Plano de Ensino Denise Laray

Plano de Ensino Denise Laray

3

CURSOS

MÓDULO

DISCIPLINA

CARGA

HORÁRIA

PROFESSORA

Psicologia Pastoral

Teoria da Personalidade/desenvolvimento Humano e Desvio Psicossocial

40h

DENISE LARAY DE JESUS

- Me. Psicologia

- Esp. MBA Gestão de Pessoas e Coaching

PLANO DE ENSINO

EMENTA

Aspectos Conceituais da Personalidade. Enfoques Teóricos da Personalidade. Os aspectos do desenvolvimento Humano: Criança, Adolescente, Adulto e Velhice. Relação emocional do Individuo. Desvios da Personalidade. Os aspectos das doenças Mentais e sócias: classificação, conceitos sobre doenças psicológicas e transtornos sócios e marginalidade.

OBJETIVO GERAL

Estudar as principais características do desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida, compreendendo a personalidade como resultado genético e também das múltiplas relações do sujeito com o meio. Bem como entender os desvios de personalidade e suas influências na vida do sujeito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Compreender os fundamentos do estudo do desenvolvimento humano e as principais teorias de desenvolvimento da personalidade;

  2. Identificar, na prática cotidiana, as principais características emocionais, sociais e cognitivas das diferentes fases do desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida, a partir das teorias estudadas.

  3. Relacionar a construção da personalidade às relações que se constrói entre o sujeito e o meio sociocultural que ele vive.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / CRONOGRAMA

DIA

CONTEÚDO

Obs.

Nº de aulas

02/06

Apresentação do Plano de Ensino, da professora e dos estudantes.

Aplicação Teste Psicológico Personalidade

Aspectos gerais sobre o desenvolvimento humano e a personalidade.

Dinâmica de apresentação

Apresentação de slides

02

02

03/06

Enfoques Teóricos da Personalidade:

  1. Os grandes teóricos

  2. Características da personalidade

Compilação de diversos autores

Trabalho em equipe

04

09/06

Aspectos do desenvolvimento Humano: criança, adolescente, adulto e velhice. Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Aula expositiva

Relatos de experiência

04

10/06

Relação emocional do Individuo.

Filme: Divertidamente

Aula expositiva

Análise do Filme

04

16/06

A importância da relação afetiva na formação e desenvolvimento emocional.

Trabalho em equipe

Aula expositiva

04

17/06

Desvios Psicossociais e Transtornos de Personalidade.

Tempestade de ideias (brainstormIng)

Aula expositiva

04

23/06

Os aspectos das doenças Mentais e sócias: transtornos sócios e marginalidade.

Marginalidade e Deliquencia Juvenil

Aula expositiva

04

24/06

Os aspectos das doenças Mentais e sócias: classificação, conceitos sobre doenças psicológicas e transtornos sócios e marginalidade.

Aula Expositiva

04

30/06

Saúde e Doença Mental.

Aula Expositiva

04

01/07

O Estudo da Personalidade – conclusão

Auto avaliação e encerramento

Aula Expositiva

Avaliação escrita individual

04

METODOLOGIA

  • Exposição dialogada, leituras de textos;

  • Síntese de textos e livros;

  • Testes psicológicos relacionados a Personalidade;

  • Análises de Vídeos e músicas;

  • Pequenos trabalhos em grupo.

AVALIAÇÃO

INSTRUMENTOS

Obs.

Participação no curso

Frequência mínima de 75% e participação nos debates em sala de aula;

Contínua (4,0)

Avaliação Parcial

Atividades em sala de aula

3,0 pontos

Avaliação final

Avaliações práticas e teóricas

3,0 pontos

REFERÊNCIAS

BROWN, Dennis. Introdução à Psicoterapia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1981.

CANGUILHEM, G. O Normal e o Patológico. Rio de Janeiro: Forrense. 1982.

FADIMAN, J.; FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo: Editora Harbra, 1990.

FRIEDMAN, Howard. S. Teorias da Personalidade. São Paulo: Prentice Halll, 2004.

GEIWITS, James. Teorias Não-Freudianas da Personalidade. São Paulo: EPU, 1993.

IONESCU, Serban, Quatorze Abordagens de Psicopatologia. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

LINDZEY, G.; HALL, C.S.; Teorias da Personalidade. São Paulo: EPU, 2000.

LINDZEY, G.; HALL, C.S.; Teorias da Personalidade. Volume 2. São Paulo: EPU, 2000.

MCKINNER, John Paul. Psicologia do Desenvolvimento. RJ: Canpus, 1983.

ROSA, Merval. Psicologia da Religião. RJ: juerp, 1992.

SCHEEFER, Ruth. Aconselhamento Psicológico. São Paulo: Editora Atlas, 1990

SCHNEIDER, Leda. Marginalidade e Delinqüência Juvenil. Porto Alegre: Cortez, 1982.

SOBRINHO, Francisco de Paula Nunes., CUNHA, Ana Cristina Barros da Cunha. Dos Problemas Disciplinares aos Distúrbios de Conduta. Rio de Janeiro, Editora Dunya, 1999.

TAVARES FILHO, Thomé E. Programa de Prevenção contra o Desvio Social. Universidade de Santiago de Compostela: Espanha, 1998. WOLFF, Hanna. Jesus Psicoterapeuta. São Paulo: Editora Paulinas, 1990.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KLAUS, M.H.; KENNEL, J.H.; KLAUS, P.H. (2000). Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para a independência. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

MCGURK, H. (1976). Crescimento e mudança. Curso Básico de Psicologia. Vol. C1, Tradução: Eduardo D'Almeida. Rio de Janeiro, Zahar Editores,

SEIDL DE MOURA, M.L. (2004). O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo.

SEIDL DE MOURA, M.L.; MENDES, D.M.L.F.; PESSÔA, L.F. (Orgs.) (2009). Interação social e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV.

VYGOTSKY, L.S. (1989). A formação social da mente. 3a. São Paulo: Martins Fontes.

_________________________________________

ASSINATURA DA PROFESSORA

Comentários