tutorial 3

tutorial 3

COMPOSIÇÃO COLORIDA: OBTENÇÃO DE CORNATURAL E FALSA-COR AO PROCESSAR IMAGENS SENTINEL-2 NO SOFTWARE QGIS (TUTORIAL).

MARABÁ 2017

Sobre o Sentinel-2

De forma breve, as imagens utilizadas são as dos Sentinel-2a e 2B as quais formam uma missão imageadora multispectral do Programa GMES (Global Monitoring for Environment and Security) conjuntamente administrada pela Comunidade Europeia e a ESA, para observação da Terra, realizando coleta de dados sobre a vegetação, solos e humidade, rios e áreas costeira, e dados para correção atmosférica (absorção e distorção) em alta resolução (10 m), e com alta capacidade de revisita (5 dias), para garantir a continuidade dos dados fornecidos pelo SPOT 5 e Landsat 7.

Objetivo desse tutorial

Apresentar de forma clara e descomplicada como fazer uma composição colorida (cor-natural e falsa-cor) RGB de um dado matricial no software QGIS. Será utilizado nesse tutorial o SCP plugin para obtenção dos resultados.

1 Etapa: Instalação do SCP Plugin.

Para reproduzir esse tutorial será necessário possuir: Imagens Sentinel-2 SCP Plugin

1: Vá até a opção Complementos e clique em instalar e gerenciar complementos. 2: Na aba Complementos pesquise por SCP e instale o plugin.

Após a instalação clique no ícone do plugin SCP (3) e procure por Banda Sets (4)

5: Vá até o diretório onde as imagens estão salvas, para que não ocorra erros é importante estar salvo no disco local ( C ):

6: Clique em select all. 7: Adicionar Band set.

8: Com os cursores de movimentação da tabela Band set, ordenem em ordem crescente as imagens. Selecione a imagem e movimente nos ponteiros indicados para que ela suba os desça.

9: Clique em Quick wevelength settings e selecione Sentinel-2. 10: Selecione Create raster of band set. 1: Run (o software irá processar a imagem e ao final do processo emitirá um som).

12: Após a imagem ser gerada cliquem em RGB e adicione os valores 4-3-2 para Cornatural e 5-4-3 para Falsa-cor.

Comentários