• Por que uma mecânica diesel não pode queimar combustíveis mais leves, como querosene, gasolina, álcool ou GNV?

    Um motor diesel não tem ignição elétrica não comprime uma mistura ar-combustível explosiva. Um motor diesel comprime ar puro e, ao invés de uma faísca elétrica, recebe uma injeção de óleo diesel combustível que se inflama espontaneamente em razão do aquecimento gerado pela compressão. Um motor diesel, ao contrario do motor a gasolina, álcool ou GNV, em princípio pode ter qualquer taxa de compressão, só limitada pelo atrito interno gerado no tempo de compressão. Nessas circunstâncias, em princípio nada impediria que qualquer combustível fosse usado, quem sabe até óleo combustível. Por que nem se cogita isso?

2 Respostas

  • Estudante UFPI Estudanterow

    Porque a indústria do petróleo é monopolista e colocam na cabeça das pessoas que outro combustível estraga (e chega a estragar mesmo, já que projetam para isso acontecer, caso um usuário se arrisque a fazer a experiência). Um agricultor já modificou o motor de um dos tratores da fazenda dele e fez ele se locomover usando óleo de girassol numa boa. Locomover que eu falo não é andar só 50 metros pra provar que dá certo não: o cara trabalhou com o trator em serviço pesado mesmo, exigindo muito do motor e, no final das contas, o desempenho e consumo foi excelente, além da baixa agressão ao meio ambiente. O motivo da grande mídia não ter dado a mínima eu desconheço.

  • Renato Neubert de Souza Renatorow

    Estudante, óleo de girassol se assemelha quimicamente ao óleo diesel. Não só o óleo de girassol pode ser usado, mas em princípio qualquer óleo usado em culinária, como de soja, de milho, de canola, etc. Só recordando, o chamado biodiesel nada mais é do que óleo extraído a partir de fontes vegetais, como por exemplo o pinhão manso. Toda a iniciativa privada que no Brasil apostou na produção de biodiesel está falida e as usinas que o produziam estão sucateadas, não me pergunte porquê. Por se tratar de um biocombustível, portanto renovável, seria ele não poluente. O diesel extraído do petróleo não é renovável, antes de ser o que é era dinossauro.

    A minha pergunta é: e os combustíveis mais leves ou mais pesados, como GNV ou óleo combustível, hoje oferecidos no mercado? Este último é relativamente barato porque quase se configura como um sub produto indesejável do refino do petróleo, só usado em indústria, por exemplo em termo elétricas. Custa US$ 2,95/gallon, o que dá hoje (14/10/2013) em torno de R$ 1,80/litro.

    De acordo com o meu raciocínio, que se não é procedente estou questionando por quê, se a mecânica diesel pode queimar qualquer combustível então todos os veículos automotores poderiam ser movidos por estes propulsores e os postos de abastecimento ofereceriam um único combustível, composto por uma mistura qualquer arbitrária entre leves e pesados. O que acontece se eu abastecer meu veículo diesel com, por exemplo, gasolina ou álcool? Não funciona? O motor é destruído? Por que? Se os combustíveis mais leves não são suficientemente energéticos, isso pode ser compensado com um aumento da pressão do turbo compressor. Todos os motores diesel que conheço são turbo comprimidos.