• comunicação e linguagem

    1)
    Considere o fragmento a seguir:

    "[...] a comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social."

    (BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 19.)

    Pensar a comunicação, como o faz o autor, enquanto uma "necessidade humana e social", implica considerar que:

    Alternativas:

    a)
    a comunicação vincula-se à sociedade apenas em contextos históricos específicos, marcados por privações humanas.

    b)
    a comunicação restringe-se a setores sociais específicos, controlados pelos grupos que dela necessitam.

    c)
    a comunicação é onipresente na sociedade, colaborando na sua organização e na formação do homem.

    d)
    a comunicação é extrassocial, pois independe de relações interpessoais, orientada por necessidades individuais.

    2)
    Em uma empresa, após uma reunião que integrou os responsáveis por variados setores, o diretor de marketing enviou um e-mail à sua equipe de funcionários, transmitindo a todos algumas informações sobre novos procedimentos administrativos a serem implantados gradativamente na instituição, ao qual todos atenderam de forma solícita.

    Sobre essa situação comunicativa, considere as afirmativas a seguir:

    I) O e-mail enviado pelo diretor pode ser considerado o canal de comunicação.

    II) O diretor de marketing atua como o receptor da mensagem.

    III) A mensagem é constituída pelas informações sobre novos procedimentos.

    IV) O código, possivelmente, não fora adequado para a interação.

    São verdadeiras:

    Alternativas:

    a)
    Apenas as afirmativas I e II.

    b)
    Apenas as afirmativas I e III.

    c)
    Apenas as afirmativas II e III.

    d)
    Apenas as afirmativas III e IV.

    3)
    Observe a seguinte informação:

    "[...] o importante é procurar considerar a comunicação como uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções."

    (REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional. 6. ed. São Paulo: Summus, 1986, p. 10.)

    Assinale a alternativa que mais bem relaciona a ideia do autor ao cotidiano de uma empresa:

    Alternativas:

    a)
    No ambiente empresarial, o sistema comunicacional pode ser constituído de vários canais, embora a forma da mensagem, ou seja, a linguagem que a constitui deva ser preservada inalterada, independentemente dos objetivos definidos por cada setor da instituição.

    b)
    No ambiente empresarial, o sistema comunicacional pode ser constituído de vários canais, utilizando-se de diferentes tipos de linguagem, e a integração entre setores diferentes deve ser vista com cautela, uma vez que, embora em uma mesma instituição, os objetivos desses grupos são diferenciados.

    c)
    No ambiente empresarial, o sistema comunicacional deve privilegiar um único e eficiente mecanismo específico que atue como canal para a transmissão de mensagens, adequando-se diferentes linguagens à sua estrutura, de modo a atingir os objetivos propostos.

    d)
    No ambiente empresarial, o sistema comunicacional pode ser constituído de vários canais, utilizando-se de diferentes tipos de linguagem, desde que sejam atendidos os objetivos, com a integração de todos os setores, para o fluxo adequado das informações.

    4)
    Sobre a garantia da qualidade da comunicação no universo empresarial, assinale a alternativa correta:

    Alternativas:

    a)
    A qualidade da comunicação empresarial dependerá, sobretudo, de informações transmitidas com objetividade e clareza.

    b)
    Os participantes do processo comunicativo, em uma empresa, não precisam dominar, necessariamente, o código utilizado na transmissão das informações.

    c)
    A garantia da qualidade da comunicação empresarial é alcançada, apenas, quando são transmitidas informações com pouco conteúdo.

    d)
    Alterações no conteúdo das informações transmitidas em uma empresa não afetam o processo de comunicação.

    5)
    Para a redação de textos no universo administrativo, é importante que sejam seguidas algumas etapas, tais como:

    identificar a situação de comunicação;
    delimitar os objetivos do texto;
    delimitar a forma de apresentar o texto.

    O atendimento sequencial a essas etapas justifica-se:

    Alternativas:

    a)
    pelo fato o contexto determinar o direcionamento das produções linguísticas, ou seja, onde se fala, para quem se fala e como se fala.

    b)
    pelo fato o texto ser uma produção individual, ou seja, uma produção que permanece situada nos objetivos de quem a redige.

    c)
    pelo fato de a forma de apresentação textual ser determinada, especialmente, pelo estilo de escrita do autor.

    d)
    pelo fato de haver relações entre texto e contexto, mas não entre contexto e intenções de produção.

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