DESENVOLVIMENTO HUMANO-PAPALIA- 12ed- COMPLETO

DESENVOLVIMENTO HUMANO-PAPALIA- 12ed- COMPLETO

(Parte 1 de 9)

Diane E. Papalia • Ruth Duskin Feldman

Desenvolvimento

Humano 12ª edição

PAPALIA

12ª edição

A Artmed Editora é parte do Grupo A, uma empresa que engloba diversos selos editoriais e várias plataformas de distribuição de conteúdo técnico, científi co e profi ssional, disponibilizando-o como, onde e quando você precisar. O Grupo A publica com exclusividade obras com o selo McGraw-Hill em língua portuguesa.

O clássico Desenvolvimento Humano chega à sua 12ª edição trazendo dados e tópicos totalmente atualizados sobre as diferentes fases do desenvolvimento – da formação de uma nova vida ao inevitável momento da morte. Seguindo uma abordagem cronológica, as autoras Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman apresentam os aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de forma didática e ilustrada.

Principais novidades da edição • Seção sobre como a tecnologia afeta a aprendizagem

• Nova cobertura sobre neurociência

• Informações sobre mães no mercado de trabalho

• Abordagem atualizada sobre amizades, incluindo o efeito Facebook

• Informações recentes sobre teorias de por que as pessoas envelhecem e até quando o tempo de vida pode ser estendido

PAPALIA

w.grupoa.com.br w.grupoa.com.br 0800 703 3444

Recorte aqui seu mar cador de página.

Desenvolvimento

Humano 12ª edição e s e n v o l v i m e n t o

H u m a no

D e s e n v o l v i m e nto

H u m a no

Entre em w.grupoa.com.br/papaliadesenvolvimentohumano12ed e tenha acesso a quizzes de todos os capítulos para testar o conhecimento adquirido e uma tabela com um resumo dos aspectos mais importantes de cada período do desenvolvimento (em português), além de fl ashcards com termos importantes, tópicos para estudo que destacam os pontos importantes de cada capítulo, vídeos para ilustrar os conceitos básicos do desenvolvimento e guias sobre o desenvolvimento humano para futuros educadores e futuros enfermeiros (em inglês).

Na exclusiva Área do Professor, em w.grupoa.com.br/papalia desenvolvimentohumano12ed, faça o download de slides em PowerPoint® de todos os capítulos para dar suporte às suas aulas (em português). Acesse ainda o manual do professor com sugestões de exercícios e ideias para estudo independente e um abrangente banco de testes com mais de 2 mil questões de múltipla escolha e dissertativas (em inglês).

Catalogação na publicação: Ana Paula M. Magnus – CRB 10/2052

Consultoria, supervisão e revisão técnica desta obra:

Maria Cecília de Vilhena Moraes Silva

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas em Psicologia do Curso de Psicologia /

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP.

Maria Thereza de Alencar Lima

Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Psicologia /

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Odette de Godoy Pinheiro

Professora aposentada da Faculdade de Psicologia da PUC-SP. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP.

Plínio de Almeida Maciel Junior

Professor do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Psicologia /

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

P213d Papalia, Diane E.

Desenvolvimento humano [recurso eletrônico] / Diane E.

tradução : Carla Filomena Marques Pinto Vercesi[et al.] ;
[revisão técnica: Maria Cecília de Vilhena Moraes Silvaet

Papalia, Ruth Duskin Feldman, com Gabriela Martorell ; al.]. – 12. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2013.

Editado também como livro impresso em 2013. ISBN 978-85-8055-217-1

1. Psicologia do desenvolvimento. 2. Desenvolvimento humano. I. Feldman, Ruth Duskin. I. Martorell, Gabriela. I. Título.

CDU 159.922

Tradução da 10ª edição:

Carla Filomena Marques Pinto Vercesi

Dulce Cattunda

José Carlos Barbosa dos Santos Mauro de Campos Silva

Tradução da 12ª edição:

Cristina Monteiro Mauro de Campos Silva

Diane E. Papalia Ruth Duskin Feldman com Gabriela Martorell

Versao impressa desta obra: 2013

Reservados todos os direitos de publicação, em língua portuguesa, à AMGH EDITORA LTDA., uma parceria entre GRUPO A EDUCAÇÃO S.A. e McGRAW-HILL EDUCATION Av. Jerônimo de Ornelas, 670 – Santana 90040-340 – Porto Alegre – RS Fone: (51) 3027-7000 Fax: (51) 3027-7070

É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição na Web e outros), sem permissão expressa da Editora.

Unidade São Paulo Av. Embaixador Macedo Soares, 10.735 – Pavilhão 5 – Cond. Espace Center Vila Anastácio – 05095-035 – São Paulo – SP Fone: (1) 3665-100 Fax: (1) 3667-1333

SAC 0800 703-3444 – w.grupoa.com.br

Obra originalmente publicada sob o título Experience Human Development, 12th Edition ISBN 0078035147 / 9780078035142

Original edition copyright © 2012, The McGraw-Hill Companies, Inc., New York, New York 10020. All rights reserved.

Portuguese language translation copyright © 2013, AMGH Editora Ltda., a Division of Grupo A Educação S.A. All rights reserved.

Gerente editorial: Letícia Bispo de Lima Colaboraram nesta edição Editora: Lívia Allgayer Freitag Capa sobre arte original: VS Gráfi ca Preparação de original: Maurício Pacheco Amaro Leitura fi nal: Priscila Zigunovas Editoração eletrônica: Techbooks

Diane E. Papalia é professora da Universidade de Wisconsin-Madison. Cursou o bacharelado, com ênfase em Psicologia, no Vassar College. Tanto o mestrado em Desenvolvimento Infantil e Relações Familiares quanto o doutorado em Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo de Vida foram obtidos na Universidade de West Virginia. Seu interesse se volta especialmente para a inteligência na velhice e os fatores que contribuem para a conservação das atividades intelectuais na terceira idade. É membro da Sociedade Americana de Gerontologia.

Ruth Duskin Feldman é escritora e educadora premiada. Ex-professora do ensino médio, desenvolveu material educacional para todos os níveis, do ensino fundamental até a faculdade. Escreve para vários jornais e revistas, é palestrante muito requisitada e tem aparecido na mídia nacional e local (dos Estados Unidos) para falar sobre educação e crianças superdotadas. Obteve o grau de bacharel na Universidade de Northwestern, onde se formou com a mais alta distinção, tendo sido eleita para o Phi Beta Kappa.

Autoras

Ao melhor amigo de Diane, o falecido Jeffrey L. Claflin, que foi uma fonte constante de companheirismo, conforto e diversão.

E aos nossos filhos, Anna Victoria, Steven, Laurie e Heidi, que muito nos ensinaram sobre o desenvolvimento da criança e do adulto.

Nós, as autoras, gostaríamos de expressar nossa gratidão aos muitos amigos e colegas que, por meio de seu trabalho e interesse, ajudaram a esclarecer nossas ideias sobre o desenvolvimento infantil. Somos gratas especialmente a Gabriela A. Martorell, do Virginia Wesleyan College, que trabalhou ao nosso lado durante todo o processo de revisão. Além disso, os seguintes revisores fizeram excelentes recomendações:

Ted A. Barker, Northwest

Florida State College

Holly Beard, Midlands Technical College Ivy Cobbins, Olive Harvey College Deborah F. Deckner, Clayton

State University

Catherine Deering, Clayton State

University

Elizabeth Ann Dose, Daytona State

College

Jennifer Gadberry, Southeast Missouri State University at Sikeston

Jerry Green, Tarrant County College Sidney E. Hardyway, Volunteer

State Community College

Irv Lichtman, Houston Community

College

Geraldine M. Lotze, Virginia

Commonwealth University

James A. Markusic, Missouri State

University, Ozarks Technical Community College

Marylou Robins, San Jacinto College South David Shepard, South Texas College

Jessica Siebenbruner, Winona

State University

Peggy Skinner, South Plains College Steven M. Sloan, Gateway Technical

College

Jose Velarde, Tarrant County College John F. Wakefield, University of North Alabama

Bridget A. Walsh, University of Nevada, Reno

Sandy K. Wurtele, University of Colorado at Colorado Springs

Wanda Clark, South Plains College Katheryn Fernandez, Columbus

State Community College Nicole Hamilton, St. Philips College

Debra L. Hollister, Valencia College James Jordan, Lorain County Community College

Eleanor McClelland, University of Iowa College of Nursing Ann K. Mullis, Florida State University

Agradecemos o grande apoio que tivemos de nosso editor. Nossos especiais agradecimentos a

Krista Bettino, que ajudou a orientar as primeiras etapas desta nova edição; Allison McNamara, editora; Dawn Groundwater, diretor de desenvolvimento; Joanne Butler, editora de desenvolvimento freelance, cuja dedicada supervisão trouxe inúmeros benefícios a este livro; Carol Mulligan, que cuidou da bibliografia; Holly Paulsen, editora de produção; e Cassandra Chu, gerente de design.

Como sempre, os comentários dos leitores são muito bem-vindos e ajudarão a aprimorar cada vez mais esta obra.

Diane E. Papalia Ruth Duskin Feldman

Agradecimentos

Desenvolvimento humano e as metas da APA 19 Recursos pedagógicos 25 Mudanças no conteúdo 27 Recursos online 31

O Desenvolvimento Humano

1 O estudo do desenvolvimento humano 34 2 Teoria e pesquisa 54

Primórdios

3 A formação de uma nova vida 84

4 Nascimento e desenvolvimento físico nos três primeiros anos 126

5 Desenvolvimento cognitivo nos três primeiros anos 168

6 Desenvolvimento psicossocial nos três primeiros anos 206

Segunda Infância

7 Desenvolvimento físico e cognitivo na segunda infância 244

8 Desenvolvimento psicossocial na segunda Infância 282

Terceira Infância

9 Desenvolvimento físico e cognitivo na terceira infância 314

10 Desenvolvimento psicossocial na terceira infância 354

Adolescência

1 Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência 384

12 Desenvolvimento psicossocial na adolescência 420

Início da Vida Adulta e Adulto Jovem

13 Desenvolvimento físico e cognitivo no início da vida adulta e no adulto jovem 450

14 Desenvolvimento psicossocial no início da vida adulta e no adulto jovem 482

Vida Adulta Intermediária

15 Desenvolvimento físico e cognitivo na vida adulta intermediária 510

16 Desenvolvimento psicossocial na vida adulta intermediária 540

Vida Adulta Tardia

17 Desenvolvimento físico e cognitivo na vida adulta tardia 570

18 Desenvolvimento psicossocial na vida adulta tardia 604

O Fim da Vida

19 Lidando com a morte e o sentimento de perda 634

Glossário 659 Referências 669 Créditos 759 Índice onomástico 763 Índice remissivo 785 par te par te par te par te par te par te par te par te par te

Sumário

Sumário Detalhado

Desenvolvimento humano e as metas da APA 19 Recursos pedagógicos 25 Mudanças no conteúdo 27 Recursos online 31

O Desenvolvimento Humano

O estudo do desenvolvimento humano 34

Desenvolvimento humano: um campo em constante evolução 36

Estudando o ciclo de vida 36 O desenvolvimento humano hoje 37

O estudo do desenvolvimento humano: conceitos básicos 37

Domínios do desenvolvimento 37 Períodos do ciclo de vida 38

Influências no desenvolvimento 39

Hereditariedade, ambiente e maturação 42 Contextos do desenvolvimento 42

1.1 Janela para o mundo Crianças de famílias de imigrantes 46

Influências normativas e não normativas 47 Cronologia das influências: períodos críticos ou sensíveis 48

1.2 Pesquisa em ação Existe um período crítico para a aquisição da linguagem? 50

Abordagem de Baltes ao desenvolvimento do ciclo de vida 50

Resumo e palavras-chave 52

Teoria e pesquisa 5

Questões teóricas básicas 56 Questão 1: O desenvolvimento é ativo ou reativo? 57

Questão 2: O desenvolvimento é contínuo ou descontínuo? 58

Perspectivas teóricas 58

Perspectiva 1: Psicanalítica 59 Perspectiva 2: Aprendizagem 62 Perspectiva 3: Cognitiva 64 Perspectiva 4: Contextual 67 Perspectiva 5: Evolucionista/Sociobiológica 69 Um equilíbrio cambiante 69

