Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

2. Simulado Leitura e Escrita.docx, Notas de aula de Pedagogia

Olá, tudo bem? Para os colegas professores que estão estudando para concursos e precisam resolver muitas questões de conhecimentos pedagógicos, questões deconcurso pedagogia, questões concurso professor, aqui no blog você encontrará muitos simulados como avaliação da aprendizagem, simulados currículo, simulados planejamento escolar, simulados tendências pedagógicas, simulados de LDB 2017 esimulado LDB 2018, simulado ensino e aprendizagem e tantos outros assuntos. Não sua vaga passar diante de se

Tipologia: Notas de aula

2017

Compartilhado em 11/12/2017

aline-melo-60
aline-melo-60 🇧🇷

4.3

(27)

96 documentos

1 / 4

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe 2. Simulado Leitura e Escrita.docx e outras Notas de aula em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! Simulado​ ​Para Concurso Assunto:​ ​​Leitura​ ​e​ ​Escrita 1.Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear​ ​comportamentos​ ​e​ ​práticas​ ​sociais​ ​na​ ​área​ ​da: a)​ ​leitura​ ​e​ ​escrita. b)​ ​leitura​ ​e​ ​tradução. c)​ ​matemática​ ​e​ ​tecnologia. d)​ ​educação​ ​e​ ​política. e)​ ​ciência​ ​e​ ​didática. 2.A perspectiva histórico-cultural de Vigotski levou-o a considerar que a linguagem é um instrumento psicológico que age de forma mediada no estágio precoce do pensamento​ ​(a​ ​atividade​ ​prática). Para​ ​o​ ​referido​ ​autor​ ​o​ ​resultado​ ​desse​ ​caráter​ ​mediado​ ​é: a)​ ​A​ ​linguagem​ ​escrita. b)​ ​A​ ​linguagem​ ​gestual. c)​ ​A​ ​escrita​ ​espontânea. d)​ ​O​ ​pensamento​ ​verbal. e)​ ​A​ ​leitura​ ​convencional. 3. A Declaração Mundial sobre Educação para Todos destaca que toda pessoa, criança, adolescente ou adulto deve poder beneficiar-se de uma formação concebida para responder às suas necessidades educativas fundamentais. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos de aprendizagens essenciais, como conteúdos educativos, dos quais o ser humano tem necessidade para viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a Questões​ ​Concurso​ ​Pedagogia.​ ​Materiais​ ​gratuitos,​ ​acesse: http://superpreparado10.blogspot.com.br/ qualidade de sua existência, tomar decisões de forma esclarecida e continuar a aprender. Os​ ​instrumentos​ ​de​ ​aprendizagens​ ​essenciais​ ​são a)​ ​conceitos,​ ​atitudes,​ ​valores​ ​éticos​ ​e​ ​linguagem​ ​escrita. b)​ ​valores​ ​éticos,​ ​leitura​ ​e​ ​escrita c)​ ​matemática,​ ​ciências​ ​e​ ​linguagem​ ​escrita d)​ ​leitura,​ ​escrita,​ ​expressão​ ​oral,​ ​cálculo,​ ​resolução​ ​de​ ​problemas. e)​ ​conceitos,​ ​ética​ ​e​ ​atitudes. 4.A escola tem que enfrentar os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita, de modo a formar praticantes da leitura e da escrita, segundo Lerner (2002).​ ​A​ ​autora​ ​refere-se​ ​à​ ​formação​ ​de​ ​leitores​ ​que a) sejam capazes de ler um texto selecionado por alguém de seu convívio, em casa ou em outros ambientes, nos quais têm a oportunidade de estabelecer contatos sociais. b) saibam escolher o material escrito adequado para buscar a solução de seus problemas e sejam desejosos de embrenhar-se em outros mundos possíveis, por meio​ ​da​ ​literatura. c) leiam fluentemente textos indicados pela professora, em sala de aula, mostrando compreensão por meio de respostas corretas às questões formuladas sobre o texto que​ ​leram. d) se mostrem capazes de se apresentar em festas escolares lendo o texto que lhes​ ​foi​ ​destinado,​ ​de​ ​forma​ ​expressiva. e) se mostrem interessados pelas atividades de sala de aula, demonstrando domínio​ ​da​ ​leitura​ ​de​ ​diferentes​ ​tipos​ ​de​ ​textos,​ ​nas​ ​diversas​ ​disciplinas. 5.“Entre as tendências que definem a alfabetização, uma delas atribui a esse processo um significado muito amplo negando-lhe, assim, sua especificidade, com reflexos indesejáveis na caracterização de sua natureza, na configuração das habilidades básicas de leitura e escrita, na definição da competência de alfabetizar”. Com esta afirmação, o autor quer defender o processo de alfabetização​ ​em​ ​seu​ ​sentido​ ​próprio,​ ​específico,​ ​qual​ ​seja: a)​ ​desenvolvimento​ ​total​ ​da​ ​língua​ ​(oral​ ​e​ ​escrita). b) desenvolvimento e apropriação da leitura de mundo juntamente com o desenvolvimento​ ​da​ ​língua​ ​escrita. c)​ ​aquisição​ ​da​ ​língua​ ​materna,​ ​num​ ​processo​ ​nunca​ ​terminado. d)​ ​processo​ ​de​ ​aquisição​ ​do​ ​código​ ​escrito,​ ​das​ ​habilidades​ ​de​ ​leitura​ ​e​ ​de​ ​escrita. 6. As opções a seguir apresentam eixos necessários para a aquisição da língua escrita,​ ​à​ ​exceção​ ​de​ ​uma.​ ​Assinale-a. Questões​ ​Concurso​ ​Pedagogia.​ ​Materiais​ ​gratuitos,​ ​acesse: http://superpreparado10.blogspot.com.br/
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved