9 Respostas

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    fase folicular ou estrogênica, fase luteinica ou progestacional

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    . Quais são as fases do ciclo reprodutivo da mulher?

    Fase pré-ovulatória durante o ciclo, a hipófise (glândula) e os ovários vão produzindo hormonas que comandam a escolha de um óvulo maduro desencadeiam a ovulação e preparam o útero para uma eventual gravidez.
    Fase pós-ovulatória nesta fase, o folículo dominante sofre transformações. Chama-se agora corpo amarelo e produz uma hormona, a progesterona.

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow


    1. Qual o local de produção dos espermatozoides?
    R=Os espermatozoides são produzidos dentro dos pequenos túbulos semiferos dos testículos.

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    2. Qual o local de produção dos ovócitos?
    R=Os ovócitos são produzidos nos ovários, onde ficam estocados em forma de folículos ováricos ate a puberdade.

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    4. O que você entende por sêmen?
    R=sêmen é liquido esbranquiçado e espesso que o homem expulsa pela uretra durante a ejaculação .

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    14. Qual a importância da gametogênese?
    R= Produzir gametas para possibilitar a reprodução sexuada.

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    15. Descreva e/ou esquematize o processo da espermatogênese.
    R= A Espermatogénese ocorre em nível dos tubos seminíferos dos testículos e divide-se em quatro fases: Multiplicação, Crescimento, Maturação e Diferenciação ou Espermiogénese. Tem início na puberdade e termina no fim da vida do homem.
    Período Germinativo
    As Espermatogónias, localizadas na periferia dos tubos seminíferos, multiplicam-se (por Mitoses sucessivas) aumentando de número e garantindo a sua contínua substituição.
    Crescimento
    Algumas Espermatogónias vão aumentar ligeiramente de volume, devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva, dando origem aos Espermatócitos.
    Maturação
    A fase de maturação do gameta masculino é na verdade um processo de meiose que ocorrerá com o espermatócito I, proveniente das espermatogônias.
    Divisão I
    Prófase I: Ocorrerá a serialização total dos cromossomos e há a possibilidade de crossing-over durante o processo que acontece geralmente no diplóteno.
    Metáfase I: Os cromossomos homólogos se posicionarão paralelamente na célula, um ao lado do outro, para que cada alcance seu respectivo polo até o final da divisão.

    Anáfase I: Os cromossomos migram para os polos, possibilitando a separação dos homólogos, através da ação da fibra do fuso e dos centrómeros.
    Telófase I: Está terminada a cariocinese dos espermatócitos I. Passa-se agora para a
    citocinese onde o cromossomo organizador de nucléolo cuidará da formação de novos núcleos e haverá organização das novas organelas.
    Após a divisão 1 da meiose, passa-se para o processo de divisão 2. Graças a divisão 1 tem-se agora duas células haplóides que são chamadas Espermatócito II, e é exatamente nelas que ocorrerá o processo de divisao 2. Os gametas ainda não estão maduros.

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    16. O que você entende por espermiogênese?
    A espermiogênese é a fase final da espermatogênese (processo em que células diploides denominadas espermatogônias originam os espermatozoides haploides). Nesta fase chamada espermatogênese, há diferenciação das quatro espermátides em quatro espermatozoides, todos funcionais e de mesmo tamanho.

  • Sebastiao Marinho Sebastiaorow

    17.Fala sobre a ovogênese.
    Nos ovários, encontram-se agrupamentos celulares chamados folículos ovarianos de Graff, onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.

    Nas mulheres, apenas um folículo ovariano entra em maturação a cada ciclo menstrual, período compreendido entre duas menstruações consecutivas e que dura, em média, 28 dias. Isso significa que, a cada ciclo, apenas um gameta torna-se maduro e é liberado no sistema reprodutor da mulher.

    Os ovários alternam-se na maturação dos seus folículos, ou seja, a cada ciclo menstrual, a liberação de um óvulo, ou ovulação, acontece em um dos dois ovários.

Responda a pergunta