Curso: TÉCNICO EM ELETRÔNICA Módulo: IV Data: 05/12/17 Valor: 100,0 Disciplina: Fundamentos de Telecomunicações Tutor: Márcio Henrique

Nome do Aluno: Flávio Eduardo da Silva

ATENÇÃO: Essa atividade deverá ser enviada para tutor01@grupoandrademartins.com.br ou postada no “link” da Atividade no AVA até 05 DEZ 2017.

Bom Trabalho!

ATIVIDADE 1 Leia atentamente, pesquise e estabeleça a relação entre os termos utilizados em Telecomunicações e Redes, abaixo, e as definições apresentadas:

(18) A revolução da Internet

(21) Aplicações das telecomunicações ( 8 ) Cabo coaxial ( 8 ) Cabos de fibra ótica ( 5 ) Colaboração nas empresas ( 6 ) Comércio eletrônico ( 2 ) Componentes de redes de telecomunicações ( 20) Empresa conectada em rede ( 24) Extranets ( 17) Internet ( 25) Intranets

( 7 ) Mídias de telecomunicações ( 1) Multiplexador

( 9 ) Processadores de telecomunicações ( 15) Protocolo

( 16) Protocolo TCP/IP ( 2) Redes cliente/servidor ( 23) Redes interorganizacionais ( 4 ) Rede local ( 3 ) Rede remota ( 21) Satélites de comunicações ( 13) Servidor de rede ( 14 ) Sistema operacional de rede ( 10 ) Software de telecomunicações ( 3 ) Superar barreiras geográficas ( 19) Tecnologias de rede Internet

( 1 ) Tendências em telecomunicações ( 12 ) Topologias de rede

( 26 ) Usos comerciais da Internet ( 27 ) Valor comercial da Internet

01. Mudanças profundas ocorrem no ambiente competitivo, tecnologia e aplicação das telecomunicações. 02. Inclui terminais, processadores, canais, computadores e software de controle de telecomunicações. 03. Uma rede de comunicações que abrange uma grande área geográfica. 04. Uma rede de comunicações em um escritório, edifício ou outro estabelecimento de trabalho. 05. E-mail, vídeo conferência e grupos de discussão podem ser utilizados para gerenciar um projeto. 06. Utilizar sites da rede para comprar e vender produtos e serviços.

07. Cabo coaxial, microonda e fibra ótica são exemplos. 08. Uma mídia de comunicação que utiliza pulsos de laser em fibras de vidro.

09. Inclui modems, multiplexadores e processadores de ligação entre redes. 10. Inclui programas como sistemas operacionais de rede e navegadores de rede. 1. Ajuda canal de comunicações a transportar transmissões simultâneas de dados em vários terminais. 12. Redes em estrela, anel e barramento são exemplos. 13. Um computador que controla compartilhamento de recursos e gerenciamento de rede numa rede local. 14. O software que gerencia uma rede local. 15. Regras ou procedimentos padrão para controle das comunicações em uma rede. 16. O conjunto padrão de protocolos utilizados pela Internet, intranets, extranets e algumas outras redes.

17. Uma rede mundial de milhões de redes empresariais, governamentais educacionais e de pesquisa; sistemas de computadores; bancos de dados e usuários finais. 18. O crescimento rápido no uso empresarial e de consumo da Internet e o uso de suas tecnologias na interconexão de organizações.

19. Sites da rede, navegadores de rede, documentos em HTML, bancos de dados em hipermídia e redes TCP/IP são exemplos. 20. A empresa moderna é interconectada interna e externamente pela Internet, intranets e outras redes.

21. As telecomunicações nas empresas apóiam aplicações na colaboração de equipes, comércio eletrônico e sistemas empresariais internos.

2. As redes em que os PCs de usuários finais são ligados a servidores de rede para compartilhar recursos e processamento de aplicações.

23. As redes de telecomunicações interconectam uma organização com seus clientes e fornecedores. 24. Redes de tipo Internet entre uma empresa e seus parceiros comerciais. 25. Redes de tipo Internet dentro de uma empresa.

