Ciclo Engenharia Como ler diagramas elétricos-1

Ciclo Engenharia Como ler diagramas elétricos-1

1COMO LER DIAGRAMAS ELÉTRICOSwww.ciclo.eng.br ebook

2COMO LER DIAGRAMAS ELÉTRICOSwww.ciclo.eng.br

Apresentação 01. Componente principal 02. Pinos do módulo 03. cores dos fios 04. linhas coloridas 05. sensores e componentes

06. tabelas para consulta 6.1. simbologia elétrica básica 6.2. simbologia de componentes 6.3. convenções 07. Resumo da visão global do diagrama considerações finais

Nesse Ebook você aprenderá a ler diagramas elétricos automotivos no padrão Ciclo Engenharia de forma simples e rápida.

3COMO LER DIAGRAMAS ELÉTRICOSwww.ciclo.eng.br

Como ser eficiente, produtivo e assertivo diante de uma imensa quantidade de veículos e sistemas embarcados circulando pelas nossas ruas sem acesso a um conteúdo que sirva de suporte?

Esta é a missão da Ciclo Engenharia! Desde 1994 dedicada a elaboração de informação técnica automotiva. Uma empresa comprometida com o desenvolvimento cuidadoso de soluções que agreguem ganhos reais de produtividade.

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UCM Módulo Central

Identificação do módulo01 COMPONENTE

O primeiro passo para começar a leitura do diagrama elétrico é a identificação do módulo. Ele é representado por um retângulo cinza no centro da página que representa o módulo de controle principal do sistema abordado Ex.: ABS, Airbag, UCM e etc. Ele estará identificado pelo o nome localizado na parte superior.

5COMO LER DIAGRAMAS ELÉTRICOSwww.ciclo.eng.br

F15VD/AZB13 R01 - Relé de arrefecimento

Unidade do ventilador dearrefecimento2

F20iBR/MRB25R06 - Relé da embreagem do compressor do ar condicionado

Embreagem do compressordo ar condicionado 1

C03-MR/VD

AMC3112Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento no motor

MR CZ/MR+B16-B40Sensor de pressão do ar condicionadoB283

VD/MRCZ/VI A14

A061 2Sensor rotação e PMS

B01AM/AZ R09 - Relé principal

F14 F15 F16 F17 F19

F16a F14a

F19a

31MF3 F27

F16 F15 F14

F17 F19

Painel de instrumentos

BR/AZCZB20 B17

B05 B01

G3G1A B35 A31

B36 B47 B48

B10B08VI/VMVD/AZ+30+15F27 F07

B11B12AZ/VDAZ/VDF16

B13Identificação dos pinos do módulo

O segundo passo é identificar os pinos do módulo. Eles indicam o conector (letras A, B, C...) e o endereço do pino (números).

6COMO LER DIAGRAMAS ELÉTRICOSwww.ciclo.eng.brF02

F15VD/AZB13 R01 - Relé de arrefecimento

Unidade do ventilador dearrefecimentoF29

F20iBR/MRB25R06 - Relé da embreagem do compressor do ar condicionado

Embreagem do compressordo ar condicionado

C03-MR/VD

AMC31Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento no motor

MR CZ/MR+B16-B40Sensor de pressão do ar condicionadoB28

VD/MRCZ/VI A14 A06Sensor rotação e PMS

B01AM/AZ R09 - Relé principal

F14 F15 F16 F17 F19MF3

Painel de instrumentos

BR/AZCZB20 B17

B19Tomada de diagnoseBRB35

B36 B47 B48

B10B08VI/VMVD/AZF27 F07

B11B12AZ/VDAZ/VDF16

AM = Amarelo AZ = Azul AZcl = Azul claro AZes = Azul escuro BG = Bege BR = Branco CZ = Cinza LI = Lilás LR = Laranja

MR = Marrom PT = Preto RS = Rosa VD = Verde VDcl = Verde claro VDes = Verde escuro VI = Violeta VM = Vermelho BR/PT = Branco e Preto

CORES DOS FIOS PTFio de cor preto

/MBRRFio de cor branco e marrom

Em seguida você irá se deparar com códigos junto aos fios que indicam a sua cor, no exemplo acima o fio em destaque tem a cor preta. Identifique como são representadas as demais cores na tabela em anexo.

7COMO LER DIAGRAMAS ELÉTRICOSwww.ciclo.eng.br

F15VD/AZB13 R01 - Relé de arrefecimento

Unidade do ventilador dearrefecimento2

F20iBR/MRB25R06 - Relé da embreagem do compressor do ar condicionado

Embreagem do compressordo ar condicionado 1

C03-MR/VD

AMC3112Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento no motor

MR CZ/MR+B16-B40Sensor de pressão do ar condicionadoB283

VD/MRCZ/VI A14

A061 2Sensor rotação e PMS

B01AM/AZ R09 - Relé principal

F14 F15 F16 F17 F19

F16a F14a

F19a

31MF3 F27

F16 F15 F14

F17 F19

Painel de instrumentos

BR/AZCZB20 B17

B05 B01

G3G1A B35 A31

B36 B47 B48

B10B08VI/VMVD/AZ+30+15F27 F07

B11B12AZ/VDAZ/VDF16

UCM04 LINHAS

Em destaque segue o exemplo de um caso em que usamos linhas coloridas. Ao lado a identificação de cada uma.

