8 Respostas

  • Erivelton  Miguel Eriveltonrow

    Universidade:
    As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.
    Centro universitário:
    Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior.
    Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir.
    Faculdade:
    As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo

    O que classifica o tipo de instituição não é o fato de ser privada ou publica mas sim o atendimento a uma serie de exigências do MEC.


    http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2010/03/09/faculdade_centro_universitario_universidade.jhtm

  • Idolindo Gabrecht Idolindorow

    Universidades são Instituições públicas e gratuitas de ensino que oferecem graduação em nível superior.
    Faculdades são Instituições privadas de ensino em nível superior também, porém são pagas por quem estuda.

  • Renato Neubert de Souza Renatorow

    Sou gaúcho e afirmo que a PUCRGS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), sediada em Porto Alegre/RS, é uma instituição privada, e como tal paga por seu corpo docente, de ensino superior, e carrega o nome e status de universidade.

  • jéssica mendes jéssicarow

    Universidade deve, obrigatoriamente, contemplar o tripé ensino, pesquisa e extensão. E não precisa de autorização prévia do mec para criação de cursos (isso eu não tenho 100% de certeza). Tem a questão do corpo docente também, que tem uma quantidade mínima de doutores e mestres exigida.
    Já a faculdade tem o compromisso apenas com o ensino. Sem ser obrigada a disponibilizar de projetos de pesquisa e extensão.
    E, quando uma faculdade deseja virar uma Universidade passa a ser um Centro Universitário, até que cumpra com as exigências para ser titulada como Universidade.

    No site do Mec tem mais informações, e mais precisas. Coloquei o que lembro agora de cabeça;

    Espero ter ajudado.

    Att., Jéssica Mendes

  • Marcelo Meneses Marcelorow

    As universidades tem autonomia para registrar seus proprios diplomas, ja a faculdade precisar expedir seus diplomas para uma universidade registrar.

  • Jose Londone Joserow

    Universidade engloba o geral, sendo uma instituic,ao e Faculdade sao as ramificacoes de universidade. O exemplo destaca-se em mim mesmo, eu estou ingressado na Universidade Lurio que contem 5 Faculdades, eu estou na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Fisico.

  • ramilson izequiel ramilsonrow

    não é Preciso dizer muita coisa universidad Engloba tudo...

  • Neil Ferreira Neilrow

    Se não me engano, a faculdade é um ambiente específico de ensino para um setor, tipo FACULDADE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PUCRS: entram os grupos de comunicação social... A universidade reúne várias faculdades. Entretanto, a universidade é que garante coisas como pesquisas, projetos, bolsas ,convenios, etc.

Responda a pergunta