ENADE Eng Eletrica - enade engeletrica 2014 resp2

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a)aborde pelo menos duas das seguintes consequências:

PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve redigir um texto dissertativo, em que:

aumento da emissão de poluentes atmosféricos;

aumento da emissão de gases de efeito estufa (CO2 – dióxido de carbono, CO – monóxido de carbono, O3 – ozônio); aumento da poluição visual e sonora;

aumento da temperatura local e global;

aumento do consumo de combustíveis;

aumento de problemas de saúde (cardíaco, respiratório, dermatológico);

aumento da frota de veículos promovendo congestionamentos urbanos;

diminuição de áreas verdes;

desmatamento;

aumento das áreas impermeabilizadas resultando em enchentes, diminuição da infiltração da água e recarga de lençóis freáticos;

elevação dos custos de manutenção das cidades (metroferrovias, rodovias, tratamento de água, limpeza da cidade, etc);

necessidade de ampliação de vias trafegáveis;

necessidade de ampliação de áreas de estacionamento.

b) aborde duas das seguintes intervenções:

construção de vias exclusivas para bicicletas (ciclovias e ciclofaixas);

proposição de formas de integração entre o transporte por bicicletas, o metroviário e os ônibus coletivos, a fim de garantir segurança e conforto em momentos de adversidades climáticas e relevo acidentado;

pontos de aluguel e/ou empréstimo de bicicleta;

construção de bicicletários;

investimento na segurança pública;

políticas de incentivo ao uso de bicicleta (educação ambiental, qualidade de vida, saúde, propaganda);

implementação de políticas de crédito e de redução do custo das bicicletas.

PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve redigir um texto dissertativo, em que: a) aborde duas das seguintes causas:

problemas relacionados à educação (baixa escolaridade, evasão escolar, qualidade da educação, distanciamento entre a escola e a realidade social, tempo de permanência na escola);

desigualdades socioculturais (gênero, etnia, economia, etc);

desemprego e falta de qualificação profissional;

precariedade da segurança pública;

uso de drogas;

desvalorização da vida humana;

banalização da violência;

sensação de impunidade;

ausência de políticas sociais;

degradação da vida urbana;

desconhecimento e/ou desrespeito aos direitos humanos e constitucionais;

desestruturação familiar;

desvalorização de princípios éticos e morais.

b) mencione dois dos seguintes fatores:

políticas de segurança mais efetivas; políticas públicas de melhoria das condições socioeconômicas;

maior consciência cidadã e respeito à vida;

melhor distribuição de renda;

melhoria da educação (aumento da escolaridade, redução da evasão escolar, qualidade da educação, aproximação entre a escola e a realidade social, aumento do tempo de permanência na escola);

aumento da oferta de emprego e melhoria da qualificação profissional; medidas preventivas ao uso de drogas;

maior eficácia do sistema judiciário;

revisão da legislação penal;

valorização de princípios éticos, morais e familiares.

Observação: as respostas a esse item devem se pautar na Portaria Inep nº 255, de 02 de junho de 2014, onde se lê:

Art. 3º No componente de Formação Geral serão considerados os seguintes elementos integrantes do perfil profissional: atitude ética; comprometimento social; compreensão de temas que transcendam ao ambiente próprio de sua formação, relevantes para a realidade social; espírito científico, humanístico e reflexivo; capacidade de análise crítica e integradora da realidade; e aptidão para socializar conhecimentos em vários contextos e públicos diferenciados.

a) Inicialmente é preciso determinar o módulo da tensão da fonte, o que é feito com a informação de que, com corrente nula, a tensão medida Vres = 220V.

Logo, Vres = V, ou seja, V = 220 V.

b) Diagrama fasorial ou

Os comprimentos dos fasores de tensão têm que ser proporcionais ao módulo das respectivas tensões: V = 220 V, Vx = 20 V e, consequentemente, Vres = 200 V. Todos os fasores de tensão têm que estar na mesma direção e no mesmo sentido.

Dado que o fator de potência na carga é zero e que a carga tem característica indutiva, esta também é representada apenas por uma reatância indutiva, o que implica em um fasor de corrente atrasado de 90° em relação às tensões.

Vres Vx Iof

020 40 60 80 100 120 140 160 180 200 220
020 40 60 80 100 120 140 160 180 200 220

Vres Vx

Iof

Se, de 4 a 20 mA, a rotação varia de 0 a 20 rpm, para se obter 1.0 rpm a corrente de referência deverá ser de 12 mA.

Para se obter uma corrente de 12 mA na saída do conversor tensão-corrente, a tensão de entrada deverá ser 3 V, posto que 0,012*250 = 3.

O ganho do amplificador não-inversor é 1+R2/R1, sendo o valor de R1 igual a 10 k. Como a tensão de entrada é 1 V, o ganho deverá ser igual a 3. Então, R2 deverá ser igual a 20 k.

a) O estudante deverá usar expressão equivalente à apresentada abaixo de forma a obter a relação entre razão de magnitudes e o valor correspondente em decibéis.

Como a razão ocorre entre magnitudes, usa-se o fator 20 antes da função log10().

Como A = 1, a atenuação do sistema para f < fA vale 0 dB, isto é

Nessa situação, deseja-se que para f > fB atenuação seja de 60 dB, onde B é a relação entre tensão eficaz de saída sobre a de entrada, assim:

b) O estudante deverá usar resultado do teorema de Nyquist (ou teorema da amostragem). A redução da sobreposição espectral será consequência da obediência ao teorema de Nyquist. Na situação apresentada, componentes com frequência acima de fB estarão consideravelmente atenuadas e por isso a frequência de amostragem (sampling), fS, de acordo com o teorema de Nyquist, deve ser maior ou igual a 2 fB = 8 kHz. Isto é,

c) O estudante deverá indicar que o sistema tem notoriamente característica de filtro passa-baixas, pois atenua em 60 dB componentes em frequência acima de fB (4 kHz), enquanto mantém inalteradas componentes em frequência abaixo de fA (3,8 kHz).

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