26.simulado jacques delors (1)

26.simulado jacques delors (1)

Simulado Jacques Delors

1.Jacques Delors (1998), no livro Educação: “um tesouro a descobrir, aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e de formação continuada.” Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação. São eles: a) Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. b) Aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a avaliar, aprender a superar. c) Aprender a fazer, aprender a avaliar, aprender a superar, aprender a ser. d) Aprender a viver juntos, aprender a ser, aprender a avaliar, aprender a superar. e) Aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a lutar.

2.Jacques Delors (1998) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e da formação continuada. Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação. São eles: a) Aprender a conhecer, aprender a se conhecer, aprender a conviver e aprender a ser. b) Aprender a saber, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a se formar. c) Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. d) Aprender a conhecer, aprender a saber, aprender a ficar e aprender a se relacionar. e) Aprender a saber, aprender a ter, aprender a viver juntos e aprender a comandar.

3.Jacques Delors (1998) foi coordenador do “Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI”, no qual apontou como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma educação continuada. A aprendizagem, ao longo da vida, enseja superar a visão de terminalidade que era atribuída aos cursos, em especial, aos cursos de graduação das faculdades e universidades. A proposição manifestada por Delors apresenta, para a educação, uma aprendizagem ao longo de toda a vida assentada em quatro pilares, os quais são: a) aprender a descobrir, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. b) aprender a conhecer, aprender a aprender, aprender a ser e aprender a fazer. c) aprender a conviver, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a ser. d) aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. e) aprender a colaborar, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

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4.Delors em “Os Quatro pilares da Educação”, afirma que devemos nos organizar em torno das quatro aprendizagens fundamentais citadas por ele. NÃO faz parte dessas quatro aprendizagens, o aprender a: a) conhecer. b) reproduzir. c) ser. d) fazer.

5.Para realizar a discussão sobre questões de tradução, fidelidade, versão, recriação e original, a autora Rosa (2008) utilizou alguns autores do campo da tradução. A alternativa que apresenta os três teóricos basilares em seu trabalho é a) Paulo Ronai, Ervin Theodor e Jacques Derrida. b) Paulo Ronai, Susan Bassanett e Edwin Gentzler. c) Ervin Theodor, Antonie Berman e Jacques Derrida. d) Daniel Gile, Jacques Derrida e Mona Baker. e) Michel Foucault, Antonie Berman e Edwin Gentzler.

6.A afirmação: “O homem só pode tornar-se homem pela educação” foi feita por: a) Immanuel Kant b) René Descarte c) Dermeval Savianni d) Jean-Jacques Rousseau e) Paulo Freire

7.A escola deveria ser única, estabelecendo-se uma primeira fase com o objetivo de formar uma cultura geral que harmonizasse o trabalho intelectual e o manual. Na fase seguinte, prevaleceria a participação do adolescente, fomentando-se a criatividade, a autodisciplina e a autonomia. Depois viria a fase de especialização. Nesse processo tornava-se fundamental o papel do professor que deveria preparar-se para ser dirigente e intelectual.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2005.

Esse trecho, extraído da obra de Gadotti, faz referência ao pensamento de a) Maria Montessori. b) Émile Durkheim. c) Jean-Jacques Rousseau. d) Antonio Gramsci. e) Ivan Illich.

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8.São precursores da Didática: a) João Amos Comênio, São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart. b) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Lev Vigotsky, Jean Piaget, Henry Wallon e Herbart. c) João Mós Comênio, São Tomás Agostinho, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart. d) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Johann Friedrich Herbart e Levi Amos Comênio.

9.As concepções teóricas acerca do desenvolvimento do aluno têm trazido grandes contribuições na forma como o professor entende e media os processos de construção do conhecimento dos seus alunos. O trecho a seguir, representa uma dessas concepções:

“A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”

Essa definição é elaborada e defendida pelo teórico: a) Johann Friedrich Herbart. b) Lev S. Vigotski. c) Henri Paul H. Wallon. d) Jean Piaget. e) Jean Jacques Rousseau.

10.A Pedagogia Histórico-Crítica como perspectiva didática para o Ensino prioriza a realidade social, o que a princípio torna-se o diferencial do método, pois as relações de hierarquia, poder e desigualdades presentes nas relações de professor-aluno, ficariam em segundo plano, dando lugar para a realidade social em que ambos estariam no mesmo patamar e construiriam juntos o conhecimento sobre a mesma. Sendo assim, a especificidade da escola, o que é considerado como clássico da escola para a Pedagogia Histórico-Crítica é: [...] a transmissão-assimilação do saber sistematizado. Este é o fim a atingir. É aí que cabe encontrar a fonte natural para elaborar os métodos e as formas de organização do conjunto das atividades da escola, isto é, do currículo. E aqui nós podemos recuperar o conceito abrangente de currículo (organização do conjunto das atividades nucleares distribuídas no espaço e tempo escolares). Um currículo é, pois, uma escola funcionando. Conceitualmente o exposto acima é objeto de estudo de qual pesquisador? a) Jean Jacques Rousseau b) Dermeval Saviani c) José Carlos Libâneo

Questões Concurso Pedagogia. Materiais gratuitos, acesse: http://superpreparado10.blogspot.com.br/ d) Jean Piaget e) Maria Montessori

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