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deficiência multipla, Notas de estudo de Educação Física

deficiência multipla

Tipologia: Notas de estudo

2017

Compartilhado em 31/08/2017

simaia-gomes-6
simaia-gomes-6 🇧🇷

4.9

(9)

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Baixe deficiência multipla e outras Notas de estudo em PDF para Educação Física, somente na Docsity! Disciplina: Educação Física adaptada Professor: Juarez Sampaio Aluna: Simaia Aparecida Gomes de Jesus Curso: Bacharel em Educação Física Deficiências Múltiplas O QUE É DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. • A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam intelectuais, físicas, distúrbios neurológicos, emocionais, linguagem e desenvolvimento educacional, vocacional, social e emocional, dificultando sua autossuficiência. Santa Maria da Vitoria – Bahia • As deficiências múltiplas atrasam o desenvolvimento global da criança, dificultando sua aprendizagem e autonomia. • Diante desse quadro, a pessoa pode já nascer ou adquirir baixa visão e deficiência física ou intelectual, cegueira e distúrbios neurológicos, surdez e mobilidade física, entre outros, de níveis que vão de leve a severo. • A deficiência múltipla não é o somatório dessas características. • De acordo com a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), o que define deficiência múltipla é o nível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas. • Um exemplo são as pessoas que têm deficiência mental e física. • Em termos numéricos, a presença desse tipo de deficiência na população, é menor. Obs: No Brasil, segundo dados do IBGE, cerca de 14% da população total são pessoas com deficiência. TIPOS DE MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA De acordo com alguns autores, a deficiência múltipla pode ser separada pelas seguintes dimensões: Santa Maria da Vitoria – Bahia • Vacinar-se contra a rubéola (pode afetar o bebê em formação); • Procurar serviço de aconselhamento genético (principalmente quando houver casos de deficiência ou casamentos consanguíneos na família); • Fazer exames para detectar doenças, verificar tipo sanguíneo e fator RH. Durante a gravidez: • Consultar um médico obstetra mensalmente; • Fazer exames de controle; • Somente tomar medicamentos prescritos pelo médico; • Fazer controle de diabetes, pressão alta e infecções; • Evitar cigarro e bebidas alcoólicas; • Etc Depois do nascimento: • Exigir que sejam feitos testes preventivos no bebê e ter cuidados adequados ao bebê, proporcionando amparo afetivo e ambiente propício para seu desenvolvimento. A prevenção da deficiência múltipla se divide em três grupos: Primária: • Se associa a programas de combate às doenças (ex: vacinações), a acidentes, ao uso de drogas e álcool, como também a prevenção de uso de medicamentos inadequados durante a gestação. Secundária: Santa Maria da Vitoria – Bahia • Se refere a ações que revertem os efeitos e a duração das deficiências, como dietas a crianças que nascem com fenilcetonúria e outras enfermidades, além de tratamentos de saúde e uso de medicamentos apenas quando prescritos por um médico. Terciária: • Ocorre por meio de ações que limitam as consequências das deficiências já adquiridas e melhoram o nível de funcionamento da pessoa. NECESSIDADES DA PESSOA COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS Podem ser agrupadas em três grupos: Necessidades físicas e médicas: A causa mais frequente de deficiência múltipla é a paralisia cerebral, que compromete a postura e mobilidade, limitando os movimentos. Necessidades emocionais: Possuem necessidades de afeto, atenção, de desenvolver relações sociais e afetivas, e de estabelecer uma relação de confiança. Necessidades educativas: As necessidades educativas são devido a limitações no acesso ao ambiente; a dificuldades em dirigir atenção para estímulos relevantes, a dificuldades na interpretação da informação, etc. DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E EDUCAÇÃO • A maneira como cada deficiência afeta o aprendizado de tarefas simples e o desenvolvimento da comunicação da pessoa varia de acordo com o grau de comprometimento propiciado pelas deficiências, associado aos estímulos que a pessoa recebeu ao longo da vida. Santa Maria da Vitoria – Bahia • Para que haja avanço no processo de desenvolvimento em crianças com múltiplas deficiências é necessário o compartilhamento de atendimento multidisciplinar, em que estão incluídas ações integradas entre educação, saúde e família. • O professor deve estar atento às limitações do aluno e, dentro das propostas de educação inclusiva, deve preparar um conteúdo adaptado às necessidades de cada criança para garantir sua participação em todas as atividades desenvolvidas. • De acordo com o referencial curricular nacional para a educação infantil, publicado em 2008 pelo MEC, a educação, nesse contexto, tem as funções de cuidar e educar. • No caso das crianças com deficiência múltipla, que podem apresentar diferentes limitações, o desenvolvimento delas deve partir do conjunto de ações de reabilitação e inclusivas no âmbito social e educacional. • As diretrizes nacionais para educação especial na educação básica se baseiam na premissa que todas as crianças são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência. • Quando as crianças com deficiência são incluídas desde cedo em programas de creche e pré-escola que tenham por objetivo o desenvolvimento integral, o acesso à informação e ao conhecimento historicamente acumulado, dividindo essa tarefa com os pais e serviços da comunidade. • A inclusão requer algumas modificações, tanto de atitude quanto de estrutura dos centros de educação infantil, como: flexibilidade, tolerância, compreensão do comportamento e das necessidades emocionais, provisão de currículo adaptado às necessidades específicas, mobiliário adaptado para execução de atividades, adaptação de jogos pedagógicos, materiais específicos e recursos tecnológicos que favoreçam a interação, a comunicação e a aprendizagem. • É preciso um trabalho transdisciplinar entre o professor do ensino regular, o professor especializado de apoio, a família e a equipe de suporte (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, etc.) para Santa Maria da Vitoria – Bahia
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