20 Respostas

  • lucas bartoszik lucasrow

    Existem técnicas que ficam relativas em ouvir músicas de Mozart e outros grandes mestres da música clássica, tomar café (o que fará com que a pessoa fique mais atenta) comer carne de peixe (por conter ômega 3, que segundo um professor meu, causaria no cérebro humano quase o mesmo efeito que combustível de avião em um carro comum), associar o que se aprende a eventos cotidianos de nossa vida, isso ajuda um pouco, mas fica a dica: Não transformará uma pessoa qualquer em um Einstein, só nos tornarmos geniais se exercitarmos nossa mente.

  • ivanira santos ivanirarow

    Planeja o tempo, ter materias bons para o estudo.

  • Plínio  Lima Plínio row

    Existem várias técnicas, mas você deve entender de que forma você aprende melhor, e assim, usar a técnica que melhor lhe convém. Pode fazer resumos, usar o mp4 para gravar o que você acha mais importante na matéria para depois escutar, aprender a fazer mapas mentais...

    Também acredito que usar gravações em áudio é uma das melhores opções, existem muitas pessoas que têm pouco tempo para estudar que usam esse recurso e acabam passando em concursos, se quiser procura aqui no ebah o ebook como ser aprovado em provas, exames e concursos eu baixei e já li e gostei muito, valeu.

  • Danilo Santana Danilorow

    Primeiro verifica se vc aprende melhor com aulas, lendo ou somente ouvindo. Como falou a colega acima você primeiramente tem que se conhecer e fazer a melhor mescla possível de recursos didáticos.
    Descobriu qual seu ponto forte de aprendizado? O próximo passo é conhecer o que você precisa estudar. Se é um concurso, verifique os editais anteriores, olhe algumas provas anteriores também e em cima disso você vai planejar seu estudo.
    Como planejar?
    Primeiro: Definir carga horária diária mínima dentro de seus limites físicos e alinhado com sua rotina diária;
    Segundo: Criar um cronograma ao qual você acompanhará seus avanços, pode fazer este no project, primavera ou até mesmo em uma simples planilha de excel. Pode fazer o cronograma definindo as atividades como determinadas disciplinas ou capítulos;
    Terceiro: Seja honesto consigo mesmo, coloque os avanços reais no cronograma e acompanhe este no estilo de gestão a vista (imprima e cole em algum lugar). Ser honesto consigo mesmo ajudará no inicio a perceber se você planejou errado ou não, se colocou prazo demais para determinada disciplina ou se colocou a menos.
    Quarto: Sempre anote o motivo dos atrasos e sempre anote também o que você acha que precisará revisar.
    Esse é meu método! Planejamento é base do sucesso!

  • Neil Ferreira Neilrow

    Eu sou TDAH e preciso de um grande esforço para manter a concentração. Normalmente eu tenho que ficar em um lugar limpo sem nada para tirar a minha atenção, tomo ritalina e se preciso coloco um fone de ouvido com musicas eletronicas da di.fm e pronto. Fico focado. A principal coisa para fixar conhecimento mais rápido é manter a concentração no que se está fazendo.

  • Axel Axelrow

    Evite computador, televisão, celular, eletrônicos.

    Exatas são fixadas por repetição de exercícios. Não adianta só ler.

    Pratique auto-explicação: explicar para alguma outra pessoa ou para si mesmo em frente do espelho. Ativa outros links de memória.

    Fazer resumo só funciona se a prova for escrita. Esqueça marca-textos.

  • Júnior Henrique Júniorrow

    Na faculdade gravo as aulas ... " principalmente teóricas" e depois ouço em casa, talvez no momento em que estavamos na sala "nossa mente" não está, logo fecharemos as portas do desconhecimento ouvindo-a novamente.

  • claudio joao claudiorow

    não precisas de muita coisa.
    precisas mesmo é de planificar, e estudar de forma direcionada e não abusar da bondade do teu organismo, estuda uma lição em cada vez coma e descanse o esqueleto...

    BONS ESTUDOS

  • Questões de Enfermagem para Concursos Questõesrow

    Aula dada,
    Aula estudada hoje...antes de dormir...
    Veja este vídeo, do Pierluigi Piazzi - Estimulando Intelige?ncia, tem duração de 1 hora, porém vai lhe ajudar a economizar varias: https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=YSJsaER7rgg

  • Renato Alisson Renatorow

    Algumas pesquisas americanas comprovaram que a audição supera a leitura no aprendizado. Então sugiro que se for estudar disciplinas teóricas faça o uso de vídeos e gravações de áudio pois assim estudará menos e aprenderá mais.