SERIAL LINHA 30

SERIAL LINHA 30

8COMO LER DIAGRAMAS ELÉTRICOSwww.ciclo.eng.br

R01 - Relé de arrefecimento

Unidade do ventilador dearrefecimentoR06 - Relé da embreagem do compressor do ar condicionado

Embreagem do compressordo ar condicionadoSensor de temperatura do líquido de arrefecimento no motorSensor de pressão do ar condicionadoSensor rotação e PMS

R09 - Relé principal Painel de instrumentosTomada de diagnose

Chegamos finalmente aos Sensores e demais componentes. Nas página seguintes você irá encontrar tabelas onde poderá consultar as simbologias e identificar o que significa cada um deles.

A Ciclo Engenharia tem como padrão representar visualmente o aterramento sempre na parte superior esquerda e na sequência os positivos e os sensores. Do lado direito geralmente desenhamos os atuadores.

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Aterramento Resistência

Bateria

(traço maior = positivo) Interruptor

Diodo#BComunicação com outra unidade pelo terminal B

Lâmpada Componentes com o fundo magenta

Led

Fusível

Central eletrônica

Malha de proteção eletromagnetica

Elementos do sistema de ar condicionado e arrefecimento

Elementos do sistema de controle do motor

Elementos do sistema de partida a frio

Elementos do sistema imobilizador ou de partida

Elementos do sistema de transmissão

Componentes com o fundo amarelo 10%

Componentes com o fundo amarelo 40%

Componentes com o fundo verde

Componentes com o fundo azul

6.1 SIMBOLOGIA ELÉTRICA BÁSICA06 TABELAS

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Sensor de temperatura tipo NTC (coeficiente negativo de temperatura) Ex.: Temperatura da àgua, do ar.

Interruptor Ex.: Interruptor de freio, de embreagem, de ré.

Motor elétrico em geral Ex.:bomba de combustível, eletroventilador de arrefecimento

Atuador tipo indutivo Ex.: Injetor de combustível, eletroválvulas em geral.

Sensor de posição tipo potenciômetro Ex.: Posição de borboleta de pedal do acelerador

Relé

Sensor de oxigênio ou sonda lambda aquecida antes e pós calalisador

Sensor de rotação/ velocidade tipo indutivo Ex.: Rotação do motor velocidade da roda.

Sensor de rotação/ velocidade tipo Hall Ex.: Rotação do motor velocidade da roda.

Sensor de rotação/ velocidade tipo Magneto

Resistivo Ex.: Rotação do motor velocidade da roda.

6.2 SIMBOLOGIAS DE COMPONENTES

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Diodo

Unidade de Controle (UC)

Sensor A/F (Sensor da relação Ar/Combustível)

Sensor de Pressão Ex.: Pressão do ar no coletor, do combustível, do fluido de freio, do gás de ar condicionado.

Sensor de detonação tipo Piezoeletrico

LâmpadaLed

Medidor de Massa de Ar

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+30 - Linha 30 proveniente do positivo de bateria.

+15 - Linha 15, positivo pós chave de ignição.

+50 - Linha 50 positivo para partida do motor.

Oval negro no retângulo central - Linha de sinal proveniente de um sensor para o módulo de controle.

Oval negro nas laterais - Origem de derivação para um ou mais pontos no diagrama indicados com o mesmo “nome” em um retângulo branco.

6.3 CONVENÇÕES

A letra “R” indica Relé, a numeração indica a posição dele na caixa e a letra “i”, se existir, que este se encontra na caixa interna.

Linha positiva protegida pelo fusível 12 na caixa de fusíveis.

Linha positiva protegida pelo Fusível 13 na caixa de fusíveis interna (indicado pela letra “i” após a numeração do fusível).

Linha positiva protegida pelo

Maxifusível 02. MF02

F13i

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F15VD/AZB13 R01 - Relé de arrefecimento

Unidade do ventilador dearrefecimento2

F20iBR/MRB25R06 - Relé da embreagem do compressor do ar condicionado

Embreagem do compressordo ar condicionado 1

C03-MR/VD

AMC3112Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento no motor

MR CZ/MR+B16-B40Sensor de pressão do ar condicionadoB283

VD/MRCZ/VI A14

A061 2Sensor rotação e PMS

B01AM/AZ R09 - Relé principal

F14 F15 F16 F17 F19

F16a F14a

F19a

31MF3 F27

F16 F15 F14

F17 F19

Painel de instrumentos

BR/AZCZB20 B17

B05 B01

G3G1A B35 A31

B36 B47 B48

B10B08VI/VMVD/AZ+30+15F27 F07

B11B12AZ/VDAZ/VDF16

Identificação do módulo

Cores dos fios

Pinos do módulo

Aterramento Linha proveniente do positivo da bateria

Linha positiva em geral protegida por fusível fusível da caixa de fusíveis

Unidade de Controle (UC)

Caixa de relés e fusíveis

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O diagrama elétrico representa um mapa das conexões elétricas entre componentes de um sistema. Saber ler e interpretá-lo representa maior eficiência na busca pela falha; Menor tempo no entendimento de um novo sistema e é indicativo da qualificação profissional do individuo.

A Ciclo Engenharia entende que é mais fácil compreender um sistema pela análise de cada componente do que o sistema como um todo. Isto porque ao observarmos os diagramas elétricos veremos que alguns poucos tipos de sensores e atuadores montam os milhares de sistemas que se encontram disponíveis na frota de veículos circulantes.

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A Ciclo Engenharia tem o compromisso de levar informações úteis e de qualidade a todos os seus clientes e parceiros.

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