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Guias e Dicas
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apostila-trt-rs-2015-conformeedital-tecnicojudiciario (1), Notas de estudo de Direito

APOSTILA DO TRT

Tipologia: Notas de estudo

2017

Compartilhado em 30/08/2017

ricardo-pinto-aragao-6
ricardo-pinto-aragao-6 🇧🇷

4.8

(174)

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Baixe apostila-trt-rs-2015-conformeedital-tecnicojudiciario (1) e outras Notas de estudo em PDF para Direito, somente na Docsity! casa . concurselro sinta-se em casa para estudar conosco TRTÓ a Técnico Judiciário Editaln'01/2015 www.acasadoconcurseiro.com.br À sua casa de preparação para concursos públicos. casado . 1 5 concurseiro Português Professor Carlos Zambeli O www.acasadoconcurseiro.com.br casado . 1 5 concurseiro EDITAL 2015 Aula Conteúdo 1 Emprego das classes e palavras - nome, pronome, verbo, preposição, conjunções 9 2 Sintaxe da Oração 23 3 Concôrdância verbal e nominal 31 4 Regência verbal e nominal 43 5 Ocorrência de crase 51 6 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação./ Acentuação gráfica 59 7 Emprego de tempos e modos verbais 73 8 Vozes do verbo 81 9 Pontuação 89 Comentário do Professor Caro aluno da Casa do Concurseiro, esta apostila está atualizada de acordo com o último edital e com questões do site www.acasadasquestoes.com.br Com estimadas 9 aulas, temos a certeza de que você contará com a melhor preparação. Conte comigo! Bons estudos! Carlos Zambeli O www.acasadoconcurseiro.com.br casado A concurseiro sintse em casa para estudar conosco Artigo 10 Abstratos: Os que nomeiam entes que só existem na consciência humana, indicam atos, qualidades e sentimentos. Vida (estado), beleza (qualidade), felicidade (sentimento), esforço (ação). Dor, saudade, beijo, pontapé, chute, resolução, resposta Sobrecomuns Quando um só gênero se refere a homem ou mulher. a criança (tanto menino quanto menina) Comuns de dois gêneros Quando uma só forma existe para se referir a indivíduos dos dois sexos. o artista, a artista, o dentista, a dentista. Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos. a Detalhe zambeliano 1 Substantivação! * Os milhões foram desviados dos cofres públicos. * Os dedicados sempre vencem. Detalhe zambeliano 2 Artigo facultativo diante de nomes próprios. * Cláudia não veio. * AcCláudia não veio. Detalhe zambeliano 3 Artigo facultativo diante dos pronomes possessivos. * Nossa banca é fácil. * A Nossa banca é fácil. O www.acasadoconcurseiro.com.br N TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli Adjetivo Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Exemplo: O querido médico nunca chega no horário! O aluno concurseiro estuda com o melhor curso. Morfossintaxe do Adjetivo: O adjetivo exerce sempre funções sintáticas relativas aos substantivos, atuando como adjunto adnominal ou como predicativo (do sujeito ou do objeto). Detalhe zambeliano! * Os concurseiros dedicados estudam comigo. * Os concurseiros são dedicados. Locução adjetiva * Carnede porco (suína) * Curso detarde (vespertino) * Energia do vento (eólica) * Arsenal de guerra (bélico) Pronome Pessoais A 12 pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; A 28 pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; A 32 pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente. As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de substituírem os nomes, ou seja, os substantivos. O www.acasadoconcurseiro.com.br 11 casado DB: concurseiro sintse em casa para estudar conosco 12 Note esse exemplo: * Vou imprimir uma apostila da Casa do concurseiro para dar no dia da inscrição da Ana. * Vou imprimir uma apostila da Casa do concurseiro para dar no dia da inscrição dela. Os pronomes pessoais classificam-se em retos e oblíquos, de acordo com a função que desempenham na oração. RETOS: Assumem na oração as funções de sujeito ou predicativo do sujeito. OBLÍQUOS: Assumem as funções de complementos, como o objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o complemento nominal. “Não sei, apenas cativou-me. Então, tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativa. Tu pode ser igual a todos outros no mundo, mas para mim serás único” Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) — O pequeno príncipe Indefinidos * Algum material pode me ajudar. (afirmativo) * Material algum pode me ajudar. (negativo) Outros pronomes indefinidos: Tudo, todo (toda, todos, todas), algo, alguém, algum (alguma, alguns, algumas), nada, ninguém, nenhum (nenhuma, nenhuns, nenhumas), certo (certa, certos, certas), qualquer (quaisquer), o mesmo (a mesma, os mesmos, as mesmas), outrem, outro (outra, outros, outras), cada, vários (várias). Demonstrativos Este, esta, isto — perto do falante. ESPAÇO Esse, essa, isso — perto do ouvinte. Aquele, aquela, aquilo — longe dos dois. Este, esta, isto — presente/futuro TEMPO Esse, essa, isso — passado breve Aquele, aquela, aquilo — passado distante Este, esta, isto — vai ser dito Esse, essa, isso — já foi dito RETOMADA Dudan e Zambeli são dois dos professores da Casa do Concurseiro. Este é ensina Português; aquele, Matemática. Possessivos * Aqui está a minha carteira. Cadê a sua? O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli No primeiro caso temos duas orações independentes, já que separadamente elas têm sentido completo: período é composto por coordenação. No segundo caso, uma oração depende sintaticamente da outra. O verbo “espero” fica sem sentido se não há complemento. Coordenadas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas. Subordinadas: concessivas, conformativas, causais, consecutivas, comparativas, condicionais, temporais, finais, proporcionais. Curiosidade! Das conjunções adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia, contudo, etc.) podem vir no início ou no meio. e Ninguém respondeu a pergunta, mas os alunos sabiam a resposta. e Ninguém respondeu a pergunta; os alunos, porém, sabiam a resposta Exercício para fixar! Classifique a classe gramatical (substantivo, adjetivo, artigo, pronome, verbo, preposição, conjunção) das palavras numeradas no texto extraído do jornal Zero Hora. Ciência mostra que estar só pode trazer benefícios, mas tambémprejudicar a saúde física e mental As” pessoas preferem sofrer a ficar sozinhas e desconectadas”, mesmo que por poucos minutos. Foi isso” que mostrou um recente” estudo realizado por pesquisadores” da Universidade de” Virginia, nos Estados Unidos, e publicado este” mês na revista científica” "Science". Colocados sozinhos em uma sala”, os voluntários do experimento deveriam passar 15 minutos sem fazer" nada, longe de seus” celulares e qualquer outro estímulo, imersos em seus pensamentos. Mas”, caso quisessem, bastava apertar um botão” e tomariam um choque” elétrico”. O resultado foi surpreendente: 67% dos homens e 25% das mulheres, entediados, preferiram as descargas elétricas a que ficar sem estímulo nenhum, somente” na companhia de seus pensamentos. Alguns” deles, inclusive, optaram pelo "castigo" repetidas vezes. Os"* líderes do estudo se mostraram surpresos com” o resultado, que indicou como as pessoas encaram de forma? negativa a ideia de estarem em contato consigo. 1. 6. 11. 16. 2. 7. 12. 17. 3. 8. 13. 18. 4. 9. 14. 19. 5. 10. 15. 20. O www.acasadoconcurseiro.com.br 15 (36040) Cespe —- 2013 —- Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação 1 Em alusão ao Dia Mundial do Meio 2 Ambiente, o TCE/RO reuniu, em sua 3 sede, em Porto Velho, gestores de unidades de conservação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento para tratar da auditoria operacional nessas unidades. Essa ação integra acordo firmado em âmbito nacional pelos TCEs da Amazônia Legal e pelo Tribunal de 10. Contas da União (TCU). O termo “Essa ação” ((. 7) retoma “alusão” (0.1). ( ) Certo ve nous ( ) Errado (35206) Fundatec — 2013 — Classes de Palavras (Morfologia)/Flexão Nominal e Verbal, Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação Um pequeno espaço de terra, por um gramado encantador, servia de repouso para tropeiros que tocavam o gado para os Campos e Cima da Serra aidna no fim do século XIX. Muitos acreditam que essa foi a origem do nome dado para a cidade, que hoje é considerada o berço do turismo no Rio Grande do Sul. Para outros, porém, a origem do nome do 10. município se deve ao acesso do Vale u. dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, 2. que inspirava muito cuidado na 13. travessia, pelos perigos que e 14. era chamado de Gramado. [...] vm nom sy wu. [...] O cultivo dessas plantas, então, 1s. deu origem à primeira grande festa 16. do município: a Festa das Hortênsias, 17. que foi o marco inicial para a realização 1. de outros volumosos eventos como 19. O Natal Luz. O Festival de Cinema, Questões 2. que foi um dos impulsionadores do n. segmento turístico, inseriu Gramado 2. no circuito nacional na produção de 23. eventos. Hoje o Natal Luz, o próprio 24. Festival de Cinema, a Festa da Colônia, 2s. o Gramado Fantasia, o Gramado Aleluia 26. — Chocofest são exemplos de que o 27. município tem no sangue o cunho 28. turístico. [...] Em todas as ocorrências a seguir, a palavra que retoma um segmento — termo ou expressão — do texto, EXCETO: a) que essa foi a origem do nome ((.5 e 6). b) que hoje ((. 07). c) que inspirava ((. 12). d) quefoio marco ((. 17). e) que foi um dos impulsionadores ((. 20). (26407) Cespe — 2013 — Classes de Palavras (Morfologia)/Flexão Nominal e Verbal 1 Segundo uma abordagem educacional tradicional, a educação objetiva a transmissão dos saberes formulados ao longo da história, cabendo ao educando as funções de memorizá- los e de reproduzí-los. Em uma visão contemporânea, a educação tem como objetivo a formação cidadã, que abrange um conhecimento qualificado 10. fomentador da construção da moral e u. do comportamento individual e social 2. infantojuvenil. Nou sw o o O emprego do artigo indefinido no trecho “Em uma visão contemporânea” ((. 6-7) indica a possibilidade de existirem outras abordagens educacionais. Nilton S. Formiga. <www.psicologia.pt> (com adaptações). ( ) Certo ( ) Errado O www.acasadoconcurseiro.com.br 17 casado 4 concurseiro sintse em casa para estudar conosco 14. Ga 20 (26492) Faurgs — 2010 — Classes de Palavras (Morfologia)/Flexão Nominal e Verbal s. [..] Dê um google no nome de alguém e e os tweets dele vão estar lá. [...] 44. [...] Uma troca infeliz de scraps no Orkut, 4. como uma discussão com um ex, pode «6. estar no alcance de qualquer um. [...] 72. [...] Scraps públicos no Orkut já são parte 73. de um passado remoto...[...] BURGOS, Pedro. Revista Super Interessante, junho de 2010. Considere as seguintes afirmações sobre substantivos dos trechos acima. 1-0 vocábulo google ((. 5) está empregado como substantivo comum. Il — O prefixo ex (£. 45) está empregado como vocábulo substantivado. Ill — O vocábulo scraps ((. 72), por ser estrangeiro, apesar de estar flexionado em número, não estabelece concordância de gênero. Quais estão corretas? a) Apenasl. b) Apenaslll. c) Apenaslell. d) Apenasllelll. e) Lllelll. (26482) Faurgs — 2012 — Classes de Palavras (Morfologia)/Flexão Nominal e Verbal Considere as afirmações a seguir sobre o emprego de artigos no texto. 31. [...] O mais curioso é que, para extrair a 32 essência aventurosa do emaranhado da 33. terminologia científica dos artigos (na 34. Nature e da Science principalmente) que 3s. servem de base crônicas e entregá- 36. la límpida a seus leitores, o que Reinach 37. faz em seus textos é, como ele mesmo 3 afirma, uma mímese do formato dos 39. trabalhos científicos. [...] co. [...] Mas, como Reinach lembrou no e programa Roda Viva da tevê Cultura, 16. e. em 12 de abril passado, foi exatametne es. um jornalista, Flávio Pinheiro, um dos e. mais experientes editores da imprensa es. nacional, o responsável pelo seu ec. "aprendizado" de escrever para jornal ez. dentro do modelo que vislumbrava. [...] 78. [...] Esses agrupamentos, aliás, servem 79. mais para orientar o leitor quanto a seus so. próprios blocos de interesse, porque não e. há prejuízo nenhum em começar pela e. última crônica, saltar para a primeira es. e se deixar levar de forma um tanto s. anárquica, ao sabor dos belos, e quase es. sempre intrigantes títulos. [...] Moura, M. Revista Pesquisa FAPESP. Maio de 2010 (adaptado). |- O pronome o que antecede o pronome que ((. 34) poderia ser suprimido sem prejuízo ao significado e à correção do período em que se encontra. Il — Caso o artigo o fosse inserido antes do substantivo jornal ((. 66), isso alteraria o significado do trecho, indicando que se trata de um jornal específico. Ill — Caso a autora do texto quisesse evitar a dupla negação, poderia suprimir o pronome nenhum ((. 81), sem prejuízo à correção do período em que se encontra. Quais estão corretas? a) Apenas! b) Apenasll c) Apenas ll d) Apenasllelll e) Lileill (4558) Cespe — 2012 — Classes de Palavras (Morfologia)/Flexão Nominal e Verbal & [...] Eusei morrer. Morri desde pequena. o. E dói, mas a gente finge que não dói. [...] Clarice Lispector Da combinação inusitada do verbo morrer, flexionado no pretérito perfeito do indicativo, com a expressão adverbial “desde pequena” ((. 8) infere-se uma O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli compreensão da morte diferente da que estaria implícita caso tivesse sido empregada a locução verbal Venho morrendo. ( ) Certo ( ) Errado Mm N Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados on-line. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1162770 Gabarito: 1. (36040) Errado 2.(35206)A 3.(26407) Certo 4. (36061) Errado 5. (36109) Errado 6. (36151) Certo 7. (36140) Errado 8. (26406) Certo 9. (26401) Errado 10. (22260) Certo 11.(22255)Certo 12.(16126)C 13.(26450)A 14. (26492) C 15.(26482)D 16. (4558) Certo O www.acasadoconcurseiro.com.br Ex TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli Transitividade Verbal 1. Verbo Intransitivo (VI): Verbo que não exige complemento. * “A saudade não deseja ir para a frente. Ela deseja voltar” (Rubem Alves) * “Meucoração já não bate nem apanha?” (Arnaldo Antunes) 2. Verbo Transitivo Direto (VTD): Verbo que precisa de complemento sem preposição. e “A Vida Anuncia que renuncia a Morte dentro de Nós." (Teatro Mágico) e “Por onde andei enquanto você me procurava?” (Nando Reis) 3. Verbo Transitivo Indireto (VTI): Verbo que precisa de complemento com preposição. * “Cuida de mim, enquanto não me esqueço de você”, (Teatro Mágico) e “Acreditar por um instante em tudo que existe” (Legião) 4. Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI): Precisa de 2 complementos. (OD e OI) * “A Mônica explicava ao Eduardo coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar.” (Legião) e “Plantei uma flor no coração dela, e ela me deu um sorriso trazendo paz.” (Natiruts) 5. Verbo de Ligação (VL): Não indicam ação. Esses verbos fazem a ligação entre 2 termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito. * “Osonho é a realização de um desejo.” (Freud) e Tu estás cansado agora? ser, viver, acha, encontrar, fazer, parecer, estar, continuar, ficar, permanecer, andar, tornar, virar O www.acasadoconcurseiro.com.br 25 casado DB: concurseiro sintse em casa para estudar conosco Adjunto Adverbial É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, instrumento, lugar, causa, dúvida, modo, intensidade, finalidade). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo, de um advérbio. Advérbio X Adjunto Adverbial Hoje eu prometo a você uma taça de vinho na minha casa alegremente! Aposto X Vocativo Aposto é um termo acessório da oração que se liga a um substantivo, tal como o adjunto adnominal, mas que, no entanto sempre aparecerá com a função de explicá-lo, aparecendo de forma isolada por pontuação. Vocativo é o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. Não faz parte do sujeito nem do predicado. A função do vocativo é chamar o receptor a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação. e Dudan, o professor de matemática, também sabe muito bem Português! * Sempre me disseram duas coisas: estude e divirta-se. * “Não chore, meu amor, tudo vai melhorar” (Natiruts) Adjunto Adnominal 26 Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define um substantivo. As classes de palavras que podem desempenhar a função de adjunto adnominal são adjetivos, artigos, pronomes, numerais, locuções adjetivas. Portanto se trata de um termo de valor adjetivo que modificara o nome ao qual se refere. Artigo: O preço do arroz subiu Adijetivos: A política empresarial deve ser o grande debate no seminário. Pronome: Algumas pessoas pediram essas dicas. Numeral: Dez alunos dedicados fizeram o nosso simulado. Locução adjetiva: A aula de Português sempre nos emociona muito! O www.acasadoconcurseiro.com.br o (4745) FCC — 2012 — Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas)/Nexos Os modernistas de 1992 nunca se consideraram componentes de uma escola, nem afirmaram ter postulados rigorosos em comum. O que os unificava era um grande desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos do academismo, a emoção pessoal e a realidade do país. Por isso, não se cansaram de afirmar (sobretudo Mário de Andrade) que a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão. “Cria o teu ritmo livremente”, disse Ronald de Carvalho. Este conceito é relativo, pois em arte não há originalidade absoluta. No Brasil, ele significou principalmente libertação dos modelos acadêmicos, que se haviam consolidade entre 1890 e 1920. Em relação a eles, os modernistas afirmaram a sua libertação em vários rumos e setores: vocabulários, sintaxe, esolha de temas, a própria maneira de ver o mundo. Do ponto de vista estilístico, pregaram a rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do modo de falar brasileiro. Um renovador como Mário de Andrade começava os períodos pelo pronome oblíquo, abandonada inteiramente a segunda pessoa do singular, acolhia expressões e palavras de linguagem corrente, procurava incorporar à escrita, o ritmo da fala e consagrar literariamente o vocabulário usual. Mesmo quando não procuravam subverter a gramática, os modernistas promoveram uma valorização diferente do léxico, paralela à renovação dos assuntos. O seu desejo principal foi o de serem atuais, exprimir a vida diária, dar estado de literatura aos fatos da civilização moderna. (Trecho adapatado de Antonio Candido e José Aderaldo Castello. Presença da literatura brasileira: Modernismo. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1997, p.11-12) Questões Este conceito é relativo, pois em arte não há originalidade absoluta. [...] a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão. Ambos os elementos acima grifados exercem nas respectivas frases a função de: a) adjunto adverbial. b) objeto direto. c) complemento nominal. d) predicativo. e) objeto indireto. (4601) Cespe — 2012 — Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas)/Nexos 1 O crescimento de pouco mais de 16% no crédito para 2012, projetado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é um percentual “substancial e significativo”, de acordo com o vice- presidente executivo da Febraban, que, durante seminário sobre inclusão e bancária, destacou a solidez do sistema o. bancário brasileiro em relação aos 10. de outros países. “O Brasil era o país u. do futebol. Hoje, é o país dos bancos 2. de primeira linha. Temos um sistema 13. financeiro do qual devemos ter orgulho”, u. disse. “Não fomos afetados pela crise e 15. por tudo de ruim que acontece lá fora”. 16. O executivo disse ainda que os bancos 1. têm investido em tecnologia para 18. crescer e trabalhado para melhorar o 19. atendimento à população e o controle 20. do endividamento. Em relação a esse n. ponto, afirmou que a inandimplência vai 2. continuar crescendo. Ela tem tendências 23. para baixar”, disse. 2 un pum Disponível em: <veja.abril.com.br> As expressões “o vice-presidente executivo da Febraban” (£. 5-6) e “O executivo” ((. 16) têm o mesmo referente. ( ) Certo ( ) Errado O www.acasadoconcurseiro.com.br 27 casado 8 concurseiro sintse em casa para estudar conosco 10. aí 12 13. 14 bancário brasileiro em relação aos de outros países. “O Brasil era o país do futebol. Hoje, é o país dos bancos de primeira linha. Temos um sistema financeiro do qual devemos ter orgulho”, disse. “Não fomos afetados pela crise e 12. (5093) Cespe — 2011 — Sintaxe do Período (Coordenadas e Subordinadas)/Nexos Em “emitir-lhes” (£. 7), o pronome exerce a função de objeto direto. 1 No artigo 68 do Ato das Disposições 1. por tudo de ruim que acontece lá fora”. 2 Constitucionais Transitórias, dispôs 16. O executivo disse ainda que os bancos a a Carta Magna de 1988: "Aos ». têm investido em tecnologia para « remanesentes das omunidades dos 18. crescer e trabalhado para melhorar o s. quilombos que estejam ocupando suas 19. atendimento à população e o controle e terras é reconhecida a propriedade 20. do endividamento. Em relação a esse 7. definitiva, devendo o Estado emitir-lhes n. ponto, afirmou que a inandimplência vai e ostítulos respectivos." [...] 22. continuar crescendo. Ela tem tendências om q O Estado de S. Paulo. 29.11.2010 23. para baixar”, disse. Disponível em: <veja.abril.com.br>. ( ) Certo (1) Errado ( ) Certo ( ) Errado Cr D Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados on-line. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1162778 A J Gabarito: 1.(4745)D 2. (4601) Certo 3. (36091) Errado 4. (36112) Certo 5. (36180) Errado 6.(5264)D 7.(4603) Errado 8. (5175) Errado 9.(A581)A 10. (4595) Errado 11. (4602) Errado 12. (5093) Errado 30 O www.acasadoconcurseiro.com.br Aula 3 Concordância Verbal Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. * “A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana” (Freud) * Asala dos professores parece o pátio de uma escola. Regras especiais 1. SE a) Pronome apassivador: O verbo (VTD ou VTDI) concordará com o sujeito passivo. * Compraram-se alguns salgadinhos para a festa. e Estuda-se esse assunto na aula. e Exigem-se referências do candidato. * Emplacam-se os carros novos em três dias. * Entregou-se um brinde aos alunos durante o intervalo. b) Índice de indeterminação do sujeito: O verbo (VL, Vl ou VTI) não terá sujeito claro! Terá um sujeito indeterminado. * Nãose confia em pessoas que não estudam. * Necessita-se, no decorrer do curso, de uma boa revisão. e Assistiu-se a todas as cenas da novela no capítulo final. O www.acasadoconcurseiro.com.br 31 casado DB: concurseiro sintse em casa para estudar conosco 32 2. PRONOME DE TRATAMENTO O verbo fica sempre na 32 pessoa (= ele/ eles). * Vossa Excelência merece nossa estima. Sua obra é reconhecida por todos. 3. HAVER- FAZER “Haver” no sentido de “existir ou ocorrer” ou indicando “tempo” ficará na terceira pessoa do singular. É impessoal, ou seja, não possui sujeito. “Fazer” quando indica “tempo” ou “fenômenos da natureza”, também é impessoal e deverá ficar na terceira pessoa do singular. e Neste curso, há alguns alunos estudiosos. * | Já houve muitos concursos neste ano. e Faz3 dias que vi essa aula no site do curso. 4. Expressões partitivas ou fracionárias: Verbo no singular ou no plural. * A maioria das pessoas aceita/ aceitam os problemas sociais. * Umterço dos candidatos errou/ erraram aquela questão. Complete as frases: a) É preciso que se as questões de Português e se as dicas para não muitas dúvidas. (faça — façam/fixe — fixem/existir — existirem) b) Não gabaritos errados. (poderia haver — poderiam haver) c) de questões complicadas. (Trata-se — Tratam-se) d) Osalunos acreditam que outras formas de aprender a matéria, mas sabem que algumas exceções. (exista — existam / podem haver — pode haver) e) vários meses que não se simulados aqui; alguma coisa acontecendo. (faz — fazem/ realiza — realizam/deve haver — devem haver) f) Não emoções que uma aprovação. (existe — existem/ traduza — traduzam) 8) problemas durante a prova. (aconteceu — aconteceram) h) Quando se de concursos públicos, em que se diplomas acadêmicos, não tantos inscritos. (trata — tratam/exige — exigem/ deve haver — devem haver) i) às 9h a prova, mas quase não candidatos. (Iniciou-se — Iniciaram-se/havia — haviam) j) No Facebook, fotos selfs e muitas informações erradas. (publica- se — publicam-se/ compartilha-se — compartilham-se) O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli 9. MEIO Adjetivo = metade Advérbio = mais ou menos * Comprei meio quilo de picanha. e Isso pesa meia tonelada. * Oclima estava meio tenso. * Ana estava meio chateada. Exercícios: 1. Complete as lacunas com a opção mais adequada: a) É (proibido OU proibida) conversa durante o concurso. b) É (proibido OU proibida) a conversa durante o concurso. co É (permitido OU permitida) a propaganda eleitoral agora. d) Estudar no intervalo não é (permitido OU permitida). e) Bebida na aula não é (permitido OU permitida). f) Crise financeira não é (bom OU boa) para os concurseiros. g) Respondeu tudo com (meio OU meias) palavras. h) Minha colega ficou (meio OU meia) angustiada. i) Anaestava (meio OU meia) estressada depois da prova. j) Eles comeram (bastante OU bastantes) salgadinhos. O www.acasadoconcurseiro.com.br 35 o (22165) FCC— 2013 — Concordância Nominal e Verbal Diferentes tradições de estudos e pesquisas, não só em comunicação como em outras áreas disciplinares, possibilitado a ampliação do desenvolvimento de trabalhos, sobretudo a partir de 1980, envolvendo análises sobre a interação entre recepção e comunicação. A questão não é novae | sendo pesquisada desde o início do século, especialmente no que se às relações entre os veículos de comunicação e o receptor. (Mauro Wilton de Sousa. “Recepção e comunicação: a busca do sujeito”. Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense. 1995. p.13) Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada: a) tem-—vêm—refere b) têm-—vem —referem c) têm-—vêm —referem d) tem-—vem —referem e) têm-—vem-—refere (22155) FCC— 2013 — Concordância Nominal e Verbal O verbo empregado no singular que também poderia ter sido empregado no plural, sem prejuízo do respeito às normas de concordância verbal, está grifado em: a) Em terceiro lugar, há poucas iniciativas para garantir maior qualidade de vida e para ter quadros mais saudáveis no futuro. b) Consequentemente, a maioria das empresas não possui mecanismos para atrair e manter tais quadros. c) Uma pesquisa recente [...] procurou avaliar como o mundo corporativo se prepara para o fenômeno. Questões d) A juniorização, por ser realizada com o propósito de reduzir custos, compromete a qualidade da gestão... e) Então, o trabalho emperra, os clientes reclamam, mas a planilha de custos fala mais alto. (18631) FCC— 2013 — Concordância Nominal e Verbal Todas as formas verbais encontram-se corretamente flexionadas e atendem às normas de concordância verbal em: a) Se alguém ainda se dispuser a considerar como primitivas algumas culturas, atentará contra princípios da antropologia moderna, cujos ganhos fundamentais devem-se a Lévi-Strauss. b) Aqueles que não se deterem, em nenhum momento, nos ensinamentos do grande antropólogo acabarão por cometer injustiças irreparáveis na apreciação de culturas do passado. c) A nenhum dos chamados povos primitivos ocorreram julgar com tamanha injustiça os valores de outras culturas que a eles se propusessem examinar. d) É preciso que discernemos os valores próprios de cada cultura, sem o que cometer-se-ia injustiças, sobretudo contra uma opção histórica de povos do passado. e) A princípio alguns estudiosos da antropologia não conviram em aceitar as teses de Lévi-Strauss, mas com o passar do tempo estas se impuseram a praticamente todos os pesquisadores. O www.acasadoconcurseiro.com.br 37 casado concurseiro sintse em casa para estudar conosco 2 40 b) Parece relativamente disseminada esta convicção: com nenhum remédio conta os homens para corrigir as coisas do mundo. c) Devem-se às grandes mutações nas coisas que se viram e se veem todos os dias essa opinião a cada dia mais acreditada. d) Ainda que possam decidir metade de nossas ações, a fortuna deixa sempre a outra metade, ou quase, a nosso governo. e) A maioria dos homens está inteiramente convencida de que são as coisas do mundo governadas pela fortuna e por Deus. (5340) FCC — 2012 — Concordância Nominal e Verbal três semanas todos o e-mail Uma longa carta que para chegar da Europa não os encontros que nos em uma única tarde. (Antonio Prata, op.cit) Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) levou- supera — proporciona b) leva — superam — proporcionava c) levaram — supera — proporcionam d) levara —superarão — proporcionariam e) levariam — superaria — proporcionará 13. (5325) FCC — 2013 — Concordância Nominal e Verbal As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: a) Cabem a cada um dos usuários de uma língua escolher as palavras que mais lhes parecem convenientes. b) D. Glorinha valeu-se de um palavrório pelo qual, segundo lhe parecia certo, viessem a impressionar os ouvidos de meu pai. c) As palavras que usamos não valem apenas pelo que significam no dicionário, mas também segundo o contexto em que se emprega. d) Muita gente se vale da prática de utilizar termos, para intimidar o oponente, numa polêmica, que demandem uma consulta ao dicionário. e) Não convém policiar as palavras que se pronuncia numa conversa informal, quando impera a espontaneidade da fala. O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli — N Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados on-line. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1162788 Gabarito: 1.(22165)E 2.(22155)B 3.(18631)A 4.(18635)E 5.(26273)D 6.(5388)E 7.(5356)D 8.(5327)A 9.(5326)A 10.(5331)E 11.(5339)E 12.(5340)A 13.(5325)D O www.acasadoconcurseiro.com.br 41 TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli 3. 5. 6. Querer VTD = desejar, almejar: * Eu quero esta vaga para mim. VTI = estimar, querer bem, gostar: * Quero muito aos meus amigos. * Quero a você, querida! Implicar VTD = acarretar, ter consequência * Passar no concurso implica sacrifícios. * | Essas medidas econômicas implicarão mudanças na minha vida. VTI —ter birra, implicância e Ela sempre implica com meus amigos! Preferir VTDl=exigea prep.A=XaY e Prefiro concursos federais a concursos estaduais. Ir, Voltar, Chegar Usamos as preposições A ou DE ou PARA com esses verbos. e Chegamos a casa. * Fosteao curso. Esquecer-se, Lembrar-se = VTI (DE) Esquecer, Lembrar = VTD * Eununca me esqueci de você! e Esqueça aquilo. * | Oaluno cujo nome nunca lembro foi aprovado. * | Oaluno de cujo nome nunca me lembro foi aprovado. O www.acasadoconcurseiro.com.br as casado DB: concurseiro sintse em casa para estudar conosco É o nome da relação existente entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivos e seu respectivo complemento nominal. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição. Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Por exemplo, obedecer e os nomes correspondentes: todos regem complementos introduzidos pela preposição a: obedecer a algo/a alguém; obediência a algo/a alguém; obediente a algo/a Regência Nominal alguém; obedientemente a algo/a alguém. admiração a, por horror a atentado a, contra impaciência com aversão a, para, por medo a, de bacharel em, doutor em obediência a capacidade de, para ojeriza a, por devoção a, para com, por proeminência sobre dúvida acerca de, em, sobre respeito a, com, para com, por Distinção entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal a) nominal. b) Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais; já os complementos nominais podem ligar-se a substantivos, adjetivos e advérbios. Logo, o termo ligado por preposição a um adjetivo ou a um advérbio só pode ser complemento O complemento nominal equivale a um complemento verbal, ou seja, só se relaciona a substantivos cujos significados transitam. Portanto, seu valor é passivo, é sobre ele que recai a ação. O adjunto adnominal tem sempre valor ativo. 46 e Avila aguarda a construção da escola. * Aautor fez uma mudança de cenário. * | Observamos o crescimento da economia. e Assaltaram a loja de brinquedos. O www.acasadoconcurseiro.com.br (4650) FCC — 2012 — Regência Nominal e Verbal Está INADEQUADO o emprego do elemento sublinhado na frase: a) No ônibus de viagem, ao qual recorro regularmente, sou quase uma ilha em meio às mais variadas conexões. b) Ao contrário de outros tempos, já não é mais ao crepúsculo que me atenho em minhas viagens. c) A conectividade está nos conduzindo a um destino com o qual ninguém se arrisca a prever. d) As pessoas absortas em suas conexões parecem imergir numa espécie de solidão com cujo sentido é difícil de atinar. e) O cronista considera que nossas necessidades permanentes, às quais alude no último parágrafo, disfarçam-se em meio a tantas conexões. (5375) FCC — 2012 — Regência Nominal e Verbal [...] procurava incorporar à escrita o ritmo da fala [...] O verbo empregado no texto com a mesma regência do grifado acima está em: a) [...] consagrar vocabulário usual. b) [...] dar estado de literatura aos fatos da civilização moderna. c) No Brasil, ele significou principalmente libertação dos modelos acadêmicos [...] d) [...] que a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão. e) [...] os modernistas promoveram uma valorização diferente do léxico [...] literariamente o E Questões (4630) FCC — 2012 — Regência Nominal e Verbal [...] e que vem de certa harmonia misteriosa a que tendem o branco, o preto, o roxo e o moreno [...] O segmento grifado preenche corretamente a lacuna da frase: a) As autoridades contavam se fizessem consultas à população para definir os projetos de melhoria de toda a área. b) As transformações se refere o historiador descaracterizaram toda a área destinada, de início, a pesquisas. c) A necessidade de inovações foi o argumento *sevaleram os urbanistas para defender o projeto apresentado. d) A ninguém ocorreu demonstrar não seria possível impedir a derrubada de algumas antigas construções. e) Seriam necessários novos e diferentes projetos urbanísticos, permanecessem intocadas as construções originais. (4637) FCC — 2012 — Regência Nominal e Verbal Está adequado o emprego do elemento sublinhado em: a) Mahler, compositor a quem as gerações seguintes fizeram justiça, foi muito incompreendido em vida. b) A obra de Mahler, na qual tantos manifestaram incompreensão, acabou marcando o século XX. c) Visitando Steinbach, aonde Mahler tanto se inspirou musicalmente, o turista reconhecerá a paz de que se beneficiou o compositor. O www.acasadoconcurseiro.com.br 47 casado % concurseiro sintse em casa para estudar conosco ” Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados on-line. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1162793 Gabarito: 1.(4650)C 2.(5375)B 3.(4630)B 4.(4637)A 5.(18629)A 6.(22148)C 7.(5351)C 8.(5346)B 9.(5257)B 10.(5255)A 11.(5258)D 12.(5264)D 13.(5273)B 14. (5250) E 50 O www.acasadoconcurseiro.com.br Aula 5 Crase Ocorre Crase Eles foram à praia no fim de semana. (A prep. + A artigo) A aluna à qual me refiro é estudiosa. (A prep. + A do pronome relativo A Qual) A minha blusa é semelhante à de Maria. (A prep. + A pronome demonstrativo) Ele fez referência àquele aluno. (A prep. + A pronome demonstrativo Aquele) 1. Substitua a palavra feminina por outra masculina correlata; em surgindo a combinação AO, haverá crase. e Elesforam à praia = AO mar 2. Substitua os demonstrativos Aqueles(s), Aquela(s), Aquilo por A este(s), A esta(s), A isto; mantendo-se a lógica, haverá crase. * Ele fez referência àquele aluno = A este aluno. 3. Nas locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais. e à frente de; à espera de; à procura de; à noite; à tarde; à esquerda; à direita; às vezes; às pressas; à medida que; à proporção que; à toa; à vontade, etc. 4. Na indicação de horas determinadas: deve-se substituir a hora pela expressão “meio-dia”; se aparecer AO antes de “meio-dia”, devemos colocar o acento, indicativo de crase no A. e Ele saiu às duas horas e vinte minutos. (ao meio dia) e Ele está aqui desde as duas horas. (o meio-dia). O www.acasadoconcurseiro.com.br 51 casado 4 concurseiro sintse em casa para estudar conosco 5. Antes de nome próprio de lugares, deve-se colocar o verbo VOLTAR; se dissermos VOLTO DA, haverá acento indicativo de crase; se dissermos VOLTO DE, não ocorrerá o acento. * Vou Bahia. (volto da). Vou a São Paulo (volto de). Observação: Se o nome do lugar estiver acompanhado de uma característica (adjunto adnominal), o acento será obrigatório. * Voua Portugal. Vou à Portugal das grandes navegações. Crase Opcional 1. Antes de nomes próprios femininos. * Entregueio presente a Ana (ou à Ana). 2. Antes de pronomes possessivos femininos adjetivos no singular. * | Fizalusão a minha amiga (ou à minha amiga). Mas não fiz à sua. 3. Depois da preposição ATÉ. e Fuiaté a escola. (ou até à escola). Não ocorre crase 1. Antes de palavras masculinas. e Elesaiua pé. e Barcoavapor. 2. Antes deverbos. e Estou disposto a colaborar com ele. e Produtos partir de R$ 1,99. 3. Antes de artigo indefinido. * Fomos a uma lanchonete no centro. 52 O www.acasadoconcurseiro.com.br o (5245) FCC— 2012 —Crase Os esforços dos ambientalistas visam | conservar a grande e contínua área de floresta, destinada pesquisas científicas voltadas, principalmente, | estudos sobre a biodiversidade. As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) à-às-a b) a-às-a c) àâ-as-à d) à-as-a e) a-às-à (5241) FCC— 2012 —Crase Consta que, durante o verão, em meio beleza das montanhas dos Alpes, Mahler buscava inspiração necessária para compor sinfonias que, felizmente, foram legadas gerações futuras. