dos mobiliários devem levar em conta as atividades que se pretende desenvolver em cada ambiente e as características dos usuários, genéricas e individuais, com base em normas de ergonomia e de acessibilidade.

b) Existe e é aplicado um plano de manutenção para assegurar a conservação e a funcionalidade do mobiliário, materiais permanentes e dos equipamentos, com a participação do Serviço de Enfermagem?

Os mobiliários, materiais permanentes e os equipamentos deverão ser mantidos funcionais e conservados, por meio de planos consistentes de manutenção, que incluam manutenção preventiva e manutenção corretiva. Indicadores gerenciais devem demonstrar a capacidade dos planos de manutenção.

c) O Serviço de Enfermagem participa do processo de aquisição, especificamente das etapas de seleção, uso e obsolescência de equipamentos?

Os equipamentos, materiais permanentes e itens do mobiliário que integram a infraestrutura do Serviço de Enfermagem devem ser identificados e cadastrados. Sua movimentação deve ser controlada de forma que, a qualquer momento, seja possível consultar os recursos de cada ambiente funcional das instalações. Periodicamente, realizar comparações entre o cadastro e as situações físicas, com as devidas correções.

d) Há interrelação com fornecedores para conhecimento, testes sistematizados e avaliaçãode novos produtos?

O Serviço de Enfermagem deverá definir e adotar metodologia quanto ao parecer/participação da equipe de Enfermagem na avaliação de novos produtos destinados à assistência de Enfermagem.

e) Há treinamento organizacional baseado nos protocolos de uso, conservação, manuseio e segurança?

O Serviço de Enfermagem deverá considerar o diagnóstico das necessidades de capacitação, por meio de um programa formal de treinamento organizacional, baseado em protocolos de uso, conservação, manuseio e segurança de materiais e equipamentos.

f) Os mobiliários foram projetados e instalados de forma a atender às necessidades de uso seguro, respeitando as limitações individuais dos pacientes e profissionais?

3 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método

A equipe de enfermagem deve participar de reuniões com a finalidade de projetar novos mobiliários, bem como, estar presente durante a instalação deles.

Os mobiliários devem ser projetados de forma a respeitar as especificidades individuais dos clientes/ pacientes e profissionais.

g) Os equipamentos são testados previamente à instalação e/ou utilização no paciente?

O Serviço de Enfermagem conta com a formalização/registros referentes ao programa voltado para a segurança em relação aos testes de equipamentos antes de utilizá-los nos pacientes. Toda a equipe de trabalho deverá conhecer essa orientação quanto à realização dos testes prévios.

Os ambientes do Serviço de Enfermagem compreendem todas as instalações prediais, mobiliários, equipamentos assim como os espaços públicos do entorno da instituição (calçadas, acessos, etc.), cuja responsabilidade pela conservação seja da Instituição.

a) Os ambientes utilizados pelos usuários são continuamente higienizados, limpos e conservados?

As atividades de limpeza e conservação deverão ser planejadas e supervisionadas. A equipe de limpeza, conservação e higienização deve, além de realizar as atividades programadas, estar preparada para prestar prontamente serviços por solicitação dos usuários, em situações incidentais, que saem da rotina.

b) Existe um plano de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde (PGRSS), de conhecimento de todos os envolvidos e que seja aplicado corretamente, conforme legislação aplicável?

A segregação, o armazenamento, manuseio, transporte e a destinação de resíduos devem ser planejados, levando em conta a legislação e a necessidade de colaborar com um meio ambiente seguro, saudável e sustentável. Devem ser mantidas evidências da participação da enfermagem no planejamento e execução correta do gerenciamento de resíduos.

c) O Serviço de Enfermagem participa da validação dos processos de higienização e limpeza?

34 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método

Uma boa interrelação departamental entre o Serviço de Enfermagem e o Serviço de Higienização e Limpeza prevê um cronograma adequado de trabalho e a validação da CCIH dos produtos e processos de higienização e limpeza da Instituição.

A Tecnologia da Informação (TI) está presente em todos os processos de atenção ao cliente em meio hospitalar e especificamente no Serviço de Enfermagem. É considerado um grande aliado do modelo de gestão em Enfermagem. As ferramentas eletrônicas voltadas para a gestão operacional dos recursos de TI visam à integração dos ativos tecnológicos do Serviço de Enfermagem aos objetivos estratégicos da Instituição, por meio de uma visão ampla dos recursos e processos colocados à disposição do Serviço de Enfermagem.

a) A informática está incorporada à Gestão de Enfermagem?

Por meio da gestão virtual, o RT pode acompanhar toda a evolução dos processos assistenciais por meio da janela de indicadores gerenciais definidos em função de cada processo, proporcionando, portanto, ação nos pontos passíveis de correção e ajuste dos resultados às expectativas de todas as partes interessadas.

b) Os funcionários têm conhecimento e utilizam os processos operacionais informatizados?

A equipe de enfermagem deve possuir habilidades na utilização de todo os aplicativos e/ou softwares disponíveis no Serviço de Enfermagem.

c) Existem evidências de ações que garantam o sigilo e a segurança da informação?

O Serviço de Enfermagem conta com uma metodologia aplicada pela TI para garantia da segurança e confidencialidade das informações.

No hospital, a grande variedade de itens utilizados, aliada ao risco por desabastecimento, pode provocar estoques em excesso, o que significa recursos financeiros imobilizados, espaços mal utilizados, consumo excessivo de energia e risco de descarte dos materiais vencidos. A gestão racional dos estoques é necessária para a competitividade de qualquer organização. Porém, no hospital, se torna imprescindível, em função do alto custo gerado pela complexidade da atividade e

35 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método pela pressão sofrida por todas as partes interessadas, principalmente pela equipe de enfermagem, que mais utiliza esses insumos.

a) A liderança participa do controle de abastecimento setorial monitora a utilização adequada?

A Gestão do Serviço de Enfermagem deve conhecer a metodologia empregada para controle de abastecimento e supervisão do uso de materiais e medicamentos e deve acompanhar a aplicação dela em todos os setores do Serviço de Enfermagem.

b) O RT possui evidência de intervenção conjunta diante de resultados indesejáveis?

O Serviço de Enfermagem deve acompanhar os resultados indesejáveis e contar com plano de ação conjunto entre os setores de Suprimentos e o Serviço de Enfermagem.

c) O Serviço de Enfermagem participa da padronização de materiais e medicamentos?

A equipe de Enfermagem é quem mais utiliza materiais e medicamentos, portanto, sabe decidir em relação a custo benefício e sua argumentação deve ser representada com sua participação em reuniões de padronização de materiais e medicamentos na Instituição.

4.2.5 Perspectiva 5 | Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas é a perspectiva responsável pelo desenvolvimento e aplicação de políticas que congreguem ações voltadas ao quadro funcional, com foco nos processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, benefícios e planos de carreira, objetivando um conjunto de compromissos mútuos estabelecidos entre a Instituição e os profissionais.

Movimentação significa captação (recrutamento e seleção), transferências e promoções de pessoas. Esse processo leva em conta a análise da competência e aptidões dos candidatos em relação ao cargo oferecido, em consonância com o planejamento estratégico da Instituição.

a) Existe programa formal de recrutamento e seleção do pessoal, que tenha por base uma descrição documentada de cargos e funções contendo requisitos, competências e atribuições?

36 Manual Selo da Qualidade | Cofen

Método

Um programa formal com a descrição de cargos e funções facilita a consecução dos resultados esperados para o Serviço de Enfermagem e minimiza custos nos processos de recrutamento, seleção e capacitação de pessoal, podendo contribuir com a redução da rotatividade.

b) São realizadas análises críticas do programa formal de recrutamento e seleção de pessoal para identificar necessidades de atualização, com frequência mínima de uma vez ao ano?

O programa de recrutamento e seleção deve estar atualizado e refletir as necessidades e valores da Instituição. Os métodos de análise crítica e atualização devem ser definidos.

c) O Serviço de Enfermagem possui evidência da participação das lideranças nos processos de movimentação de pessoal?

O Serviço de Enfermagem deve garantir a qualificação de seus profissionais participando dos processos de recrutamento de pessoal nos diferentes setores assistenciais, bem como participar, também, dos processos internos de movimentação de pessoal junto à Gestão de Pessoas.

d) A Instituição possui evidência no cumprimento dos critérios para promoção e transferência?

(Parte 4 de 6)

Comentários