(Parte 1 de 4)

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Autor do Documento

Claudemir Oliveira de Menezes

Relatório de Estágio Observação,Participação e Regência do Ensino Fundamental l

BURITIS-RO 2017

Autor do Documento

Claudemir Oliveira de Menezes

Relatório de Estágio Observação,Participação e Regência do Ensino Fundamental l

Relatório de estágio de observação, participação e regência apresentado à disciplina: Estágio no Ensino Fundamental I de do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês como exigência para aprovação da disciplina. Orientadora: Prof. (ª) Eroni Ferreira da Costa.

Disciplina: RELATÓRIO DE ESTÁGIO Turma: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

BURITIS-RO 2017

O relatório de estágio de observação, participação e regência do curso de

Licenciatura em Letras Português tem como objetivo instruir e refletir sobre as ações futuras como professor de Língua Portuguesa /Inglesa.

O relatório é investigaras observações feitas durante o estágio de observação, participação e regência como também a prática docência realizada em sala de aula, que adequar-se como suporte para o exercício da docência.

PALAVRAS CHAVE: Relatório, estágio de observação, participação e regência do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês.

Agradecimentos:

A Deus por ter me ajudado a concluir mais um trabalho importante da minha vida.

Á professora, Gerli Keller de Souza e Leane de Souza por sua dedicação comigo durante todo o período da realização do estágio.

Também agradeço aos meus familiares, pelo o incentivo e também a minha

Professora Orientadora do Estágio no Ensino Fundamental I. Prof. (ª) Eroni Ferreira da Costa.

Descrição da escola05
Aspecto organizacional da escola06
Recursos humanos06
Relatório de observação07
Aulas observadas08
Relatório de participação16
Aulas participadas17
Relatório de regência18
Aulas regidas19
Metodologia24
Considerações finais24
Referências25

Sumário 3

1. INTRODUÇÃO:

O Presente relatório tem como finalidade apresentar as informações que foram obtidas pela escola durante o estágio de observação, participação e de regência do Curso de Licenciatura em letras Português/Inglês nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio de Observação, participação e regência. foram observadas, participadas a prática docência da professoras Gerli keller de Souza e Leane de Souza, como também a análise crítica, da situação de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa/Inglesa do Ensino Fundamental I da turma do 5° ano A e 5° ano C , com a intenção de registrar tudo que o que foi visto,participado e praticado no que tange as experiências vividas Durante o estágio de observação, participação e regência. O estágio foi realizado na Escola Municipal Pedro Eugênio Marcílio no 5º ano A matutino, e 5° ano C vespertino. Desse modo, a observação, participação e regência é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que nos interessa a partir das observações, para conhecer as normas e regras de funcionamentos que possuem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática como: a comunicação, a interação entre o aluno e professor, para o desenvolvimento do ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa e Inglesa.

2 .DESCRIÇÃO DA ESCOLA

A escola é construída de alvenaria coberta de telhas de barro, possuem três blocos com nove salas de aulas todas bem iluminadas com lâmpadas fluorescentes assim como as outras dependências, há uma sala da diretoria, uma sala dos professores climatizada e equipada com armários e computadores, mesa e cadeiras, nesse espaço os professores se comunicam, trocam idéias, planejam suas aulas, conferem no mural a carga/horária de suas aulas, guardam seus materiais de uso em sala, imprimem tarefas. Há também, sala para secretaria, sala de apoio pedagógico, uma sala improvisada para o laboratório de informática possui biblioteca os alunos levam os livros para casa deixem sua assinatura comprometendo-se a devolver no prazo de três dias úteis. A escola possui também dispensa depósito para materiais de limpeza, cozinha onde é preparada a merenda escolar, e as merendeiras serve a merenda no balcão e os professores tem que entregar os talhares e voltam para sala porque não tem refeitório.Também possui seis (2) banheiros sendo em um só bloco de sala de aula, dois sala Tevê, com aparelho DVD e um (1) Data show para atender todos os professores e alunos da escola e o mesmo é agendado para ser utilizado. Não tem auditório, e quando há algum evento, é feito no patio frente à cozinha por causa ser coberto e falta de espaço, tem quadra de esporte descoberta no chão. As salas são muito quentes por falta de ventiladores, não tem centrais de are. A sala de aula é simples contendo quadro de vidro , mesa para professor e as cadeiras dos alunos bem equipadas. Nas paredes ficam expostos os trabalhos dos alunos, cartazes educativos e informativos, mural contendo figuras que indicado o nome do aniversariante do mês e mapas geográficos.

3. Aspectos organizacionais da escola

A Escola Pública Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro

Eugenio Marcilio, é administrada pela SEMEC, e a GESTÃO da escola, funciona em dois turnos: matutino e vespertino. O quadro de profissionais da escola é composto por 20 professores, diretora titular Maura Lucia da Silva formada em Pedagogia e especializada em Supervisão, Orientação e Gestão escolar, uma Vice-Diretora Ana Claudia Pereira da Silva que é Pedagoga, uma secretaria Zeni Siqueira uma coordenadora pedagógica Simone da Silva Faustino formada em Pedagogia. Dentro desse quadro de organização da escola também possui outros funcionários os quais são distribuídos de acordo com a função e cargo de cada um.

O Projeto Político Pedagógico visa não apenas às necessidades materiais da escola, mas também um ensino de qualidade com a participação de todos os profissionais com o objetivo de melhorar o desempenho escolar e dentre outros objetivos, possibilitar a autonomia e a identidade pedagógica, política, administrativa e financeira da instituição escolar. Nessa perspectiva pode se disser que o Projeto Político Pedagógico é de fundamental importância para definir e manter as tomadas de decisões acerca do que se quer realizar na escola. Ainda segundo a diretora, o P contempla os fatores de ações favoráveis a nossa missão de educadores, visando à elaboração de um projeto flexível e contextualizado com a historicidade cultural e econômica da região, que mediante os avanços e retrocessos, vive uma constante necessidade de novas avaliações com amplitudes que contemple as propostas e metas a serem alcançadas, pois a escola anseia por melhorias que vise resultados satisfatórios em todas as áreas do processo do ensino-aprendizagem.

4. Recursos humanos

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Eugênio

Marcílio possui em seu quadro de apoio administrativo 06 Zeladoras, 04 merendeiras, 01monitor de transporte escolar 03 Inspetoras de pátio, 03 vigias, 01 secretária escolar, 01 auxiliar de secretaria. 20) professores sendo que 3 atuam na educação infantil, 17 no Ensino Fundamental . Dentre esses professores todos são Pós Graduados. A escola conta com alunos matriculados e são distribuídos em 2 turnos: matutino e vespertino.

5. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

O estagio de observação foi na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Pedro Eugênio Marcilio localizado na Rua Padre Fiovo Camaione, Setor 08

Com telefone (69) 3238-7324. A escola conta com a diretora: Maura Lucia da Silva, vice-diretora: Ana Claudia Pereira da Silva e a coordenadora pedagógica: Simone da Silva Faustino.

O Estágio de observação começou no dia 05 de Junho de 2017 e terminou no dia 29 de Agosto 2017. Durante esse período conclui o período de observação nas aulas de Língua Portuguesa e Inglesa do 5° ano A e a turma do 5° ano C. Os horários das turmas são: 5° ano A 07: 00hs a 10:00hs com 24 alunos e o 5° ano C nos horários 13:00hs às16: 300hs com 25 alunos. O 5° ano A é lecionado com a professora Leane de Souza e o 5° ano C lecionado com a professora Gerli keller de Souza. Fui muito bem recepcionado por elas e os alunos em seguida me apresentaram aos alunos o motivo do meu estagio de observância com eles. A partir de então durante o estágio de observação a professora Leane de Souza e a professora Gerli Keller de Souza, dei inicio ao meu estagio com a pretensão de entender os procedimentos realizados por elas nas aulas de Língua Portuguesa e inglesa que já no primeiro dia de observação é preciso entender-te compromisso e dedicação para desenvolver uma metodologia de ensino que envolva o aluno no processo ensino-aprendizagem. Observei que a professora Leane de Souza e Gerli Keller de Souza tem como base livro didático (Eu Gosto Português e Inglês) onde que trabalhou atividades relacionadas à interpretação de texto, e utilizou atividades impressas elaboradas por ela com a finalidade de enriquecer ensino- aprendizagem dos alunos. A professora usa o quadro de vidro e pincel para dar instruções sobre o que está sendo ensinado no livro didático e usa exercícios complementares em forma de pratica e testes avaliativos.

No período de estágio alguns alunos ainda apresentam dificuldades relacionadas à leitura e a escrita da disciplina de Inglês. Mas, o interessante a atenção da professora em relação a esses alunos com dificuldades, para os quais ela usa estratégias diferenciadas como muita leitura fone de ouvido e tabletes trazido pelos alunos para motivá-los a ler diferentes livros como, literatura, frases e pequenos textos, e com isso despertar o interesse pela leitura que tem dado certo. Nas salas de aulas, as professoras mostravam bastantes Dedicadas com o ensino, demonstrando a desenvolver as atividades de acordo com a realidade dos mesmos.

As aulas são ministradas de acordo com o planejamento que serve como guia de orientação em com conteúdos sugeridos pelos PCNS. Pude observar e analisar o conteúdo programático das aulas, a postura da professora, o estímulo dos alunos, as avaliações críticas referentes aos métodos utilizados e os trabalhos em conjuntos.

6AULAS OBSERVADAS 7

No dia 05/06/17 5° ano A.

A professora entrou na sala fez a chamada, a oração deu exercícios de linguagens na disciplina de português aos exercícios do livro didático, com o uso do quadro de vidro e pincel de giz. Os alunos responderam as atividades em sala e a professora corrigiu no quadro.

No dia 05/06/17 5° ano C.

Nesse dia a professora entrou fez a chamada e a oração trabalhou a leitura e a escrita com exercícios copiados do livro didático de forma em grupo, em seguida discutiu com a turma sobre as atividades a serem respondidas, no final corrigiu os cadernos e passou atividades para casa.

No dia 06/06/17 5° ano A.

A professora uso o livro didático e explicou no quadro o conteúdo de língua inglesa a Scool Day onde trabalhou o vocabulário para tradução de texto e tomou a leitura dos alunos.

A professora pediu mais organização na sala e pediu e que os alunos trouxessem cartolina para trabalhos na próxima aula e trabalhou linguagem Verbal e não Verbal, explicou a sobre o tema em seguida a professora mostrou exemplo de figura nos cartazes e a seguir colocou os exercícios no quadro onde todos copiaram e com o auxílio do livro e responderam.

No dia 06/06/17 5° ano C.

A professora fez a oração e a chamada trabalhou com os alunos no livro, mas precisamente com cartolina que os alunos trouxeram de casa e confeccionaram cartazes e escrevendo sobre Numbers na disciplina de inglês e escreveu no quadro algumas atividades. E tomou a leitura em inglês com osalunos.a professora depois passou produção de texto sobre a família na escola os alunos produziram depois debateram o texto.

No dia 12/06/17 5° ano A.

A aula deu início a Variedade lingüística, linguagem formal e informal, em seguida professora explicou os temas abordado,falando sobre a linguagem formal e informal explicando que a linguagem informal ocorre diariamente com as pessoas que utilizam a língua de diferentes modos como nomes diferentes para dizer a mesma coisa. Observei que a professora procurou usar deforma seqüenciada. os alunos conseguiram captar o que estava sendo ensinado a eles,ao apresentar o exercício do livro didático.Os alunos fizeram exercícios complementares e a professora corrigiu no quadro.

No dia 12/06/17 5° ano C.

A professora trabalhou com sílabas e classificação quanto ao número, desenvolvendo atividades de leitura e escrita, ao final das aulas corrigiu os cadernos com vistos. A professora sabe lidar com naturalidade as situações inesperadas que surge no decorrer da aula, como por exemplo, ao aluno passar mal, ou o aluno não querendo fazer exercício, ela simplesmente conversa com aluno baixo e calmo.

A No dia 13/06/17 5° ano A.

A professora chegou fez uma oração, uma leitura de leite, leu algumas frases em inglês e depois passou no quadro frases do dia a dia para os alunos traduzir para inglês, a professora corrigiu no caderno teve alguns erros de poucos alunos depois fez vários cartazes de comprimento e saudações em inglês. Observei que certos alunos têm muitas duvidas de escrever e pronunciar porque não tem um habito cotidiano de falar.depois passou ortografia j e g e os alunos escreveram e corrigiu o caderno.

No dia 13/06/17 5° ano C.

A professora chegou fez a chamada, uma oração e leu um texto em inglês, pediu para os alunos pegarem os dicionários em português/inglês e passou um texto em português no quadro para eles escreverem e traduzir para o inglês, depois pediu para cada aluno ler o texto, corrigiu e deu visto no caderno. Observei que os alunos tem muita vergonha de ler em inglês por força de habito e muita palavras eles pronunciam errados por mais que a professora corrige.depois a professora passou um filme sobre literatura e pediu para os alunos produzir um texto sobre o filme.

No dia 19/06/17 5° ano A.

Nesta aula foram trabalhadas, a leitura e a escrita com interpretação de texto da pagina 129. Foram desenvolvidas com leitura e correção de trabalhos. A professora aplicou trabalhos avaliativos em grupos. Depois teve recreação com futebol queimada e algumas brincadeiras com jogos pedagógicos.

No dia 19/06/17 5° ano C.

A professora nesta aula trabalhou produção de texto sobre a família e a escola corrigiu na sala mesmo e debateu o tema depois com os alunos, e trabalhou com o projeto leitura e debateram sobre o assunto passou tarefa para casa e depois teve recreação com brincadeiras de jogos pedagógicos futebol e vôlei.

No dia 20/06/17 5° ano A.

Nesse dia a professora passou o tema da aula de inglês Articles explicou no quadro entregou atividades imprimidas deu para os alunos e passou um vídeo com legenda em inglês e pediu para que os alunos copiassem as principais palavras com Articles.A professora passou um simulado de português.

No dia 20/06/17 5° ano C.

Nesse dia a professora fez a leitura de leite escrita em inglês, fez uma oração e colocou o tema da aula de Inglês pronouns. Explicou para os alunos deu texto e pediu para os alunos circularem os principais pronomes dentro do texto, corrigiu os cadernos e passou um trabalho de inglês sobre pronouns para os alunos fazerem em casa. A professora passou um simulado de português.

No dia 26/06/17 5° ano A.

Neste dia a professora trabalhou com leitura com alunos, entregou livros e pediu para que eles fizessem um resumo dos livros que leram. Depois pediu para cada que lessem em voz alta na frente da turma.a professora depois passou exercícios de revisão de classes gramaticais e corrigiu as produções feita pelos alunos.observei que alguns alunos não gosta muito de produção de texto e muitos ficam inseguros ao comentar a sua própria produção e outros tem muita timidez ao ler na frente.

(Parte 1 de 4)

Comentários