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) à-à-as b) a-a-às c) à-a-às d) a-à-às e) à-a-as (5246) FCC— 2012 —Crase É a atividade de construção de que o artista dispõe, o seu poder de imprimir um trabalho sentimentos e sensações, e a qualidade de pensamento que conferem humanidade arte; e essa humanidade pode ser realizada com uma série ilimitada de temas ou elementos formais. Tudo isso já foi repetido exaustão. (Fragmento de Meyer Schapiro, A dimensão humana da pintura abstrata, p.9) Questões Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) b) e) d) e) (5247) FCC— 2011 — Crase Considere: Na pequena cidade várias pessoas estavam paradas | frente de uma casa. O motorista, atento | condições da estrada, resolveu entrar. Pretendia pedir informações | algum morador. As lacunas da frase acima devem ser corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) a-as-a b) a-as-à e) d) e) (26307) FCC — 2012 — Crase [..] os modernistas promoveram uma valorização diferente do léxico, paralela à renovação dos assuntos. O sinal indicativo de crase presente na frase acima deve ser mantido em caso de substituição do segmento grifado por: a) muita inovação no repertório. b) Juma grande reformulação dos temas. c) toda sorte de revigoramento do repertório. d) profundas mudanças temáticas. e) inevitável transformação temática. O www.acasadoconcurseiro.com.br 55 casado 4 concurseiro sintse em casa para estudar conosco 56 (22164) FCC — 2013 — Crase Essa matriarca era de uma saúde admirável e não mais se intrometia na direção da casa. Tinha um pitinho pequenino de barro, feito — capricho pelas paneleiras do lugar. O fumo era preparado por Nhá-Bá, colhido nas hortas. Destaladas, murchas as folhas, eram entregues velha mãe que fazia a torção de forma especial, que só ela sabia fazer. [..] Daquela avó emanava um cheiro indefinido e adocicado de folhas murchas | que se misturavam fumo desfiado, cânfora e baunilha. (Cora Coralina. “Na Fazenda Paraíso”, Op. cit., p.59) Preenchem corretamente as lacunas dos versos acima, na ordem dada: a) a-à-à b) à-a-à c) a-àâ-a d) a-a-à e) à-àâ-a (5240) FCC — 2012 — Crase [...] levava à crença na contínua evolução da sociedade [...] O emprego do sinal de crase, exemplificado acima, estará correto, unicamente, em a) aludir à felicidade geral. b) buscar à felicidade. c) propor à toda a população d) impor à esse grupo. e) discutir à obrigatoriedade da lei. (5238) FCC — 2012 — Crase Não deixa de ser paradoxal o fato de o crescimento da descrença, que parecia levar | . uma ampliação da liberdade, ter dado lugar | escalada do fundamentalismo religioso, | que se associam manifestações profundamente reacionárias. 10. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) a-à-a b) àâ-a-a c) a-a-à d) à-à-a e) a-à-à (5228) FCC— 2012 —Crase procura de paisagens e culturas diversas, os turistas têm escolhido ultimamente locais menos conhecidos para as férias; ainda assim, poucos planejariam uma viagem de turismo destinos sujeitos | crises políticas. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) A-à-a b) A-à-a c) A-a-à d) A-a-a e) A-à-à (5223) FCC— 2012 — Crase Já existem pesquisas que se propõem — estudar quais características as fotos de um perfil de rede social podem transmitir — personalidade de seu usuário, e como esse conhecimento pode ser utilizado por ele para parecer, por exemplo, simpático, emocionalmente estável ou até mesmo aberto novas experiências. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) a-à-a b) à-à-a c) a-a-à d) a-ê e) O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli all, ala, 13. (5229) FCC— 2012 —Crase [...] assim [ele] se via transportado de volta “à glória que foi a Grécia e à grandeza que foi Roma”. Ambos os sinais indicativos de crase devem ser mantidos caso o segmento sublinhado seja substituído por: a) enaltecia. b) louvava. c) aludia. d) mencionava. e) evocava. (5230) FCC— 2012 —Crase Avidaurbana ofereceu condições ideais para o surgimento do detetive particular, personagem dedicado | elucidação dos mais variados mistérios, propenso investigar delitos de todos os tipos. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) as-à-a b) às-a-à c) as-a-à d) as-à-à e) às-à-a (5237) FCC— 2012 —Crase Afidelidade | músicae | fala do povo permitiram — Adoniran exprimir a sua cidade de modo completo e perfeito. (Antônio Candido. Op. cit.) Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) a-a-à b) a-à-à c) à-à-a d) à-a-a e) a-à-a 14. (5231) FCC— 2012 — Crase Assinale a alternativa que preenche corretamente, na ordem, as lacunas da frase apresentada. A pesquisa, feita em terras destinadas. | agricultura, teve por objetivo estudar. | áreas que permitissem condições favoráveis desobrevivência aves. a) à-àas-—as b) à-as-—as c) à-as-às d) a-as-—as e) a-as-às . (5222) FCC— 2012 — Crase O detetive Gervase Fen, que apareceu em 1944, é um homem de face corada, muito afeito frases inteligentes e citações dos clássicos; sua esposa, Dolly, uma dama meiga e sossegada, fica sentada tricotando tranquilamente, impassível propensão de seu marido investigar assassinatos. (Adaptado de P.D.James, op.cit.) Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: a) à-à-a b) a-à-a c) à-a-à d) a-à-à e) à-a-a O www.acasadoconcurseiro.com.br 57 casado 8 concurseiro sintse em casa para estudar conosco Colocação 60 É o emprego dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo na frase. Os pronomes átonos podem ocupar 3 posições: antes do verbo (próclise), no meio do verbo (mesóclise) e depois do verbo (ênclise). PRÓCLISE a) b) c) d) e) Com palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum. * | Nada me emociona. * Ninguémteviu, Edgar. Com conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que, caso * Quando me perguntaram, respondi que te amava! * Selhe enviarem o bilhete, avise que nos lembramos dela. Advérbios e Aqui se estuda de verdade. * Sempre me esforcei para passar no concurso. Obs.: Se houver vírgula depois do advérbio, a próclise não existirá mais. * Aqui, estuda-se muito! Pronomes * Alguém me perguntou isso? (indefinido) * Aquestão quetetirou do concurso foi anulada!!! (relativo) * Aquilo me emocionou muito. (demonstrativo) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo). e Deusoabençoe. * Macacos me mordam! O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli f) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM. * Emse plantando tudo dá. * Eme tratando de concurso, A Casa do Concurseiro é referência! MESÓCLISE Usada quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito - Convidar-me- ão para a festa. e Entregá-lo-ia a você, se tivesse tempo. * Dar-te-eia apostila de Português do Zambeli. ÊNCLISE a) Comoverbo no início da frase e Entregaram-me as apostilas do curso. b) Comoverbo no imperativo afirmativo. e Edgar, retire-se daqui! COLOCAÇÃO PRONOMINAL NAS LOCUÇÕES VERBAIS Locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar + infinitivo, gerúndio ou particípio. AUX + PARTICÍPIO: o pronome deve ficar depois do verbo auxiliar. Se houver palavra atrativa, o pronome deverá ficar antes do verbo auxiliar. e Havia-lhe contado aquele segredo. e Nãolhe havia enviado os cheques. AUX + GERÚNDIO OU INFINITIVO: se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou do verbo principal. Infinitivo * Quero-lhe dizer o que aconteceu. * Quero dizer-lhe o que aconteceu. O www.acasadoconcurseiro.com.br 61 casado 4 concurseiro sintse em casa para estudar conosco Gerúndio * Estou lhe dizendo a verdade. * | laescrevendo-lhe o email. Se houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Infinitivo * Nãolhe vou dizer aquela história. * Não quero dizer-lhe meu nome. Gerúndio * Nãolhe ia dizendo a verdade. * Nãoia dizendo-lhe a verdade. 62 O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli all, ala, (4646) FCC — 2012 — Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação Fazendo-se as alterações necessárias, o termo grifado foi corretamente substituído por um pronome em: a) decidido a inventar uma decidido a inventá-la b) expressar [...] seu fascínio pelo céu constelado = expressar-lhe c) tem diante de si a tela em branco tem-a diante de si d) Imagino o momento = Imagino-lhe e) definiu uma paisagem noturna definiu-na noite = (4654) FCC — 2012 — Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação Levando-se em conta as alterações necessárias, o termo grifado foi corretamente substituído por um pronome em: a) coloca uma mulher no trono = coloca- na no trono b) dirige o país = lhe dirige c) integrando os regimentos = integrando- lhes d) liderou uma das mais sangrentas revoltas = liderou-na e) registrar certo número de guerreiras = registrá-lo 13. (4641) FCC — 2012 — Pronomes: Emprego, Formas de Tratamento e Colocação O segmento grifado foi substituído por um pronome de modo INCORRETO em: a) publicou Um estudo em vermelho = o publicou b) fazer as pessoas acreditarem = fazê-las acreditarem c) resolveu tentar a sorte = resolveu tentá- la d) citar os três detetives fictícios mais famosos = citar- lhes e) tivera mais sucesso na medicina = tivera-o O www.acasadoconcurseiro.com.br 65 casado % concurseiro sintse em casa para estudar conosco Mm o Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados on-line. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1162802 Gabarito: 1. (4640) C 2. (4639) A 3.(22161)D 4. ( 18630) E 5. (26300) D 6. (4660) C 7. (4655) A 8. (4644) B 9.(4643)E 10.(4645)A 11.(4646)A 12.(4654)E 13.(4641)D 66 O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli Acentuação Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras. Essa sílaba é chamada de sílaba tônica. Pode ocupar diferentes posições e, de acordo com essa colocação, ser classificada como: oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílaba tônica. Regras de acentuação 1. Proparoxítonas: Todas são acentuadas. Simpática, proparoxítona, lúcida, cômodo. 2. Paroxítonas Quando terminadas em a) L,N,R,X,PS, |, US: amável, hífen, repórter, tórax, bíceps, tênis, vírus. b) UM, UNS, À, Às, ÃO, ÃOS, El: álbum, ímã, órgão. c) Ditongo crescente (SV +V): cárie, polícia, história. 3. Oxítonas Quando terminadas em EM, ENS, A(S), E(S), O(S): a) A,AS: está, guaraná, comprá-la. b) E, ES: jacaré, você, fazê-los. c) 0,05: avó, paletós. d) EM: armazém, ninguém. e) ENS: parabéns, armazéns. 4. Monossílabos tônicos A,AS, E, ES, 0, OS— mês, pó, já. O www.acasadoconcurseiro.com.br 67 (5148) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica As palavras “mídias”, “número” e “possível são acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical. ( ) Certo ( ) Errado (5147) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica Os vocábulos “jurídicas”, “econômicas” e “físico” recebem acento gráfico com base em regras gramaticais diferentes. ( ) Certo ( ) Errado (22002) Cespe — 2013 — Acentuação Gráfica O emprego do acento nas palavras “ciência” e “transitório” justifica-se com base na mesma regra de acentuação. ( ) Certo ( ) Errado (26431) Cespe — 2013 — Acentuação Gráfica As palavras “Penitenciário”, “carcerária” e “Judiciário” recebem acento gráfico com base na mesma regra gramatical. ( ) Certo ( ) Errado (36033) Cespe — 2013 — Acentuação Gráfica As palavras “providências” e “fortalecê-los” recebem acento gráfico com base em regras gramaticais diferentes. ( ) Certo ( ) Errado (5144) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica Os verbos “comunicar”, “ensinar” e “comandar”, quando complementados pelo pronome a, acentuam-se da mesma forma 10. all, Questões que “constatá-las”, “designá-las” e “elevá- las”, ( ) Certo ( ) Errado (5142) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica Os vocábulos “indivíduo”, “diária” e “paciência” recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação gráfica. ( ) Certo ( ) Errado (5137) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica As palavras “negligência”, “reservatórios”, “espécie” e “equilíbrio” | apresentam acentuação gráfica em decorrência da mesma regra gramatical. ( ) Certo ( ) Errado (5134) Cespe — 2013 — Acentuação Gráfica As palavras “países”, “famílias” e “níveis” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica. ( ) Certo ( ) Errado (5138) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica As palavras “Polícia”, “Rodoviária” e “existência” recebem acento gráfico porque são paroxítonas terminadas em ditongo crescente. ( ) Certo ( ) Errado (5139) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica As palavras “início” e “série” recebem acento gráfico com base em regras gramaticais distintas. ( ) Certo ( ) Errado O www.acasadoconcurseiro.com.br 71 casado 3 concurseiro sintse em casa para estudar conosco 12. (5141) Cespe — 2012 — Acentuação Gráfica 13. (5130) Cespe — 2013 — Acentuação Gráfica As palavras “pó”, “só” e “céu” são A mesma regra de acentuação gráfica, acentuadas de acordo com a mesma regra justifica o emprego de acento gráfico nas de acentuação gráfica. palavras “construída” e “possíveis”. ( ) Certo ( ) Errado ( ) Certo ( ) Errado Cr D Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados on-line. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1148677 A J Gabarito: 1. (5148) Errado 2. (5147) Errado 3. (22002) Certo 4. (26431) Certo 5. (36033) Certo 6. (5144) Certo 7.(5142) Certo 8.(5137) Certo 9. (5134) Errado 10. (5138) Certo 11. (5139) Errado 12. (5141) Errado 13. (5130) Errado 72 O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli 2. Pretérito imperfeito — expressa um fato passado dependente de outro fato passado. Cantasse cantasses cantasse cantássemos cantásseis cantassem * “Mas se eu ficasse ao seu lado de nada adiantaria. Se eu fosse um cara diferente sabe lá como eu seria.” (Engenheiros) 3. Futuro indica uma ação hipotética que poderá ocorrer no futuro. Expressa um fato futuro relacionado a outro fato futuro. Cantar cantares cantar cantarmos — cantardes cantarem * Seeu fizer 18 acertos, passarei. * Se vocês se concentrarem, a aula termina mais cedo! * Disse-me que fará quando puder. * “Quando o segundo sol chegar..” (Nando Reis) Imperativo Presente do IMPERATIVO Presente do IMPERATIVO indicativo AFIRMATIVO ET io) NEGATIVO EU QUE EU NÃO TU QUE TU NÃO ELE QUE ELE NÃO NÓS QUE NÓS NÃO vós QUE vÓS NÃO ELES QUE ELES NAO DICAS ZAMBELIANAS 1. EU 2. Ele=você Eles = vocês 3. Presente do indicativo = tu e vós —S = Imperativo Afirmativo 4. Presente do subjuntivo (Que) — completa o restante da tabela. O www.acasadoconcurseiro.com.br 75 o (4723) FCC — 2012 — Tempos e Modos Verbais/Verbos A voz nova e solitária em seguida iria encontrar obstáculos na publicação de seus outros livros. O tempo verbal empregado na frase acima indica: a) ação posterior a outra, ambas localizadas no passado. b) dúvida sobre a possibilidade de um fato vir a ocorrer. c) forma polida de indicar um desejo no presente. d) fato que depende de certa condição para ocorrer. e) ação anterior a outra ocorrida no passado. (4717) FCC — 2012 — Tempos e Modos Verbais/Verbos [...] que estabeleciam salários mínimos nas indústrias- chave. O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em: a) [...] que muito mais tarde se tornaria o Serviço consultivo de conciliação [...] b) [...] embora o meu escritório e alguns de meus colegas estejam indignados [..] c) ..] de um esquema que pertence ao Ministério da Saúde [...] d) Em 1908, também apresentou a Corte permanente de arbitragem [...] e) [...] porque limitava o tempo que os mineiros [...] (22150) FCC — 2013 — Tempos e Modos Verbais/Verbos [...] e perca o contato com as mudanças em seu ambiente de negócios. Questões O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o verbo grifado acima está em: a) [...] a juniorização segue na contramão da demografia. b) [...] modelos de gestão de carreira que facilitem os processos [...] c) Alguns observadores batizaram o processo de “juniorização”. d) [...] menos de 40% das organizações pesquisadas reconhecem que [...] e) [...]e uma horda juvenil se estabeleceu. (22156) FCC — 2013 — Tempos e Modos Verbais/Verbos Os verbos de ambas as frases estão empregados nos mesmos tempo e modo: a) [..] surgiu das povoações fundadas, em 1926, pelo explorador paulista Bartolomeu Bueno, o filho. / [...] é um fato psicológico que [...] b) [...] que até o ano de 1933 ostentou a condição de capital do Estado [...] / [...] as lendas sobre os escravos que os construíram [...] c) Lendas que provocavam a imaginação das crianças [...] / [...] a aparente simplicidade que caracteriza a sua obra poética. d) [...] a cidade atingiu o auge durante o século XVIII. / [...] que ainda hoje conserva [...] e) Esses mesmos muros de pedra que alimentaram as lendas [..] / [..] juntamente com os outros casos que os mais velhos contavam [...] (26272) FCC — 2010 — Tempos e Modos Verbais/Verbos A memória ajuda a definir quem somos. O www.acasadoconcurseiro.com.br 77 casado % concurseiro sintse em casa para estudar conosco Mm o Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados online. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1162805 Gabarito: 1. (4723) A 2. (4717) E 3. (22150) B 4. (22156) B 5. (26272) E 6. (22163) E 7. (4715)E 8. (4714) B 9.(5385)D 10.(5358)C 11.(4706)E 12.(4707)E 13.(4708)E 14.(5352)A 80 O www.acasadoconcurseiro.com.br Aula 8 Vozes do Verbo Voz é a forma assumida pelo verbo para indicar a relação entre ele e seu sujeito Voz Ativa * Osapateiro conserta calçados femininos. * O professor abriu a gramática. Na frase acima, o sapateiro pratica a ação expressa pelo verbo. É um sujeito agente. “Calçados femininos” recebe a ação expressa pelo verbo. É um objeto direto. Para passar uma oração da voz ativa para a voz analítica, é necessário que haja objeto direto, pois esse termo será o sujeito da voz passiva. Voz Passiva A voz passiva é marcada principalmente pela circunstância de que o sujeito passa a sofrer a ação. Como é construída tanto com o auxílio verbo ser (passiva analítica ou com auxiliar), como com o pronome se (passiva sintética ou pronominal). e Calçados femininos são consertados pelo sapateiro. Os “calçados femininos” sofrem a ação expressa pelo verbo. Trata-se de um sujeito paciente. O sapateiro é o elemento que pratica a ação de ferir. É o agente da passiva. A voz passiva pode ser: a) Analítica: formada pelo verbo ser + o particípio do verbo principal. b) Sintética ou pronominal — formada pelo verbo principal na 3º pessoa, seguido do pronome se O www.acasadoconcurseiro.com.br 81 casado DB: concurseiro sintse em casa para estudar conosco Passiva Analítica * Os edifícios arrojados foram construídos por uma empresa multinacional. TRANSFORMAÇÕES Para ser passado para voz passiva, o verbo deve ter objeto direto (único complemento que tem a mesma estrutura do sujeito) e fazer as seguintes transformações: 1. Oobjeto direto da voz ativa passa a sujeito da voz passiva analítica. 2. Otempo do verbo principal é transferido para o verbo auxiliar ser, ao passo que o principal vai para o particípio. 3. a preposição por se junta ao sujeito da voz ativa para formar o agente da passiva. 4. overbo, na voz passiva, concorda com o sujeito paciente. Passiva Sintética e Consertam-se aparelhos elétricos. Formada por um verbo transitivo na terceira pessoa (singular ou plural, concorda com o sujeito) mais o pronome apassivador se: Observações: 1. na voz passiva sintética nunca há agente da passiva. 2. osujeito fica posposto ao verbo. Voz Reflexiva * Mãeefilha abraçaram-se. Eu me afastei constrangido. O sujeito pratica e recebe a ação verbal, ou seja, ele é, ao mesmo tempo, o agente e o paciente da ação. 82 O www.acasadoconcurseiro.com.br o (4698) FCC — 2012 — Vozes do Verbo Há 40 anos, a mais célebre crítica de cinema dos Estados Unidos, Pauline Kael (1919- 2001), publicava seu artigo mais famoso. Transpondo a frase destacada para a voz passiva, a forma verbal encontrada é: a) publicaram. b) havia sido publicado. c) publicou-se. d) tinha publicado. e) era publicado. (4692) FCC — 2012 — Vozes do Verbo A frase que admite transposição para a voz PASSIVA é: a) Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes [...] b) Ochapéu dele está aí [...] c) [..] chegou à conclusão de que o funcionário [...] d) Leio a reclamação de um repórter irritado [...] e) [...] precisava falar com um delegado [..] (22154) FCC— 2013 — Vozes do Verbo Ajuniorização [...] põe em risco o futuro das companhias. A transposição da frase acima para a voz passiva terá como resultado a forma verbal: a) éposto. b) foram postas. c) são postas. d) foi posto. e) põem-se. Questões (22160) FCC — 2013 — Vozes do Verbo A frase que NÃO admite transposição para a voz passiva é: a) [...] a cidade atingiu o auge durante o século XVIII. b) Em seus poemas encontramos o estilo oral desses “casos” [...] c) A cidade de Goiás [...] surgiu das povoações [...] d) [...] que alimentaram as lendas sobre os escravos [...] e) Lendas que provocavam a imaginação das crianças [...] (26256) FCC — 2012 — Vozes do Verbo NÃO admite transposição para a voz passiva a seguinte construção: a) poderia intimidar qualquer biógrafo. b) não havia escrito os próprios livros. c) ele definiu as experiências. d) Quem poderia fazer isso melhor? e) é testemunho suficiente dessa deficiência. (18624) FCC — 2013 — Vozes do Verbo Transpondo-se para a voz passiva a frase O poeta teria aberto um diálogo entre as duas partes, a forma verbal resultante será: a) fora aberto. b) abriria. c) teriasido aberto. d) teriam sido abertas. e) foiaberto. (4679) FCC — 2012 — Vozes do Verbo Transpondo-se para a voz passiva a construção Os ateus despertariam a ira de qualquer fanático, a forma verbal obtida será: a) seria despertada. O www.acasadoconcurseiro.com.br 85 casado 3 concurseiro sintse em casa para estudar conosco 10. 86 b) teria sido despertada. c) despertar-se-á. d) fora despertada. e) teriam despertado. (4675) FCC — 2012 — Vozes do Verbo [...] se negligenciarmos as habilidades do jogo interior. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: a) forem negligenciadas. b) fosse negligenciado. c) sejam negligenciadas. d) for negligenciado. e) serem negligenciadas (4683) FCC — 2012 — Vozes do Verbo [...] mas exige em troca um punhado de moedas de ouro. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: a) são exigidos. b) é exigida. c) é exigido. d) foi exigido. e) foram exigidas. (4669) FCC — 2013 — Vozes do Verbo É exemplo de construção na voz passiva o segmento sublinhado na seguinte frase: a) Ainda ontem fui tomado de risos ao ler um trechinho de crônica. b) A Solange toma especial cuidado com a escolha dos vocábulos. c) D. Glorinha e sua filha não partilham do mesmo gosto pelo requinte verbal. d) O enrubescimento da mãe revelou seu desconforto diante da observação da filha. e) Lembro-me de uma visita que recebemos em casa, há muito tempo. ET Fa 13. 14. (4684) FCC — 2012 — Vozes do Verbo [...] Boadiceia, que liderou uma das mais sangrentas revoltas contra os romanos [...] Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: a) foram liderados. b) éliderada. c) foi liderada. d) lideram-se. e) eram lideradas. (4686) FCC — 2012 — Vozes do Verbo Da sede do poder no Brasil holandês, Marcgrave acompanhou e anotou, sempre sozinho, alguns fenômenos celestes, sobretudo eclipses lunares e solares. Ao transpor-se a frase acima para a voz passiva, as formas verbais resultantes serão: a) eram anotados e acompanhados. b) fora anotado e acompanhado. c) foram anotados e acompanhados. d) anota-se e acompanha-se. e) foi anotado e acompanhado. (4672) FCC — 2012 — Vozes do Verbo Transpondo-se para a voz passiva a frase O autor admite que cultiva as vagabundagens deleitosas, a forma verbal resultante será: a) terá admitido cultivar. b) tem admitido que fossem cultivadas. c) está admitindo que fossem cultivadas. d) admite que tenha cultivado. e) admite que são cultivadas. (4670) FCC — 2013 — Vozes do Verbo [...] aquelas que um observador pode vislumbrar a partir do Museu de Arte Contemporânea de Niterói [...] Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: a) pode ser vislumbrado. b) vislumbra-se. c) podem ser vislumbradas. d) pode-se vislumbrar. e) podem vislumbrar. O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli 15. (4668) FCC — 2013 — Vozes do Verbo Atente para as seguintes afirmações: | — Na frase Isso me fez lembrar uma visita que recebemos em casa, eu ainda menino, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por aonde eu ainda era menino. Il — Transpondo-se para a voz passiva a frase Socorreu-me a filha adolescente, a forma verbal resultante será tendo-me socorrido. Ill — No contexto, a expressão Brasileiro é assim mesmo é um caso típico de generalização abusiva, como a que também ocorre em os alemães são pragmáticos. Está correto o que se afirmar APENAS em: a) |. b) 1. o) IN. d) lell. e) Ilelil. — N Acesse o link a seguir ou baixe um leitor QR Code em seu celular e fotografe o código para ter acesso gratuito aos simulados on-line. E ainda, se for assinante da Casa das Questões, poderá assistir ao vídeo da explicação do professor. http://acasadasquestoes.com.br/simulados/resolver/H1162819 Gabarito: 1. (4698) E 2. (4692) D 3. (22154) A 4. (22160) C 5. (26256) E 6. (18624) C 7. (4679) A 8. (4675) A 9.(4683)C 10.(4669)A 11.(4684)C 12.(4686)C 13.(4672)E 14.(4670)C 15. (4668) C O www.acasadoconcurseiro.com.br 87 casado concurseiro sintse em casa para estudar conosco 3. Paraseparar o adjunto adverbial deslocado. * Lánosertão, as noites são escutas e perigosas. * “Ontem noite, eu conheci uma guria, que eu já conhecia” (Engenheiros do Hawaii) * Osalunos, muitas vezes, esquecem a matéria. Observação: Se o adjunto adverbial for pequeno, a utilização da vírgula não é necessária, a não ser que se queira enfatizar a informação nele contida. * “Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito.” (Jota Quest) 4. Paraseparar o aposto. e Há duas questões certas na tua prova: crase e pontuação. e Dudan, ex-integrante do grupo, tornou-se um excelente professor. 5. Para separar o vocativo. * “Meu amor, não fale comigo, sou teu inimigo um dia” (O quinto) 6. Para separar expressões explicativas, retificativas, continuativas, conclusivas ou enfáticas (aliás, além disso, com efeito, enfim, isto é, em suma, ou seja, ou melhor, por exemplo, etc.). * | Osalunos, por exemplo, reclamam quando é feriado! * Euireiã aula amanhã, isto é, se não for feriado, claro! e Falar ao celular na aula é, em suma, manifestação de falta de respeito. Entre as orações 1. Para separar orações coordenadas assindéticas. e “Não me falta cadeira, não me falta sofá, só falta você sentada na sala, só falta você estar” (Arnaldo Antunes) * “Diga a verdade, doa a quem doer, doe sangue e me dê seu telefone” (Engenheiros do Hawaii) 90 O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli 2. As orações coordenadas devem sempre ser separadas por vírgula. Orações coordenadas são as que indicam adição (e, nem, mas também), alternância (ou, ou ... ou, ora ... ora), adversidade (mas, porém, contudo...), conclusão (logo, portanto...) e explicação (porque, pois). e Estudar para concursos é coisa sérias, entretanto as pessoas, muitas vezes, levam na brincadeira. * Sempre fui assim, portanto não vou mudar. 3. Para separar orações coordenadas sindéticas ligadas por “e”, desde que os sujeitos sejam diferentes. * Elairáno primeiro avião, e seus filhos devem ir no próximo. * Ossentimentos podem mudar com o tempo e as pessoas não entendem isso! 4. Para separar orações adverbiais, especialmente quando forem longas. * Em determinado momento, todos se retiraram, apesar de não terem terminado a prova. * Saímos rapidamente, visto que estava armando um tremendo temporal. 5. Para separar orações adverbiais antepostas à principal ou intercaladas, tanto desenvolvidas quanto reduzidas. * Como queria deixar de ser solteira, estudava com afinco. * Começaremos, assim que que chegarem os funcionários, a trabalhar. 6. Orações Subordinadas Adjetivas Podem ser: a) Restritivas: Delimitam o sentido do substantivo antecedente (sem vírgula). Encerram uma qualidade que não é inerente ao substantivo. e Overão que passou foi bom para todos. * As questões que envolvem gramática devem ser revisadas sempre. * Os homens que não buscam o diálogo possuem muitos conflitos em casa. O www.acasadoconcurseiro.com.br 91 casado concurseiro sintse em casa para estudar conosco b) Explicativas: Explicações ou afirmações adicionais ao antecedente já definido plenamente (com vírgula). Encerram uma qualidade inerente ao substantivo. * A telefonia móvel, que facilitou a vida do homem moderno, provocou também situações constrangedoras. * Overão, que é uma estação do ano, terminou. e As mulheres, que são sensíveis, sofrem pela falta de diálogo. Emprego do Ponto-e-Vírgula 1. Para separar orações que contenham várias enumerações já separadas por vírgula ou que encerrem comparações e contrastes. e Durante a aula do Edgar, estudou-se largamente as taxas de juros; na aula do Zambeli, os alunos aprenderam que essas taxas eram com “x”. * O Brasil tem imensas potencialidades; não sabe aproveitá-las. 2. Paraseparar orações em que as conjunções adversativas ou conclusivas estejam deslocadas. * A crítica dos outros merece atenção; não devemos, porém, dar a ela importância demasiada. * Vamos terminar este namoro; considere-se, portanto, livre deste compromisso. 3. Paraalongar a pausa de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.), substituindo, assim, a vírgula. * Gostaria de estudar hoje; todavia, só chegarei perto dos livros amanhã. Emprego dos Dois-Pontos 1. Para anunciar uma citação. e Jádizia Freud: “Poderíamos ser melhores, se não quiséssemos ser tão bons” 2. Para anunciar uma enumeração, um aposto, uma explicação, uma consequência ou um esclarecimento. * Sempre tive três grandes amigos: Edgar, Pedro e Sérgio. * | Osalunos vieram à aula e trouxeram algumas coisas: apostila, canetas e muita vontade. 92 O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli seus habitantes nativos é uma excelente meneira de evitar o desmatamento nelas. E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas: cerca de 1,5% da área. Em unidades de conservação integral, como parques nacionais, esse número no mesmo período foi de 2,1%. Terras indígenas e unidades de conservação contribuem de modo quase parelho para o número total de áreas protegidas na Amazônia. (Adaptado de Reinaldo José Lopes. Folha de S. Paulo, 23.04.2011) a) Em um dos mais abrangentes relatórios sobre as áreas protegidas amazônicas, que acaba de ser publicado pelo ISA (Instituto Socioambiental) e pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), no primeiro parágrafo, a vírgula poderia ser substituída por dois- pontos, sem prejuízo para a correção. b) Em Vários levantamentos apontam que formalizar a posse de certas áreas por seus habitantes nativos é uma excelente maneira de evitar o desmatamento nelas (3º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de apontam, sem prejuízo para a correção. c) O segmento isolado por parênteses no início do segundo parágrafo - as de proteção integral, cujo nome já diz tudo, e as de uso sustentável, nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo - constitui uma ressalva ao que se afirma. d) Em E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas: cerca de 1,5% da área (3º parágrafo), os dois-pontos introduzem uma especificação do que se acabou de afirmar. e) No segmento as de proteção integral, cujo nome já diz tudo (2º parágrafo), a vírgula poderia ser retirada sem prejuízo para a correção e o sentido originais. (5301) FCC— 2012 — Pontuação Atente para as afirmações abaixo. | — Não ignoro que muitos tiveram e têm a convicção de que as coisas do mundo sejam governadas pela fortuna e por Deus... Uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo convicção, sem prejuízo para a correção e o sentido. Il — Comparo-a a um desses rios devastadores que, quando se enfurecem, alagam as planícies, derrubam árvores e construções, arrastam grandes torrões de terra de um lado para outro: todos fogem diante dele, todos cedem a seu ímpeto sem poder contê-lo minimamente. Os dois-pontos poderiam ser substituídos por um travessão, sem prejuízo para a correção e a lógica. Ill — Algo semelhante ocorre com a fortuna, que demonstra toda sua potência ali onde a virtude não lhe pôs anteparos... A retirada da vírgula implicaria alteração do sentido da frase. Está correto APENAS o que se afirma em a) lell. b) il. c) Ilelil. d) dl. e) lelll. (5281) FCC— 2013 — Pontuação Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período: a) Não é fácil - confessemos logo - estabelecer uma clara linha divisória entre o que há de virtuoso na confiança, reconhecida como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão. b) Não é fácil, confessemos logo, estabelecer uma clara linha divisória: entre o que há de virtuoso na confiança O www.acasadoconcurseiro.com.br 95 casado concurseiro sintse em casa para estudar conosco 96 c) d) e) reconhecida como atividade positiva, e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão. Não é fácil, confessemos logo: estabelecer uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso na confiança reconhecida, como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar quando, isso, significa problematizar uma decisão. Não é fácil, confessemos logo estabelecer, uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso, na confiança reconhecida, como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório em desconfiar, quando isso significa problematizar uma decisão. Não é fácil - confessemos logo - estabelecer uma clara linha divisória, entre o que há de virtuoso, na confiança reconhecida como atividade positiva e criativa, e o que há de meritório, em desconfiar quando isso significa problematizar uma decisão. (5284) FCC — 2012 — Pontuação Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período: a) b) c) O cronista, já no início do texto, deixa claro que o sentido das palavras, tal como o estabelecem os dicionários, não vem explorado em suas múltiplas nuances, que somente o uso vivo dos vocábulos é capaz de contemplar. O cronista já no início do texto, deixa claro que, o sentido das palavras, tal como o estabelecem os dicionários, não vem explorado em suas múltiplas nuances que somente o uso vivo, dos vocábulos, é capaz de contemplar. O cronista, já no início do texto deixa claro, que o sentido das palavras, tal como o estabelecem os dicionários, não vem explorado em suas múltiplas nuances que, somente, o uso vivo dos vocábulos é capaz de contemplar. 10. d) e) O cronista já no início do texto deixa claro, que o sentido das palavras tal como o estabelecem, os dicionários, não vem explorado em suas múltiplas nuances que, somente o uso vivo dos vocábulos, é capaz de contemplar. O cronista já no início, do texto, deixa claro, que o sentido das palavras tal como o estabelecem os dicionários, não vem explorado, em suas múltiplas nuances, que somente o uso vivo dos vocábulos é capaz de contemplar. (5292) FCC — 2012 — Pontuação Está inteiramente adequada a pontuação da frase: a) b) c) d) e) Objetos voadores não identificados, mais conhecidos como óvnis foram, não apenas objeto, de acaloradas controvérsias, como tema de inúmeros filmes de sucesso, principalmente aqueles produzidos em Hollywood essa verdadeira fábrica de sonhos. Objetos voadores, não identificados, mais conhecidos como óvnis foram, não apenas objeto de acaloradas controvérsias, como tema de inúmeros filmes de sucesso, principalmente, aqueles produzidos em Hollywood essa verdadeira fábrica de sonhos. Objetos voadores não identificados mais conhecidos, como óvnis foram não apenas, objeto de acaloradas controvérsias, como tema de inúmeros filmes, de sucesso, principalmente aqueles produzidos, em Hollywood, essa verdadeira fábrica de sonhos. Objetos voadores não identificados, mais conhecidos como óvnis, foram não apenas objeto de acaloradas controvérsias, como tema de inúmeros filmes de sucesso, principalmente aqueles produzidos em Hollywood, essa verdadeira fábrica de sonhos. Objetos voadores, não identificados, mais conhecidos como óvnis foram não apenas, objeto de acaloradas O www.acasadoconcurseiro.com.br TRT-RS (Técnico) 2015 / Conforme Edital — Português — Prof. Carlos Zambeli controvérsias, como tema de inúmeros filmes, de sucesso principalmente aqueles produzidos em Hollywood, essa verdadeira fábrica de sonhos. 11. (5296) FCC — 2012 — Pontuação Atente para as afirmações abaixo. | — Ao velar para que o compromisso com os valores que nos definem como sociedade se traduza em atuação diplomática, o Brasil trabalha sempre pelo fortalecimento do multilateralismo e, em particular, das Nações Unidas. Na frase acima, uma vírgula poderia ser colocada imediatamente após sociedade, sem prejuízo para a correção e o sentido. Il — O acolhimento da responsabilidade de proteger teria de passar, dessa maneira, pela caracterização de que, em determinada situação específica, violações de direitos humanos implicam ameaça à paz e à segurança. As vírgulas que isolam o segmento em determinada situação específica podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção. Ill — Em meados da década de 90 surgiram vozes que, motivadas pelo justo objetivo de impedir que a inação da comunidade internacional permitisse episódios sangrentos como os da Bósnia, forjaram o conceito de "responsabilidade de proteger”. Na frase acima, uma vírgula poderia ser colocada imediatamente após 90, sem prejuízo para a correção e o sentido. Está correto o que consta APENAS em a) II. b) 1. c) lelll. d) llelll. e) lell. 12. (5280) FCC — 2013 — Pontuação Está plenamente adequada a pontuação do seguinte período: a) Acredita-se sobretudo entre os estudiosos da linguagem, que por não haver dois sinônimos perfeitos, há que se empregar com toda a precisão os vocábulos de uma língua, ainda que com isso, se corra o risco de passar por pernóstico. b) Acredita-se, sobretudo entre os estudiosos da linguagem que, por não haver dois sinônimos perfeitos há que se empregar, com toda a precisão, os vocábulos de uma língua ainda que com isso, se corra o risco de passar por pernóstico. c) Acredita-se sobretudo entre os estudiosos da linguagem que, por não haver dois sinônimos perfeitos, há que se empregar com toda a precisão, os vocábulos de uma língua ainda que, com isso, se corra o risco de passar por pernóstico. d) Acredita-se, sobretudo, entre os estudiosos da linguagem, que, por não haver dois sinônimos perfeitos, há que se empregar com toda a precisão, os vocábulos de uma língua, ainda que com isso, se corra o risco de passar por pernóstico. e) Acredita-se, sobretudo entre os estudiosos da linguagem, que, por não haver dois sinônimos perfeitos, há que se empregar com toda a precisão os vocábulos de uma língua, ainda que com isso se corra o risco de passar por pernóstico. O www.acasadoconcurseiro.com.br 97
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