  • carmencita henderson carmencitarow

    descubra-se!! fique atenta se tens memoria auditiva ou visual assim preste atenção se lembras o que estava no quadro ou que lestes ou oque escutaste o professor falou,um colega ou faça um esquema de palavras principais sobre o assunto...é bem verdade que fazendo tudo isto estarás estudando!!veja filmes e procure contar assim praticas resumir com tuas palavras os livros a mesma coisa.. sempre pra que isto ,onde serve como é...só de pesquisar ja estas estudando.besitos e bons estudos

  • Douglas Melo Douglasrow

    mano, cada um tem a sua forma de didática, mas EU aprendo observando o professor na hora da explicação, apenas ouvindo oq o homem fala.
    não estudo nem um pouco em casa, antes da prova por 15 min faço uma rápida revisão, e fico perto das pessoas que estão estudando, assim ouço oq eles falam e fixo a ideia.

    bom, foi assim q passei para o ensino medio técnico em biotecnologia, foi assim que concluí, e foi assim q ingressei em licenciatura em quimica no IFRJ - Nilópolis e estou em 11° em engenharia quimica na UERJ.

    mas como disse, cada um tem a sua didática.

    se descubra, e boa sorte! :D

  • Jonielio Pedra Jonieliorow

    Concordo com o cara aí de cima, para grandes resultados é preciso grandes esforços. Pouco esforço mostrará sua pouco dedicação, seu pouco interesse e consequentemente pouca aprendizagem. Estão enganados se pensam que Albert Einstein não estudava...
    Minha dica!!!

  • Diego Ecker Diegorow

    Sugiro as seguintes orientações:
    (1) Primeiro, defina um critério de referência para o empenho no estudo, por exemplo:
    Critério A - Estudo avançado = 15 minutos diários
    Critério B - Estudo intermediário = 7,5 minutos diários
    Critério C - Estudo básico = 4,25 minutos diários
    Com base no Critério A, você pode facilmente empenhar pouco tempo no estudo e ficar entre um nível intermediário (7,5 min. de estudo diário) a avançado de estudo.
    (2) Segundo, procure uma instituição de ensino que avalie muito bem o seu desempenho de aprendizado e se ajuste aos seus critérios de empenho de estudo. Não é tão difícil de encontrar, infelizmente.
    (3) Terceiro, faça o processo seletivo, se for o caso de ensino superior - neste momento empenhe-se no estudo avançado (Critério A), para ser admitido. Caso não seja candidato ao ensino superior pode manter o Critério C.
    (4) Seja rigoroso consigo mesmo, faca o máximo de esforço para habituar-se a operar com o Critério A diariamente.
    (5) Exija da instituição de ensino que você frequentar que avalie rigorosamente seu desempenho, afinal, você precisa estar certo de que está aprendendo mais.
    (6) Se os resultados da avaliação da instituição sobre seu desempenho forem inferiores ao que você esperava considerando sua rotina de dedicação de estudo no Critério A, procure outra instituição de ensino que atenda melhor aos seus requisitos de avaliação de aprendizagem e, em seguida, peça transferência. Provavelmente você ainda vai ganhar um desconto na mensalidade por ser aluno transferido.
    Lembre-se que a cada disciplina que você concluir, utilizando este método, você terá certeza de que aprendeu mais estudando menos.

  • Márcia Ol Márciarow

    Murilo, o método de leitura integral Pilbra tem se mostrado maravilhoso para mim, pois me concentro com muito mais facilidade, além de minha capacidade de leitura ser cada vez maior. Não existe mágica. É esforço e muito, com resultados reais.

  • Sergio Oliveira Sergiorow

    vai de pessoa pra pessoa... mas eu faço mapas mentais para organizar meus estudos, assim facilita na hora de entender as coisas e/ou memorizar algo... faço isso bebendo caipiroska ... assim não fico estressado antes da prova...

  • eloy faria eloyrow

    não esisti isto. para ser bom tens que estudar muito e muito.............

  • Heitor Galvão Heitorrow

    use o ciclo de estudos procure no google tem inumeras planihas sobre a tematica

    att.

  • Jorge Alves Jorgerow

    Você pode encontrar as resposta em:
    Livro de eletrotécnica:
    http://www.ebah.com/content/ABAAAhX5QAD/livro-eletrotecnica-jorge
    Livros de Eletricidade CC e CA:
    http://www.ebah.com/content/ABAAAhX5oAL/eletricidade-basica-jorge-augusto
    Livro sobre como projetar:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhYqwAL/segredos-projetar-sistemas-eletroeletronicos-microcontrolados
    Apostila de micro controlador:
    http://www.ebah.com/content/ABAAAhX5MAC/curso-clp
    Me adicione como amigo no EBAH tenho outros livros desses assuntos

  • estudarememorizar.com.br Estudar e Memorizar estudarememorizar.com.brrow

    Como Estudar Mais e Melhor [ O PODER DA DISCIPLINA ]

    Oi, tudo bem? Eu queria conversar com você sobre um assunto que hoje em dia que é tão importante quanto o próprio ar que a gente respira que é a disciplina.

    A disciplina necessária para você dar conta daquele seu projeto de vida, do seu projeto de crescimento profissional, do seu projeto de aprovação se você for um estudante.

    O que acontece?

    Como Estudar Mais e Melhor [ DISCIPLINA ]

    A disciplina... ela é... ela tem a mesma etimologia do termo discípulo. E o discípulo é aquele que se entrega cegamente às diretrizes da condução de um mestre.

    Então, o discípulo... ele nem sempre questiona o mestre. Ele confia cegamente naquilo que o mestre diz, ele confia no caminho que o mestre indica por mais estranho que pareça o caminho, por mais absurdo às vezes que pareça o caminho.

    O discípulo ele tem que ter um tempero de fé, de confiança e ele segue à risca aquilo que é orientado né? Pra muitos... aquele filme o Karatê Kid né? tanto o antigo que o Daniel San ficava polindo carro, lixando madeira e ele não entendia porquê aquilo. Ele se revoltava pelo processo todo né?

    Ou quando o Karatê Kid mais recente do James Smith, filho do Will Smith, que ele tem que ficar: coloca casaco, tira casaco, joga casaco... e ele não entendia... ele se revoltava. Mas o mestre, ele sabia o que estava fazendo né? Então, a disciplina muitas vezes exige isso.

    Como Estudar Mais e Melhor [ AGORA ]

    Eu... há um tempo atrás o meu amigo me convidou pra me dar um presente. Ele me deu uma maleta de couro bem antiga coisa do final da década de 70.

    E aí ele abriu aquela maleta e ele falou assim: isso aqui é um curso de memorização da Personal, já ouviu falar? Ahh sim, eu já ouvi falar! Então, esse curso aqui eu comprei.

    São 6 fitas cassete, tem os livros capa dura, uma edição de luxo. Na época eu paguei muito caro. Tá aqui ohh eu nunca usei. É... bom... eu acho que você já deve ter tido algum tipo de experiência assim.

    De ter comprado um livro, de ter comprado um curso, se matriculado no inglês, cursos que você faz de extensão ou até numa faculdade... e no meio do caminho você vê que não era bem aquilo e abandona né?

    Mas não que você não viu bem que era aquilo. É que você tem o poder de escolher. Diferente do filme do Karatê Kid, por exemplo, que lá o Daniel San não tinha escolha... ele desistir... abandonar tudo né?

    Ele seguia... ele tinha que seguir as regras do mestre porque ele queria passar, ele queria ganhar a competição.

    Quando você compra um livro você tem o poder de escolher: seguir com o livro ou parar a leitura né?

    E claro que parar a leitura, parar um curso no meio, parar uma faculdade, trancar uma faculdade é uma decisão mais confortável a curto prazo. Porém, deixa aquele peso.

    Como Estudar Mais e Melhor [ FORÇA MORAL ]

    Aquela consciência pesada por não ter tido a força moral necessária pra seguir até o fim. Então, o que é a disciplina?

    A disciplina é ter força moral suficiente para seguir aconteça o que acontecer, pagar o preço, aconteça o que acontecer aquelas diretrizes que o levarão até a realização da conclusão desse projeto de aprovação, desse projeto de vida que nós temos.

    Então, essa força moral é que nós devemos... que está faltando para muitas pessoas. Elas tem vontade, elas tem o desejo. Elas sabem exatamente o que elas querem.

    Elas querem muito viu?

    Tem gente que quer passar pra magistrado, tem gente que quer entrar em uma universidade de medicina de ponta, tem gente que quer um aumento substancial de aumento no seu contracheque no final do mês... então, as pessoas sabem pedir mas não sabem fazer o que tem que ser feito... elas muitas vezes não pagam o preço certo?

    Você pega por exemplo os grandes craques de futebol ou qualquer outro esporte, muitos deles você pega a biografia e você vê... o cara era o primeiro a chegar e o último a sair da sala de treinamento.

    O primeiro a chegar e último a sair... o tempo todo treinando... quer dizer... eles pagavam o preço.

    Eles queriam ser os melhores né? E eles conseguiram mas tinham a disciplina necessária pra isso. Então, ela flerta muito com isso com essa força moral necessária pra seguir custe o que custar as diretrizes que são orientadas daquele projeto de aprovação, daquele projeto de estudo ou de crescimento profissional.

    E a disciplina, mais do que isso... ela é um valor moral. Se você quer disciplinado antes de tudo você tem que qualquer coisa valorizar a disciplina.

    É como ser organizado... ahh eu quero ser mais organizado... perfeito! mas você valoriza a organização?

    Ahh não valorizo... pois a tua vida é uma bagunça por causa disso. Se você não valoriza a organização não adianta fazer um curso de organização. Se você não valoriza o estudo, se você não gosta de estudar... fica difícil você comprar a ideia de um curso que te ensine a estudar.

    Ou de um curso de finanças se você não tem organização financeira. Então, a organização é um valor moral assim como a disciplina é um valor moral.

    Como Estudar Mais e Melhor [ CONCLUSÃO ]

    Quer ser disciplinado em qualquer coisa?

    Valorize a disciplina. Espelhe-se nas pessoas disciplinadas e o teu sucesso vai chegar mais rápido do que você imagina.

    Fonte: https://estudarememorizar.com.br

Responda a pergunta