Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

35.RESUMO PARA CONCURSO PROFESSOR - JOHN DEWEY.docx, Notas de aula de Pedagogia

Olá, tudo bem? Para os colegas professores que estão estudando para concursos e precisam resolver muitas questões de conhecimentos pedagógicos, questões deconcurso pedagogia, questões concurso professor, aqui no blog você encontrará muitos simulados como avaliação da aprendizagem, simulados currículo, simulados planejamento escolar, simulados tendências pedagógicas, simulados de LDB 2017 esimulado LDB 2018, simulado ensino e aprendizagem e tantos outros assuntos. Não sua vaga passar diante de se

Tipologia: Notas de aula

2017

Compartilhado em 12/12/2017

aline-melo-60
aline-melo-60 🇧🇷

4.3

(27)

96 documentos

1 / 4

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe 35.RESUMO PARA CONCURSO PROFESSOR - JOHN DEWEY.docx e outras Notas de aula em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! RESUMO PARA CONCURSO PROFESSOR TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO TEORIA DE JOHN DEWEY Dewey era filósofo, psicólogo e pedagogo liberal norte americano, exerceu grande influência sobre toda a pedagogia contemporânea. Criticou a pedagogia de Herbart, no que se refere a ênfase dada ao intelectualismo e a memorização. Nasceu em Burlington em 1859 e morreu em New York em 1952. Dewey foi defensor da Escola Ativa, que propunha a aprendizagem através da atividade pessoal do aluno. A filosofia da educação de Dewey foi determinante para que a Escola Nova se propagasse por quase todo o mundo. Para Dewey, o conhecimento nasce das experiências oriundas de problemas. Para ele, a educação tem como finalidade proporcionar o aluno condições para que resolva por si próprio os seus problemas. A educação não pode ter modelos prévios, isto é bastante tradicional na teoria de Dewey. A escola não pode ser uma preparação para a vida; a escola é a própria vida. Vida e experiência devem estar sempre unidas no processo de aprendizagem. As idéias de Dewey tiveram grande influência no movimento de renovação da educação no Brasil na década de 1930, e são aproveitadas até hoje pelos os que acreditam na educação e na liberdade. Essa influência se fez sentir, sobretudo por intermédio de Anísio Teixeira que foi seu discípulo na Universidade de Colômbia em 1929. Questões Concurso Pedagogia. Materiais gratuitos, acesse: http://questoesconcursopedagogia.com.br/ Dewey dava prioridade ao aspecto psicológico da educação, em prejuízo da análise da organização capitalista da sociedade, como fator educacional. Fundou em Chicago, uma escola experimental, na qual foram aplicadas algumas das suas mais importantes idéias: a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. O próprio Dewey qualifica o seu pensamento como “naturalismo empírico”, embora sem pretensão a elaborar sistema rígido, o que lhe parecia impossível nos tempos atuais. Foi seu propósito rever e superar os erros do naturalismo e do empirismo tradicionais, emprestando-lhes pronunciado sentido dialético e historicista. Saindo do pensamento intuicionista da escola escocesa pela via do hegelianismo, tornou-se seguidor de Darwin em biologia e Willian James em psicologia. Tais influências, a par de sua permanente preocupação com a pedagogia levaram-no a convicção de que não é possível manter-se um dualismo entre o homem e o mundo, o espírito e a natureza, a ciência e a moral.Buscou, então, uma lógica e um instrumento de pesquisa que pudessem ser aplicados igualmente a ambos os domínios. Desenvolveu, a seguir, a doutrina a que deu o nome de “instrumentalismo”. Destaques na Teoria de Dewey: * Dewey foi grande defensor da Escola Ativa; * Dava prioridade ao aspecto psicológico da educação; * Defendia que o professor era à base do processo educativo; *Que o interesse do aluno devia ser o ponto de partida do professor; *Acreditava que o currículo tinha de ser constantemente redefinido e avaliado; * O slogan de Dewey: Aprendemos Fazendo; * Afirmava que crescemos quando resolvemos juntos dificuldades e problemas comuns; * Acreditava na educação pela ação; * Disciplina é produto do interesse; * Que a atividade e alvoroço na sala de aula representam alunos interessados no que estão fazendo; * Que a sala de aula deveria ser um laboratório; * O currículo para Dewey não era um curso de estudos determinados, tinha de ser constantemente redefinido e reavaliado. Seu objetivo era enriquecer a experiência Questões Concurso Pedagogia. Materiais gratuitos, acesse: http://questoesconcursopedagogia.com.br/
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved