• O que um estudante de Engenharia química deve (obrigatoriamente) saber?

    Tenho certas dúvidas sobre o que de concreto, ou o que necessariamente e obrigatoriamente deve um estudante de engenharia química saber ou aprender,obrigada!

2 Respostas

  • Renato Neubert de Souza Renatorow

    Um engenheiro químico é um engenheiro aplicado à indústria química. As disciplinas mais importantes do curso de engenharia química são fenômenos de transporte, físico-química, operações unitárias. A engenharia química nasceu na sombra da indústria do petróleo, mas hoje sua aplicação é infinitamente mais abrangente, inclusive também à indústria alimentícia. Não se deve confundir o engenheiro químico com o bacharel em química, o conhecimento de química deste último é significativamente mais profundo, confrontando-se com bioquímica e farmácia. Contudo, o químico bacharel não é um engenheiro.

    O equipamento industrial que é domínio exclusivo do engenheiro químico é o reator químico. Ali só ele apita. E o maior desafio da engenharia química é a catálise, assunto de mestrado e doutorado. A descoberta de um único catalisador pode deixar rico quem o descobre. Toda a pesquisa é empírica.

    Como todos os cursos acadêmicos, não suponha que você vai sair da faculdade formada, na melhor das hipóteses você vai sair informada, sabendo onde encontrar a informação que você procura quando você precisa dela. Formação quem dá é a vida prática, por isso não dispense um subemprego qualquer de meio período, como de estagiária a salário mínimo, ou ainda menos que isso, envolvendo temas de sua formação. É aí onde mais se aprende. Sorte.

  • Estudante UFPI Estudanterow

    Deve saber tudo ligado a químicos industriais, aliás tudo o que é ensinado no curso, um pouco de cada coisa.