Métodos de pesquisa 70

Pesquisa quantitativa e qualitativa 70 Amostragem 71 Métodos de coleta de dados 71 Avaliando as pesquisas quantitativa e qualitativa 74 Modelos básicos de pesquisa 74

2.1 Janela para o mundo Objetivos da pesquisa transcultural 76 Modelos de pesquisa sobre desenvolvimento 79

Ética na pesquisa 81 Resumo e palavras-chave 82

Primórdios

A formação de uma nova vida 84

Concebendo uma nova vida 86

Como ocorre a fecundação 86 Qual é a causa dos nascimentos múltiplos? 87

Mecanismos da hereditariedade 8

O código genético 8 O que determina o sexo? 89 Padrões de transmissão genética 90 Anormalidades genéticas e cromossômicas 93 Aconselhamento genético e testes 97

3.1 Pesquisa em ação Testes genéticos 98

Genética e ambiente: influências da hereditariedade e do ambiente 9 par te par te

12 Sumário Detalhado

Estudando a hereditariedade e o ambiente 100 Como hereditariedade e ambiente operam juntos 101 Algumas características influenciadas pela hereditariedade e pelo ambiente 104

Desenvolvimento pré-natal 106

Etapas do desenvolvimento pré-natal 107 Influências ambientais: fatores maternos 113 Influências ambientais: fatores paternos 120

Monitorando e promovendo o desenvolvimento pré-natal 120

Disparidades na assistência pré-natal 122 A necessidade de assistência no período pré-concepção 122 Resumo e palavras-chave 123

Nascimento e desenvolvimento físico nos três primeiros anos 126

Nascimento e cultura: mudanças no ato de nascer 128

O processo de nascimento 130

Etapas do nascimento 130 Monitoração eletrônica fetal 130 Parto vaginal versus parto cesariano 131 Parto medicado versus parto não medicado 132

O recém-nascido 133

Tamanho e aparência 134 Sistemas corporais 134 Avaliação clínica e comportamental 135 Estados de alerta 136

Complicações do parto 137

Baixo peso natal 137 Um ambiente favorável pode compensar os efeitos de complicações no nascimento? 141 Pós-Maturidade 142 Natimortos 142

Sobrevivência e saúde 143

Reduzindo a mortalidade infantil 143 Imunização para uma saúde melhor 146

Desenvolvimento físico inicial 147

Princípios do desenvolvimento 147 Padrões de crescimento 148 Nutrição 148 O cérebro e o comportamento reflexo 151

4.1 Pesquisa em ação Lições da neurociência 151

4.2 Pesquisa em ação A “epidemia” de autismo 154 Capacidades sensoriais iniciais 158

Desenvolvimento motor 159

Marcos do desenvolvimento motor 159 Desenvolvimento motor e percepção 162 A teoria ecológica da percepção de Eleanor e James Gibson 162 Como ocorre o desenvolvimento motor: A teoria dos sistemas dinâmicos de Thelen 163 Influências culturais sobre o desenvolvimento motor 164 Resumo e palavras-chave 164

Desenvolvimento cognitivo nos três primeiros anos 168

Estudando o desenvolvimento cognitivo: seis abordagens 170

Abordagem behaviorista: os mecanismos básicos da aprendizagem 171

Condicionamentos clássico e operante 171 Memória dos bebês 171

Abordagem psicométrica: testes de desenvolvimento e de inteligência 173

Testes de desenvolvimento infantil 173 Avaliando o impacto do ambiente doméstico 173 Intervenção precoce 174

Abordagem piagetiana: o estágio sensório-motor 176

Subestágios do estágio sensório-motor 176 A capacidade de imitação desenvolve-se antes do que Piaget imaginava? 179 O desenvolvimento do conhecimento sobre objetos e símbolos 181 Avaliando o estágio sensório-motor de Piaget 183

Abordagem do processamento de informação: percepções e representações 183

Habituação 183 Capacidades de percepção e processamento visual e auditivo 184 O processamento de informação como indicador de inteligência 185

5.1 Pesquisa em ação Bebês e crianças pequenas veem muita televisão? 186

(Parte 1 de 9)

Comentários