• Dúvida com reações de apoio em Estruturas Isostáticas

    Olá pessoal,
    Tenho uma questão de uma lista de exercícios que está sendo um empecilho nos meus estudos. Eu e meus colegas não conseguimos resolver a questão, nem ao menos chegar no rumo da resposta. Só falta ela para terminarmos o nosso trabalho valendo ponto.
    É o seguinte:
    Uma viga está engastada em um pilar, sendo este também engastado no solo e "seguro", no lado oposto ao da viga, por um cabo de aço que passa pelo topo dele por uma polia sem atrito e tem tração de 150 N. Da viga, pendem quatro cargas de 20 kN . A questão é: determinar as reações E(x) e E(y) e o momento M(E) no pé do pilar.

    Segue uma imagem (hospedada no BrImg) que desenhei no CAD para auxiliar.
    http://www.brimg.com/uploads/_viga_balanco.png
    =============================================================

    De já, meu muito obrigado.

5 Respostas

  • Diego novaes baptista Diegorow

    cara pelo que eu te disse eu acho que vc ficou um pouco com duvida mais foi erro meu,vc acertou na decomposição de forças,porem na hora de ter calculado o momento vc deveria ter jogados as forças de tração em x e y no engastamento F,...eu calculei o momento pra vc entra nos meus arquivos e baixe o exercício!
    espero ter te ajudado...

  • Diego novaes baptista Diegorow

    que bom que deu certo cara,fico feliz por isto! sempre que precisar nós nos ajudaremos!

  • Diego novaes baptista Diegorow

    cara nesse momento eu estou indo trabalhar,não da tempo de calcular mas se vc decompor a força de 150 N no ponto 'D' em X e Y e aplicar o somatório de forças e momento no ponto 'E' vc consegue resolver! hj quando eu voltar da aula eu resolvo e mando pra ti se vc quiser ......

  • Estudante UFPI Estudanterow

    Obrigado por se disponibilizar em ajudar. Eu quero sim a resolução. Eu decompus a tração do cabo no ponto que você informou, mas continuo na duvida, porque esse engastamento da viga no pilar não me deixa achar o momento direito. Aqui está a forma como eu decompus as forças, será que está errado?
    (acho que não é possível, porque eu já estudei isso e sei que não está errada a decomposição):
    http://www.brimg.com/uploads/_diagrama_corpo_livre.png

    E depois, eu coloquei o diagrama do sistema no programa Ftool, que resolve reações e gráficos de forças (normal, cortante, deformação, etc) e ele me deu esse resultado:
    http://www.brimg.com/uploads/_viga_resultado_ftool_1.png

    Ele mostra os resultados das forças em x, em y e o momento no ponto E, mas minhas contas, feitas a mão não batem com esses resultados. Será que o programa está errado? (ou eu não desenhei o diagrama direito lá).
    Aguardo sua resposta.

  • Estudante UFPI Estudanterow

    Obrigado, meu amigo. Deus te abençoe. Já peguei a resolução; minha sorte é que a entrega do trabalho foi postergada para sexta. Eu e minha equipe agradecemos muito a você. Meu muito obrigado.

Responda a pergunta