26. As empresas estão utilizando a Internet para mais coisas além de e-mail e marketing por site na rede. 27. As empresas estão reduzindo custos, gerando receita, melhorando o atendimento ao cliente e formando alianças comerciais estratégicas por meio da Internet.

ATIVIDADE 2 Responda as perguntas abaixo: 01. Explique as aplicações comerciais das redes e telecomunicações.

Colaboração Empresarial – utilizam redes de telecomunicações para apoiar comunicação, coordenação e colaboração entre membros de equipes e grupos de trabalho das empresas.

Comércio Eletrônico – as aplicações apoiam a compra e Venda de produtos, serviços e informações pela Internet e outras redes de computadores.

Empresariais Internas – as aplicações de telecomunicações dependem do apoio de várias redes de computadores para as operações internas cotidianas da empresa.

02. Descreva os tipos de rede quanto à topologia, colocando as vantagens e desvantagens delas. 1 Rede estrela [star]

A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede.

Vantagens:

A codificação e adição de novos computadores são simples; Gerenciamento centralizado;

Falha de um computador não afeta o restante da rede.

Desvantagem: Uma falha no dispositivo central paralisa a rede inteira.

2 Rede anel [ring]

Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.

Vantagens:

Todos os computadores acessam a rede igualmente; Performance não é impactada com o aumento de usuários.

Desvantagens:

 Problemas são difíceis de isolar

Falha de um computador pode afetar o restante da rede;

3 Rede de barramento [bus]

Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

Vantagens:

Uso de cabo é econômico; Mídia é barata, fácil de trabalhar e instalar;

Simples e relativamente confiável; Fácil expansão.

Desvantagens:

Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado; Problemas são difíceis de isolar;

 Falha no cabo paralisa a rede inteira

Rede híbrida

Uma topologia híbrida às vezes é chamado de malha ou topologia mista conecta componentes de rede , combinando as características de duas ou mais topologias (como estrela, barramento , anel e *token-ring )

*Token-ring (O Token Ring é um protocolo de redes criada pela IBM nos anos 80 )

Esta topologia é muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino. Redes híbridas aparecem quando uma ou mais topologias de redes estão numa mesma rede maior.

Vantagens:

Maior redundância e confiabilidade; Facilidade de diagnóstico.

Desvantagem: Instalação dispendiosa.

03. Cite 5 canais ou mídias de telecomunicações.

Os canais fazem parte de uma rede de telecomunicações que conecta a fonte de mensagem ao receptor da mesma. 1. Cabos de Cobre 2. Cabos Coaxiais 3. Cabos de Fibra Ótica

4. Sistemas de Micro-ondas. 5. Satélites de Comunicações

04. Quais são os 2 tipos principais de redes de computadores. Local e remota

05. Defina Internet, Intranet, Extranet, identificando seus principais usos e diferenças básicas.

1-A Internet é um conglomerado de redes que permite a interconexão descentralizada de computadores através de um conjunto de protocolos denominado TCP/IP.

2- A Intranet é uma Rede voltada para os funcionários de uma empresa, seja ela pública ou privada. A Intranet só pode ser acessada através de uma senha individual. Ela facilita a comunicação entre a Sede( capital) e as filiais( interior).

3- A Extranet refere-se a uma rede de computadores que utiliza a Internet para partilhar parte de seu sistema de informação com segurança. Uma Extranet permite acesso externo controlado para negócios específicos ou projetos educacionais. As empresas utilizam esse sistema para manter o relacionamento com seus parceiros, clientes e fornecedores. No plano educacional, ele pode ser utilizado para acesso a ambiente de aula virtuais, entre outros propósitos.

06. Descreva o funcionamento de pelo menos 3 serviços ou ferramentas da Internet. E-mail, pesquisa, grupos de discussão ‘Redes sociais, e download.

07. Cite pelo menos 3 empregos da intranet. Distribuição de software, Compartilhamento de documentos, diminuir circulação de papéis.

Comentários